Estrasburgo (França) – Com boa recuperação após início irregular, Beatriz Haddad Maia obteve nesta segunda-feira sua quarta vitória na temporada e avançou para a segunda rodada do WTA 500 de Estrasburgo, ao derrotar a dinamarquesa e atual 22ª do ranking Clara Tauson, com parciais de 3/6, 6/4 e 7/5, após 2h43. Precisou no entanto salvar dois match-points no 10º game do terceiro set.
A canhota brasileira, que está perto de completar 29 anos, não vence dois jogos seguidos desde o Australian Open e terá essa chance diante da norte-americana Ashlyn Krueger, 37ª do mundo, que passou pela compatriota McCartney Kessler, por 6/4 e 7/5. O confronto é inédito.
Em sua temporada de resultados fracos, Bia ganhou apenas a segunda de quatro partidas disputadas sobre o saibro europeu – a outra foi em Madri – e também consegue o terceiro triunfo em sete jogos em que foi levada ao terceiro set. Esta foi também sua primeira vitória sobre uma top 50 desde Katie Boulter em outubro do ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Apesar de defender as quartas de final do ano passado, Bia não deve sair do atual 23º lugar do ranking – caiu uma posição após Roma, tendo já somado 60 dos 108 pontos que precisa defender. Ela pode evoluir até duas posições caso chegue à final de Estrasburgo.
A classificação atual é a que servirá como base para a definição das cabeças de chave em Roland Garros. A brasileira estará entre as 32 melhores colocadas em Paris e fará sua estreia e a eventual segunda rodada contra jogadoras que estão abaixo dela no ranking. Há dois anos, Bia fez seu melhor resultado em Grand Slam ao chegar à semifinal de Roland Garros. Já no ano passado, caiu na estreia, superada pela italiana Elisabetta Cocciaretto.
Answering the challenge 📱
Beatriz Haddad Maia regroups and saves two match points in order to defeat Tauson, 3-6, 6-4, 7-5.#IS25 pic.twitter.com/U5F3k29LGs
— wta (@WTA) May 19, 2025
Superada por Bia na estreia em Estrasburgo, Tauson vive uma boa temporada no circuito, conquistou um título em Auckland e foi finalista no WTA 1000 de Dubai, onde venceu Aryna Sabalenka nas oitavas e só perdeu na decisão por Mirra Andreeva. A dinamarquesa tem 19 vitórias e 10 derrotas no ano e começou 2025 na 50ª posição. Ela chegou a perder seis estreias seguidas no fim do ano passado.
Começo ruim, recuperação e susto
Talvez por conta do nervosismo natural, Bia sofreu quebra logo no começo da partida e não conseguiu se recuperar ao longo do primeiro set, principalmente porque Tauson sacou bem e usou boas variações, principalmente com curtas. A brasileira ao contrário sofreu nova quebra no game final do set, tendo vencido apenas 59% dos pontos com o primeiro serviço.
Mas Bia reagiu bem na segunda série. Ao tirar o saque da dinamarquesa com boas devoluções logo de início, ganhou confiança e passou a fazer bem mais com o serviço, conseguindo algumas boas transições à rede, ângulos que dificultavam o alcance de Tauson e paralelas precisas. Subiu o acerto do primeiro serviço para 72% e ganhou 77% desses pontos. Com isso, evitou dois break-points, no segundo e quarto games e fechou a série com metade de erros (8 contra 16 de Tauson).
Painting the line 👩🎨#IBI25 pic.twitter.com/UetHRpCPpd
— wta (@WTA) May 19, 2025
Cada vez mais firme, Bia soube esperar pelos erros da dinamarquesa, que continuava a tentar pontos curtos, e com isso obteve quebra ainda no terceiro game do set final. Liderou a partida até 4/3 e então o grave problema com o segundo saque reapareceu, assim como aconteceu em Madri diante de Belinda Bencic, quando chegou a ter vantagem de 4/1 e saque a favor no terceiro set.
Com primeiro serviço exagerado e o segundo saque cada vez mais curto e lento, Tauson se aproveitou para recuperar a quebra e virar para 5/4 após game duro. Com altos e baixos, incluindo outra dupla falta, Bia escapou de dois match-points e empatou com saque-voleio no segundo serviço. Aí elevou o nível, obteve a quebra decisiva e enfim finalizou a partida. Tauson liderou a contagem de winners por 48 a 31, mas cometeu 48 erros não-forçados contra 31 de Bia. Cada jogadora conseguiu três quebras de serviço.
Caramba, só a quarta vitória no ano?
É bom vencer, mas o problema da Bia é muito mais profundo que apenas questão de confiança.
Rapaz… precisa mesmo validar tuas teses o tempo todo? A Bia acabou de vencer a número 22 do mundo e o comentário é esse? Tu não sabias que ela só tinha 3 vitórias na temporada acompanhando o tênis diariamente?
E pegando carona em outro tópico: ela somou só 30 pontos nos WTA 1000 porque entrou de bye (Indian Wells, Miami e Roma). Em Cincinnati, Doha e Dubai ela somou 10 pontos, mas isso é o mínimo que todas ganham só por estarem na chave (não teve bye). Esses 60 pontinhos te colocam no Top 700. E mesmo com a derrota, a Tauson ainda está 142 pontos à frente Bia (hoje elas são a 22 e a 23 do ranking). Ainda assim os “byes” (30 pontinhos — menos do que a Fullana levou com aquele título em um ITF 35!) viraram argumento pra justificar o ranking da brasileira… custa muito dar o braço a torcer de vez em quando?
Não estou validando nada. Meu comentário é demonstrando surpresa por ser apenas a quarta vitória. Normalmente jogadores do patamar da Bia jogam essa quantidade de partida em apenas 1 torneio. Por isso fico surpreso. Uma vitória a cada 35 dias é algo assustador para mim.
a quantidade de vitórias suas é bem maior sem dúvida.
É sim. E tanto faz minhas vitórias, não estou me comparando. Você se compara a todo mundo quando quer emitir uma opinião?
Jogo da retomada da Bia. Vamos, Bia.
Aeee, fala que eu não acompanho tênis kkkk….chora hater kkk. Não para não, Bia, bora pra cima!!!
O mundo do tênis está perdendo muito ao não te contratar pra estar ao lado de uma top, ajudando-a a brilhar ainda mais. Suas falas estão cada vez mais rebuscadas e profundas, o que demonstra um conhecimento ímpar sobre o tênis. Não abandone esse blog: você tem muito a ensinar-nos a todos. Por favor!
Paulo H, faltou um “contém ironia” no final do seu comentário. Vai que o contorcionista, digo realista, leve a sério a sua sugestão…rsrs
Aleluia! Depois de várias derrotas em jogos ganhaveis, uma vitória em jogo perdivel. Agora vai deslanchar.
Olha ela. Vamos, Bia. Maior vitória do ano, espero que seja a virada de chave que precisava.
Vamo Bia! Grande vitória!
Tênis… esse é o esporte das oportunidades semanais… para não dizer diárias…
Cada jogo é uma batalha contra si mesmo e uma oponente da hora!
VQV BIA!
A próxima é perigosa e pode ser um pesadelo, kk…
Pois é a Ashlyn Krueger…, (sabem se ela é parente do Freddy Krueger?)
Convém a Bia ficar atenta!
VQV BIA!
Até que enfim uma vitória boa no ano,tava demorando,espero que dê mais confiança e que ele siga vencendo no torneio
uuuufa. aos trancos e barrancos. mas o mais importante: a vitória veio. que sirva para um alívio de pressão.
Ganhou uma! Quebrou a banca.
Boa vitória da Bia. Adversária difícil e com bom ranking. Vitórias como essa traz confiança pra RG e o restante do tour. Continuamos na torcida
Ufa!! Que venham mais vitórias, quem sabe está crescendo na hora certa, na hora do seu grande campeonato (RG)
Muito bom
Parabéns para a Bia. Grande vitória. Tomara que essa vitória sirva de impulso para uma grande recuperação no circuito. Fico na torcida por isso.
Ponto positivo: venceu uma tenista que hoje está na frente dela no ranking e vem tendo uma campanha muito melhor que a dela neste ano.
Ponto negativo: o jogo foi muito ruim, ambas cometeram erros grosseiros, Tauson muito lenta, Bia com um segundo serviço melancólico (fraco, só colocado no meio do quadrado…).
Não dá para palpitar nada para o próximo jogo.
Venceu e jogou até bem contra uma boa jogadora, #22.
Agora, o que acontece com o saque da Bia?
Raramente acerta o primeiro saque, e o segundo vai a 5km por ora, é tão lendo que hoje estava incomodando da adversaria.
Sempre na torcida pela Bia, mas tem que arrumar um jeito de melhora vessa saque.
Nesse momento crucial da temporada da Bia, toda vitória vale muito. Essa, então.
Eu admiro e torco muito e muito mesmo pela Bia, mas e triste reconhecer que ela precisa urgente de mudancas . o Segundo saque dela no 4×5 no terceiro ( nao e de profissional) . Acho que tem muita honra em ir ate o final com quem a ajudou a chegar ate ali.
Ela fica nervosa quando enfim ganha rs. Sabe que pode mais. É um bom sinal!!
Com a cabeça no lugar é top 20 fácil. Hj quem saiu do eixo foi a dinamarquesa
Facil ?
Mano, a Bia jogando desse jeito é 23° do mundo. E pasmen, a Tauson é 22°, com aquele nível de jogo. Isso dá uma noção de como a WTA tá fraca. Eu gosto do circuito feminino, mas só dá vontade de assistir as top 10 ou de uma semi final pra frente. O segundo saque da Bia tá de escorrer lágrimas dos olhos.
Bobagem.. sempre foi assim.
Se não gosta não assisti. Obviamente, não comente aqui.
Eu concordo. Tem um bolo de jogadoras ali entre top15 e top80 aproximadamente, que tem um nível bem abaixo e praticamente não há muita diferença de ranking na prática.
Aproveita esse nicho! É só emplacar alguma pupila treinada por você! Vai com força que você consegue
Concordo, tambem gosto muito do tenis feminino, mas o nivel em alguns jogos é sofrivel, como o de hoje. O segundo saque da Bia estava tão lento, que a Tauson se perdeu nas devoluções.
No meio do caminho havia uma Clara rocha viking mas não foi páreo para Beatriz e nem o será a yankee Ashlyn.
Ashes to ashes, dust to dust, mas nossa fênix brasileira prevalecerá!
Excelente vitória da Bia, muito bom para levantar o astral pois imagino que ela já estava dando como perdida pois salvou dois match point . Não sacou bem, adversária teve quase o dobro de winners e mesmo assim passou adiante. Por outro lado ( minha opnião, claro, mas como é mimadinha essa Tauson, além de ser sem sal aos 22 anos anos de idade ) . Força na peruca Bia , na torcida ,
a cara de decepção da coleguinha quando perdeu o jogo foi demais, já contava como liquidada a fatura.
Bora Bia se recuperar
Não dá pra culpar a Tauson de sentir muito frustada. Todas as tenistas sabem que a Bia está num nível muito ruim e ganhavel. Para uma adversárias é algo muito decepcionante perder para uma oponente tão desorientada como a fase da Bia.
Que mental forte! Parabéns Bia.
Vale lembrar que nenhum outro tenista chegou nem perto dos feitos da Bia nós últimos 20 anos.
Na torcida por uma reação duradoura. Vamos Bia, deixar a má fase para trás.
Surpreendente baseado nos últimos resultados
Nada como uma boa vitória para melhorar o astral. A Bia vinha buscando um resultado deste tamanho e finalmente veio contra uma adversaria que vinha tendo resultados muito melhores. Vamos ver como esta vitória se reflete na temporada.
Essa Tauson é a cara do desânimo. Parece que está fazendo a pior coisa do mundo ao entrar numa quadra de tênis. A Bia ambém não tem tem nada a ver com isso.
1o serviço da Bia, quando entra nao faz nenhum estrago… quando acerta.
O 2o…sem comentários, pífio.
Parece bem algo físico esse dificuldade no saque… não é apenas confiança.
Precisa melhorar muito o saque para ganhar das demais, Bia é gigante, mas vamos ser realista, hoje deu certo pois a oponente oscilou muito, se pagar uma mais regular fica complicado. Boa sorte na próxima rodada Bia
Torço muito pra Bia, mas é muito fraca.
Bora Bia !!! É isso e, “faça como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro, leva o barco devagar”. Em tempo de dificuldades pessoais como as que você está passando, apenas siga fazendo as coisas com calma porque tudo passa. Parabéns e segue. Próxima!!!
Vitória grande pra dar confiança. Sentimento inverso ao da derrota para Bencic, quando poderia ter deslanchado e tomou a virada.
Jogou muitoooooooooooooo, a loira tá viva, finalmente kkkkkkkkkkkkkk, que vitoriassasa, msm tendo alguns erros da tauson, a bia fez uns winners incríveis, manteu a cabeça no lugar pra fazer aquela virada, emocionante, vamos na mesma vibe do us open do ano passado, bia fazendo um bom campeonato e indo com confiança pra o grand slam, sempre vou torcer pela bia não importa a fase, assisti todos os jogos dessa fase tenebrosa(no máximo uns 3 eu não consegui ver), e nós sabemos como é importante ganhar de uma top rank8ng finalista de wta1000
Sem dúvida valeu pela vitória, ainda mais na fase que a Bia se encontra. O jogo em si foi muito ruim, duelo entre 2 jogadoras com grande dificuldade de movimentação. Pouquíssimos pontos bem jogados. A quebra no início do 2º set foi conseguida com 2 DF da Tauson que também estourou uma bola logo após a devolução fraca da Bia. Mas a Bia não tem nada com isso e aproveitou.
O tênis feminino está muito nivelado (diria com nível médio) há muito tempo. Bia pode fazer jogo duro, e até vencer, contra a grande maioria das adversárias, basta colocar a cabeça no lugar.
Prefiro esperar mais um pouco, porque foram tantas decepções esse ano, que uma vitória como essa se torna uma grata surpresa. Pra mim ela tirou uma das potenciais candidatas ao título. E isso ficou demonstrado claramente, na hora do cumprimento. Um “iceberg”.
Boa Bia. Uma boa vitória contra uma TOP25. Na torcida para recuperar seu tênis e conseguir os resultados que vem mantendo-a no TOP30/20 nos últimos 3 anos.
Bia dando mais uma aula a fórceps para esta turma que só sabe criticar . Ficou mais uma vez provado que a fase tem fundo psicológico . E grave . Mas hoje conseguiu sair desta escuridão e jogar o jogo .
Venceu uma Tauson que tá anos-luz de ser panga . Parabéns !