Nova York (EUA) – Com mais uma ótima atuação nesta segunda-feira, Beatriz Haddad Maia deu continuidade à melhor campanha de sua carreira no US Open. A número 1 do Brasil e 21ª do mundo garantiu seu lugar nas quartas de final em Nova York depois de vencer a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking e atual 71ª colocada aos 34 anos, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3 em 2h40 de partida.
Esta é a segunda vez que Bia chega às quartas de final de um Grand Slam. Ela está agora a uma vitória de igualar a semifinal de Roland Garros da última temporada. A paulistana de 28 anos também já tem o melhor resultado de uma brasileira no US Open desde 1968, ano em que a tetracampeã Maria Esther Bueno disputou sua última semifinal no torneio.
A adversária de Bia nas quartas será a tcheca Karolina Muchova, ex-top 10 e aual 52ª do ranking, e que busca a segunda semifinal seguida em Nova York. Muchova operou o punho e ficou sem jogar desde o US Open do ano passado até a temporada de grama, em junho deste ano, e por isso caiu no ranking. A tcheca de 28 anos já derrotou a brasileira três vezes no circuito, a primeira ainda em 2016 e as duas últimas em duelos recentes, Ostrava/2022 e Cincinnati/2023.
Brasileira volta ao top 20 do ranking
Vinda de um vice-campeonato no WTA 250 de Cleveland na semana anterior ao US Open, Bia voltará ao top 20 do ranking mundial. Ela está somando 430 pontos e defendia apenas 70 da segunda rodada do ano passado e também já garante uma premiação de US$ 530 mil. Provisoriamente, está subindo para o 17º lugar, mas a espanhola Paula Badosa, que também está nas quartas, disputa posição com ela.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada por Bia nas oitavas, Wozniacki foi finalista em Nova York em 2009 e 2014 e tem outras três semifinais em 2010, 2011 e 2016. A dinamarquesa se afastou do circuito por três temporadas e meia, para se dedicar à maternidade e também ao tratamento de artrite reumatoide. Ela voltou ao circuito em agosto do ano passado, com ranking zerado, e já se restabeleceu no top 100, chegando às oitavas do US Open pela segunda vez seguida.
Após games longos no início, Bia dominou o primeiro set
A partida começou com três games muito longos e todos eles com quebras de serviço. A brasileira se aproveitou de duas duplas faltas de Wozniacki para sair na frente, permitiu o empate depois de cinco break-points, mas recuperou a vantagem na sequência, ao sustentar longos ralis com a dinamarquesa e também executar uma boa curtinha.
Na sequência, Bia confirmou o serviço pela primeira vez na partida e ganhou confiança. Jogadora mais agressiva em quadra, ela comandava os pontos com seu forehand e também tentou atacar o saque de Wozniacki para conseguir novas quebras e abrir 5/1 no placar. O jogo teve uma breve paralisação devido à queda do sistema eletrônico de marcação das linhas. Na volta, a brasileira escapou de um break-point e definiu a parcial com dois aces no último game.
Consistente, Wozniacki equilibrou a partida na segunda parcial
Logo na abertura do segundo set, Bia conseguiu mais uma quebra de serviço e de zero. Mas Wozniacki reagiu rápido. A dinamarquesa devolveu a quebra e usou de toda sua solidez do fundo de quadra, errou pouquíssimo e ganhou pontos de graça nos erros da brasileira e fez quatro games seguidos. Em um do break-points, Bia cometeu uma dupla falta. A brasileira teve duas oportunidades de devolver a quebra, mas não conseguiu aproveitar e Wozniacki igualou o jogo. A dinamarquesa fez só cinco erros não-forçados contra 16 de Bia na parcial.
Bia recupera vantagem com quebra no início do terceiro
Após um período de intervalo entre os sets, as jogadoras voltaram à quadra e Bia retomou o controle da partida. Ela venceu 12 dos primeiros 14 pontos do set para sair vencendo por 3/0. Depois, seguiu confirmando seus games de serviço de forma bastante tranquila. Ela não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos no saque até fazer 5/2. A pressão sobre o segundo serviço da dinamarquesa aproximou Bia da vitória.
Ainda assim, Wozniacki conseguiu confirmar seu último game de serviço, obrigando a brasileira a ter que sacar para o jogo. A ex-número 1 do mundo salvou o primeiro match-point ao seu melhor estilo, com muita consistência defensiva e arrancou aplausos de todo o estádio. Na sequência, Bia cometeu uma dupla falta, mas salvou o break-point com ótimo saque aberto. Foram necessários três match-points até a brasileira fechar o jogo continuar com o melhor resultado da carreira em Nova York.
Bia liderou a estatística de winners por 40 a 23 e cometeu 39 erros não-forçados contra 32 de Wozniacki. A brasileira conseguiu cinco quebras em oito chances e enfrentou 16 break-points, mas permitiu apenas três quebras à dinamarquesa.
Bia jogou muito. O final foi tenso.
Parabéns, Bia.
Vamos continuar avançando.
Bia conseguindo dominar os nervos e mostrando um mental incrível. Maravilhosa atuação em que pese a oscilada no 2o set. Próxima rodada uma adversária a quem nunca venceu. Terá que jogar ainda melhor…
Exato, muito bem mentalmente no último game, onde a dinamarquesa jogou muito, sobretudo naquele rally no 30-40 onde salvou o primeiro MP, Bia em seguida fez uma DF mas, com BP contra encaixou um excelente 1° saque aberto(em vários momentos desse 2024 certamente sofreria a quebra nessas circunstâncias)
Só sei que começaram 128 meninas e só restarão 8 nessa noite!!
E a Bia entre elas,kk…
Os haters de sofá estão sumidos! kk…
Hoje não foi fácil, pois a mamãe Woz valorizou!
VQV BIA!
Eu não sou “hater” e acho que você poderia amadurecer um pouco. Coisa irritante ficar citando isso todos os jogos.
Tem que citar sim! Muita gente COVARDE adora massacrar a Bia aqui.
São 256 meninas, contando o classificatório.
Parabéns
Uma das melhores partidas que já assisti no tênis feminino, altíssima qualidade, pontaços jogados! Bia jogando seu melhor tenis! E a Wozniacki lutou e valorizou muito a vitória da brasileira. Sensacional!
Me impressionou tbm. Sempre bola nas linhas, poucos erros, belas trocas, realmente um jogaço. Valorosa demais essa vitória da Bia, orgulho do tênis brasileiro.
Exatamente! Muitas bolas nas linhas, jogo agressivo e bonito de se ver. Vários winners na partida. Bia impressionou no forehand e até em algumas paralelas de backhand conseguiu fazer winner.
A Wozniacki não tem tanta potência quanto a Bia nos golpes, mas havia encontrado uma maneira de se contrapor no segundo set.
E aquele segundo saque no último ponto hein? Deve ter dado algum efeito ali de leve no aro pois a bola ficou mais curta e surpreendeu a dinamarquesa.
Foi bom ver o mental da Bia firme para fechar o terceiro set. Finalzinho bem tenso e empolgante ali no final. Há um gut feeling no ar que a Bia pode chegar bem longe neste torneio. A conferir!
Tbm achei a BR bem afiada nas paralelas hj
Vc dizer que foi uma das melhores partidas da Bia ok , provavelmente não deve assistir muitas partidas apesar do tênis feminino ser muito vistoso , essa partida está bem longe de ser uma das melhores que já vi , tem várias batalhas infinitas que poderiam ser citadas aqui sendo duas espancadoras de bolinhas ou com qualidade nos lances … essa aí passa nem perto … mas sim foi um bom jogo e no final a boa levou foi puerile e mereceu parabéns de mais por ela torci muito …
Eu disse “uma das melhores partidas do feminino que EU já assisti”. Não disse que foi uma das melhores partidas femininas de toda a história ou todo o universo. Até mesmo porque eu assisto muito mais o tênis masculino. Faltou aí interpretação de texto da tua parte. Se tu assistiu a outras melhores, bom pra ti.
Vc realmenten tem visto pouco tenis feminino. Bia jogou bem sim, mereceu, ponto.
Wozniacki é osso duro no US Open, jogão! Grande vitória e 3MM na conta da Bia!
Grande Bia! Incrível que ainda tenha gente jogando pedra nessa menina.
O céu é o limite.
Mais uma vez calando a boca dos haters. Defendeu o Elite Trophy com dois torneios. Sensacional!!!
Eles irão procurar por outra vítima hoje!!!!
A Luisa venceu nas duplas e a Laura venceu no WTA 125. Vão falar mal das meninas que tão brigando nos ITFs… Segunda-feira difícil pros haters misóginos…
Ruim pra caceta essa mina, jogadora de challenger, tem que trocar o técnico, não acerta uma bola, mental de farofa só sabe cerrar o punho e olhar pro coach o tempo inteiro, precisa contratar um psicólogo, não sabe sacar eh uma grandalhona, não troca o técnico sabemos porque…..
Wozniacki fez valer a vitória, jogaram muito as duas. Parabéns e bora pra semi
Há pouco tempo atrás, a Bia tinha muitas dificuldades contra trocadoras de fundo! Hoje ela enfrentou uma das melhores trocadoras do circuito e se saiu muito bem! Boa evolução!
bem lembrado
Cara, jogo ela sempre teve, o mental não estava ajudando, ela entrava juma espiral negativa e se atrapalhava toda, muitos aqui falavam em troca de técnico pq ele já tinha rendido. Quem não assistiu a entrevista dele no New Balls Please, assista, o Rafael tem muito conhecimento de causa e lá ele explica o que estava passando com a Bia.
Uma das melhores trocadora do circuito da década passada, vc quis dizer . A dinamarquesa atualmente não ganha um título desde 2018.
Hoje jogou muito, parece que gosta de jogo grande, parabéns Bia
Mais uma grande vitória da Bia!
Soube se manter viva no jogo após perder o segundo set.
Dominou o terceiro set com autoridade e muita resiliência para definir o último ponto.
Tem jogo para encarar a Muchova, precisa manter a atitude agressiva.
Bora para a semifinal,Bia!!
Parabéns!!!
Grande resultado para Bia, com emoção! E já acumula vários pontos para descontar do resultado do fim do ano do Elite Trophy.
tem varios torneios ainda para somar muitos pontos até o Elite Trophy
Incrível! Nem nos meus sonhos acreditava que um dia a Bia jogaria com a Wozniaki e ainda mais ganhar de uma jogadora tão consistente! Não estava colocando fé na vitória! Mas a Bia está demais nesse USOpen! Agora é outra pedreira, essa Mucova é encardida! Chave difícil essa da Bia! Só carne de pescoço, uma atrás da outra! Pra chegar na final tem que matar um leão por partida e ainda aguentar alguns comentários dos entendidas de tênis do site que dizem que ele tem que focar nas duplas. Só rindo muito alto! 530 mil de doletas… nada mal…. só mais de 2 milhões de braziulll na continha!
Só 2 milhões não, 3!
530 mil dólares a 5,6 o dólar, dá aproximadamente 2.968.000,00…
O último saque fraquinho, perto da rede, deu um nó na cabeça da Wozniacki kkkkkkk que final sufocante, quase infarto
Pior q foi kkkk…acho q nao foi proposital pq pareceu mais q pegou mal na raquete….mas ainda bem q deu certo! Vqv
Saiu melhor do que um saque por baixo…rsrs
Que final de jogo foi esse? Mostra que Bia tá forte. Foi um grande jogo . Vqv Bia!
Há tempos não via a Bia jogar em tão alto nível. Errando pouco, jogando com intensidade e inteligência. Se melhor o primeiro serviço, vai ser difícil ser batida.
Que jogo! Atuação brilhante de ambas, emoção, viradas, jogadas excepcionais e venceu a melhor. Bia não precisava mais provar nada a ninguém, mas, de novo, comprovou ser uma das melhores do mundo em sua geração e está entre os tres melhores brasileiros de todos os tempos. E o torneio continua, tem totais condições de seguir avançando e vencer um slam com um ou outro ajuste. Obvio que não será favorita, mas já fez a gente acreditar que dá.
Show da Bia!! Jogão. Na torcida sempre
E as brasileiras nas 4as em simples e duplas. Que jogaço hj valorizado pela Caroline, era de jogo de semi. Parabéns Bia um orgulho, mostrou pra que veio no tênis brasileiro e até mundial.
Bia virou a chave. Saiu da fase mental “areia movediça”. Ela com seu pijaminha da sorte arrasando sem parar. Parabéns pela luta Bia! Vamo!!!
Parabéns Bia orgulho do Brasil
Acredito que tenha sido o melhor jogo do feminino até o momento. A Bia bem que poderia jogar sempre como jogou hoje… fez ver a nossa torcida.
Maravilha!!!
Força para a próxima rodada !!!!!
Agora temos Bia, Guto e Luiza Fulana. Estamos bem nesta semana. Guto pode fazer bonito amanhã ganhando a quarta (4) partida no US Open. Brasileiros vão ao delírio. Bora Guto e Bia. Vamos copar esse US Open.
Tem também a Luisa na QF das duplas.
Caramba, fazer quartas no US Open é para poucos, beeeem poucos. Ainda mais num jogo contra a Woznyacki, multi campeã que já ganhou de tudo. Incrível como muita gente ainda põe defeito, daí quando ela se aposentar vai ser só lamento…
Nossa…. os haters devem estar furiosos…. e a derrotada foi a Carol…. o nome dela é Carol….
Marabiaaaa!!!!
VQV BIA!
Cd vitoria fortalece sua confiança! Bia esta crescendo. Bons ventos merecidos.
Jogou muito a Bia!
Bora que tem tênis para ganhar da Muchova!
Parabéns Bia.vamos em frente
Que leitura dos jogos a Bia tá tendo nesse U.S Open ….sabendo tudo antecipadamente, o q tem q fazer…vamossss Biahhhh
Acho que a próxima adversária da Bia (Muchova) será a campeã desse torneio.
Adversária difícil,mas se a Bia entrar focada,com confiança,pode perfeitamente ganhar a partida, feiúra da Bia ontem,pela leitura labial mandou a Wosniak TNC
Bia jogando muito e mostrando porque é uma tenista top, agora é hora de vencer essa Muchova e ir pra uma semi inédita no US OPEN.
Wozniacki jogou num nível bem alto. Ótima performance de Haddad Maia e muita solidez no terceiro set.
excelente partida da BIA .. foi agressiva nos momentos importantes , soube variar o jogo no momento certo ,porém no segundo set achei q a bia caiu de rendimento devido ao excesso de instruções do técnico , todo ponto era uma instrução diferente recebida do técnico ,e isso acaba gerando uma certa confusão na estratégia tirando o foco e a concentração, passou o segundo set inteiro fazendo isso ….não me lembro de outras jogadoras terem esse nível de instrução não mesmo ,talvez isso seja mais válido quando estiver perdendo no placar, mas isso ocorreu quando a bia estava na frente o que não faz sentido ,no terceiro set , excelente atitude com menos instruções e mais concentração dentro de quadra ..concentração essa que vai precisar para enfrentar K Muchova ,pois tem uma variação absurda de jogo e erra muito pouco …
Se você estava ouvindo, por favor, conte pra gente. Somente relatando o que foi dito dá pra acreditar nessa teoria maluca (quando ganha o set é mérito dela, quando perde é culpa do treinador).
dava pra ouvir tudo ,estava vendo a partida de fone de ouvido e os microfones da quadra são a condensadores ou phantom power o que da no mesmo , quem trabalha com áudio sabe o que estou falando , e nao é uma teoria e sim o que aconteceu esse fato hoje em quadra
Diante dessa sua explicaçao dos microfones, Parabens, e nao deixa de repente ser uma verdade, muitos ja falaram isso a Bia olhar muito para o tecnico e obvio falar com ele, eh igual na Formula 1, quando o cara entra pra falar para o piloto e o mesmo responde, “Ta bom mas deixa me concentrar na corrida!!!”. Ou seja, a Bia joga muito concentrada, como qualquer excelente profissional.
exatamente isso haroldo , a comunicação é importante para qualquer esportista , isso acontece bastante na F1 e é essencial para o desenvolvimento do carro e dos pilotos .. mas isso só ocorre em momentos oportunos e quando a comunicação passa dos limites, a resposta é exatamente essa que vc escreveu, pois não é nada fácil para o piloto absorver muitas informações a todo momento e a 300km/h ele precisa se concentrar no que esta acontecendo na pista ,o que acontece no tenis também não é diferente ou seja não desmereço o trabalho do técnico, mas existe esse fator de observação ..
Pelo jeito vimos outra partida, o jogo todo foi desta forma. Ela procura o técnico no primeiro e segundo serviço. Cada ponto ela olha pro Box dela e recebe instruções.
sim mas o segundo set foi terrível , no terceiro set ela olha pro box e ele responde vou deixar voce escolher sua jogada,, só isso q ele respondia no terceiro set ..
Lindeza de jogo da Bia!!!
Parabéns Beatriz Haddad Maia, mais uma grande vitória. Agora o pessoal da crítica fácil vai ter que pensar mais antes de criticar. Vale ressaltar que nesta vitória da Bia contra a Wozniacki, ela teve o mérito maior mas toda a sua equipe também merece os cumprimentos, inclusive o seu treinador. A questão não é negar a má fase pela qual a Bia passou. O problema é não ter a sensibilidade de perceber que, apesar da má fase, a Bia estava se esforçando para superar os seus limites físicos e técnicos e a sua instabilidade emocional, que a levavam à falta de confiança nos momentos de pressão dos jogos. Os altos e baixos fazem parte da vida e atletas profisionais também enfrentam altos e baixos durante a carreira. Se fizermos uma comparação com o tênis feminino da República Tcheca, em Wimbledon 2024 a Marketa Vondrousova defendia o título conquistado em 2023, no entanto caiu na primeira rodada. Para compensar, outra tcheca, Barbora Krejcikova, foi campeã do torneio. E aí chegou no US Open 2024, a Krejcikova caiu na segunda rodada. Para compensar, uma outra tcheca, Karolian Muchova, está classificada para as quartas de final do torneio. Então, a pressão sobre a Bia fica absurdamente maior porque ela é a única brasileira se destacando no circuito e muitos fazem críticas exageradamente duras e injustas. Temos que reconhecer que o circuito feminino é competitivo, todas as jogadoras entram no jogo pra vencer, a grande maioria evolui no circuito, aparecem grandes tenistas da nova geração e assim a missão da Bia é bastante difícil. Tenho certeza de que aqueles que exageram nas críticas, muitas vezes sendo injustos, num dia como hoje, após uma grande vitória da Bia, ficam constrangidos de postar algum comentário nesse espaço.
São comentários lúcidos como este que necessitamos! Parabéns!
Por gentileza, alguém sabe informar por onde anda aquele senhor, que atendia pela alcunha de álcool em gel? Ele e o argentino afirmaram diversas vezes que a Bia era jogadora do top 150.
Fico pensando como está o dia daqueles idiotas que vivem jogando falas maldosas para Bia em todas as partidas .Vão ter que engolir sim !! ela é a maior que temos no tênis nacional desde o Guga e Maria Esther. Que jogão e a Wozniacki valorizou demais essa vitória da Bia . Sinto que vai ganhar da Muchova e a única que pode para -lá é a Iga e olhe lá. Voa Biaaaaaa.
Talvez seja a forma dela encarar as partidas, se divertindo e sem sofrência.
E os antis técnico tão como agora?
Excelente movimentação da Bia em toda a partida. Sempre bem posicionada para descer a marretada de todas as pontas da quadra. Cheiro de título.
Histórica campanha da Bia e, realmente jogando otimamente- o saque(justamente muito questionado aqui nos comentários a maior parte desse ano) se ainda n é oq pode ser, está claramente muito melhor doq o nível médio de 2024, mantendo uma média de 2/3 de 1°s serviços em quadra e conseguindo ótimos primeiros saques na maior parte dos BP contra..
Na minha visão, o jogo engrossou mais a partir do 2° set mais por méritos da dinamarquesa(q reduziu os ENF e passou a movimentar mais a Bia em quadra) doq por algum demérito da Bia, taticamente foi bem tbm hj, fazendo bom uso do saque aberto de canhota pra abrir a quadra e buscando as paralelas no forehand da Carol qnd possível..
Contra a Muchova vai ser durissimo msm, alem do 0x3 no HxH a tcheca é uma virtuosa tecnicamente e está fzd um USOpen em altíssimo nível até aqui, penso q a Bia vai ter q tentar forçar/encurtar a maior parte dos pontos, ficar trocando bolas com a caixa de ferramentas q tem a adversária n deve acabar bem pra Bia, de qlqr maneira, a campanha até aqui já foi bem acima das expectativas, bora por mais!
Grande Bia, um verdadeiro show na Louis Armstrong. O público presenciou e reconheceu um jogasso. É impressionante como em TODAS as vezes que foi dada como acabada, ladeira abaixo, a Bia se reinventou com um feito enorme e inédito na carreira. VALEU, BIA! VQV!
Que partidaça! O nível do terceiro set foi um absurdo, com ressalva apenas para o início ruim da dinamarquesa (que foi o fator decisivo para a partida). A Bia, finalmente, jogando no nível próximo ao seu potencial, nesse ano. Ela é isso aí. Uma jogadora nível top 20, sendo até top 10 em alguns torneios. Estou acreditando em uma semi-final. Chegar à final será muito mais difícil, mas as chances são maiores do que nunca. Vou torcer bastante!
Vamooo!
Grande atuação da Bia! Muito firme e decidida… dá pra ganhar da Muchova, que é uma excelente tenista, porém está sem muito ritmo de jogo atualmente. Se passar, rumo ao Elite no final do ano!
Só vi o 3º set. Jogo bem equilibrado. Longe de ter sido um jogaço. Por conta da torcida, às vezes confundimos isso. A Wozniacki só chegou até a 4º rodada pq pegou jogos super tranquilos. Foi claramente beneficiada pela saída da Rybakina. A Bia também só teve um jogo que supostamente seria difícil, isso na rodada anterior. Pegou também uma chave super favorável. A diferença de outros torneios recentes, foi que dessa vez ela aproveitou as facilidades. Jogou bem e mereceu.
Parabéns para ela !!
[…] quartas de final do US Open pela primeira vez na carreira, Beatriz Haddad Maia comemorou bastante a vitória sobre a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki nesta segunda-feira em Nova York. Durante a entrevista em quadra, no Louis […]
Parabéns, Bia. Rumo ao título. Poucas mensagens pela brilhante vitória da Bia. Se ele tivesse perdido, os haters teriam colocado mais de duzentas mensagens.
Não consegui ver o jogo, mas ótimo ela ter passado. Próxima adversária tem vantagem no h2h então é a hora pra começar mudar essa estatística, variando o jogo com menos potência e risco, mas mexendo a Muchova. Bora pra semi