PLACAR

Bia despacha Navarro e encara “freguesa” Sakkari nas oitavas

Foto: Jimmie48/WTA

Madri (Espanha) – Em duelo equilibrado entre duas cabeças de chave, a paulista Beatriz Haddad Maia fez valer o melhor ranking e despachou a norte-americana Emma Navarro, de 22 anos e atual 23 do mundo. A número 1 do Brasil e 14 do raking fez uma boa partida neste sábado e conquistou mais uma vitória no WTA 1000 de Madri, gastando 1h53 para triunfar em sets diretos, com duplo 6/4.

Eliminada na estreia nas duas vezes que disputou a chave principal do torneio, Bia chega nas oitavas de final pela primeira vez e terá pela frente a grega Maria Sakkari, que mais cedo bateu a norte-americana Sloane Stephens. A brasileira tem ótimo histórico contra a atual número 5 do mundo, vencendo os três embates anteriores.

Com duas vitórias seguidas pela primeira vez desde fevereiro, a brasileira recupera momentaneamente o 13º lugar e já pode avançar ao 12º em caso de quartas e derrota de Jasmine Paolini. Ao mesmo tempo, a maior ameaça de ser ultrapassada cabe a Danielle Collins, que no entanto precisa ganhar duas rodadas a mais.

Tática ofensiva rende frutos

Assim como em suas últimas partidas, Bia oscilou um pouco, principalmente no primeiro set, mas teve como um dos alicerces para a vitória o bom desempenho com o primeiro saque, vencendo 72% dos pontos, enquanto o aproveitamento com a segunda bola ficou apenas em 37%. Outro ponto positivo foi jogar bem quando foi pressionada, salvando seis dos sete-break-points que enfrentou.

Com uma tática de ir mais à rede assim que conseguia uma bola mais profunda, Bia cortou um pouco o tempo de Navarro e teve sucesso. Além disso, mostrou variedade e qualidade nos saques, com boas bolas abertas e alguns firmes no meio.

Bia foi a primeira a conseguir uma quebra, batendo o saque da rival no terceiro game. Contudo, a resposta de Navarro foi imediata, devolvendo a desvantagem em um disputado quarto game, precisando de três break-points para buscar a igualdade. Só que no sétimo game a paulista voltou a ficar na frente, anotando nova quebra sobre a norte-americana.

Com a vantagem no placar, a número 1 do Brasil seguiu na frente até sacar para fechar o set em 5/4. Ela teve trabalho para confirmar o serviço, enfrentou três break-points até ter o primeiro set-point, que logo foi convertido, garantindo 1 a 0 para Bia no placar.

Bia mantém pressão no segundo set

Aproveitando o bom momento, a canhota pressionou Navarro na largada da segunda parcial e teve quatro chances de quebra, mas a norte-americana salvou todas. No game seguinte, foi a vez de Bia confirmar após salvar um break-point. As sacadoras então prevaleceram e as chances de quebra voltaram apenas no sério game, quando Bia deixou escapar mais um break-point.

O nono game foi bastante movimentado, começando com uma correção do árbitro de cadeira, que deu dentro uma bola marcada fora pelo juiz de linha quando Navarro sacava em 15-30. A norte-americana perdeu o ponto seguinte e encarou 15-40, salvou dois break-points seguidos, teve um game-point e depois encarou mais dois break-points, sucumbindo no segundo.

Bia então foi para o saque e fechou o jogo no primeiro match-point que teve. Ela terminou o jogo com 63% de aproveitamento com o saque, contra 59% de Navarro. Ambas sofreram para quebras, mas a brasileira foi melhor, aproveitou três dos 11 break-points (27%), enquanto a norte-americana converteu apenas uma das sete oportunidades (14%)

32 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
24 dias atrás

E a onda brasileira continua varrendo lá em Madri. Hoje foi só felicidade! Já estamos no lucro. Que torneio maravilhoso.

Andrade
Andrade
24 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Bia é sensacional. Permanecerá no Top 15 ou Top 20 por muitos anos. Ainda teremos muitas alegrias com ela.

ANTONIO
ANTONIO
24 dias atrás

Achei Bia nervosa no 1 set , no segundo jogou firme avante Brasília Storn agora pegar a freguesa

Adalberto
Adalberto
24 dias atrás

Sofrendo, mas calando os negativistas! kkk….

Adalberto
Adalberto
24 dias atrás
Responder para  Adalberto

Ah…
Round of 16 Prize €88,440 (R$ 484.001,19), kkkkk….
Muito preocupada com os haters Realista…kk

Adalberto
Adalberto
22 dias atrás
Responder para  Adalberto

Sabe, não entendo a cabeça de torcedor, parece que perde(mos) a racionalidade, afff… kk…
Parece que esquecem que o tênis é um esporte mental e estratégico. Que os jogadores precisam tomar decisões rápidas e adaptar suas táticas com base no que está acontecendo naquela partida, naquele game ou naquele ponto.
A imprevisibilidade surge a todo momento: quando um jogador surpreende o adversário com uma jogada inesperada, como um slice, lob ou voleio, etc…
O vento, a umidade e a temperatura afetam a trajetória da bola. Uma rajada de vento pode mudar completamente o curso de um ponto.
Os erros não forçados, como bolas na rede ou fora dos limites, são comuns no tênis. Eles podem ocorrer devido à pressão do momento, fadiga ou simplesmente por baixa concentração naquele ponto.
Além disso, os jogadores têm que se adaptar aos estilos de jogo distintos. Alguns preferem atacar, enquanto outros são mais defensivos. Isso pode mudar de um ponto, game ou set para outro!
Ou seja, esse caminhão de variedades cria situações imprevisíveis.
Em resumo, o tênis de quadra é imprevisível porque combina elementos como superfícies variadas, estratégia, habilidades individuais e fatores climáticos. Cada partida é uma emocionante batalha de inteligência e agilidade, onde qualquer coisa pode acontecer!
E nisso está a beleza desse esporte fantástico!
VQV BIA! CONTINUAMOS NA TORCIDA!

André
André
24 dias atrás

Grande resultado, faz muito tempo que não conseguia duas vitórias seguidas e ter atingido esse feito lhe darä muita tranquilidade. Se quiser passar pela grega vai ter que jogar mais, mas as condições são bem favoráveis. Agora é torcer.

Fernando S P
Fernando S P
24 dias atrás

Aguardando as justificativas do “Realista” sobre a vitória da Bia. Provavelmente porque a Navarro estava usando uma saia verde, e nunca na história de Madri alguém venceu usando essa cor de saia numa noite de sábado. Nesse nível aí…rs.

O realista
O realista
24 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Para mim, um resultado normal levando em conta a Bia que conquistou o top15. A Navarro ainda está começando sua trajetória em alto nível… ainda não sabemos tanto do potencial dela.
O único porém é que a Bia poderia se desestabilizar mentalmente como de costume e acabar perdendo, mas isso não ocorreu. Madrid tem ótimas características para ela, e seu saque acaba ganhando uma melhorada nessas condições.

Casagrande
Casagrande
24 dias atrás
Responder para  O realista

Mas na sua conta a Bia sempre foi top 200 e tinha que focar nas duplas. Usando como argumento um fato que sempre negou. Qual é!?

Adalberto
Adalberto
24 dias atrás
Responder para  Fernando S P

kkk…
Quem se esconde atrás de um adjetivo (Realista) é porque tem medo da realidade, kkk…

Vanessa
Vanessa
23 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Aii para! Não sabia dessa da saia, realmente uma escolha arriscado da americana kkkkkkkkkkk

Andre Borges
Andre Borges
24 dias atrás

Ponto negativo: desperdiçou trocentas chances
Ponto positivo: não perdeu a cabeça e construiu novas chances.

Rodrigo
Rodrigo
24 dias atrás
Responder para  Andre Borges

No segundo set, quando o árbitro chamou atenção de alguma coisa.. Talvez pela demora do saque, pensava que ela ia se perder. Mais seguiu firme

André Borges
André Borges
24 dias atrás
Responder para  Rodrigo

Eu pensei que ela ia se enterrar quando devolveu o segundo serviço pra fora e no game seguinte de saque da Navarro desperdiçou o 15×40, pensei que era o fim.

Fernando Romero
Fernando Romero
24 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Sobre as trocentas chances perdidas, é curioso como a Haddad Maia joga mal break point a favor. Em quase todos os casos ela devolve para fora o saque da adversária, mesmo no segundo saque. Não é um problema tecnico, só pode ser mental.

João Sawao ando
João Sawao ando
24 dias atrás

Deve ganhar da Maria

Edinho Godoy
Edinho Godoy
24 dias atrás

Bora!!! Aos poucos deixando as dúvidas ora trás.

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
24 dias atrás

Vamooooo!

Fábio
Fábio
24 dias atrás

VAMO QUE VAMO BIAAAA! MAIS UM DA GRÉCIA PARA SER DERROTADO… ESSA GREGA NAO TEM CHORO DE MAMÃE NÉ? NAO TEM PAPAIDOUPOULOS NE? KKKKK

Fábio
Fábio
24 dias atrás

DONT CRY FOR ME SAKKARINA…

Fukuha
Fukuha
24 dias atrás

A Bia venceu , mas ainda demonstra intranquilidade e ansiedade. Começou o jogo passando bola no meio e só melhorou quando foi pras bolas.
Mestre Dalcim, vc atribui a inconstância da Bia por qual motivo?

José Nilton Dalcim
Admin
24 dias atrás
Responder para  Fukuha

Me parece mais caso de ansiedade.

Rodrigo
Rodrigo
24 dias atrás

0/ vamos vamos Bia.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
24 dias atrás

Acho que a Navarro teve um profundo descorfoto, pois caso contrario ja sis seria batida.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
24 dias atrás

Bia juntou-se a Monteiro. Os brasileiros fazendo bonito em Madri. Bela vitória.

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
24 dias atrás

Parabéns para a Bia. Ganhou de uma adversária qualificada, que vive um bom momento. Agora vai enfrentar a Sakkari que é outra que está num excelente momento, principalmente conseguindo controlar as emoções e jogando o seu melhor. Apesar do histórico favorável à Bia, acredito que a Sakkari é favorita. Se a Bia conseguir chegar nas quartas, provavelmente reverá a Iga. Porém, a Iga terá que passar pela Sara Sorribes que joga com o apoio da torcida.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
24 dias atrás

Boa Bia,vamos pra cima!!!

Carlos Roberto Gomes
Carlos Roberto Gomes
24 dias atrás

Parabéns ganhou de uma adversária difícil. Melhorou muito o primeiro saque, o segundo eu acho que precisa melhorar bastante, pelos números acima mencionado: o primeiro saque, vencendo 72% dos pontos, enquanto o aproveitamento com a segunda bola ficou apenas em 37%.

PAULO CEZAR DE SOUZA
PAULO CEZAR DE SOUZA
24 dias atrás

Parabéns pela difícil vitória em cima da Navarro. Finalmente a confiança voltou. Allez Bia!!!

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
24 dias atrás

Boa Bia, Parabéns, adquirindo confiança. Só não pode ficar falando que é favorita contra a Sakkari. para mim jogo parelho, a melhor no dia vencerá

Jorge Luiz
23 dias atrás

Parabéns Bia orgulho do Brasil

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE