Londres (Inglaterra) – A ATP anunciou nesta semana o lançamento de um novo Programa de Proteção, que entra em vigor a partir de janeiro de 2026. Ele é fundamentado em princípios de abordagem sensível ao trauma e alinhado com as melhores práticas internacionais.
“O programa introduz uma estrutura global clara para a prevenção e resposta ao abuso, incluindo casos de assédio, intimidação, violência doméstica e outras formas de má conduta”, afirmou a ATP em comunicado.
A iniciativa surge na sequência do Relatório Independente de Salvaguarda da ATP e, segundo afirma a entidade, reflete o compromisso de longo prazo da organização em elevar os padrões profissionais e garantir proteções consistentes em todo o esporte.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
São três os pilares fundamentais: Prevenção, Resposta e Políticas e Procedimentos. O Programa de Salvaguarda será implementado em todos os torneios sancionados pela ATP em todo o mundo.
Os principais elementos do Programa de Proteção incluem:
– Políticas abrangentes de proteção, incluindo um código de conduta com disposições específicas que abordam abuso, violência doméstica, assédio e conduta inadequada.
– Treinamento para funcionários da ATP, jogadores, equipes de apoio aos jogadores e pessoal de torneios, a ser implementado ao longo de 2026.
– Um Oficial de Proteção Designado em cada torneio do ATP e challenger.
– Canais de denúncia claros e acessíveis, incluindo opções confidenciais e anônimas.
– Supervisão independente por meio de um Painel Consultivo de Proteção recém-criado, bem como um processo independente de apelação externa.
– Proteções aprimoradas do Safe Sport contra abuso online, usando moderação por IA e revisão humana para detectar e lidar com conteúdo prejudicial.











