Londres (Inglaterra) – A ATP anunciou nesta quarta-feira um crescimento recorde de audiência social e digital impulsionado pela crescente popularidade global do esporte, pela geração atual de astros estabelecidos e da próxima geração e pelos torneios de categoria mundial.
Nos últimos 12 meses, o público dos atletas da ATP nas redes sociais aumentou 10%, indo para 168 milhões em todo o mundo, enquanto os torneios da ATP aumentaram o número de fãs nas redes sociais em 16%, totalizando agora 8,8 milhões. Durante o mesmo período, o alcance da mídia social do ATP Tour em todas as plataformas oficiais teve um crescimento recorde, aumentando 48%, indo para 2,9 bilhões, as visualizações de vídeos cresceram 159%, a audiência total da mídia social cresceu 7%, indo para 9,7 milhões de seguidores e as visualizações de vídeos no site aumentaram 15%.
“O incrível crescimento na popularidade dos atletas e torneios da ATP no ano passado se reflete nos fortes aumentos no público das mídias sociais e no envolvimento de nossos membros e do Tour”, disse Andrew Walker, vice-presidente sênior de marca e marketing do ATP Tour.
Dezessete atletas da ATP agora possuem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais e, nos últimos 12 meses, os atletas geraram mais de 3,8 bilhões de comentários em seus canais de mídia social. Durante o mesmo período, os atletas da ATP adicionaram mais de 15 milhões de novos fãs às suas redes sociais. Os aumentos seguem a criação de um departamento dedicado de Marketing de Atletas da ATP em 2023, criado para oferecer serviços de conteúdo digital personalizados aos jogadores, auxiliando no crescimento das marcas e do público dos atletas.
Os torneios ATP Masters 1000, ATP 500 e ATP 250 geraram coletivamente um crescimento significativo nas mídias sociais nos últimos 12 meses, com visualizações nas mídias sociais aumentando 233%, impressões nas mídias sociais aumentando 145% e engajamentos nas mídias sociais aumentando 133 por cento. Somente os Masters 1000 geraram aumento de 252% nas visualizações nas redes sociais, por exemplo.
Os aumentos no alcance do canal oficial de mídia social do ATP Tour ocorrem após a implementação de nova estratégia digital e de conteúdo, foco na expansão do Instagram e TikTok e maior conteúdo cultural e colaboração mais ampla com outros atletas, eventos, ligas esportivas e times como Real Madrid, NBA e F1, para desenvolver conteúdo de interesse jornalístico. Além disso, a estratégia do ATP Tour priorizou vídeos curtos verticais, destaques e conteúdo atraente fora da quadra voltado para a personalidade dos atletas. Esse conteúdo aumentou a taxa média geral de envolvimento do ATP Tour em 23% ano a ano e o envolvimento social total em 87%.
Além disso, o total de minutos visualizados nos últimos 12 meses no ATPTour.com aumentou 20%, as visualizações de página aumentaram 13% e os usuários aumentaram 7%.