Melbourne (Austrália) – Classificado para as quartas de final do Australian Open pela primeira vez em nove participações, Alex de Minaur comemorou o fato de ter superado a barreira das oitavas, fase em que havia sido eliminado nas últimas três temporadas. Agora, o australiano de 25 anos e número 8 do mundo mira objetivos ainda maiores, motivado pelo apoio da torcida local.
“Isso significa o mundo. Não há nada que eu queira mais do que jogar bem aqui na Austrália na frente de vocês”, disse De Minaur, que se tornou o quinto australiano na Era Aberta a alcançar as quartas de final ou mais em todos os quatro torneios do Grand Slam. Ele é também o 35º jogador do país a chegar às quartas de final em Melbourne, mas apenas o terceiro a conseguir isso desde 2005, juntando-se a Lleyton Hewitt e Nick Kyrgios.
A vaga nas quartas veio com vitória sobre o jovem norte-americano de 20 anos Alex Michelsen, 42º do ranking, com parciais de 6/0, 7/6 (7-5) e 6/3 nesta segunda-feira. O australiano chegou a vencer os oito primeiros games da partida, viu o rival reagir no fim do segundo set e comemorou seu avanço em sets diretos.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
“Tive minhas chances no segundo set para não deixá-lo voltar ao jogo, mas não consegui fechar naquele momento. Ele elevou seu nível e isso tornou a partida mais difícil. Fiquei muito feliz em me recuperar depois de um game ruim ao ser quebrado [em 5-4]. Aquele segundo set foi decisivo”, avaliou o número 8 do mundo, que está duas posições abaixo do melhor ranking da carreira.
Animado com o momento, De Minaur garantiu que sua motivação está em atingir voos ainda mais altos. “Estou feliz por finalmente ter chegado às quartas de final aqui, mas agora é hora de mirar coisas maiores e melhores”, afirmou. “Como toda a minha carreira, o sucesso não veio da noite para o dia. Precisei melhorar a cada ano, em pequenos detalhes. Ficar mais forte, maior, conseguir alguns pontos diretamente com meu saque e ganhar mais confiança. Acho que é uma combinação disso tudo e acredito que a consistência sempre compensa no final”.
Duelo com Sinner nas quartas
Na próxima rodada De Minaur terá a missão de desafiar Jannik Sinner, líder do ranking mundial e atual campeão do torneio. O histórico é amplamente favorável ao italiano, que venceu todos os nove confrontos entre eles e perdeu apenas um set, em 2020. Eles se enfrentaram nas oitavas de Melbourne em 2022.
“Será obviamente um jogo muito difícil, terei de fazer algo que nunca fiz antes… mas porque não começar aqui?”, declarou o tenista da casa. Já na coletiva de imprensa, ele falou um pouco mais sobre o confronto. “Uma coisa boa do tênis é que quando você entra em quadra, o jogo começa 0 a 0. É um novo dia e um novo jogo. Tudo pode acontecer, o esporte é imprevisível. É assim que eu encaro essa partida. Será meu primeiro jogo neste torneio em que não sou o favorito, então toda a pressão de ter que vencer estará com ele”.
Tá corretíssimo quanto a começar 0X0, ainda mais levando em consideração o último jogo do italiano.
Vamos ver o que acontece.
A semelhança do jogo dele com o do Hewitt é impressionante! Não tem força, mas mexe muito bem a bolinha! E usa muito o contra ataque! Isso não será suficiente contra o Sinner! Vai ter que ousar mais