PLACAR

Badosa rouba a cena no retorno de Halep e vence de virada

Foto: Maria Christina Acosta

Miami (EUA) – Em dia com todas as atenções voltadas para o retorno de Simona Halep ao circuito profissional, Paula Badosa roubou a cena e superou a romena de virada em sua estreia no WTA 1000 de Miami. A espanhola marcou as parciais de 1/6, 6/4 e 6/3 em 1h58 de partida nesta terça-feira. Badosa consegue, assim, sua primeira vitória em três jogos contra Halep e garantindo o confronto contra a vice-líder do ranking Aryna Sabalenka, contra quem tem duas vitórias e duas derrotas. Sabalenka e Badosa são amigas de longa data no circuito.

Badosa passou todo o segundo semestre de 2023 afastada do circuito por lesão nas costas e retornou às quadras no início do ano em Adelaide, para seu primeiro torneio desde Wimbledon. Ex-número 2 do mundo, a jogadora de 26 anos acumula quatro vitórias e cinco derrotas na temporada e aparece atualmente no 80º lugar do ranking. Há duas semanas, precisou se retirar do torneio de Indian Wells.

Por sua vez, Halep estava afastada do circuito desde o US Open de 2022, quando testou positivo para Roxadustat, uma substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem (Wada). Ela ainda recebeu uma violação adicional por irregularidades de seu passaporte biológico de atleta. Suspensa por quatro anos pela Agência Internacional para a Integridade do Tênis (ITIA), a romena recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que reduziu a pena para 9 meses, com autorização imediata para voltar a competir.

Recebida sob aplausos do público em sua entrada em quadra, Halep dominou o primeiro set e conseguiu três quebras, escapando dos cinco break-points que enfrentou, todos no mesmo game. No segundo set, Badosa começou a fazer valer seu maior ritmo de jogo, apesar de ter disputado poucos torneios na temporada. A espanhola chegava mais inteira nos pontos, suportava melhor as trocas de fundo, enquanto a romena passou a errar mais. Badosa conseguiu uma quebra cedo e sustentou a vantagem até o fim do set.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Halep chegou a receber tratamento médico para um desconforto no ombro direito no fim do segundo set e teve a situação monitorada também na virada de lado seguinte. O set decisivo teve três quebras seguidas, duas a favor da espanhola, que abriu 3/2 e saque. Depois disso, ela só perdeu mais dois pontos em seus games de serviço até o final da partida e conseguiu mais uma quebra de zero para consolidar a virada.

Mais agressiva em quadra, Badosa terminou o jogo com quase o dobro de winners, 35 a 18, e cometeu 53 erros não-forçados contra 39 de Halep. O jogo teve oito quebras de serviço, quatro para cada lado, e um total de 16 break-points disputados. Instável nos games de saque, a romena fez cinco aces e 10 duplas faltas. A espanhola também fez cinco aces, mas só seis duplas fatlas. No total de pontos, pequena diferença, 92 a 87 para Badosa.

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
26 dias atrás

Gostei muito de ver a Simona Halep em quadra. Era a minha tenista favorita antes da Bia começar a se destacar no circuito. Torço para que ela consiga recuperar seu melhor nível, o que será muito bom para o circuito feminino porque acho que a Halep é uma grande jogadora e acredito que servirá de exemplo e inspiração para as novas jogadoras.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
26 dias atrás

Servir de exemplo? Espero que não!

Marcos Souza
Marcos Souza
26 dias atrás

Vamos ver se Badosa irá seguir no torneio ou se mais uma vez irá desistir alegando a crônica lesão nas costas!

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja os melhores lances da rápida final masculina de Miami

Collins segura os nervos e bate Rybakina: veja o melhor da final

PUBLICIDADE