Suíça ou Polônia: a United Cup terá um novo campeão

Sydney (Austrália) – Sem estar cotadas para chegar à decisão quando o torneio começou, Suíça e Polônia se credenciaram para disputar o título da United Cup neste sábado, com vitórias apertadas vindas somente no jogo de duplas. O confronto acontece a partir das 3h30 deste domingo na arena Ken Rosewall, com transmissão da NSports.

Na primeira fase, a Suíça fez 3 a 0 na França e 2 a 1 na Itália para se classificar em primeiro do Grupo C, em Perth. Nas quartas superou a Argentina por 2 partidas a 1, assim como nas semifinais, quando passou pela Bélgica pelo mesmo placar.

Belinda Bencic, 11ª do mundo, tem sido o absoluto do time, tendo vencido todos seus jogos de simples e também os de duplas mistas, ao lado de Jakub Paul, três deles essenciais para o avanço do time. O veterano Stan Wawrinka venceu apenas um de seus quatro jogos e se despede oficialmente do circuito em 2026.

Por seu lado, a Polônia venceu a Alemanha e a Holanda por 3 partidas a 0 e terminou como líder do Grupo F, em Sydney. Já nas quartas de final, superaram o time dono da casa, a Austrália, por 2 a 1, mesmo placar que derrotaram os atuais campeões, os Estados Unidos, na semifinal. Hubert Hurkacz tem sido a boa surpresa, já que voltou às quadras após sete meses de inatividade e obteve ótimas vitórias. Iga Swiatek esteve também na final do ano passado e a dupla formada por Katarzyna Kawa e Jan Zielinski se mostrou até aqui muito confiante.

Bencic perdeu o primeiro set de simples diante de Elise Mertens neste sábado e se mantém em ótima forma e muito confiante. “Hoje eu me superei. Foi um jogo um pouco estranho devido à mudança de cidade e isso me deu certo nervosismo, me senti desconectada e ansiosa em alguns momentos”, explicou. Seu retrospecto contra Swiatek não é dos melhores: são cinco derrotas em seis jogos, sendo quatro consecutivas, com única vitória no US Open de 2023.

Finalista também em 2024 e 2025, tendo perdido o título para Alemanha e Estados Unidos, a Polônia acha que enfim chegou a sua vez. “Esta semifinal foi muito longa e tensa, cheia de emoção em cada partida. Estou muito satisfeito com meu desempenho em simples, principalmente hoje contra Taylor Fritz, tendo feito uma partida tão desgastante contra Alex de Minaur dias atrás. Contra Wawrinka, será um jogo divertido”, afirmou Hurkacz, que só enfrentou uma vez o veterano suíço, tendo vencido justamente na United Cup de 2023.

O confronto dá a largada às 3h30 deste domingo com a partida feminina. Não antes das 5h, acontece o jogo masculino. Caso seja necessária a dupla mista para decidir o título, ela acontece logo em seguida.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.