Lausanne (Suíça) – Um dos tenistas mais veteranos do circuito atual, o suíço Stan Wawrinka anunciou nesta sexta-feira que a próxima temporada será sua última como profissional. Ele revelou a novidade nesta sexta-feira em publicações feitas nas redes sociais.
“Todo livro precisa de um final. Chegou a hora de escrever o capítulo final da minha carreira como tenista profissional, 2026 será meu último ano no circuito”, escreveu o suíço de 40 anos, que conquistou três títulos de Grand Slam e chegou a ser número 3 do mundo.
Conhecido por possuir um dos backhands de uma mão mais elegantes do tênis, a carreira de Wawrinka atingiu novos patamares em meados da década de 2010, quando conseguiu desafiar nomes como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ele possui pelo menos três vitórias no confronto direto com Federer (3 a 23), Nadal (3 a 19) e Djokovic (6 a 21), e derrotou Murray 10 vezes (10 a 13).
Já longe de seus melhores tempos, o suíço ocupa no momento a 157ª colocação no ranking, com apenas quatro vitórias em nível ATP na temporada que passou, contrastando com 13 derrotas sofridas. Ao todo ele soma 582 vitórias e 376 derrotas.
Embora não tenha chegado perto da consistência do Big Four, conquistado 16 títulos de primeira linha na carreira, Wawrinka brilhou forte em seus melhores momentos, conquistando o Australian Open de 2014, Roland Garros em 2015 e o US Open em 2016.
🎾ONE LAST PUSH🎾
Every book needs an ending📕
It’s time to write the final chapter of my career as a professional tennis player 📝
2026 will be my last year on tourP perseverance
A ambition
S sacrifice
S success
I injuries
O obsession
N never give upD discipline
R… pic.twitter.com/CJlA8gCN8Y— Stanislas Wawrinka (@stanwawrinka) December 19, 2025












Se a aposentadoria do Wawrinka se confirmar, acertei na previsão da pesquisa deste Portal Tenisbrasil UOL sobre quem se aposentaria ao final de 2026. Entre as opções apresentadas marquei o nome do Stan Wawrinka. Boa sorte ao suiço no ano de 2026 e na sua vida após a aposentadoria no tênis profissional. Ganhar três troféus de grand slam vencendo duas finais contra o Djokovic e uma contra o Nadal, é pra poucos.
bem que o Djoko poderia seguir o exemplo…