Melbourne (Austrália) – Pela primeira vez em nove participações no Australian Open, Alex de Minaur disputará as quartas de final. Jogando em casa e com apoio da torcida na Rod Laver Arena, o número 8 do mundo confirmou o favoritismo contra o jovem norte-americano de 20 anos Alex Michelsen, 42º do ranking, com parciais de 6/0, 76 (7-5) e 6/3.
De Minaur já havia alcançado as quartas nos outros três Grand Slam do ano passado, além do US Open de 2020. Mas em Melbourne, havia sido eliminado nas oitavas nas três últimas temporadas. Aos 25 anos, o australiano está a duas posições do melhor ranking da carreira.
Na próxima rodada De Minaur terá a missão de desafiar Jannik Sinner, líder do ranking mundial e atual campeão do torneio. O histórico é amplamente favorável ao italiano, que venceu todos os nove confrontos entre eles e perdeu apenas um set, em 2020. Eles se enfrentaram nas oitavas de Melbourne em 2022.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Por sua vez, Michelsen chegou às oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez, depois de ter alcançado a terceira rodada em Melbourne no ano passado. O jovem norte-americano eliminou nomes importantes como Stefanos Tsitsipas e Karen Khachanov.
Having fallen in the fourth round in 2022, 2023 and 2024, @alexdeminaur is an #AusOpen quarterfinalist at last!
The Aussie No.1 sets up a date with world No.1 Jannik Sinner in two days time.@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/2kDCQwdWsX
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2025
O primeiro set da partida foi amplamente dominado por De Minaur, que aplicou um ‘pneu’ e enfrentou apenas um break-point. Na segunda parcial, o australiano vinha ampliando seu domínio e quebrou logo cedo. Ele chegou a liderar por 5/3, foi quebrado quando sacava para o set, mas venceu o tiebreak.
Já no terceiro set, conseguiu mais uma quebra e se manteve firme no saque até o final, mesmo enfrentando um break-point no último game da partida. Michelsen fez um winner a mais, 16 a 15, mas cometeu 27 erros contra 14 do australiano.
De Minaur ganhou oito games seguidos (6×0 e 2×0).
Michelsen muito abaixo, nem o saque estava bom.
Tinha muita fé na vitória do americano, mas de Minaur jogou muito bem, sacou muito (alguns a mais de 200 km/h), mereceu vencer por 3×0.
Aqui, ranking e experiência falaram mais alto.
Vamos de minaur
Para De minaur ganhar pela primeira vez de Sinner vai ter que contar com a sorte,pode ganhar apenas se o adversário tiver algum problema físico.