Marechal Deodoro (AL) – Os principais favoritos confirmaram no primeiro dia da chave principal do Macena Open, nesta quinta-feira, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), evento com premiação de US$ 35 mil e com 470 pontos no ranking mundial. A competição é a maior do mundo com 1.702 atletas e conta com a chancela da Federação Internacional e da Confederação Brasileira de Tênis.
Campeãs do Pure Beach, realizado em abril no mesmo local, a dupla principal favorita e campeã mundial da paranaense Rafaella Miiller e da venezuelana Patrícia Diaz derrotou a parceria da cearense Marília Câmara, campeã da primeira edição do Macena Open, de 2021, e de Julia Cabral por 6/2 e 6/0. Elas vão enfrentar Beatriz Urquiza e Lilian Ferreira ou a dupla de Marina Lehmann e Carla Levita: “Muito feliz com nosso jogo de hoje. Primeira rodada superdifícil. Nos últimos torneios, temos tido estreias complicadas. As condições um pouco diferentes, vento meio estranho. Mas entramos muito firmes e sólidas”, disse Miiller. “Eu fico feliz que esse torneio se repete aqui. Não só apresenta uma estrutura impecável, mas é referência, mundialmente, são super atenciosos com os atletas. Temos boas lembranças daqui e queremos finalizar bem nossa temporada, que foi de sucesso”, acrescentou a venezuelana Diaz, radicada no Brasil há alguns anos.
A dupla número 1 do mundo do masculino, do italiano Mattia Spoto e do francês Nicolas Gianotti, campeões em abril em Marechal Deodoro, sofreu no segundo set, mas derrotou os brasileiros Douglas Colani e Antonio Tremura por 6/3 6/4. Eles estiveram 3 a 0 abaixo, com duas quebras no segundo set. “É muito difícil ser número 1 do mundo, ainda mais nesse final de ano, sem muita energia. Mesmo assim, queremos jogar bem neste final de ano para terminar no topo. Eles jogaram muito bem, nós fomos mal no segundo set, mas faz parte. Estamos felizes pela vitória. Ser o número 1 significa que precisamos ganhar também jogando mal”, disse Spoto.
Os líderes do ranking mundial encaram, a partir das 14h30, a parceria brasileira de Gustavo Russo e Giovanni Cariani. Os brasileiros já os derrotaram no começo do ano no Guarujá (SP). Russo e Cariani derrotaram a dupla de Lucas Cherione e Ricardo dos Santos por 6/1 6/4. “Estreia é sempre difícil, tivemos um bom primeiro set, no segundo abrimos uma vantagem, mas as coisas saíram um pouco do controle. O vento está um pouco chato, precisamos saber nos adaptar. Abrimos 4 a 0, eles encostaram 4 a 2, vimos que nossa estratégia não estava mais dando certo, conversamos para achar uma saída, conseguimos fechar o segundo”, comentou Russo. “Será uma partida muito dura, dupla número 1 do mundo, mas eu e o Gu estamos prontos para a batalha”, apontou Cariani. Russo lembrou do triunfo contra os rivais no começo do ano. “Ganhamos deles uma vez, mas sabemos que contra a melhor dupla do mundo sempre precisamos buscar o nosso melhor, qualquer brecha que dermos eles não perdoam”, apontou Russo.
Segunda melhor dupla do mundo, o espanhol Antomi Ramos e o russo Nikita Burmakin também tiveram jogo difícil contra os qualifiers Daniel Canellas e Richard Espírito Santo, mas venceram por duplo 6/4. Eles enfrentam os italianos Lucca Andreolini e Marco Faccini nas oitavas de final. “Condições difíceis nesta quadra central, ela é maravilhosa, mas o vento é difícil. Feliz com a vitória. Amanhã, esperamos jogar melhor”, disse Nikita.
No último jogo do dia, o catarinense André Baran, quarto do mundo e primeiro do Brasil, e o italiano Michele Cappelletti, sexto colocado, derrotaram os alagoanos Pedro e Paulo Consiglio, irmãos que moram na Praia do Francês, por 6/1 6/0. “Passamos um pouco por montanhas-russa, mas faz parte, pois nunca havíamos jogado juntos, nem em treinamentos. O título de Aruba foi importante para a gente e estamos mostrando uma autoridade diferente. Estamos muito felizes de estar aqui, uma quinta-feira e já todo esse público, é fantástico”, disse Cappelletti.
A noite de quinta-feira marcou também a cerimônia de abertura com a Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro na quadra central. A abertura contou com o prefeito Cacau Filho, a secretária estadual de Turismo, Bárbara Braga, a secretária estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana e Charles Herbert, secretário especial da SELAJ.
A sexta-feira, 1º de dezembro, terá rodada dupla a partir das 12h e depois, a partir das 16h, com as oitavas e as quartas de final com transmissão do PlayBT. Os semifinalistas serão definidos e o torneio principal terá desfecho no sábado com as semis e finais com transmissão do Sportv. O domingo será reservado para o torneio BT 10 e o Maceninha Open. A entrada é gratuita ao público na quadra central, com capacidade de 2.500 pessoas.