Miami (EUA) – Tentando reencontrar seu melhor tênis, a paulista Beatriz Haddad Maia sofreu uma pequena queda no ranking desta segunda-feira. A canhota de 28 anos perdeu duas posições depois de Wimbledon e saiu do top 20 pela primeira vez em nove meses, descendo para o 22º lugar.
Sua atual colocação é a pior em quase dois anos. Desde que entrou no top 20 pela primeira vez, em 15 de agosto de 2022, Bia ficou praticamente todo o tempo entre as 20 melhores do mundo. Na temporada passada, ela teve como ponto mais baixo a 21ª colocação, em que ficou por apenas uma semana.
Apesar do momento não ser dos melhores, a paulistana tem mostrado consistência nos últimos anos e segue bem colocada na WTA. Os resultados de 2024 estão um pouco abaixo das últimas temporadas, mas ainda assim Bia é a 30ª colocada na corrida para o WTA Finals.
Laura e Carol sobem um pouco
Na contramão da queda de Bia, as conterrâneas Laura Pigossi e Carolina Meligeni tiveram a mesma ascensão. Se a número 1 do Brasil perdeu dois lugares, elas ganharam cada uma duas colocações, Laura indo para o 108º posto e Carol subindo para a 391ª posição.
A segunda-feira também foi boa para as brasileiras que estão mais embaixo, com quatro ganhando pelo menos 10 lugares. Carolina Bohrer e Luana Plaza subiram exatamente 10 lugares, a primeira indo para o 928º posto e a outra para a 985ª colocação. Já Letícia Vidal (935ª) e Georgia Gulin (983ª) ganharam 11 colocações.
Veja como está o top 10 brasileiro no ranking da WTA:
Beatriz Haddad Maia – 22ª (-2)
Laura Pigossi – 108ª (+2)
Carolina Meligeni Alves – 391ª (+2)
Gabriela Cé – 522ª (-7)
Thaisa Pedretti – 613ª (-1)
Ana Candiotto – 623ª (-1)
Luiza Fullana – 800ª (+4)
Julia Konishi – 859ª (-19)
Carolina Bohrer – 928ª (+10)
Letícia Vidal – 935ª (+11)
A situação é de alerta, não tem muito a defender até o Elite, mas vai precisar fazer alguns pontinhos para se classificar para o torneio.
A queda era esperada sem buscar evoluir e corrigir as deficiências que estão cada vez mais aparentes.
Com o momento que está vivendo, não classifica para o elite, aí sim a pancada será alta em termos de pontuação.
Terá que virar a chavinha de alguma forma, seja comissão técnica ou o que for.
Está difícil mesmo se classificar. Mas como ainda é cabeça de chave, ainda pode conseguir umas rodadas fáceis. Mas bem complicado mesmo
Não são muitos pontos a defender até o Elite, por isso tem toda chance de ficar entre as 20 até lá.
Mesmo mantendo a irregularidade… Não dá pinta de mudança em nada… Infelizmente…
A Garcia, Kudermetodva, Pliskova, Badosa, Shuai Zheng, etc, estão no mesmo barco…
A Krejcikova saiu dele e foi de #32 ao #10 apenas num Slam!
Eu mantenho a esperança, pois no ano passado, depois de um inferno com lesões e machucados nas mãos a Bia saiu do buraco e ganhou o Elite!
No Tênis tudo é possível! Inclusive nada! Rrss…
VQV BIA!
Ainda tem o resultado do finals B por cair(que pelo andar da carruagem, nem a vaga pra tentar defender esse caneco ela conseguirá)..
Longe do fatalismo de alguns aqui prevendo q ela sairá do top 100 mas, vejo como uma previsão realista ela ter muitas dificuldades pra terminar esse ano entre as 32 melhores(oq fatalmente a tiraria da condição de cabeça de chave nos principais torneios e das benesses q advem dessa posição)..
Eh tudo uma questão de perspectivas: é o óbvio ululante q a Bia se aposentando amanhã seria com muiiiitas sobras a segunda melhor tenista da nossa história, agora é aquilo: quem critica é pq obviamente vê potencial nela pra jogar mais doq vem jogando nos últimos meses, agora se a mesma/seu staff não acreditam nisso e estão satisfeitos com o nível atual, realmente é relaxar, curtir os últimos meses como top 30 e aguardar uma esporádica semana iluminada num grande palco(q de fato são relativamente comuns no tênis feminino..)
Sinto informar mas no calendário de 2024 não temos mais o glorioso Finals B…então é bom a Bia achar esses 700 pontos em algum outro torneio…
Bia Haddad Maia orgulho do Brasil
Concordo!
Quantas tenistas pelo mundo gostariam de ter o #22 ???
VQV BIA!
Sim, mas podia ser muito mais. Tem jogo, mas o mental precisa melhorar.
Kkkkkkk
Se manter ali entre as 25 melhores mesmo com 6 meses de pane mental só prova a qualidade técnica dela.
Na verdade, só prova como o ranking funciona… rsrs
Exatamente. Quem chega nas posições privilegiadas do ranking, tem muita rodada fácil e bye. É muito difícil cair, a não ser por alguma tragédia ou lesão.
Sim , e o ranking funciona de forma justa, pegar o último ano trabalhado de cada atleta. Com isso em caso de queda, pode-se recuperar em caso de subida repentina tem que mostrar qualidade pra se manter. Paolini é um caso de subida não esperada. Lembrando que se o ano terminasse hj Bia seria top 30….excelente
O ranking ainda não está ajustado à realidade do tênis atual da Bia. Acredito que o correto é ela se situar entre 40 e 50 do mundo, sendo benevolente.
Ladeira abaixo !!
MERECIDÍSSIMO ! O RANKING não costuma mentir (período de 1 ano) ! Hoje, pelos resultados fracos, seria acima de N°50. Mas a conta deve chegar até o fim de ano. Notei que ela perdeu várias vezes para uma oponente que viria a cair na rodada seguinte também. Não estava perdendo para a futura campeã.
Nenhum surpresa. A tendência é que Bia volte a ser a Bia, ou seja uma top 100.
Talvez isso a ajude para uma boa retomada!
Talvez com menos pressão para defender pontos, volte a subir, olha o caso da Raducanu!