Bia perde em três sets e Brasil está fora da Billie Jean King Cup

Foto: Marcelo Leão/CBT

Ostrava (República Tcheca) – O Brasil está fora da disputa pela classificação na Billie Jean King Cup. Após a derrota para a República Tcheca por 2 a 1 na última quinta-feira, a equipe brasileira também perdeu da Espanha nesta sexta. A série, que começou com Sara Sorribes vencendo Laura Pigossi em sets diretos, continuou com a derrota de Beatriz Haddad Maia para Jessica Bouzas, 69ª do ranking, por 6/3, 4/6 e 6/4 em 2h07 de partida.

Com o resultado, o Brasil já sabe que disputará os playoffs em novembro, valendo a permanência no Qualificatório Mundial de 2026. Essa fase também será disputada em grupos de três. Já República Tcheca e Espanha vão se enfrentar no sábado, valendo a classificação para as quartas de final, que acontecem em setembro, na China.

Ainda nesta sexta-feira, a equipe brasileira disputará a partida de duplas. A princípio, Bia está escalada ao lado de Luísa Stefani para enfrentar Cristina Bucsa e Sara Sorribes, medalhistas de bronze nos Jogos de Paris e campeãs do WTA 1000 de Madri. Mas os capitães podem promover mudanças.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Aos 28 anos, Bia disputou sua 33ª partida de simples pela Billie Jean King Cup. Ela é a recordista de vitórias pelo Brasil, com 21. Mas na atual temporada, a tenista tem apenas duas vitórias, nas fases iniciais do Australian Open, e perdeu os últimos oito jogos que disputou. O set vencido nesta sexta-feira foi o primeiro para ela desde fevereiro, no WTA 1000 de Doha.

O início de partida era bom para Bia, que conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. Mas a brasileira sofreu muito com o saque durante o primeiro set e fez seis duplas faltas. Com isso, permitiu três quebras à espanhola, que virou o placar com seis games seguidos.

Bia sacou melhor na segunda parcial, não enfrentou break-points e aproveitou a chance que teve de quebrar. Mas a brasileira voltou a ter problemas com seus games de serviço no último set, em que sofreu três novas quebras e terminou o jogo com nove duplas faltas. Bouzas abriu 4/2, cedeu o empate no oitavo game, mas voltou a quebrar no último game da partida. A espanhola fez mais que o dobro de winners, 23 a 11.

Subscribe
Notificar
guest
60 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rockton
Rockton
23 horas atrás

A grande surpresa foi a Bia ganhar 1 set. Feito incrível. Tinha uns 3 meses que ela sequer ganhava um set.
Se continuar evoluindo assim, acho que em 2028 vai conseguir ganhar um jogo.
Brincadeiras a parte, que fase, heim!

Última edição 23 horas atrás by Rockton
Blumenau
Blumenau
22 horas atrás
Responder para  Rockton

Ganhou um set, mas merecia ter perdido de 2 x 0. Começou muito bem, atropelando, mas aí fez 3 duplas faltas pra perder o serviço e o espírito abandonou o corpo, como sempre. Melhorou no segundo set, mais pela caída de produção da adversária do que por méritos próprios. Já passou da hora de demitir o namorado e colocar um técnico de verdade e não um professor de tênis, ela merece mais do que isso.

André Borges
André Borges
23 horas atrás

É incrível a cova mental que a Bia se enfiou… nao da pra acreditar que ela não ache caminhos para sair, parece q ela simplesmente desaprendeu a jogar tênis.

®Roger
®Roger
23 horas atrás

Ja ganhou um set…baita evolução…rsrs
E não teve pneu…ufaaaa

Última edição 23 horas atrás by ®Roger
Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
23 horas atrás
Responder para  ®Roger

Pneu moral. De 3 x 0 para 3 x 6 !!

Blumenau
Blumenau
22 horas atrás
Responder para  Marcelo Calmon

Pra não perder o costume. Me faz rir não miserável, rsrsrsrs

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
23 horas atrás

Totalmente desconcertada do jogo. Perdeu para uma jogadora comum. Um técnico e a psicóloga foram embora mas o técnico principal continua lá rindo e aplaudindo. Precisa virar a página e despachar o técnico ou namorado

canicus
canicus
23 horas atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Parece uma relação tão gasta quanto o jogo dela no momento. Se não sair dessa energia estagnada vai mofar mais ainda. Torço que ela encontre forças. É uma pessoa excepcional.

Sandra
Sandra
22 horas atrás
Responder para  canicus

Parece a mesma situação da Rybakina, mas a diferença é que a outra tem muito tênis.Nao tem mais desculpas . Tem que mudar tudo

canicus
canicus
18 horas atrás
Responder para  Sandra

Ui, eu estava pensando exatamente isso! Só que o Pacciaroni parece ter uma personalidade oposta ao do Vukov, por isso a relação Bia-Pacciaroni não desperta esse tipo de suspeita de agressão. Porém… há vários tipos de pressão emocional, até mesmo aquelas silenciosas e despercebidas aos olhares alheios. E eis aí que mora o perigo. Espero que a Bia saiba ligar o alerta em vez de ficar protegendo uma relação que não é mais benéfica pra carreira dela e tv quem sabe nem pessoalmente. Dá pra ver claramente a total dependência emocional em procura de aprovação em quadra. Não se trata mais de tênis. Apesar de todo o escândalo sobre o abuso que Rybakina estava sofrendo, ela sabia pensar sozinha durante o jogo e mandava até o Vukov calar a boca.

Alberto
Alberto
23 horas atrás

Se um time que se reabilitar chama o time do Brasil que vitória na certa .

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
23 horas atrás

mas falando sério gente: alguém acreditava em vitória do Braisil? e a Bia… oitava derrota seguida produção? daqui a pouco o guiness book chama ela. se bem que o recorde ainda é daquela chinesa, acho que com 18 derrotas seguidas. Bia precisas de terapia. não é vergonha alguma. faz bem.

Blumenau
Blumenau
22 horas atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

A continuar assim, com um saque horroroso de 5ª classe de clube e um jogo errático, explodindo a bola pra arquibancada, vai sair mais cedo do que esperamos do top 100.

Gabriel
Gabriel
22 horas atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

É da Shaui Zhang, ficou mais de um ano sem ganhar na simples, caiu para mais de 800 no ranking, contava apenas com 1 ponto de participação, só voltou a ganhar no China Open do ano passado com um WC e chegou nas quartas de final do torneio e então, voltou a avançar algumas rodadas nas simples. Um adendo, ela sempre se manteve competitiva nas duplas, chegando a finais de Slam, algo parecido com a Bia, espero que não…

Fernando Romero
Fernando Romero
21 horas atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

O problema não é acreditar ou não na vitória do Brasil. Qquer pessoa com um mínimo de conhecimento de tenis sabia que a classificação nesse grupo era quase impossível. O que me deixa constrangido é a maneira pela quais as derrotas acontecem. Uma mediocridade técnica total, de todas as jogadoras. Elas não tem culpa, pois não pediram para ir lá representar o Brasil. Elas são o que temos de melhor e foram convocadas para pagar esse vexame chamado Brasil, quando se trata de tênis. E pra completar temos os comentários idiotas do pessoal da ESPN. Eu não sei porque existe esse tabu no meio tenistico, de que comentarista não pode criticar jogadores. A Haddad Maia faz as maiores besteiras na quadra e o comentarista diz que o mérito foi da adversária que soube jogar bem o ponto. O vexame do futebol no 4×0 na Argentina gerou um massacre, com justa razão, dos comentaristas do ramo. Esse vexame de hoje contra a Espanha, guardadas as devidas proporções é muito equivalente ao da Argentina e o pessoal da ESPN continua passando o pano. Isso é um desrespeito para com o telespectador.

EVGS
EVGS
20 horas atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

O recorde é de 24 derrotas seguidas, da chinesa Shuai Zhang, espero que a Bia não chegue nem perto desse recorde negativo.

https://tenisbrasil.uol.com.br/shuai-zhang-encerra-jejum-de-vitorias-apos-24-jogos-e-603-dias.html

André Lima
André Lima
23 horas atrás

Como todos disseram a Bia conseguiu ganhar um set, a espanhola também via de má fase …. Mas mesmo que o Brasil tivesse ganhado esse confronto dificilmente o Brasil se classificaria. E alguém falou que ela não tomou pneu … mas tomou simbólico estava 0/3 pra bia e tomou 6/3 e 1/0 perdeu 7 games seguidos … enfim agora é
Voltar pro circuito e continuar lutando… o tênis está lá … é só se encontrar novamente.

Rockton
Rockton
23 horas atrás
Responder para  André Lima

Acho que o tênis não está mais lá. Já foi embora faz tempo.
Mas tá bom. Foi na BJK e pegou o cheque, talvez tenha sido um valor maior que uma primeira rodada de WTA, que é o máximo que ela está conseguindo.

Blumenau
Blumenau
19 horas atrás
Responder para  Rockton

De cheque em cheque está fazendo um pé de meia pra aposentadoria, que está logo ali na frente, se usar a cabeça, sai por cima e vai ser comentarista da ESPN.

Horacio
Horacio
23 horas atrás

Bia perdeu uma boa oportunidade de jogar a BJK sem ter seu treinador a seu lado. Porém ele esteve ahí e foi evidente que tem uma grande dependência. Numa troca de lado ela começou a conversar com Pacciaroni e quando acabou passou frente a Peniza sem sequer olhar para ele.

canicus
canicus
22 horas atrás
Responder para  Horacio

Deve ter sido por isso que o coach Francês adicional deu no pé antes de queimar seu filme.

Jackson
Jackson
23 horas atrás

E aquele técnico que disse que esse novo formato favorece a dupla do Brasil…E eu disse no Post…O que adianta favorecer a dupla…Se os jogos de simples vem primeiro…E quase certo 2 derrotas na simples…O que vai adiantar o jogo de duplas…Resumindo o Tênis do Brasil já começa errado no Técnico…kkkk

Tom França
Tom França
23 horas atrás

Tô dizendo, essa atleta entrou no “modo Luan” do Grêmio, ou seja, não consegue mais achar o jogo que um dia teve. O pior ainda não é agora! O pior mesmo vai ser quando ela começar a despencar na tabela e voltar a jogar chalengers, até decidir a se aposentar com dignidade, e a gente parar de ficar assistindo o óbvio. Permanecer nisso, é fazer curso intensivo de masoquismo.

Blumenau
Blumenau
22 horas atrás
Responder para  Tom França

Vamos ter que escolher torcer por ela ou pela Pigossi nos chalengers da vida.

canicus
canicus
23 horas atrás

Ainda bem que o Peniza escalou a Pigossi pras duplas e deixou a Bia descansar mentalmente. É muita carga no ombro dela. Acho bastante injusto e sem noção mesmo inclusive tê-la escalado pra BJKCup. Ela precisa de um momento fora dos holofotes e de tanta cobrança. Só tá piorando. É um acúmulo de decepção. Qualquer jogador tem esse direito de fazer uma pausa. Tem vários exemplos no circuito.

Blumenau
Blumenau
22 horas atrás
Responder para  canicus

Mas tem que perguntar primeiro ao técnico namorado se ele deixa e se ela quer.

NFdS
NFdS
22 horas atrás
Responder para  canicus

Ela não devia ter ido, isso é certo. Está comprovado. Só serviu pra abalar mais o psicológico dela, duas derrotas para jogadoras com rankings inferiores, com direito a um pneu. Devia estar treinando para o saibro, repensando muita coisa nas estratégias de jogo, nos esquemas de treinamento, acompanhamento de psicólogos etc

José Carlos
José Carlos
19 horas atrás
Responder para  canicus

Ninguém colocou um revólver na cabeça dela e a obrigou a embarcar para o leste europeu. Ela foi porque escolheu ir. Se trata de uma mulher adulta com 30 anos de idade…. e que precisa ser responsabilizada pelas escolhas que faz. Ficar infantilizando e tratando como inimputável uma mulher feita, tal qual fazem seu técnico, boa parte da mídia especializada, torcida e patrocinadores é o que explica o porquê dela – uma das juvenis mais qualificadas de sua geração – ter tido uma carreira profissional tão aquém do que poderia ter sido.

William
William
23 horas atrás

Ela tem que trocar tudo , não eh possível , manda embora o namorado , mantenha ele no pessoal , se for o caso , traz uma equipe nova , se retira do circuito por uns dois meses treine pesado se tiver treinando na Europa onde vai começar a gira de saibro feminino entra em alguns só pelo cheque e volta aos treinos , mas com foco , ela pode dar a volta por cima eu acredito , mas ela tem que acreditar em si própria …

Reginaldo Rabelo
Reginaldo Rabelo
22 horas atrás

Totalmente fora de fóco. O pior virá no 2o Semestre quando ela tem muitos pontos a defender.

Arthur
Arthur
19 horas atrás
Responder para  Reginaldo Rabelo

Mas quando chegar lá ela vai vencer algum torneio, quer apostar?

Blumenau
Blumenau
7 horas atrás
Responder para  Arthur

Eu quero apostar contigo que ela não vai ganhar nada e terminar o ano quase saindo do top 100.

Santista
Santista
22 horas atrás

Gostaria de formular duas questões e se alguém puder responder…

A) Brasil é obrigado a participar da BJK cup ? Se não, não seria melhor ficar fora e não passar vegonha ?
B) Não seria hora do Rafael pedir para Bia focar mais nos drop shots e subida de rede aproveitando seus quase 1,85 de altura / envergadura , pois não sai da mesmice.

Fernando Romero
Fernando Romero
20 horas atrás
Responder para  Santista

A) concordo que seria melhor evitar o vexame não participando.
B) ela não tem toque bola para executar drop shots e é super lenta pra subir para a rede. Além do que voleia mal.

Gabriel
Gabriel
19 horas atrás
Responder para  Santista

Bia joga no estilo Keys, pancadaria de fundo e só ganha o ponto se assumir o controle antes, ela tem fundamentos defensivos como fraqueza, muito pela sua altura e ganho recente de muita massa muscular, logo velocidade com ela não combina. Quanto as variações, infelizmente ela não tem sutileza e toque para isso, e tudo bem, é uma operária do tênis, não tem um talento natural fora da curva. Bia até teria sucesso com o jogo de pancadaria no fundo se tivesse confiança na sua agressividade, o que não tem e nunca teve, ela tende a ir pra defesa, mesmo com seu biotipo não favorecendo isso e o que afunda seu jogo mesmo é o saque pífio, acredito que o pior entre as cabeças de chave do tour, mina a confiança e a faz ficar tão vendida nos games de saque quanto uma Errani

José Carlos
José Carlos
19 horas atrás
Responder para  Santista

Beatriz vai fazer 30 anos e não acrescenta nenhum elemento técnico novo no seu jogo desde 2022. Não vai acontecer. Inclusive porque ela está plenamente satisfeita com a qualidade e o desempenho de sua comissão técnica medíocre.

Roberto
Roberto
22 horas atrás

CTRL V & CTRL C

Renato
Renato
18 horas atrás
Responder para  Roberto

Nessa ordem não dá certo, vc TB é ruim no que faz

Blumenau
Blumenau
7 horas atrás
Responder para  Renato

hahahaha, ele inverteu a sequência. Neste caso a ordem dos fatores altera o produto, rsrsrsrs

Luciano
Luciano
22 horas atrás

Bia vai entrar para o guiness book heim!!! Jogadora com maior número de derrotas seguidas no tênis!! Incrível ela só apanha

SANDRO
SANDRO
22 horas atrás

A temporada feminina de saibro começou em 31 de Março de 2025 com o WTA 500 de CHARLESTON… Em vez de Beatriz Haddad disputar este torneio que vale 500 pontos no ranking, preferiu priorizar o torneio de quadra dura na República Tcheca: essa Billie Jean King Cup que não vale NADA para o ranking e deveria ser disputada só por juvenis ou por jogadoras que não estão no topo… Agora, ela ganha mais um jogo de duplas já que a espanholas devem se poupar para decisão contra as tchecas…

Luciano
Luciano
22 horas atrás

Mas o mais divertido é quando chega a semana da bjkcup o discurso e sempre o mesmo ..Gostamos do piso..treinamos bem time tá unido.. aí quando começam os jogos volta -se a realidade triste do tênis feminino do Brasil e mais um vexame acontece perde todos os jogos!!

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
20 horas atrás
Responder para  Luciano

Duscurso de disco furado. Só tem uma música

Francisco de Oliveira Neto
Francisco de Oliveira Neto
22 horas atrás

Eu como um jogador pra lá de sofrível, difícil ganhar algum jogo lá no clube, vou tentar marcar um jogo com a Bia, quem sabe assim ganho uma.

Blumenau
Blumenau
7 horas atrás

A hora é essa.

Realista
Realista
22 horas atrás

Difícil é acreditar que a Bia já foi top10 um dia e atualmente ainda é 17. Ok, o ranking do segundo semestre do ano passado garante ela.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
22 horas atrás

Como disse há 2 semanas atrás, a Bia fez uma aposta alta mantendo esse técnico depois de dispensar o auxiliar estrangeiro e sua psicóloga. Ela tinha que provar em quadra que sua decisão estava correta. Mas o que aconteceu foi o contrário.

Está mais do que claro que o problema da Bia não era sua psicóloga nem seu treinador estrangeiro. O PROBLEMA É SEU TÉCNICO BRASILEIRO. Se ela tem um relacionamento afetivo com ele, deve saber separar as coisas…pois esse treinador não está mais conseguindo acrescentar nada de novo ao jogo dela.

O jogo da Bia está pobre, lento e previsível. Está chato assistir a Bia jogar sem nenhuma perspectiva de melhora. Seu saque está fraquíssimo; seu forehand está descalibrado; sua movimentação está pesada e lenta.

Bia já entra em quadra com olhar perdido, apática e sem ânimo. Sua confiança está ZERO…e seu psicológico está bastante afetado. E não vai ser esse técnico que irá reverter isso.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
21 horas atrás

Terrível

Blumenau
Blumenau
19 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Pelo menos hoje ela não tomou um pneu.

Sidney
Sidney
21 horas atrás

Olha que essa espanhola joga com uma retaguarda avantajada!
Vai aprender a sacar, Bia e parar de cerrar a mão!

F.F.
F.F.
21 horas atrás

Algumas constatações
As entrevistas antes e durante os confrontos são fora da realidade. Terríveis e delirantes…o piso ajuda, a amizade ajuda, que se conhecem…bla bla bla sem fim

A Haddad Maia levar seu técnico para confrontos de seleções, desmoraliza por completo o técnico da equipe . Lamentável

Por mais fraca que seja essa equipe tupiniquim fica um ar de constrangimento enorme

Segue o jogo e como disse o Sá, os Thiagos estão voando

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
20 horas atrás
Responder para  F.F.

Concordo. E essa questão do técnico da Bia já deu, chega. Sempre rindo e aplaudindo.

Blumenau
Blumenau
19 horas atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Aplaudindo não, batendo palminha, rsrsrsrs.

Blumenau
Blumenau
19 horas atrás
Responder para  F.F.

Mas como é técnico e ao mesmo tempo namorado, ela tem que levar. Aonde vai a corda, vai a caçamba.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
17 horas atrás
Responder para  F.F.

O Ibis do tênis feminino

Zildo Bantu
Zildo Bantu
20 horas atrás

Normal. Bia sendo Bia.

Wagner Jobson
Wagner Jobson
20 horas atrás

Que fim levou a Bia!! Essa maré não tem fim…

Edu Martins
Edu Martins
19 horas atrás

Nada está perdido, artilheiros de futebol também passam por isso, não fazem gol nem que a vaca tussa, é uma má fase, competência ela tem, sigo paciente torcendo por ela!

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
17 horas atrás

A Bia está virando o Ibis do tênis feminino.

Melhor parar, tirar um tempo sabático e voltar lá no fim do ranking. Acho q a cabeça dela vai funcionar melhor buscando uma recuperação do q se ficar com ranking protegido.
Aposto nisso.

Ronald
Ronald
6 horas atrás

Entrou numa fase tipo a do Bellucci ! A Bia há pouco tempo podia ganhar de qualquer uma. Hoje pode perder pra qualquer uma.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.