Merida (México) – Brasileiros mais bem colocados no ranking mundial juvenil, o goiano Guto Miguel e a potiguar Victória Barros estão nas quartas de final do ITF J500 de Merida, em quadras de saibro no México. A rodada desta quinta-feira foi de vitórias em sets diretos nas oitavas de final.
Guto, de 16 anos e 14º do ranking, é o terceiro cabeça de chave do torneio e vem de uma semifinal em Zapopan. Ele venceu o romeno Stefan Horia Haita, de 18 anos e 33º do ranking, por 6/0 e 6/2. Seu próximo adversário pode ser o alemão Jamie Mackenzie ou o norte-americano Noah Johnston.
Já na chave feminina, Victória Barros é a quarta favorita e vem da disputa de sua primeira final como profissional na Turquia. A potiguar de 15 anos e 16ª do ranking superou a tcheca Tereza Hermanova, de 16 anos e 88ª colocada, por 6/4 e 6/2. Ela pode enfrentar a bósnia Tea Kovacevic ou a sérvia Anastasija Cvetkovic.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para Guto e Victória é importante se manter no top 20 e tentar chegar ao top 10 do ranking mundial juvenil para que eles possam se beneficiar dos programas de aceleração da Federação Internacional (ITF), que oferece vagas diretas em torneios profissionais do ano que vem. O número e nível das competições varia de acordo com o ranking que eles terminarem a temporada.
A campanha até as quartas em um torneio J500 vale 150 pontos no ranking para os dois brasileiros. Por ora, Guto pode ganhar uma posição e Victória se mantém, já que ambos tem 140 pontos a descartar. O torneio oferece 500 pontos aos campeões, 350 para os vices e 250 para os semifinalistas. O ranking juvenil considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre os seis melhores resultados nas duplas.
Quartas de final também nas duplas
Pelo torneio de duplas, Victoria Barros e a romena Maia Burcescu estão nas quartas e enfrentam a japonesa Kanon Sawashiro e a chinesa Zhang-Qian Wei. Já Guto e o esloveno Ziga Sesko enfrentam o croata Emanuel Ivanisevic e o norte-americano Dominick Mosejczuk. Ano passado, Victória foi vice de duplas, ao lado da sérvia
Teodora Kostovic.













Vão longe. Só início do trajeto. Mas já são inspiração pra nós que acompanhamos o tênis e ver a evolução deles.
Que notícia maravilhosa!!! Go, go, go Victória e Guto!!!
Sr. Redator, peço continuar fazendo as previsões de ranking dos dois, a cada conquista d’ambos! Bom saber que com essa ida às quarta, nosso jovem Brazuca Guto Miguel poderá ganhar uma posição!
Tudo de bom para todos os nossos juvenis!!!