Londres (Inglaterra) – ATP, Tennis Data Innovations (TDI) e Sportradar se uniram para lançar o Safe Sport, um novo serviço para lidar com abusos online a jogadores de tênis profissionais. A colaboração inova ao integrar moderação, educação e investigação de Inteligência Artificial em um único serviço para proteger os atletas.
O novo serviço será disponibilizado aos 250 melhores jogadores de simples da ATP e aos 50 melhores jogadores de duplas, de forma gratuita e opcional, a partir deste mês. Ele combina tecnologias de IA da Sportradar e de seu parceiro Arwen AI, para verificar os canais de mídia social dos jogadores em busca de comentários tóxicos e abusivos, spam e bots em 29 idiomas.
Os comentários sinalizados serão ocultados automaticamente em tempo real, protegendo os jogadores e seus seguidores de serem expostos a conteúdo ofensivo. A Arwen processa atualmente 600 mil comentários por dia, protegendo mais de 750 milhões de seguidores em todo o mundo no Facebook, Instagram, X (Twitter), YouTube e TikTok.
Paralelamente, a equipe de analistas de inteligência da Sportradar investigará ativamente ameaças e possíveis comentários criminosos para desmascarar os responsáveis, vinculando a atividade online às consequências no mundo real. Os jogadores também receberão um programa educacional que abrange tópicos como lidar com abusos, mitigar riscos online e manter a integridade nas plataformas de mídia social.
O Safe Sport é a iniciativa mais abrangente da ATP até o momento para combater o abuso online, um problema antigo e prevalente no esporte, e uma parte fundamental da proteção do bem-estar dos jogadores.