Nova York (EUA) – Depois de um acordo com a ATP, o investimento árabea WTA através do fundo soberano PIF. A organização dos jogadores anunciou isso na segunda-feira, após a assinatura do contrato em Nova York. Com isso, o ranking feminino levará o nome PIF (Fundo de Investimento Público), assim como no masculino.
Em abril, a Arábia Saudita já havia garantido a realização do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores jogadoras da temporada, que acontecerá na capital Riad pelo menos até 2026. Depois dos torneios do Grand Slam, o evento é o torneio de tênis mais valioso em termos de pontos e prêmios em dinheiro.
Diretora de parcerias da WTA, Marina Storti comemorou a assinatura do acordo. “Estamos muito satisfeitos em receber a PIF como parceiro global da WTA e nosso primeiro parceiro oficial de nomeação do WTA Rankings”, destacou a dirigente.
“Juntos, esperamos compartilhar a jornada de nossas talentosas jogadoras ao longo da temporada, à medida que continuamos a desenvolver o esporte, criando mais fãs de tênis e inspirando mais jovens a praticar o esporte”, acrescentou Storti.
Ícones do tênis como Chris Evert e Martina Navratilova criticaram fortemente os responsáveis da WTA pela aproximação com os árabes pela situação dos direitos das mulheres no país. “Não ajudámos a construir o tênis feminino para que pudesse ser explorado pela Arábia Saudita”, escreveram as duas em um artigo para o Washington Post.
A 1a. preocupação da WTA é money!
Vamos ver o que acontece.