Melbourne (Austrália) – A temporada 2025 do Australian Open trouxe uma grande novidade ao transmitir partidas ao vivo no YouTube utilizando gráficos no estilo de videogame, similares aos personagens de Wii Sports.
O formato, chamado de “AO Animated”, apresenta animações que imitam os movimentos e características físicas dos jogadores em tempo real, com narração original em inglês e sons reais das quadras.
A estratégia foi adotada para contornar as restrições impostas pelos direitos de transmissão, que são exclusivos de canais de TV e plataformas de streaming. Deste modo, permite que fãs acompanhem os jogos sem custos, aumentando o alcance do torneio.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
O uso de gráficos gamificados no Australian Open se destaca como uma nova forma de transmissão esportiva, atraindo tanto fãs de tênis quanto do universo dos videogames.
As partidas mais relevantes do torneio estão sendo exibidas dessa maneira, criando uma alternativa acessível para quem não tem acesso aos canais oficiais. A estreia do jovem brasileiro João Fonseca contra o russo Andrey Rublev, por exemplo, transmitida nesse formato, já ultrapassou 167 mil visualizações no YouTube.
Ademais, a transmissão tripla da rodada de quartas de final já conta com o recorde, até o momento, de telespectadores por este modelo. Os duelos entre Gauff x Badosa, Sabalenka x Pavlyuchenkova, Paul x Zverev, e Djokovic x Alcaraz, alcançaram mais de 312 mil visualizações em live direta na plataforma controlado pelo Google.
Outra novidade para a edição deste ano é o uso da inteligência artificial para a edição de melhores momentos e narração dos vídeos. O computador analisa as imagens dos pontos e faz o relato ao espectador em inglês ou espanhol.
As animações não IMITAM, e sim REPRODUZEM os movimentos e características físicas dos jogadores em tempo real.
Infelizmente o sistema ainda apresenta falhas, como a troca das imagens dos jogadores, como visto no vídeo acima.