Felipe Priante
Da redação
Principal nome do tênis brasileiro nos últimos anos, a paulista Beatriz Haddad Maia alcançou mais uma boa campanha em Grand Slam. Depois da semifinal em Roland Garros, no ano passado, nas duas últimas semanas ela foi bem no US Open e chegou nas quartas de final. O bom desempenho em Nova York a garantiu de volta no top 20 da WTA, chegando à 100ª semana nesta faixa de ranking.
Derrotada na segunda rodada em Nova York na temporada passada, a canhota paulista conseguiu boas vitórias neste ano, batendo a top 15 Anna Kalinskaya e a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki até cair nas quartas para a tcheca Karolina Muchova. Com isso ela levou 430 pontos e ganhou seis colocações no ranking, saindo da 22ª para a 16ª posição na lista desta segunda-feira.
Bia entrou pela primeira vez no top 20 na semana de 15 de agosto de 2022, logo após o vice-campeonato no WTA 1000 de Toronto, onde bateu quatro top 20, entre eles a número 1 do mundo Iga Swiatek, perdendo apenas para a romena Simona Halep na final. Depois disso, ela se manteve consistentemente nesta faixa de ranking por quase dois anos inteiros.
Foram 20 semanas na temporada de 2022, ficando no top 20 até o final do ano, depois mais 51 semanas em 2023, quando só saiu por uma semana, e 28 semanas até o final de Wimbledon, quando enfim deixou esta faixa de ranking por um período mais longo. Só que Bia conseguiu se recuperar prontamente e após o US Open voltou a subir e alcançou sua 100ª semana entre as 20 melhores do mundo.
Subindo também no ranking da temporada
O desempenho de Bia no último Grand Slam do ano também impulsionou seu posicionamento na corrida para o WTA Finals, que conta apenas os resultados da atual temporada. A paulista de 28 anos ganhou sete posições e agora é a 24ª que mais conquistou pontos em 2024, menos de 150 pontos da 20ª colocada, a russa Mirra Andreeva.
A distância permite a Bia sonhar em terminar mais uma temporada dentro das 20 melhores. E ela pode até olhar mais para cima e quem sabe até brigar para fechar o ano no top 10 se aproveitar o embalo do US Open na reta final de 2024. A distância dela para a atual décima da corrida, a tcheca Barbora Krejcikova, é de 860 pontos.
Bia, maravilhosa, orgulho nacional!!! E muito mais por vir…
Orgulho nacional é pegar pesado demaiiissss.
Ela é sim. Depois do Guga, é a brasileira (entre homens e mulheres) com os resultados mais relevantes e mais consistência de ranking. Mas infelizmente, ao que parece, isso só será reconhecido quando ela aposentar. Uma pena. A não ser, claro, que ela ganhe uns 3 slams e outros 10 títulos de WTA. Aí, talvez, ela “mereça” ser reconhecida como orgulho nacional ainda em atividade.
Acho que no ano que vem ela retoma o caminho da consistência e, por consequência, vai ganhar torneios e fazer boas campanhas nos majors.
Foi número 10 em simples e em duplas. Está no rol do tênis brasileiro
Bia é o orgulho do Brasil, carreira sensacional, não precisa provar nada pra ninguém
Mesmo com as limitações que todos conhecemos, a Bia calou a boca de muito corneteiro nessa ótima passagem pelo US Open. Espero que continue evoluindo para melhor.
100 semanas como top20? Caraca, tem que trocar o técnico, mental de farofa, precisa contratar um psicólogo, grandalhona, jogadora de challenger, esse ranking é irreal quando cairem os pontos da semi final / quartas de final / elite trophy / WTA 500 etc etc etc vai sair do top 100 e nunca mais volta….. Bia é orgulho demais…..
ataques de um hacker isolado.
Bem isso André. Bia tem fragilidades em seu jogo, um mental que oscila bastante, mas estamos falando de praticamente 02 anos como top20. Algo inédito no tênis feminino e com muito mérito. Pena que alguns preferem jogar pedra ao invés de admitirem que é um feito é tanto.
Com fragilidade ou não, com oscilação ou não, ela chegou aonde nenhuma outra brasileira chegou na era aberta do tênis e, em simples, em termos de ranking e tempo de permanência no top 20, está apenas abaixo do nosso fantástico Guga Kuerten.
Parece que o canal de tênis da Disney+ acabou ou está acabando. Alguém teria uma sugestão de canal pra ver os torneios femininos de tênis?
O tênis acabou na versão que você assina… rs. Na premium, seguem os campeonatos como na saudosa época de Star+
Tem que pagar duas vezes. Depois eles arranjam uma forma de cobrar 3x… ridículo
Que bom pra vc. Risadinha sarcástica a sua
Que comece o mimi dos haters… faltam pequenos ajustes para voos mais altos… nesse patamar de ranking o bicho pega… cabeça no lugar acho que é o principal, pois o nível é muito equilibrado.
Orgulho nacional? Kkkkk
Ganhou o q?
Falou o invej0s0 do auto de seu sofá! Ganhou muito! Milionária!!! Depois de Maria Ester, o maior nome do tênis feminino do Brasil! Vai arrumar o que fazer!
Meu coração e o respeito de qualquer brasileiro de bom senso. Quer mais?
Da para chegar ao top 10.bamos Bia
Marca extremamente relevante, tratando-se de tênis brasileiro. No masculino, por exemplo, somente Guga ficou entre os 20 melhores, passando 287 semanas no TOP20. Parabéns Bia
Parabéns. Grande feito. Acho que se fosse no masculino seria mais valorizada com esse feito
Eu considero mais importante títulos do que ranking. Acredito que a Bia ainda não está nesse patamar que o pessoal colocou, mas admito sim que já é uma carreira digna. Mas ainda acho que o Meligeni e o Bellucci (que ganhou 4 ATPs e foi 21 do ranking na época do big 4) foram melhores até agora. Em contrapartida, é a fase mais frágil do circuito feminino das últimas décadas, mas a Bia não tem nada com isso e está de parabéns.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri muito da primeira à última letra
mistura de Alcool e Gel com double. F, haters ppangarés
Meu Deus ! A Bia surra Belucci e Meligeni em qualquer aspecto . Vc soma estes 4 ATPs 250 do Belucci e quer colocar mais peso do que os WTAs na grama com top 10 no caminho , o título do Trophy , a semi de GS , o vide de WTA 1000, as diversas vitórias sobre top 10 e até #1 do mundo , fora inúmeras ótimas campanhas ?
Boa é #103 do mundo no ranking de premiação desde o início da Era Moderna . Belucci não chegou ao top 200 . Aliás não chegou na grana do Bruno e do Marcelo .
Cara , sabe o que é pior ? O pior é que tem mais gente que acha que o que importa é somente ganhar título . Num esporte onde a cada torneio , 1 vence e 31 , 63 ou 127 perdem . Por isso temos comentários fraquíssimos e ataques desprezíveis .
Caramba! Como vcs são bravos hahah. Eu sou fã da Bia, acabei de elogia-la aqui. Só acho que pra ficar nesse patamar de Guga e Maria Esther que estão colocando, tem muito chão ainda.
E questão de títulos é opinião minha. Pensem comigo, Zverev agora é numero 2, Stan e Delpo nunca foram, mas quem vão ser sempre lembrados após se aposentar? Os campeões de Slam. Lembram da Dinara Safina? Foi numero 1 sem nunca ter ganho Slam. Ninguem lembra dela.
Mas foi o que disse, Bia tem uma carreira digna e tem tudo para aumentar a sua coleçao, nem to exigindo titulo de Slam. Mas ficar comparando com Guga e MEB não dá, ao menos por enquanto.
E se a gente fosse ficar celebrando premiação, eu ia torcer pro Elon Musk, pro Jeff Besos, e não pra esportista. Hahahaha
E não vamos esquecer que o Thomaz já chegou em uma semi de M1000 eliminando Murray e Berdych, perdendo somente para o Novak. E na outra semi tinha somente Federer x Nadal. E o Fininho já chegou na semi de RG. Vcs que estão diminuindo a história dos outros tenistas brasileiros.
[…] pouco mais embaixo, duas tenistas voltaram para o top 20, uma delas é a paulista Beatriz Haddad Maia. A outra é a espanhola Paula Badosa, que assim como Bia foi até as quartas de final no US Open e […]
Só queria saber diz críticos aih fã nossa Bia, em q lugar do mundo eles estão em suas profissões.
Parabéns Beatriz Haddad Maia, 100 semanas no top 20 é um grande feito. Também concordo que ela é um orgulho do Brasil. Mais quatro semanas no top 20 e ela chega a 104 semanas, o que significa dois anos. Tem muita gente que só olha os erros alheios, os acertos encaram como se fosse uma obrigação da pessoa e se negam a reconhecer. Provavelmente pessoas assim, que olham muito mais os erros alheios, não são capazes de perceber o quanto a Bia está servindo de inspiração para as novas gerações.
Sou do time que acha que a Bia deveria arrumar outra equipe técnica. Não que essa seja ruim, pelo contrário, mas é sempre positivo conhecer novos olhares, treinos e cabeças. Se não estiver bom, destroca. Se não me engano a Pegula fez isso e evoluiu bastante. E só ratificando, Bia e sua equipe estão de parabéns por tudo que alcançaram. Voaram alto.
100 semanas no top 20
Isto é uma marca que nenhum hater consegue comentar …
Bia pode melhorar sua posição. Tem capacidade pra isso. Desejo sucesso!
Imatura