Australiana e holandês são campeões do ITF Junior Finals

Emerson Jones e Mees Rottgering (Foto: Paul Zimmer/ITF)

Chengdu (China) – Terminou neste domingo o ITF Junior Finals, competição que reúne os 16 melhores tenistas juvenis da temporada, sendo oito meninos e oito meninas. Realizado na cidade chinesa de Chengdu, o torneio coroou como campeões a australiana Emerson Jones, de 16 anos e número 1 do ranking feminino da ITF, e o holandês Mees Rottgering, de 17 anos e atual 6º colocado no masculino.

Na decisão, Jones precisou de 1h41 para bater a tcheca Laura Samson, ex-líder do ranking e atual número 5, com um duplo 6/4. A australiana terminou a competição com 100% de aproveitamento, anotando cinco vitórias em cinco jogos, com apenas dois sets perdidos. Na semifinal de sábado, Jones venceu um jogo duríssimo contra a britânica Mika Stojsavljevic, campeã do US Open, por 6/3, 4/6 e 7/6 (7-5). Já Samson bateu a belga Jeline Vandromme por 6/1, 5/7 e 6/3.

Campeã de sete torneios em sua carreira juvenil, a australiana foi vice-campeã do Australian Open e de Wimbledon em 2024. Entre suas principais conquistas estão dois troféus de nível J500, em Osaka no ano passado e Milão na atual temporada. Com o título, ela manterá a liderança e deve terminar o ano na ponta do ranking.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Entre os meninos, Rottgering superou o favoritismo do espanhol Rafael Jodar, número 4 do mundo e cabeça 1 do torneio, que vinha de quatro vitórias consecutivas em Chengdu, deixando apenas uma parcial no caminho até a decisão. Apesar do bom momento do rival, o holandês conseguiu um triunfo em sets diretos, marcando as parciais de 6/4 e 7/6 (7-2) em 1h39.

O resultado foi uma revanche para Rottgering, que havia perdido de Jodar durante a fase de grupos. Depois de se classificar em segundo lugar em sua chave, o holandês bateu o romeno Luca Preda na semifinal por 6/0 e 6/4. Já o espanhol, atual campeão do US Open, bateu na semi o britânico Charlie Robertson por 2/6, 6/4 e 6/2.

Finalista de Wimbledon, Mees Rottgering chegou ao seu quinto título juvenil e o primeiro na temporada. Sua maior conquista até então havia sido no J300 de Charleroi-Marcinelle em 2023. Com os 850 pontos conquistados no torneio chinês, ele deverá subir no ranking, podendo chegar à vice-liderança.

Campeãs de Slam já disputaram o torneio

Disputado desde 2015, o ITF Junior Finals já formou quatro campeãs de Grand Slam no tênis profissional, Marketa Vondrousova, Elena Rybakina, Sofia Kenin e Jelena Ostapenko. Outros nomes que já disputaram a competição e depois se destacaram são Casper Ruud, Holger Rune, Andrey Rublev, Qinwen Zheng, Taylor Fritz, Leylah Fernandez, Lorenzo Musetti, Marta Kostyuk e Camila Osorio.

A edição deste ano contou com apenas dois campeões de Slam da temporada do circuito juvenil: o espanhol Rafael Jodar e a britânica Mika Stojsavljevic, que conquistaram o US Open. Ficaram de fora a eslovaca Renata Jamrichova (Australian Open e Wimbledon), a tcheca Tereza Valentova (Roland Garros), além do japonês Rei Sakamoto (Melbourne), o norte-americano Kaylan Bigun  (Paris) e o norueguês Nicolai Kjaer (Londres).

É importante notar que uma boa classificação como juvenil permitirá que os jogadores tenham acesso a mais oportunidades em torneios profissionais através do programa de aceleração da ITF em 2025. Embora não exista uma premiação direta em dinheiro, serão distribuídas bolsas para financiar viagens para competições. O valor reservado aos campeões é de US$ 19 mil e cada tenista garante no mínimo US$ 6 mil.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.