Londres (Inglaterra) – No único encontro entre duas top 10 nas oitavas de final em Wimbledon, Mirra Andreeva levou a melhor sobre Emma Navarro e garantiu sua melhor campanha em três participações no torneio. A jovem russa de 18 anos e número 7 do mundo precisou de apenas 1h15 para vencer a norte-americana, 10ª colocada, por 6/2 e 6/3.
Esta foi a segunda vitória de Andreeva sobre Navarro no circuito, repetindo o resultado do ano passado em Cincinnati. Ela supera a campanha de 2023, sua temporada de estreia em Wimbledon, em que chegou às oitavas. Já no saibro de Roland Garros, tem outras duas boas campanhas, semifinal no ano passado e quartas neste ano.
A vaga nas quartas também deixa Andreeva muito próxima de debuatar no top 5. Provisoriamente, ela está disputando a quarta posição no ranknig com Iga Swiatek, mas a norte-americana Amanda Anisimova ainda pode ultrapassar as duas jogadoras, em caso de título em Wimbledon.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A jovem russa é treinada pela espanhola Conhcita Martinez, ex-número 2 do mundo e campeã de Wimbledon em 1994. Como técnica, Conchita ajudou a compatriota Garbiñe Muguruza na campanha para o título em 2017. Bem humorada, Andreeva lembrou na entrevista em quadra que sua treinadora disputará o torneio de lendas no All England Club: “Desta vez, sou eu que vou treiná-la. Será minha vingança”, disse aos risos.
Marvellous Mirra 🤩
The 18-year-old shines on her Centre Court debut, booking a place in the #Wimbledon QF pic.twitter.com/Dj5SIb5s1C
— Wimbledon (@Wimbledon) July 7, 2025
A adversária de Andreeva nas quartas será a suíça Belinda Bencic, que mais cedo venceu a russa Ekaterina Alexandrova por 6/4 e 7/6 (7-4). Bencic, de 27 anos e retornando ao circuito depois de se tornar mãe, é a atual 35ª do ranking e faz sua melhor campanha em Wimbledon. A suíça está a uma vitória de chegar à sua segunda semifinal de Slam.
Andreeva foi muito superior no primeiro set e conseguiu duas quebras seguidas para sair vencendo por 5/1. A russa enfrentou apenas um break-point, quando já sacava para fechar, e sustentou a liderança até o fim da parcial. Já no segundo set, apesar de ter passado por mais oscilações nos games de saque e forehand, Andreeva esteve à frente o tempo todo, usou bem as curtinhas para não dar ritmo e conseguiu quatro quebras para definir a disputa em sets diretos.
Andreeva joga demais, torcendo muito para copar o torneio.
Olha essa menina é completa, tem tudo para ter uma dinastia sob suas mãos. Mas precisa controlar a irritação, mas é jovem e a conceito vai lapidar isso.
Sim, acredito que com o tempo vai melhorar nesse aspecto. Já é uma ótima jogadora e parece ter uma bela personalidade também, então espero que esteja no topo por muito tempo.
Assino embaixo filhão, ela tem muita técnica e ainda esta em processo de maturação, acho que ela com só 18 anos já tem mais técnica que a Sabalenka, mas realmente se controlar a irritação ou dosar isso aí essa menina vai pegar altos voos.
Tenho a impressão de que um dos pontos fracos da Andreeva é um Forehand em que a bola praticamente não “anda”…
Se ela e equipe conseguissem ajustar essa biomecânica (compleição física dela permite mais), o volume de jogo seria ainda maior.
Migo acho que esta pintando uma semi entre Andreeva x Iga, que é meio surpreendente ambas chegarem longe porque ninguém dava nada por elas, embora Andreeva tem qualidade para jogar na grama, logo achava que a Pegula chegaria longe que parece não consegue ter intensidade em jogar torneios em sequência e a Ribakina convenhamos que se foi mal na grama imagina a partir de agosto? Infelizmente ela esta no funfo do poço devido a sua falta de postura ou mental inerte, acho difícil ela sair do fundo e pelo visto do jeito que vai não vai se manter no top 20.
Torcendo que essa semifinal aconteça. Iga e Andreeva para mim são as duas maiores tenistas que surgiram nos últimos.
Concordo.