Xangai (China) – As altas temperaturas e a grande umidade durante o Masters 1000 de Xangai causaram muitas críticas dos tenistas, que sentiram na pele os efeitos do desgaste causado. Em Wuhan, onde acontece o WTA 1000, uma das vítimas foi a britânica Emma Raducanu, forçada a abandonar um jogo que vencia.
O torneio testemunhou uma onda de desistências e episódios inusitados devido à umidade, com jogadores como Novak Djokovic chegando a vomitar na quadra e outros precisando de atendimento médico e aferição da pressão sanguínea.
Em contato com a agência de notícias Reuters, a ATP explicou quem regula as “regras de calor” em cada torneio e garantiu que pode haver mudanças nos próximos meses, informou a ESPN Ténis.
“De acordo com os regulamentos da ATP, as decisões sobre a suspensão de jogos devido a condições climáticas adversas, incluindo calor extremo, cabem a um supervisor da ATP no local, que coordena as atividades com as equipes médicas e as autoridades locais. Paralelamente, a equipe de Serviços Médicos da ATP implementa diversas medidas em casos de calor extremo para ajudar a proteger a saúde dos jogadores durante as competições”, explicou a entidade que rege o tênis masculino.
“Isso continua sob análise ativa, e medidas adicionais, incluindo a implementação de uma política oficial de calor, estão sendo avaliadas em consulta com jogadores, torneios e especialistas médicos. A segurança dos jogadores continua sendo uma prioridade máxima para a ATP”, acrescentaram.
Como que um supervisor velho, gordo e que não joga tênis vai interferir nas partidas com condições extremas? Tá na hora de ex-jogadores fazerem parte da supervisão da ATP. Ninguém melhor que um ex-jogador pra entender os jogadores.
Além disso, deveriam mudar essa coisa bizarra de 2 semanas nos masters 1000.
Algo que não compreendo, a arena onde está sendo jogado o torneio de Shangai (Qizhong Forest Sports City Arena ) tem uma arquitetura única, muito moderno, com teto retrátil (abre como se fosse um desabrochar de flor).
A pergunta que fica, com o teto fechado, a arena não teria um climatizador?
O problema é que aí o torneio vira indoor, sendo que a única justificativa pra isso (nas regras atuais) seria a chuva. Pessoalmente, acho muito válido reavaliarem e criarem uma segunda exceção pra isso (fechar e climatizar) se a temperatura/umidade estiver acima de “X”. Pior que alterar, mesmo que parcialmente, o torneio pra indoor, é ver 14 desistências antes do início, 7 WOs durante o torneio e diversos tenistas sucumbindo, vomitando, desmaiando e perdendo jogos por causa de câimbra e mau estar.
Olá Rafael
Até entendo, de não mudar para não criar uma desigualdade técnica no início do torneio (alguns jogariam com menos desgaste na quadra central enquanto outros sofreriam nas quadras abertas).
Agora, numa semifinal, ou final, a arena tem mecanismos para “ajudar” os tenistas (estava vendo a planta do complexo, muito bonita e funcional).
Shangai não é apenas um local quente e úmido (nessa época do ano), a cidade está entre as dez mais poluídas do mundo (potencializando o clima extremo), qualquer esporte praticado “indoor” na cidade, deveria ter restrições.
Alguém deveria perguntar, o que um master mil de tênis está fazendo na poluída Shangai?
O time do João Fonseca tinha toda a razão em pular esse torneio jogado numa sauna úmida. Parabéns pela escolha sensata.