Bia vira o jogo e mantém o Brasil vivo na BJK Cup em SP

Foto: Luiz Candido/CBT

São Paulo (SP) – O Brasil conseguiu seu primeiro ponto no confronto diante da Alemanha pela Billie Jean King Cup em São Paulo. Depois de duas vitórias alemãs na última sexta-feira, com Laura Siegemund e Tatjana Maria, foi a vez de Beatriz Haddad Maia diminiuir a diferença no placar geral. Atual número 1 do país e 13ª do mundo, Bia venceu Anna-Lena Friedsam, 189ª do ranking, por 5/7, 6/0 e 6/1 em 2h30 de partida.

Com o resultado, a Alemanha lidera o confronto por 2 a 1 no Ginásio do Ibirapuera. A princípio, estão escaladas Laura Pigossi e Laura Siegemund. E se necessário, uma partida de duplas definirá a série. Mas as escalações podem ter mudanças. Neste sábado, o capitão Rainer Schuettler colocou Friedsam no lugar de Tatjana Maria e o time alemão tem a ex-número 1 do mundo Angelique Kerber à disposição, além da jovem de 22 anos Eva Lys. O Brasil, do capitão Luiz Peniza ainda tem Carol Meligeni e as duplistas Luísa Stefani e Ingrid Martins.

Paulista de 27 anos, Bia tem agora 19 vitórias e 10 derrotas em partidas da Billie Jean King Cup. Ela também consegue sua segunda vitória sobre Friedsam no circuito. Curiosamente, o confronto anterior foi pela edição passada da competição, em Stuttgart, com outra virada a favor da brasileira.

O início de partida foi o melhor possível para Bia, que conseguiu duas quebras logo cedo e confirmou rapidamente os dois primeiros games de serviço para sair vencendo por 4/0. Ainda que a brasileira tenha perdido uma das quebras de vantagem, ela seguia colocando pressão sobre o saque da adversária e chegou a ter novos break-points, mas não ampliar a diferença no placar.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

No momento de sacar para o set, Bia parou o primeiro ponto alegando uma bola fora. Mas a árbtira Louise Engzell marcou boa. O game seguiu e a brasileira cometeu erros não-forçados com o forehand e tinha dificuldade de colocar o primeiro saque na quadra. Na reta final do set, Friedsam era a jogadora com maior iniciativa em quadra e passava a definir mais pontos com o forehand. A alemã também tinha sucesso na execução de slices no meio da quadra, com bolas mais profundas. Bia se perdia em erros e possibilitou a reação da rival, que venceu o primeiro set.

Apesar da desvantagem no placar e da situação delicada para o Brasil no confronto, Bia começou o segundo set vencendo oito pontos em nove possíveis e abriu 2/0 no placar. Na sequência, vieram games longos e com vantagem da brasileira nos pontos mais importantes. Ela voltou a quebrar e ainda escapou de um 0-40. Naquele momento, Bia apresentava uma boa conexão com o público de São Paulo, chamando mais a torcida e comemorando mais os seus pontos. Mais à vontade em quadra, aplicou um ‘pneu’ e igualou a partida.

O bom momento de Bia continuou no terceiro set. Bastante apoiada pelo público paulista e interagindo com os torcedores a cada game vencido, a brasileira se sentia leve em quadra e passou a dominar a partida. Com duas novas quebras, abriu 4/1 no placar e ficou muito próxima da vitória. A pressão constante sobre os games de saque de Friedsam rendeu os primeiros match-points para a brasileira ainda e ela consolidou a virada na segunda oportunidade.

Bia liderou com folga a estatística de winners da partida por 34 a 14. E por ser mais agressiva, também cometeu mais erros não-forçados, 31 contra 19 da rival. A brasileira criou 19 break-points neste sábado e conseguiu 8 quebras, perdendo apenas três games de serviço.

Subscribe
Notificar
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Blumenau
Blumenau
11 meses atrás

Venceu, mas não convenceu.

Vanessa
Vanessa
11 meses atrás
Responder para  Blumenau

Sério que você esperava que ela “melhorasse” tudo o que precisa da noite para o dia, literalmente? Sinceramente, vocês são exaustivos.

Paulo A.
Paulo A.
11 meses atrás
Responder para  Vanessa

É um bando de misóginos, cheios de complexos com suas frágeis masculinidades…

Blumenau
Blumenau
11 meses atrás
Responder para  Vanessa

Não sou eu quem espera, é uma obrigação dela.

F.F.
F.F.
11 meses atrás

Minha nossa
Essa alemã è uma tenista sofrível
Terrível

Reginaldo Rabelo
Reginaldo Rabelo
11 meses atrás

Ufa!

Lucas
Lucas
11 meses atrás

Poderia ter sido bem mais fácil, mas o que importa é que trouxe o ponto pra gente e nos mantém vivos ainda

Carlos Roberto Gomes
Carlos Roberto Gomes
11 meses atrás
Responder para  Lucas

Venceu de uma jogadora de 30 anos Anna-Lena Friedsam, 189ª do ranking, por 5/7, 6/0 e 6/1e ainda perdeu um set, vergonhoso

Paulo A.
Paulo A.
11 meses atrás

BIA Gigante!

Carlos Roberto Gomes
Carlos Roberto Gomes
11 meses atrás
Responder para  Paulo A.

ONDE!!!! Venceu de uma jogadora de 30 anos Anna-Lena Friedsam, 189ª do ranking, por 5/7, 6/0 e 6/1e ainda perdeu um set, vergonhoso

Blumenau
Blumenau
11 meses atrás
Responder para  Paulo A.

Você deve ter dormido durante o jogo. Uma top 15 abrir 4×0 e ser quebrada 3x pela 190, duplista e veterana perdendo o set é ser gigante?

Paulo Mala
Paulo Mala
11 meses atrás

Que sufoco contra a top180.
A temporada de saibro vai ser complicada para ela
E vamos agora para a festa junina

Guilherme Alcantara
Guilherme Alcantara
11 meses atrás

Alemanha brincando com o Brasil, colocando o time todo pra jogar. E a Bia quase fez o favor de perder outra.
Agora é torcer pra Carol fazer milagre pq a “super guerreira” desistiu.

Adalberto
Adalberto
11 meses atrás

Aplicou um pneu e haters ainda estão insatisfeito!
Difícil agradar esses críticos imbecis de sofá…
Esse torneio é importante mais para a torcida, mas para a Bia a vitória foi significativa!
Que seja o recomeço!
Ainda dá tempo de salvar a temporada!
VQV Bia!

Blumenau
Blumenau
11 meses atrás
Responder para  Adalberto

Engraçado como os torcedores furiosos gostam de chamar os realistas do que eles são. Não tem argumentos e partem para a grosseria e ofensas. Tenho pena de vocês.

Paulo Mala
Paulo Mala
11 meses atrás
Responder para  Adalberto

Super significativa uma vitória contra uma top180… tá certo!

Blumenau
Blumenau
11 meses atrás

Os torcedores furiosos adoram chamar os criticos de haters e outras ofensas, coitados.

Walter
Walter
11 meses atrás

Depois de uma vacilads no primeiro set, se impôs e, por pouco, não deu uma bicicleta moral.
Não importa se a adversária é 180 do mundo, mas sim que venceu os dois últimos sets com autoridade.
Dale Bia!

Celso Gutierrez
Celso Gutierrez
11 meses atrás

Vide o resultado geral Brasil 1×3 Alemanha, porque será?

Última edição 11 meses atrás by Celso Gutierrez
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
11 meses atrás

Aqueles que se dizem realistas estão mais pra pretensiosos do que qualquer outra coisa. E esses realistas parece que têm comportamento de hater mesmo porque sempre desvalorizam as adversárias da pessoa a quem querem criticar. Estamos no mês de abril e tem gente que já está dando a temporada da Bia como perdida. De qualquer forma, vindo de haters, esse tipo de comportamento não causa nenhuma surpresa. Analisando o jogo de hoje da Bia, concordo com aqueles que ficaram animados com a postura da Bia, com a atitude mais determinada e agressiva, tomando as iniciativas das jogadas. Vamos torcer para que seja o início de uma reação.

Blumenau
Blumenau
11 meses atrás

Nem deveria te responder agora, você está mordido pela derrota e fica ofendendo os outros. Mas vamos ver a realidade a partir de maio, tem gente que está sem cabeça e tem mil pontos a defender. Depois voltamos a conversar.

Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
11 meses atrás

Brasil perdendo por 3×1 e gente soltando fogos. Eu hein….

Blumenau
Blumenau
11 meses atrás
Responder para  Luiz Fernandes

Ainda bem que não foi 4×0, a vergonha seria maior.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.