Bia ainda pode muito mais

Passo a passo, Beatriz Haddad Maia começou a tão aguardada reação. Primeiro foi o vice em Cleveland, um WTA 250 que deveria ter vencido, estendeu-se pela campanha sólida no US Open, onde jogou por vezes seu melhor tênis da temporada, e agora se concretiza com o título no 500 de Seul, um torneio que a levou a exigências diferentes ao longo da semana.

Com essa reação tão bem-vinda, Bia volta ao 12º do ranking tradicional, que será sua mais alta classificação desde o final do Australian Open, em janeiro. Aliás, ela aparecerá pela 14ª vez nessa faixa tão privilegiada, sendo duas delas como top 10 e outras dez como 11ª colocada.

E a distância para um eventual retorno ao top 10 não é nada expressiva: são 180 pontos até Barbora Krejcikova, com a vantagem de Bia não ter absolutamente nada a defender nas próximas quatro semanas, já que suas campanhas de 2023 foram ruins: estreia do 1000 de Pequim, segunda no 250 de Hong Kong e primeira rodada no 250 de Nanchang. Tão fracos que nenhum desses pontos estão hoje contabilizados nos seus 18 melhores resultados vigentes. Enquanto isso, Krejcikova precisa repetir 315 pontos no mesmo período e Daria Kasatkina, 185.

Claro que, ao finalizar a temporada, Bia perderá os 700 pontos do extinto Elite e portanto, caso realmente recupere um posto no top 10, terá de abrir margem sobre as concorrentes para se manter nessa posição, o que realmente parece mais difícil.

Para medir essa dificuldade, ideal mesmo é olharmos o ranking da temporada, ou seja, de janeiro até agora. Bia atinge o total de 2.316 pontos, o que serve para mantê-la na faixa das 20 mais bem colocadas mesmo que não se saia bem nos próximos torneios. Atingir o 10º lugar exigirá que a brasileira some pelo menos 662 pontos, sem considerar é claro o desempenho das adversárias. É difícil. A vaga no Finals parece ainda mais distante, embora não inviável: cerca de 1.200 pontos. Tal meta teria de ser alcançada nos dois 1000 (Pequim e Wuhan) e dois 500 (Ningbo e Tóquio) que fecham seu calendário, ou seja um total de 3.000 pontos em jogo dos quais teria de anotar pelo menos 50% de eficiência.

E aí vem a questão mais delicada: Bia ainda precisa melhorar tecnica e taticamente em todos os aspectos. A campanha de Seul teve apenas quatro partidas – saiu direto na segunda rodada por ser cabeça 3 – e as três primeiras adversárias não andam lá bem das pernas, caso da australiana Ajla Tomljanovic, mera 122ª, e da qualificada Polina Kudermetova. 163ª. Claro que a experiente Veronika Kudermetova, hoje 44ª, foi uma vitória bem mais importante, ainda mais porque era rodada dupla de sabado. E por fim veio o verdadeiro desafio: Kasatkina, 12ª do ranking, que ainda por cima abriu 6/1 e 3/1.

Se analisarmos rapidamente o desempenho de Bia na campanha, veremos que na média o aproveitamento de primeiro saque deixou a desejar, como foram o caso dos 43% de acerto contra Polina ou dos 51% frente a Tomljanovic, sem falar que muitos segundo serviços foram um tanto empurrados. Mesmo na reação excelente sobre Kasatkina neste domingo, o total de erro de cada tenista foi de 41, muito acima dos winners (18 a 11 em favor da brasileira).

Ao mesmo tempo, temos de ver como pontos positivos justamente o fato de Bia vencer tendo de trabalhar mais os pontos, novamente mostrando bom deslocamento e defesas apuradas, assim como o controle emocional necessário. Na decisão de hoje, não apenas se viu perigosamente atrás do placar, como também discutiu com a árbitra num game muito importante, o nono do segundo set, onde logo depois ainda precisou evitar um break-point com cara de match-point. Ou seja, superou a tensão e ainda cresceu demais no terceiro set, quando novamente forçou o forehand para impedir quebra e possível aperto da russa.

A ótima notícia, no final das contas, é que Bia pode mirar novamente o top 10 tanto agora como no começo da próxima temporada e ainda com margem grande para evoluir em todos os aspectos, dos quais o saque e o emocional me parecem fundamentais. Eu fiquei confiante para 2025 e você?

230 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arthur
Arthur
11 dias atrás

Troca de técnico bia

João Sawao ando
João Sawao ando
11 dias atrás
Responder para  Arthur

Tá bom….rs

Adalberto
Adalberto
10 dias atrás
Responder para  Arthur

KKKK…
Conta outra! Essa tá batida e não funciona mais! Rrss…

E enfim a Bia vai enfrentar a Sabalenka em Pequim… Não era sem tempo!
Pancadaria prá todo lado!
VQV BIA!

Ivani Larsson
Ivani Larsson
10 dias atrás
Responder para  Adalberto

Machismo reverso
Acho um horror que digam que homens são superiores às mulheres até mesmo quando o assunto é esporte feminino. Muitos dizem que, inclusive quando são mulheres talensosas que jogam, quer no futebol quer no tênis, seriam sempre os homens que entenderiam tudo. Horror!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Ivani Larsson

Nos explique, por favor, onde há o “machismo reverso” no comentário do Adalberto.

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  Adalberto

Se chegar até lá….e a zabalenka também….a conferir….

Maurício Luís *
Maurício Luís *
11 dias atrás

Dalcim, você é muito bom pra fazer contas. Não fosse jornalista, seria estatístico. Tentei fazer umas contas aqui pra ver a situação da Bia, mas caiu um ZERO no chão. Daí a NANÁ – a felina aqui de casa – comeu o algarismo achando que era um biscoito. Então perdi as contas.

Tem internauta que chama a Bia de tenista “média, se tanto”. Pois bem, a “média se tanto” está se mantendo entre as 20 primeiras por 2 anos. Com 2 passagens pelo Top 10.
Quisera eu ser “médio, se tanto” com + de 7 milhões de dólares acumulados só em premiação.

Adalberto
Adalberto
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Gostei da análise Dalcim, mas gostaria de destacar outra vitória Maiúscula da Bia que foi sobre a Wozniack!
A mamãe jogou demais!
E exigiu que a Bia fizesse o mesmo!
Ali deu para para ver que o mental da Bia tinha melhorado e que viria bons frutos no futuro!
Se o mental está bom, com a inteligência que tem ela ajusta os outros fundamentos à adversária!
isso é nítido durante o jogo!
Podem criticar, mas o 2º saque da Bia é monstro! Não sei como aquilo é feito, mas as meninas piram!
VQV BIA!

Ernesto
Ernesto
11 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Melhor comentário. Pois é. 2 anos no top 20 é muita coisa.
Esse resultado de hoje me deixa otimista por mais um ano no top 20. Com chance de beliscar um top 10.

Victório Benatti
Victório Benatti
11 dias atrás
Responder para  Ernesto

Top 20 é uma coisa.
Top 10 é outra coisa.
E Top 5 é que são as feras…
A Bia tá bem longe de ser uma fera.

Bruno
Bruno
10 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Aposto que vc é fera. Deve ter sido entre os 5 melhores da sua sala na escola. E no trabalho com certeza é do 5 melhores do mundo

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Bruno

Típico comentário sem pé nem cabeça!

Evaldo Moreira
9 dias atrás
Responder para  Bruno

Cara….
Se vc não entendeu a colocação do colega, ai fica é dose pra chuchu hein, Bia pode se tornar uma top , rsrsrs, pode, mas tem que melhorar muito ainda, então nobre, deixa de ser ufanista, e tente ver de uma maneira mais pontual.

Torço por todos, mas paciencia tem limite, tem hora que vai, e em hora, pasmém que não vai…, a Bia de agora está em outro astral, esperamos Pequim, para vermos se ela vai continuar nesse ritmo, mas estou com todos, trocar nem é a hora, mas agregar mais um técnico, seria muito útil.

Carlos Mello.
Carlos Mello.
7 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Evaldo, entendemos sim a colocação do colega. E podemos discordar. Esse sarrafo da obrigação de ser top, número 1, é parte de uma cultura um tanto pobre, que não leva em conta as trajetórias, condições dadas etc. No caso da Bia: formada no Brasil, país sem estrutura e escola quando se fala de tênis; vítima de uma série de contusões, algumas que ela tem de cuidar permanentemente; além do simples fato de ser mulher, num país de machos violentos. Se já fez o que fez, pra muitos de nós ela já é sim uma top do esporte brasileiro. Ela é uma tenista top.

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  Carlos Mello.

Exatamente

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
10 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Se vc falou, então deve ser isso mesmo. Afinal, Victorio Benatti é a pessoa mais indicada para determinar quem é fera e quem não é.

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Rafael Azevedo

Kkkkkkk

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Ser top 10 e uma coisa viável já que ela em 12.o top 5 está bem perto. Acho possível..

Carlos Mello.
Carlos Mello.
7 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Prefiro torcer pra Victória do que ler Victórios

João Sawao ando
João Sawao ando
6 dias atrás
Responder para  Carlos Mello.

E melhor mesmo………

Fábio
Fábio
11 dias atrás

Eu também fiquei confiante pra 2025 Dalcim! E que a nossa Bia possa, ainda nesse ano, conquistar ótimos resultados!!

Eric
Eric
11 dias atrás

Bia campeã e Dalcim comentando é tudo que os torcedores querem.
Parabéns, Bia!
E obrigado, Dalcim!

Reinaldo
Reinaldo
11 dias atrás

Sempre confiante com a Bia. Mesmo num ano um tanto quanto instável ela voltou a ser top 20, o que realmente é muito bom. A única “lamentação” enquanto torcedor é que eu torcia muito para ela ser top 5 ainda em 2024. De qq maneira, se manter no top 20 é somente para as atletas diferenciadas e a Bia é uma delas. Parabéns!!! Vamos Bia!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás

Poucos se tocam no regulamento da LAVER CUP : Quatro dos SEIS jogadores de cada Time, são OBRIGADOS a jogar Duplas . E NENHUM jogador pode jogar mais do que DUAS de Simples. É óbvio que os melhores dificilmente jogam no primeiro dia , exceto Duplas . A inteligente contagem faz com que não se chegue ao domingo com tudo decidido. Como BORG poderia imaginar que” Malvadao ” perdesse as duas de simples ? . Daí sufoco e mesmo com a grande virada de Sasha pra cima de Tiafoe, sobrou tudo pra cima do novato da competição. Tourinho Assassino não deixou barato pra alegria dos Titios e profunda irritação de Big Mac . Ganhou as duas de Simples e também em duplas. Realmente joga muito a criança… rsrs. Abs!

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E Mac ficou uma arara….kkkk

Paulo A.
Paulo A.
11 dias atrás

E penso que o melhor ainda está por vir, mesmo nessa temporada que se aproxima vertiginosamente do fim. Mais importante é que esteja saudável e confiante.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
11 dias atrás

No aplicativo LTR, a colocações, da Bia Haddad seriam as seguintes:
2a. semana, décima segunda;
3a. semana, décima segunda;
4a. semana, décima;
5a. semana, décima sétima.
Portanto, em quatro semanas poderemos ver a Bia no top 10. Provavelmente na semana seguinte, deixaria esta faixa de ranking.
Más tudo vai depender dela e principalmente das outras jogadoras.

NFdS
NFdS
11 dias atrás

Confiante, sim. Bia já provou que pode conseguir grandes resultados!
Vqv Bião!!

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
11 dias atrás

JOSÉ NILTON, em quem você votará para prefeito daqui a dois domingos?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

POIS É, MEU CARO…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

JOSÉ NILTON, como são escolhidos os presidentes da ITF, da ATP, da WTA e da CBT? Já houve algum que tenha sofrido processo de impeachment dentre as quatro? Nesses anos todos, alguma delas teve como mandatário um militar? Algum negro ou negra presidindo? Mas antes que você me sugira algum site para pesquisar, lhe afirmo que minha preferência saber por meio de palavras suas…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

MUITO OBRIGADO…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
9 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

é* saber

jose carlos
jose carlos
11 dias atrás

com uma grande campanha na Austrália e se souber priorizar a quadra rápida (como este ano em que evitou Guadalajara) pode não só entrar como se firmar entre as 10 ao longo de 2025. E desde que jogue como no fim de ´24 e esqueça o que foi a temporada europeia desastrosa.

Felipe Dalmarco
Felipe Dalmarco
11 dias atrás

Boa noite Dalcim

Primeiramente parabéns a ti e ao Chiquinho pela excelente participação no documentário sobre o Guga

Você sabe dizer porque o jogo não teve narração em português?

Eu senti nos últimos meses a “paciência” dos comentaristas da ESPN com ela diminuir e algumas críticas até mesmo duras surgirem, você acha que possa ter relação as 2 coisas?

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Na Disney+ teve sim, Dalcim. Havia duas janelas, a da narração internacional e da nacional (ESPN2).

Aliás, a dupla da ESPN é ótima. Não sei o nome do narrador, mas é dos que mais gosto no canal. Narrou a vitória do Wild ano passado sobre o Medvedev, ao lado do Sylvio Bastos. E conduziu ao lado da Dadá Vieira, agora no jogo da Bia.

Guto
Guto
11 dias atrás

Extinto Elite? O torneio não vai mais ocorrer em 2024?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Guto

Exatamente isso: não!

Evandro
Evandro
11 dias atrás

Também acredito que a Bia fará muito mais. Só que não penso que será por meio de grandes mudanças estruturais. Troca de treinador, contratação de profissional específico de saque, nada disso. A vdd é que Bia respira e vive o tênis intensamente e a cada ano melhora substancialmente no ranking. Se ficar abaixo de 11 no fim de 2024, cumpre mais um avanço e mostra que é uma regra para ela. Bia sabe tudo o que precisa fazer para chegar longe e o segredo dos segredos é manter a confiança em alta. Os golpes certos, as armas táticas e técnicas que ainda devem aparecer só dependem disso. Ela parece viver cada torneio como se fosse o último!

Refaelov
Refaelov
11 dias atrás

Mais um excelente texto do Dalcin e, acima de tudo eu diria, um texto necessário: tem um contingente significativo de leitores aqui q tratam qlqr comentário acerca de buracos no jogo da Bia como “hater” ou “misógino”.. salutar o mestre Dlacin nos brindar com esse texto com todos os merecidos parabéns à BR mas, sem fugir da obrigação jornalística de fazer os devidos apontamentos às lacunas ainda presentes no jogo da Beatriz. Saudações!

André Borges
André Borges
11 dias atrás

Dalcim porque a Laver Cup, que é teoricamente um torneio amistoso, atrai tantos tops?

Felipe
Felipe
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Qto q ele paga para os jogadores?
E qto ele fatura pelo torneio?

Helena
Helena
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Não era 125 mil para quem perde e 250 para quem ganha?

Felipe
Felipe
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigado por responder.
Mas então quem paga? Patrocinadores? Ou sai do bolso dele?

Felipe
Felipe
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Se não tem lucro, por q os patrocinadores fazem?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
9 dias atrás
Responder para  Felipe

FELIPE, você já ouviu falar numa engenhoca chamada publicidade e que “visibilidade”, fator citado por JOSÉ NILTON, é também uma forma de ganhos? E mais: você consegue imaginar a Sociedade Esportiva Palmeiras pagando para a Crefisa bordar o seu logo no uniforme alviverde? Oh, dileto colaborador desta confraria, não me mate de vergonha…

Helena
Helena
10 dias atrás
Responder para  Felipe

Olá, Felipe

Segundo a Essentially Sports, tiveram um prejuízo de mais de dois milhões de dólares em 2023 e perto de 2 milhões neste ano. Na véspera, fui olhar de curiosa a questão dos tickets e basicamente tinha disponível em quase toda área de todos os dias. Em 2022, com todo o big4, tiveram um lucro enorme.

Enfim, ao contrário do que diz o Godsick, é um torneio que se mostrou muito refém dos participantes (leia-se, Big 4). Na minha opinião, é um torneio meio chatinho e repetitivo. E olhe que até tentei gostar do evento.

Felipe
Felipe
10 dias atrás
Responder para  Helena

Obrigado

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
10 dias atrás
Responder para  Helena

Confias tanto assim nesta fonte ,Sr Helena ??? . Depende do Big 4 e renova por mais CINCO anos com a ATP ???. O Torneio é chatinho sem o ” goat ” não é mesmo ??? Sei…rs. Abs!

Helena
Helena
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Olá, Sérgio

Como não temos acesso aos dados, só podemos dizer se o que foi dito na matéria é consistente ou não é consistente. E a existência de mais ingressos disponíveis e o seu aumento é algo que qualquer um pode verificar por conta própria se é verdade ou não.

Sobre a renovação por 5 anos, não vejo nada de inconsistente. Primeiro, que não necessariamente a Laver Cup visa o lucro financeiro, pois é claro que ela traz outros benefícios. Tem a exposição da marca dos patrocinadores; mantém a imagem do Federer como um embaixador do tênis, além do vínculo dele com patrocinadores: prestigia uma figura do tênis como o Rod Laver etc. Inclusive, mesmo que continue dando prejuízos financeiros nesse montante, não seria considerado um fracasso. Outrossim, se visarem o lucro (como prioridade ou de forma reflexa), ainda assim não tem nada de estranho, já que é normal novos eventos/empresas operarem no vermelho no início.

Ainda sobre o site que mencionei (e que pode ser facilmente encontrado), eles mencionaram a presença do Big4. É óbvio que o fato da aposentadoria do Federer já seria suficiente para catapultar o evento e garantir um resultado positivo com público e financeiramente falando, mas também é óbvio que a presença inédita dos quatro juntos em um mesmo time também contribuiu e não pode ser ignorada.

Por fim, deixei claro que era a minha opinião que o torneio é chatinho, e não uma visão universal. É tão pessoal como o fato de eu preferir o Agassi ao Sampras (como dizem os espanhóis “para gustos, los colores”). Cada pessoa tem a sua opiniao particular que decorre de inúmeras variáveis, e o legal aqui do blog (para quem gosta de debater/conversar) é justamente essa pluralidade de ideias.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Helena

Tudo muito bem esclarecido. Obrigado. ABS !

Felipe
Felipe
9 dias atrás
Responder para  Helena

Boa, Helena, colocou o Ribeiro q vem sempre com cutucada e provocação no seu devido lugar

Helena
Helena
8 dias atrás
Responder para  Felipe

Tranquilo, Felipe.
Não tendo agressividade, sempre podemos conversar.
Vamos em frente.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Helena

Me desculpe , cara Helena . Minha resposta a este cidadão foi deletada 2 vezes , não me pergunte porque. Mas não sei em que devido lugar a tua resposta me colocou. Do jeito que o cara para variar coloca , minhas indagações não teriam sido pertinentes. Obrigado por te-las compreendido. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Helena

Quando elegância para se defender de uma voadora Helena.
Só aumentou minha admiração por você!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

* QUANTA elegância…

Helena
Helena
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Obrigada, amigo.
Não tenho a intenção de brigar com ninguém por aqui.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
10 dias atrás
Responder para  Helena

Segundo a ” fonte ” em 2022 foi graças ao Big 4 completo ou a despedida de Roger Federer, cara Sra Helena???. Abs !

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Bom …vou botar minha colher nessa sopa…foi devido a despedida do goat Roger Federer….

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
7 dias atrás
Responder para  Helena

Eu não acho meio chatinho, acho totalmente sem graça. Totalmente desnecessário.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
7 dias atrás
Responder para  Marcelo Calmon

O fato de reunir várias gerações,numa disputa por equipes , é tudo de bom . Todos o moleques que assistem , tem o prazer de saber quem foi Laver, Borg , McEnroe até atingirmos o Big 3. Os adoradores de um único ” goat ” , acham a COPA DAVIS também desnecessária. Agora as Olimpíadas passaram a ser importantes …rs. Abs!

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Copa Davis era muito legal. Torcidas inflamadas em todos os jogos. Agora virou mais um torneio, sendo legal apenas para os países que são sede.

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Kkkkk

Tom França
Tom França
10 dias atrás

Dalcim, o seu comentário é otimista, e ao mesmo tempo realista. O que mais me chamou a atenção, foi realmente quando você citou o saque e o emocional. São tópicos fundamentais pra qualquer jogador de elite. Parabéns pelo artigo.

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Eu acho que temos visto a melhor versão da Bia, mesmo. O que dá pra melhorar é o saque, embora esteja sensivelmente melhor que antes de Cleveland.

Mas isso só acho que melhora com algum novo membro na equipe dela.

Rafael
Rafael
10 dias atrás

Belo campeonato da Bia! Que ela siga focada e em evolução, pois o circuito é exigente. Ela está de parabéns pelo top 20 novamente, que eu acho que é o lugar dela hoje.

Paulo H
Paulo H
10 dias atrás

Bia Haddad Maia, melhor tenista (masculino/feminino) desde o Guga e melhor tenista feminina desde Maria Esther Bueno! Entrou para a história do tênis brasileiro e mundial pela porta da frente e mesmo com a reconhecidas limitações, continua trazendo alegrias para nossa imensa torcida. Parabéns, Bia!
PS: Senti falta de um comentário sobre o vice-campeonato do Thiago Wild, que infelizmente jogou abaixo do que sabe na final do challenger.

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Paulo H

Ela e tão limitada que chegou a 12do mundo .e até já venceu a número um do mundo….

Paulo A.
Paulo A.
10 dias atrás

Dakcim, li que a Naná é a brasileira mais nova a pontuar no ranking da WTA mas a Bia com 14 anos já se aventurava no profissional também. Lembro-me até de uma final de um ITF 10K em que ela ganhou o 1o set da Nanda Alves, então a nr 01 do Brasil, mas depois perdeu. Sabes com que idade ela estreou no ranking?

Paulo A.
Paulo A.
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Perfeito Dalcim! Muito obrigado.

Fukuha
Fukuha
10 dias atrás

Sim, mestre Dalcim, transmite confiança, você não acha que precisa contratar um especialista em saques?
Tem altura e deveria explorar mais este quesito para evitar resgates.
Sobre o mental o que precisa é confiança e parece que voltou.
Na parte tática melhorando o saque, poderá ter mais brecha para arriscar e utilizar a força do forhand para deslocar as adversárias, está é minha opinião mestre, poderia comentar?

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

E a pergunta…quem seria ? Goran?

Paulo A.
Paulo A.
9 dias atrás
Responder para  Fukuha

Arrisco dizer que a Bia já tem a coluna e o ombro operados, além de ter tido hérnia de disco. Observem que o smash dela não é tão agressivo, ela quase sempre coloca a bola em vez de bater com força. Assim ela jamais terá um.saque devastador ou potente demais pelas suas já conhecidas limitações físicas.

JBG
JBG
8 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Exatamente por aí. A Bia tem uma limitação no saque devido a sua lesão lombar, infelizmente pela idade não vai resolver muito, mas pode agregar uma solução de variação técnica de bola venenosa. Aí sim pode ajudar há colocar um ponto de interrogação nas adversárias. Mesmo assim ela já faz muito com suas limitações de saque e smash. Quando foi finalista em 2017 nesse mesmo torneio Korean Open contra Jelena Ostapenko, Bia tinha um saque muito forte. Mas o tempo passou e infelizmente houve essa lesão lombar quadril no giro pra sacar.

JBG
JBG
8 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Lembrando a italiana Sara Errani com saque muito abaixo conseguiu o feito de ser finalista de GS. Vai entender. Por isso tênis é esse esporte fascinante.

Moncho Sabella
Moncho Sabella
10 dias atrás

Dalcim, Djokovic com 37 anos está quase ficando fora do Finals, Federer com 38 se classificou como n3 do mundo.
Bom, tá bem claro que Federer pós 35 jogou mais que DJokovic e Nadal, mas aí vão dizer “mas Djokovic ganhou Olimpíadas”, bom em 2017,18,19 não teve Olimpíadas.
Porém o meu ponto não é nem que Federer jogou mais, meu ponto é o quanto de GS Djokovic teria, por exemplo, se Nadal fosse 5 anos mais novo que ele. Será que RG 2023 ele teria ganho? Imagina ele pegando aquele Nadal de 2017 na final? Eu imagino que talvez Djokovic conseguisse fazer 4 games em um set, mas com certeza perderia de 3×0.
A questão é que Nadal e DJokovic só ganharam tantos GS pós 30 pq viram um terreno fértil para aquilo. Djokovic ainda mais, pq além de ter na geração posterior a pior da história, a outra geração era muito boa, mas com mental muito fraco e Federer ainda amarela pra ele.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Moncho Sabella

Rapaz, tu ainda traz esse exercício de trocar as idades dos caras para tentar justificar o que não se justifica. Mas sou obrigado a concordar com sua última frase.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Jura ??? . Pra variar se iguala no nível baixo de raciocínio. Evidente que um jogador que aos 38 anos , leva o ” goat ” as cordas na mais longa Final de WIMBLEDON, passa longe de mental fraco . Na sequência ELIMINA o mesmo oponente da briga pelo N 1 em Sets diretos no FINALS. Parece que mental fraco é coisa do recalcado de sempre. 103 ATPs refletem a incoerência de raciocínio. Ps: Os Kombistas se morderam na LAVER CUP. Nenhuma linha sobre…rs. Abs !

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Isso foi tão relevante que o Djokovic tem 8 temporadas como número 1 (recorde).

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sobre a laver cup, cara na boa mesmo acho que nenhum Nolista se importou com isso rsrs ou a grande minoria mesmo, abs.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
9 dias atrás
Responder para  Jonas

Piada mesmo. Djoko já venceu esse “torneio”, lembrando que Federer que afundou a dupla em 2018.

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pois é Sérgio….

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Rapaz, você como bom sabichão que é, já deveria ter percebido que Laver Cup, apesar do nome, é para idolatrar outro. Você ficou todo arredio com a Helena, que educadamente disse que esse torneio é chatinho. Eu concordo plenamente com ela. Foi boa a primeira e segunda edições, mas já deu. Somente tu achas que se matarão por um jogo, cujo resultado não alterará nada o tanto de grana que o cara já tem garantido no bolso.
Sobre a última frase citada, se o cara é o que dizem, então, só pode ser isso mesmo.
Em tempo, nenhum tenista ostenta o título de campeão da Laver Cup em seu curriculum. E se te satisfaz, quando Djokovic esteve lá, não assisti nenhum jogo seu, pelos motivos elencados.
Passe bem, sem recalques.

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Chato é elogio rsrs

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Jonas

Muito chata a linda virada de Sasha e a grande atuação de Alcaraz na decisão contra Fritz . Quando digo que Esporte para os Kombistas, é a figura do homem Djokovic, esta’ longe de ser exagero. Lamentável!!!. Abs!

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Os tenistas são excelentes tecnicamente e haverá bons jogos é normal. Lembro de um Federer x Kyrgios na laver que gostei de assistir, foi um jogaço!

Mas o torneio em si eu particularmente não acho que tem aquela emoção, parece meio forçado. Este ano eu acompanhei os resultados na página de notícias do tênis Brasil e só, abs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Sabes nada L.F 2 . TODOS os que participaram até hoje , voltaram uma segunda vez . Inclusive o Big 4 . Escute o Podcast de Dalcim, Paulo Cleto, e entenda o porque do sucesso da competição . Aproveite e releia o comentário da Sra Helena. Não sejas novamente preguiçoso e desinformado… Rsrs, Abs !

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ué, para o tenistas que participam deve ser ótimo mesmo, rsrs.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Como sempre, quem sabe tu é você!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

A última frase é a única coisa correta do texto de fato.

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Moncho Sabella

Pós 35?

Olha, de cabeça aqui Djokovic venceu Wimbledon, Australian Open, Finals (duas vezes), Roland Garros e o ATP Finals após 35, este último em cima de Alcaraz e Sinner, que são 15 anos mais novos que o sérvio. Fora que ainda venceu alguns masters 1000.

Não dá nem pra iniciar qualquer comparação, mas acho que Federer se saiu bem.

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Jonas

esqueci do USO, mas fica no lugar do Finals que tá repetido kk.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
9 dias atrás
Responder para  Moncho Sabella

Vou fazer um exercício manipulando dados de acordo com minha vontade também:

Federer após 28 anos completados: 5 Slams
Djokovic após 28 anos completados: 16 Slams

Mais do que o triplo, nem dá pra começar a conversa.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

É isso, se é para manipular, vamos também.
O problema (para eles), é que sempre perdem.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Exato . Após os 37 , Federer um MASTERS 1000 e TRÊS ATPs500. Djokovic ZERO ATP até agora. Vamos ver se o cara não tem mais saco mesmo para ATP FINALS…Abs!

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Após os 37: Djoko zerou o tênis, vencendo o Ouro Olímpico em cima de Alcaraz, kkk.

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Saco…sera que se classifica?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
9 dias atrás
Responder para  Moncho Sabella

“A QUESTÃO É QUE NADAL e Djokovic só ganharam tantos GS pós 30 pq viram terreno fértil para aquilo”. Pois é, colegas colaboradores desta confraria, fazia tempo que eu não lia algo tão indigno…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Como se ambos não ganhassem tanto desde sempre, especialmente o espanhol.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

POIS É, LUIZ FABRICIANO, não sabe de nada…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

LUIZ FABRICIANO, ele sabe de nada…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

ele não* sabe

Ronildo
Ronildo
8 dias atrás
Responder para  Moncho Sabella

Ninguém jamais poderia jogar o tênis que Federer jogou com 38, 39 anos tendo esta mesma idade. Não é por menos que Federer é aceito pela ampla maioria dos fãs como o melhor tenista da história do tênis. Todos os outros tenistas jogaram bem enquanto tiveram um super físico para imprimir a característica correria para devolver as bolas. Enquanto Federer, sendo único desta espécie técnica-habilidosa, empreendia um tênis com variação desconcertante para adversários e de soberbo espetáculo para a plateia. Para ser justo, Rod Laver também tinha uma raiz genética tenística semelhante à de Federer segundo os vídeos do YouTube. (Alô Luiz Fabriciano!)

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 dias atrás
Responder para  Ronildo

Ronildo,

Pare de brigar com as estatísticas, os fatos, etc. Djoko foi o que venceu mais slam após os 30 anos (total = 12 majors). Além disso, venceu 2 atp finals, vários masters 1000 e 1 ouro olímpico. Volta para a realidade.

Ronildo
Ronildo
7 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Então Paulo Sérgio

Segundo nossa análise isenta, Djokovic encontrou condições favoráveis para vencer bastante depois dos 30.
Abs

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
7 dias atrás
Responder para  Ronildo

Rapaz, ninguém aqui viu Rod Laver jogar.
“Só” é membro da nobre lista de tops porque zerou o GS por duas vezes.
Dizem que Marcelo Rios era isso ou aquilo, mas como jamais ganhou um GS, só se lembram dele quando o assunto tem sua participação.
E se Laver fez o que fez, é porque jogava muito, tal qual o maior vencedor de GS da história joga. Apesar do tênis na época dele ser bem diferente do atual.

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Tênis e teñis.era outro material a raquete mas os méritos do rod laver não podem ser menosprezados.o Marcelo rios não chega Nem no dedo mindinho do pé do rod laver e do goat Roger Federer

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
7 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Onde está o menosprezo ao Rod Laver?

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Quando você fala “apesar do tênis ser bem diferente do atual “. E o que elogio?????

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
6 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Não, uma realidade.
Mesmo porque, na frase “E se Laver fez o que fez, é porque jogava muito, …” há tudo que é contrário ao menosprezo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
10 dias atrás

U$ 250.000,00 foi quanto recebeu cada jogador do Time Europa pela vitória na LAVER CUP. Mesmo perdendo as 3 partidas , Medvedev recebeu o mesmo. O Cachê de participação é negociado por fora. Daí SEIS TOP 10 presentes …Abs !

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
10 dias atrás

Na realidade tirando umas 5 tenistas, as outras estão em nível bem parecidos. Não vi Bia pegar ninguém tão expressiva nessas últimas campanhas. Wozniacki mesmo não é a mesma há muito tempo. A grande diferença é que a Bia conseguiu vencer, e bem, das tenistas com nível pior que o dela, o que não estava acontecendo há algum tempo. Acredito que o WTA 500 de Seul deve ter sido um dos piores (500) em termos de ranking. Houve várias desistências que tiraram o brilho do torneio. Mas a Bia não tem nada com isso e aproveitou bem a oportunidade.
Agora com a volta da confiança as coisas devem ficar mais fáceis.
Se bem que a chave de Pequim não está muito fácil, com exceção da estreia.
Boa sorte pra Bia.

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  Marcelo Calmon

Pegou várias babas nos últimos 3 torneios, mas passou por todas com autoridade. A única vez que bobeou foi justamente na final de Cleveland. Do mais, tratorou as meninas mais fracas. E teve vitórias firmes contra jogadoras bem razoáveis, como Siniakova e Kudermetova (que não vem em boa temporada – joga mais que tem jogado).

Além disso, venceu bem as perigosas Kalinskaya e Wozniacki (que sim, não está no auge, mas está longe de estar na decadência, visto que fez R4 no USO).

Sobre Seul, Bia deu sorte mesmo, ficou do lado mais fácil da chave. Mas na final, ganhou da boa Kasatkina, que despachou a perigosíssima Schnaider na semi. Ou seja, está pronta para enfrentar e ganhar de jogadoras do nível dela, top 20.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
8 dias atrás
Responder para  Thiago

Wozniacki pegou babas mais fáceis que a Bia. A chave tava bem fraca no lado delas.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
10 dias atrás

Eu acredito em Uma boa temporada da Bia em 2025, cada vez mais experiente e com resultados expressivos. E muito dificil ter todos os golpes e manter um nivel alto de jogo por muito tempo. Ela e muito cobrada, claro que atletas de alto rendimento estao sempre na pressao. Mas eu vejo ela cada vez mais cascuda. Ela tem muito a melhorar, Mas isto e muito bom, se ela tivesse ja chegado ao apice nao teria mais como melhorar. Creio que na proxima temporada ela vai estar mais consistente.

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
10 dias atrás

Parabéns à TALENTOSÍSSIMA Bia Haddad Maia.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás
Responder para  Rafael Azevedo

SERÁ QUE TAL SUPERLATIVO é mesmo apropriado?

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
6 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Claro que sim! Bia é FERA!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
10 dias atrás

Tome-se Guga como referência e Bia continua a ser uma joia rara e quase solitária a nos proporcionar alegria nesse cenário árido que tem sido o tênis profissional brasileiro das duas últimas décadas.

Talento nunca lhe faltou, porém, o fato de não ser uma atleta fenomenal, algo por ela própria admitido, as sucessivas lesões e cirurgias e a dramática suspensão em 2019, quando era top 60 (com a subsequente paralisação do circuito em virtude da COVID e uma nova cirurgia no segundo semestre de 2020, passou quase dois anos longe das quadras), foram fatores decisivos para essa ascensão tardia.

Basta uma imersão nas campanhas dos últimos cinco anos para se ter uma noção do enorme avanço ocorrido em sua carreira de lá para cá. Do 1342° lugar no ranking após o afastamento, por contaminação cruzada, conforme se comprovaria posteriormente, nesse período ela atingiu o top 10 e já ultrapassou as 100 semanas entre as 20 melhores do mundo!

Claro que essa escalada já teve a ver com melhoras nos aspectos mental, técnico e tático. Aos 28 anos, nossa tenista número 1 tem muita lenha pra queimar e ainda pode implementar novas mudanças em todos esses ângulos para que venham outras quebras de tabus cinquentenários, recordes e metas, como acredito que muito mais que seus torcedores anseiam, ela e sua equipe trabalham arduamente para alcançar.

Com quatro títulos da WTA, dois na grama e os dois maiores em pisos duros, Bia já fez semifinal em Roland Garros, quarta rodada em Wimbledon, terceira rodada no Australian Open, quartas de final no US Open, final em Toronto e reúne mais alguns bons resultados.

Se olharmos para todas as atuais ocupantes dos 20 primeiros postos, ela já derrotou praticamente todas elas em uma ou mais ocasiões. As exceções são Collins, Pegula, Paolini, Samsonova, Ostapenko, é claro, e Sabalenka, a única que nunca enfrentou.

Mais que dias inspiradíssimos pra lá da conta do(a) tenista, algumas conquistas dos maiores torneios resultaram de uma conjunção de outros extraordinários fatores naquelas duas semanas. Ostapenko e Raducanu que o digam! Vai que os astros resolvem também se alinhar para a nossa tenista número 1…

Provocações à parte, alguém em sã consciência duvida que Bia ainda pode muito mais?

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Eu acho que pode .estamos chegando em top 10. Quem sabe top 5. Um wta 1000 um grand slam …vai ter que trabalhar mais tudo.. mas quem sabe.

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Duro*

Vítor Barsotti
Vítor Barsotti
9 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Gostei do teu comentário, Neri. É sempre bom retomar as coisas para colocar tudo em perspectiva. Eu acho que o nível da Bia é exatamente esse: entre o top 10 e o top 20. Se vier a beliscar algo ainda maior, ótimo, se não, já é uma baita tenista e merece todo nosso respeito e orgulho!

Última edição 9 dias atrás by Vítor Barsotti
Neri Malheiros
Neri Malheiros
9 dias atrás
Responder para  Vítor Barsotti

Obrigado, Vítor. Diferentemente de você, acredito que Bia possa vir a a ter conquistas mais parrudas e até mesmo chegar ao top 5, mas para isso terá que fazer mais alguns ajustes que lhe permitirão voos maiores e condições para figurar lá, pertinho da ponta.

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás

Blá e o terceiro brasileiro a atingir a terceira rodada em todos os grand slam. Junto com Guga Kuerten e MARIA Esther Bueno.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
10 dias atrás

Sasha acusou lesão pós LAVER CUP e fica fora do ATP 500 de Pequim onde defendia Semi . Daí Carlos Alcaraz caso defenda também Semi , já assume o N 2 . Na Race to Turin está apenas 105 pontos de Zverev. Abs !

A. Rodrigues Dourado
A. Rodrigues Dourado
10 dias atrás

Tudo isso dito acima, tem a ver com o incipiente deslocamento, que é o maior problema técnico da Bia.
O outro grande problema é seu técnico: desde sempre, nunca foi capaz de “corrigir” nenhum dos senões técnicos apresentado pela Bia.
Ao contrário: foi capaz de diminuir a potência de seus golpes (ou é problema físico via idade!) inclusive diminuindo muito seus aces que é sua 1a. grande arma!
De qq. modo, a Bia faz o que pode e, usando um joguinho, por vezes medíocre, mas o suficiente para irritar a adversária, daí quase sempre, vencer de virada.
É tão óbvia esta postura, que muitas delas “ameaçam” não cumprimentar a Bia na rede.
Mas, como são poucos que têm, devemos apreciar a Bia assim mesmo, e se voltar ao Top Ten., maravilha!
Boooooora Bia…!

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  A. Rodrigues Dourado

Idade?Ela tem apenas28 anos…e jovem…elaganhou o último título por que mereceu…ela é top 12 não é por acaso …não caiu de paraquedas.

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás

Rublikdisse que você é mais feliz do mundo com 400 do mundo que comotop10…acho que encontramos outro maluco. E Danielle collins entrou no top10

Valdir
Valdir
9 dias atrás

Alcaraz todo dia chorando por causa do calendário. Aí você vai ver, ele não jogou 3 M1000 esse ano. Mas jogou Davis, Laver Cup, Buenos Aires, Rio…. assim fica difícil defender né amigo?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Valdir

Leia a matéria completa pra ver que não existe choro algum . Nela Zverev, como membro do Conselho, aponta todos os exageros da ATP . Tourinho Assassino já deu um bico em Buenos Aires e RIO OPEN apesar do cachê altíssimo. Abs!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
9 dias atrás

Dalcim, ouvi o podcast sobre a fusão das duas entidades responsáveis pelos circuitos do tênis mundial e, apesar da falta de informações mais detalhadas, conforme teus convidados Patrícia Medrado e Paulo Cleto bem observaram, concordo com eles que essa transação já praticamente concretizada com os árabes representa colocar o interesse pelo deus dinheiro acima dos interesses do esporte.

Também avalio que agora está sendo mostrada apenas a parte reluzente da pepita e somente “quando a maré baixar, vai dar para ver quem está pelado e quem está vestido”, como advertiu Cleto. Altos investimentos, torneios com um primor de organização e melhora nos prêmios são atrativos que, a princípio, serão cobiçados e certamente envolverão a maioria das partes atingidas.

Medrado lembrou que o tênis feminino somente teve avanços significativos após a separação e criação da WTA depois de muita luta. Agora se propõe o processo inverso, como uma regressão. Além do machismo que impera em todos os esportes, a diluição de interesses, como se todos desejassem a mesma coisa, não me parece algo benéfico para as tenistas.

Enfim, só o tempo dirá quais serão os acertos e os problemas que irão advir desse acordo aparentemente tentador que será celebrado quer achemos conveniente ou não. A única certeza é a de que esses caras que estão no comando não dão ponto sem nó…

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás

Pablo cuevas se aposenta aos 38 anos de idade. Dalcim. Qual o nome do irmão dele que não fez tanto sucesso no circuito da atp?

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigado

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás

Parece que para Bia se tornar top 10 ela tem que ganhar três rodadas e a krejtikova e ostapenko não terem bom resultado nesse próximo torneio que a Bia vai jogar.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
9 dias atrás

Bia é uma jogadora de qualidade? Acho q isso ninguém discute. O seu grande problema é o mental, os naufrágios da confiança, escancarados pelo choro compulsivo ao final de algumas derrotas. A forma das derrotas é q sempre chamou a atenção. Como o Dalcim comentou, ela tem potencial pra melhores resultados, pra jogar em um patamar superior, mas esse fantasma eu sinceramente acho q ainda vai assombra-la, tomara q eu esteja muito errado. Vamos torcer…

Cada vez entendo menos o q se passa com Rafa. Primeiro ele não disputa um torneio que é quase uma exibição, q seria bom pra no mínimo desenferrujar e ganhar algum ritmo; agora se propõe a disputar as finais da Davis pela Espanha. Ah mas vai ser daqui a 2 meses! Claro q sim, mas desde o inicio do ano ele tenta engrenar e a coisa não vai, em especial o serviço q está simplesmente medíocre. Ninguém aqui torce mais por ele do q eu, mas infelizmente eu tenho os pés no chão…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Esse esse negócio de dizer que vai parar em RG, depois que perdeu na R1, não sabia mais quando será. Será depois das olimpíadas, mas, não mais, ou seja, nunca há uma definição em suas declarações.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Treino é treino jogo é jogo . Federer achou que estava capacitado pra jogar WIMBLEDON 2021 mesmo caindo cedo em Halle . Nunca mais entrou em quadra . Nadal , ao contrário de Federer, não vence um ATP desde os 36 anos. Sua cabeça está a mil , tanto que não quis prejudicar o Time na LAVER CUP. O Cachê era altíssimo…Abs!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Sabe q andei pensando ontem, a Espanha terá Alcaraz jogando jogando duas simples, com duas prováveis vitórias. Ai uma outra vitória liquida a fatura, pode ser inclusive nas duplas. Um título nessa fase final da carreira significará muito pra ele, só pode ser isso.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Pode ser mesmo. Levantar a saladeira e anunciar o penduramento das raquetes.

Gustavo
Gustavo
9 dias atrás

Carlos Alcaraz afirmou em Berlim que um calendário de ténis apertado torna difícil aos jogadores manterem-se motivados, além de aumentar o risco de lesões.

Eu também tenho este problema nas minha escalas, por vezes acho que já ganhei o suficiente e preferia não fazer este ou aquele trabalho mas não o posso negar…

Aliás, Digo isso todos os dias ao meu patrão… “Um dia morro de tanto trabalhar…”
Mas, né?

Numa Tucatti
Numa Tucatti
9 dias atrás

Dalcim, evidente que Cilic não tem um ranking que lhe represente. 700 do mundo tá longe de ser o tênis dele, mas qual o jogador com pior ranking e com um ranking condizente com a sua qualidade, você viu ganhar um título?

Numa Tucatti
Numa Tucatti
8 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Eu não sei qual o valor do Masters 1000 em 1996, mas se for o mesmo valor que hoje, talvez possamos dizer que encontramos a Raducanu do masculino. O cara simplesmente ganhou apenas esse Masters e não fez mais absolutamente nada no circuito.

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Eu estava em Barcelona quando Roberto carretero ganhou o masters de Hamburgo e mais masters .a carreira dele foi muito curta. Ganhou esses dois torneios e depois sumiu do circuito. Lembro de ter feito essa pergunta a você dalcim. Qual o motivo dele ter parado de jogar tão cedo?

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Estive vendo na internet. Ele jogou de 1993 até 2011.melhor ranking dele na atp foi 58 .hoje tem 49 anos de idade.

Ranalfo Maia
Ranalfo Maia
8 dias atrás

Bom Dia! Trocar de tecnico, quando o Tenista esta evoluindo, é injusto e desastrososo! Continue assim Bia!

Ranalfo Maia
Ranalfo Maia
8 dias atrás

Pra frente Bia! O caminho é esse!

João Sawao ando
João Sawao ando
8 dias atrás

Está surgindo um boato que Rafael Nadal pode se despedir do tênis nesses próximos jogos da taça Davis. Será?

André Aguiar
André Aguiar
8 dias atrás

Enfim uma vitória da Zhang Shuai em simples depois de 24 derrotas seguidas.

João Sawao ando
João Sawao ando
8 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Ela ganhou da campeã do torneio que a Bia foi vice. Acho que chama kessler. O recorde e de 29 derrotas seguidas de Madeleine pegel entre 1968 e 1972.shuai zang pega agora emma navarro

João Sawao ando
João Sawao ando
5 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

E a navarro perdeu para shuai 6/46/2. Tomou uma surra. Ficou totalmente sem rumo a emma

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás

Rafa Nadal pouco depois de surgir para o Mundo em 2004 , aprontou grande Zebra na COPA DAVIS de então. Depois de tomar uma surra com direito a Pneu no USOPEN para Andy Roddick ( N2 do Mundo) , foi escalado para a FINAL contra o USA. Com apenas 18 anos meteu 3 x 1 no Norte – Americano em Sevilha , e a ARMADA levou o Título por 3 x 2 . Pediu sua convocação a David Ferrer para a Davis FINALS 2024 em Novembro. Uma grande chance de terminar sua mais que brilhante carreira com um grande Título. A conferir. Abs!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
8 dias atrás

Sinner, sobre a polêmica em torno do número de torneios do circuito saiu-se com esta: “O calendário é longo, mas dá para escolher o que jogar”. Não me parece que tal critério de escolha, com alguns torneios obrigatórios e a possibilidade de pular outros, seja igual e algo tão simples assim para todos os tenistas.

Somente jogadores de altíssimo nível, que conseguem ter sucessivas campanhas com pontuações acima da média, podem se dar o luxo de fazer um calendário mais enxuto.

Aos demais, principalmente aqueles que precisam se contentar com as migalhas de pontos caídas das quadras onde os do topo se banqueteiam, resta participar dessa ‘corrida maluca’ para não despencar no ranking. Como suas maiores chances estarão em torneios menores, comumente vemos alguns nomes bem conhecidos correndo atrás dos necessários pontinhos até mesmo em challengers mundo afora.

Basta dar uma olhada na parca pontuação distribuída para quem precisa vencer três partidas nos qualificatórios para os Slams ou até avança mais uma ou duas rodadas para entender que há um fosso enorme e que a declaração de Sinner está muito longe da realidade.

João Sawao ando
João Sawao ando
8 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Com toda certeza

Gustavo
Gustavo
8 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Daí pq o calendário tem q estar cheio de torneio tb, para q os “pequenos” possam jogar o ano todo, quer em busca de ponto, quer em busca de dinheiro

Marcelo Costa
Marcelo Costa
8 dias atrás

Dalcim, em tempo de cancelamento de torneio em Sp, acho pertinente falar de política, mas é política pública voltada ao esporte, mais precisamente o tênis. Em minha cidade acaba de inaugurar mais três quadras 100% públicas, em um parque recem inaugurado, ficarão abertas todos os dias até ás 22:00 hs.
Essa demanda de quadras, já são seis públicas, em uma cidade de quase meio milhão de habitantes, não veio do poder público, foi a mobilização popular, que trouxe a luz que a prática do tênis, haveria público, haveria presença, haveria principalmente experimentação com o esporte, pois, é muito mais acessível começar em um local sem custo de um clube e suas onerosas mensalidades. Há aulas grátis, nada de espetacular, mas dá para se iniciar, estão sempre cheias, ocorrem torneios, e a cidade acaba por respirar esporte, a chance de sair daqui um futuro campeão é maior que em cidades sem tanto espaço público com essa finalidade.
Outra coisa interessante, na pequena cidade de Santa Branca no vale do paraiba,com seus 15 mil habitantes, tem uma quadra pública de tênis, lembrando o filme campo dos sonhos, ” se construir eles virão” e estamos indo. Nessa pequena cidade tem a metade de quadras públicas que no parque do ibirapuera, e nem um fim de semana o parque recebe mais que dez vezes a população da pequena cidade.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Mogi das cruzes!!!!

Carlos Mello.
Carlos Mello.
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim, só comentando sobre quadras públicas. Parte das seis quadras públicas do Mané Garrincha, um dos centros esportivos municipais mais antigos da cidade de São Paulo, foram reconstruídas com dinheiro dos usuários, idosos na sua maioria, e doadas à prefeitura logo que acabou a obra do metrô AACD. Em meio à pandemia a administração municipal fez um chamamento e cedeu, por cinco anos, as quadras ao grupo RTB. Mais de 600 tenistas perderiam o espaço público para a prática do tênis. Fizemos muita movimentação na imprensa, audiências públicas, e estamos lá compartilhando horários e resistindo. Muita coisa por esclarecer, mas poucos interessando na defesa dos munícipes. Uma pena. A única coisa boa é que pudemos ver de perto os treinos da Victória e agora da Nauhany.

Última edição 7 dias atrás by Carlos Mello.
Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 dias atrás

JOSÉ NILTON, como pessoa pública que é e também por se tratar de um formador de opinião, você já foi convidado para disputar eleição, tanto na esfera executiva quanto na legislativa? Se sim, diz pra sua gente aqui da confraria como foi, na prática, que você declinou da ideia…

Carlos Mello
Carlos Mello
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim, você é um profissional que respeito muito. Pena não haver espaço aqui para comentários sobre o que se passa com as 6 quadras do Centro Esportivo Municipal Mané Garrincha aqui em São Paulo, capital. Mas vamos em frente.

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás

João Fonseca desfez todo o calendário e não joga mais no Cazaquistão e vai para italia jogar um challenger onde parece que ele já entra na chave principal. Depois continua com a gira na Europa….confirma isso dalcim?

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Ok Obrigado

Sandra
Sandra
7 dias atrás

Dalcim , ‘em quantos dias se joga o wta de Pequim ? A Bia Hadaad só estreia hoje Fiquei achando que começasse na segunda e acabaria no domingo

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Sandra

JESUS DO CÉU!!

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Sandra

SANDRA, o que você tem contra os cadernos de esportes dos periódicos?

Luiz Henrique
Luiz Henrique
6 dias atrás

Dalcim… você concorda que WIMB 2008 e 2019 e AUS 2009 e 2012, são as maiores finais de slam da história do BIG 3, independente da ordem?

Paco Suriname
Paco Suriname
6 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Chata por quais motivos?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

ME PARECE QUE A QUESTÃO NÃO é alusiva a caprichos, mas ao nível técnico da referida final. Afinal de contas, a partida foi boa ou não foi?

Marcelo Costa
Marcelo Costa
5 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

imagina o pescoço de quem estava vendo na arquibancada sentado bem no meio, tendo que ficar virando de um lado pro outro por 5 horas.

Rodrigo Figueiredo
Rodrigo Figueiredo
5 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

A de 2017? Inacreditável. Um jogo em que o único set realmente disputado foi o quinto. A de 2012 deve ter sido chata para os fãs do tenista que tombou nas semis para o rival de sempre.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
5 dias atrás
Responder para  Rodrigo Figueiredo

Concordo plenamente

Jonas
Jonas
5 dias atrás
Responder para  Rodrigo Figueiredo

Naquela temporada achei chata a do USO entre Novak x Murray, um tédio.

Sandra
Sandra
6 dias atrás

Dalcim, com tanta polêmica sobre o calendário , os jogadores são obrigados a jogar tudo ? E qual é a punição ? A idade conta não ?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

“JOGAR TUDO” PROFERIDO pela colaboradora SANDRA é a mesma coisa que “jogar os principais torneios da ATP”? E mais: como a própria SANDRA não especificou aspecto de gênero, e por ser “jogadores” plural generalizante, no caso da WTA é diferente?

João Sawao ando
João Sawao ando
4 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Essa do bônus financeiro eu nunca soube…mas quem está em qual nível de ranking que perde o bônus financeiro dalcim?

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.