Bia consegue mais uma virada e Brasil passa à frente em SP

Foto: Luiz Candido/CBT

São Paulo (SP) – O Brasil passou à frente no confronto contra a Argentina pelos playoffs da Billie Jean King Cup e agora está a uma vitória de voltar ao Qualificatório Mundial da competição em 2025. Depois de salvar dois match-points na última sexta-feira, Beatriz Haddad Maia conseguiu mais uma virada e superou a jovem de 20 anos Solana Sierra, marcando as parciais de 1/6 6/4 e 6/1 em 1h51 de partida no Ginásio do Ibirapuera.

Bia vinha de um jogo duro contra Jazmin Ortenzi e pode ter ainda mais uma partida para disputar neste sábado. Ela está escalada para um eventual quinto jogo de duplas ao lado de Ingrid Martins contra Martina Capurro e Melany Krywoj.

Mas o Brasil tem a chance de definir o confronto já na quarta partida da série, com Laura Pigossi em quadra. A paulistana de 30 anos e número 2 do Brasil enfrenta Jazmin Ortenzi. Será também uma oportunidade de revanche para Pigossi, que foi superada pela rival na semana passada durante o WTA 125 de Cali

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Aos 28 anos, Bia tem agora 21 vitórias e apenas 10 derrotas nas partidas de simples da Billie Jean King Cup e venceu cinco das últimas seis, nos confrontos contra Coreia do Sul no ano pasado, além de Alemanha e Argentina este ano. Com a vitória, Bia se tornou a recordista de vitórias do Brasil (somando simples e duplas) na Billie Jean King Cup, com 31 no total, ultrapassando as 30 da baiana Patrícia Medrado. Bia também é a detentora do recorde de simples, agora com três vitróias a mais que Medrado.

Início tenso para a brasileira e muito apoio da torcida

Como já havia acontecido na noite anterior, Bia teve dificuldades em seus games de saque no início da partida e sofreu duas quebras consecutivas. Ela saiu perdendo por 4/0. E sequer conseguiu um break-point no primeiro set, mesmo nos games mais longos do serviço da argentina, que chegou a ter 5/0. Só então, a brasileira conseguiu fazer um game e tirou um peso das costas, passando a jogar mais solta no fim do set, mesmo que a argentina tenha fechado por 6/1. Novamente o desmepenho com segundo saque chamou atenção, apenas um ponto em seis possíveis.

Logo na abertura do segundo set, Bia escapou de um 15-40, que poderia deixá-la em situação complicada na partida. Depois, ganhou confiança e passou a confirmar seus games de saque sem maiores riscos. Com o tempo, a pressão sobre o saque de Sierra aumentava, especialmente quando a argentina não colocava o primeiro serviço em quadra.

Além das devoluções mais agressivas e do maior peso de bola da brasileira, o ambiente do Ibirapuera jogava a favor da tenista da casa. Bia teve três break-points quando liderava por 2/1, mas só conseguiu a quebra no último game da parcial. Foram necessários seis set-points em um game muito longo. Sierra salvou pelo menos três com winners de forehand na paralela, arrancando aplausos. Mas a explosão do público veio quando Bia finalmente conseguiu fechar o set e igualar o jogo.

Bia soube aproveitar o bom momento na partida e o apoio da torcida, vibrando e interagindo com o público com mais frequência. A brasileira começou a construir vantagem no terceiro set, conseguiu duas quebras para abrir 4/0 no placar. E mesmo perdendo um game de saque, após um breve período de oscilação, a diferença no placar permitiu que Bia continuasse bastante segura para conseguir mais uma virada, definindo a partida com ace para colocar o Brasil em vantagem no confronto.

15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
jose carlos
jose carlos
27 dias atrás

Com a cabeça nas férias ja. E indo pra qualquer lugar do mundo a 30.000 kms de distância do Pacciaroni e o bloqueando no telefone e nas redes sociais tem totais condições de fazer uma temporada 25 melhor. Mas ela não vai faze-lo porque esta plenamente satisfeita com todos os aspectos do seu jogo e a culpa é dos outros.

Última edição 27 dias atrás by jose carlos
Andre Borges
Andre Borges
27 dias atrás
Responder para  jose carlos

Ahuahauhauahauhauhaua ri demais

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
27 dias atrás
Responder para  jose carlos

Hahahahahaha

Luciano
Luciano
27 dias atrás

Será decidido nas duplas..pq contar com a pigossi esquece

Andre Borges
Andre Borges
27 dias atrás

A diferença técnica é abismal. Bastou a Bia elevar seu nível de jogo de 10% pra 40% e não teve mais jogo.
Hoje muito rapidamente, no início do segundo set, ela já se ligou que bastaria ir pra pancadaria sem buscar o winner que a adversária não conseguiria sustentar. No último game até balão a Bia deu e a hermana com um Ibirapuera inteiro nas costas entregou o ENF.

Adalberto
Adalberto
27 dias atrás

Bia, n.1 com autoridade!

Helton
Helton
27 dias atrás

A Bia faz a alegria da plateia e dos patrocinadores, pois com ela não tem jogo de 50 minutos e sempre tem emoção.

Fernando
Fernando
27 dias atrás

Fim de feira
Inacreditável

Dilson Silveira
Dilson Silveira
27 dias atrás

Enfrentando duas adversárias inexpressivas, uma 154 e a outra 274 no ranking e ainda com o apoio da torcida, mesmo assim Bia sofreu. No 10o. game do 2o. Set de hoje conseguiu fechar sem fazer um ponto, todos foram erros não forçados da Argentina, sendo 3 deles bolas fáceis na rede, isso demonstra nenhuma iniciativa mesmo jogando para fechar o Set. 2025 promete, promete muito sofrimento….

Andre Borges
Andre Borges
27 dias atrás
Responder para  Dilson Silveira

Exatamente o que deveria ter feito desde o primeiro ponto, trocar porrada e esperar o ENF.

Luciano
Luciano
27 dias atrás

Como havia comentado mais cedo Bia 2 x Argentina 2 Bia carrega o time nas costas Pigossi não tem a menor condição ganhou ridículos 3 games hoje!! Rezar pra Bia novamente salvar o Brasil nas duplas

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
27 dias atrás

Parabéns para a Bia por mais essa vitória e por liderar o time brasileiro. O importante é o resultado final. O jogo é melhor de três sets. Então, ganhou em três sets é o que vale. A adversária tem 20 anos, tem qualidade, foi finalista do Torneio Roland Garros Juvenil em 2022, e não tinha nada a perder no jogo. Os reclamões de plantão, que têm discurso pronto para cada tipo de resultado, imagino que acham fácil entrar como favorita, com a obrigação de vencer e sendo uma estrela solitária do time como é a Bia para o Brasil.

Fábio
Fábio
27 dias atrás

Apenas eu percebi potencial na Sierra ou mais alguém?

Sadi
Sadi
27 dias atrás

Número 5 ou 500, será isso sempre

Tom França
Tom França
27 dias atrás

Se não for sofrido e com três sets, não é Beatriz Maia.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.