Nova York (EUA) – A argentina de apenas 20 anos Solana Sierra foi um dos destaques da rodada final do quali no US Open e garantiu vaga na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Atual 159ª do ranking, ela superou nesta quinta-feira a norte-americana Usue Arconada por 1/6, 7/6 (7-4) e 6/1.
Sierra está com o melhor ranking da carreira e passou pela russa Ekaterina Makarova e pela alemã Ella Seidel nas fases iniciais. A jovem jogadora argentina já havia disputado os qualis do Australian Open, Roland Garros e Wimbledon, vencendo um jogo em Paris.
A estreia de Sierra na chave principal será contra a alemã Tatjana Maria. Ao todo, serão três argentinas no torneio, somando-se também Nadia Podoroska e Maria Lourdes Carlé, que entraram direto pelo ranking. As demais sul-americanas são a brasileira Beatriz Haddad Maia e a colombiana Camila Osorio.
It’s never over till it’s over.
20-year-old Solana Sierra of Argentina is into her maiden Grand Slam main draw! pic.twitter.com/ErtIi59rba
— US Open Tennis (@usopen) August 22, 2024
Australianas brilham na rodada final
O dia foi ótimo para as australianas: Priscilla Hon venceu a russa Kamilla Rakhimova por 7/6 (7-4), 6/7 (2-7) e 6/4, Maddison Joint superou a norte-americana Hailey Baptiste por 6/2 e 6/1, Destanee Aiava superou a croata Ana Konjuh por 6/3 e 6/2, Arina Rodionova superou a egípcia Maiar Sherif por 6/4 e 6/2, enquanto Kimberly Birrell passou pela anfitriã Jessica Pareja por 6/3 e 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Hon será a próxima rival da número 2 do mundo Aryna Sabalenka, enquanto Rakhimova entrou como lucky-loser e desafia a líder do ranking Iga Swiatek. Aiava encara a quarta colocada Elena Rybakina. Além delas: Joint enfrenta a alemã Laura Siegemund, Rodionova encara a chinesa Xinyu Wang e Birrell estreia contra a croata Donna Vekic.
Japonesas e norte-americanas também avançam
As japonesas Nao Hibino e Ena Shibahara também furaram o quali. Hibino derrotou a sul-coreana Su Jeong Jang por 1/6, 6/2 e 6/0, enquanto Shibahara superou a holandesa Arianne Hartono por 3/6, 6/1 e 6/4. Já entre as norte-americanas, Ann Li superou a croata Lea Boskovic por 7/5 e 6/3, enquanto a canhota Varvara Lepchenko venceu a grega Despina Papamichail por duplo 6/3.
Ainda nesta quinta-feira, a romena Elena Ruse venceu a filipina Alexandra Eala por 3/6, 6/1 e 6/4. Ruse enfrenta a austríaca Julia Grabher. Também avanaçram a alemã Eva Lys, a francesa Jessika Ponchet, a ucraniana Yuliia Starodubtseva e espanhola Marina Bassols.
Argentina sempre surpreendente
bom dia. quantos nomes desconhecidos que entraram na chave gente. isso mostra uma grande renovação entre as moças. boa sorte a todas.
Quanta carência nossa de atenção/investimemento nesse esporte… Essa região tem 400mi de habitantes.
A Tchekia de 10mi de habitantes, sozinha tá com 5 representantes femininas…