Andreeva elimina Swiatek e faz inédita semifinal de WTA 1000 aos 17 anos

Foto: Dubai Duty Free Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) – No jogo que abriu a programação das quartas de final do WTA 1000 de Dubai, Mirra Andreeva surpreendeu Iga Swiatek e garantiu seu lugar na semi. A jovem russa de 17 anos e 12ª do ranking eliminou a número 2 do mundo com um duplo 6/3 em 1h36 de partida nesta quinta-feira.

Esta é a quinta vitória de Andreeva contra tenistas do top 10. Ela já havia vencido Ons Jabeur, Marketa Vondrousova, Aryna Sabalenka e Jasmine Paolini no ano passado. A russa também devolve a derrota sofrida para a polonesa no único duelo anterior entre elas, realizado em Cincinnati, na última temporada.

A próxima adversária de Andreeva virá da partida entre a cazaque Elena Rybakina e a norte-americana Sofia Kenin. Ela perdeu o único duelo anterior contra Rybakina, número 7 do mundo, nas oitavas de Pequim em 2023. Já um duelo com Kenin, ex-número 4 do mundo e atual 56ª do ranking, seria inédito.

É a minha primeira semifinal de WTA 1000, estou muito feliz. Estava muito nervosa antes do jogo. Fizemos uma partida muito intensa em Cincinnati no ano passado e disse a mim mesma que precisaria continuar sendo agressiva”, disse Andreeva na entrevista em quadra.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A russa também destacou a conversa com a treinadora Conchita Martínez no intervalo entre os sets. “Ela apenas me disse para seguir em frente, porque estava jogando bem. Não precisava mudar nada, só continuar jogando da mesma forma. Às vezes para mim, é mais difícil manter o jogo do que mudar alguma coisa”

Já Swiatek segue sem títulos neste início de temporada, depois de ter alcançado as semifinais do Australian Open e do WTA 1000 de Doha. A polonesa de 23 anos também não repete as últimas campanhas em Dubai, final em 2023 e semi no ano passado, e perde a chance de se reaproximar de Aryna Sabalenka na disputa pela liderança do ranking, mesmo com as eliminações precoces da bielorrussa nos dois primeiros WTA 1000 do ano.

Andreeva enfrentou dois games longos no saque no início da partida, quando vinha sofrendo com as devoluções de Swiatek mas sobreviveu a quatro break-points, sacando e jogando melhor nos pontos mais importantes do primeiro set. E além disso, conseguiu uma quebra cedo para sari vencendo por 3/1 e passou a confirmar seus games de saque com mais segurança no fim do primeiro set. Com uma nova quebra, fechou a parcial. A russa fez 11 a 8 nos winners e cometeu apenas 9 erros contra 15.

No começo do segundo set, Swiatek escapou de um 0-30 no saque e logo depois quebrou o serviço de Andreeva. A polonesa abriu 3/1 no placar, mas não conseguiu assumir o controle da partida. Andreeva continuava pressionando os games de saque da número 2 do mundo e buscou o empate por 3/3. Depois disso, voltou a sacar bem, terminando a partida com dez aces. Com uma nova quebra, a russa passou à frente no placar e rumou para uma das vitórias mais expressivas de sua carreira. Swiatek até fez mais winners, 22 a 18, mas cometeu 31 erros não-forçados contra apenas 13 da russa. Enquanto a polonesa aproveitou apenas um break-point em oito chances, a russa também teve oito break-points e conseguiu quatro quebras, duas em cada set.

Subscribe
Notificar
guest
24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo
Marcelo
1 dia atrás

Futura número 1

Adalberto
Adalberto
23 horas atrás
Responder para  Marcelo

Vdd!
Esse início de temporada tá terrível para as Top#10!
Sabalenka, Iga, Coco, Pegula, Pauline, Qinwen apanhando feio!
Principalmente das mais novas!
Tá divertido!
E as brazucas perdendo também, mesmo nas duplas!
2025 promete, kkk….

Gustavo M.
Gustavo M.
1 dia atrás

Iga agora defende 3 títulos de 1000 e Roland Garros. Não volta a sonhar com o topo do ranking tão cedo.

Paulo A.
Paulo A.
1 dia atrás

Como está jogando essa garota! E agora ela adicionou um saque matador ao seu arsenal. Perigosíssima.

Rodrigo
Rodrigo
1 dia atrás

Sacou muito contra Iga, 10 aces.

Vivi
Vivi
1 dia atrás

Jogou muito bem. Já a Iga errou demais e foi ficando sem confiança. Falando nisso, acho que falta confiança por parte da Iga em variar os golpes. Ela sobe na rede, mas faz escolhas erradas, o que a deixa muito vulnerável.
Agora a Andreeva tem tudo pra chegar cada vez mais longe, pq não tem medo de nada. Já derrotou Sabalenka, agora a Iga.
Começo de temporada difícil para as primeiras colocadas.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 dia atrás

Mirra Andreeva veio pra se intrometer no reinado de Swiatek e Sabalenka. Treinada por Conchita Martinez ( pos no N 1 Muguruza e Pliskova ) e aos 16 aninhos, já fez Semi de RG 2024 . Iga com o atual Serviço, vai levar sufoco da jovem Russa já no Saibro de Paris . Mirra bateu Sabalenka nas Quartas ano passado. A conferir. Abs !

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
1 dia atrás

Com 17 anos e mostrando para a galera acima no ranking que veio para brigar pela ponta. Joga muito.

Edward
Edward
1 dia atrás

o que terá acontecido com Swiatek???

Fábio
Fábio
19 horas atrás
Responder para  Edward

O mesmo que aconteceu com Fonseca.

Gustavo M.
Gustavo M.
15 horas atrás
Responder para  Fábio

Iga é defensiva e parece não ter alternativas quando não consegue neutralizar e contra atacar. Fonseca é ofensivo, exige estar mais concentrado, relaxado e calibrado.

William
William
1 dia atrás

Iga está seguindo os passos da Sabalenka do ano passado e perdendo tudo no começo. Kkkkkkkk

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  William

É meu caro que surpresa essa viu, não vou dizer zebra porque a menina russa já é uma realidade que não sei se você concorda, é ficarei 3 dias sem vim aqui devido à falta de tempo e não poderei interagir com a galera nesses dias, por enquanto, agora você acha que a jovem russa pode chegar mais longe? Abraços até segunda.

William
William
1 dia atrás
Responder para  Flávio

Ela joga demais Flávio. Na minha opinião, tem mais variações que a Iga é tá ali no nível de Sabalenka. O jogo da Iga está abaixo esse ano e esse novo treinador nao ajudou em nada. E essa menina vai longe…E detalhe: discreta.

Vicentina
Vicentina
1 dia atrás

Gente essa menina vai longe viu, então foi uma boa surpresa hoje e aí concordam?

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 dia atrás

Mirra mirando o topo.

Paulo Justos
Paulo Justos
1 dia atrás

Só o mais otimista acreditaria que Iga disputaria título em Dubai. Eu mesmo depois de Doha, achava melhor que ela pulasse Dubai para descansar e resetar e voltar em IW. Afinal, lá ela defende o título.

Vejo muitas pessoas preocupadas com ranking, com desempenho sendo que o ano mal começou ou com várias jogadoras aparecendo e mostrando que darão trabalho. Acho normal, e penso que estamos em plena mudança de estilo de jogo no WTA. Porém ainda acho que o topo ainda fica: Aryna, Iga, Ribakina e Coco.

Só nesta temporada Iga e Ribakina são as que mais pontos ganharam. Ficam chocados com o desempenho da Aryna pós AO. Porém não é tão diferente do ano passado porque lá ela tinha a desculpa do que ela estava passando fora de quadra com o ex-namorado. Vi gente falando que ela tá cansada ou o psicológico não melhorou desde AO. Iga tomou três duros revezes este ano. Coco no United Cup, Madison no AO e a humilhante derrota no seu piso favorito Doha para Ostapenko. E três dias depois estava em quadra. Sendo sincero, Iga já não é a mesma e caiu e muito de desempenho na reta final das competições desde a derrota para a Zheng nas Olimpíadas.
E no meu trabalho a gente sempre faz as previsões dos Grands Slams. Eu coloquei aquela altura: Ribakina – AO por causa do Goran, Iga – Roland Garros, Andreeva – Wimbledon e Sabalenka – USOpen
Sabalenka sempre melhora o desempenho no segundo semestre. Por isto ainda é muito cedo pra análises drásticas.

Rafael Guimaraens
Rafael Guimaraens
22 horas atrás
Responder para  Paulo Justos

A verdade é que Andreeva tem mais jogo e mais recursos que a iga, falta só mais experiência que ela vem adquirindo rapidamente.

Paulo Justos
Paulo Justos
21 horas atrás
Responder para  Rafael Guimaraens

Essa estória de “recurso” é uma bobagem. Por que o jogo ainda é decidido nas trocas no fundo de quadra. O que tem prevalecido são os números de aces que as jogadoras estão produzindo e logicamente a falta de medo de enfrentar as tops.
Mirra com toda certeza terminará 2025 no top 10. E se continuar assim, vai passar as pretensões que algumas pessoas tem com a Coco.

Porém como eu falei, ainda é muito cedo. Agora quem esta voltando a sua melhor forma é Ribakina.
Estou torcendo pela Mirra disputar esta final contra a Muchova, apesar de achar que vai dar Tauson.

Camila
Camila
1 dia atrás

Aí está a futura número 1. !!!!! Que beleza !!!! Sangue nos olhos, não tem medo, não abaixa a cabeça !!! Foi só trocar de técnico que está subindo como foguete!!! E tudo isso com 17 anos !!!! Que emoção assistir o jogo da Andreeva. !!! Parabéns!!!! Espero que leve o troféu pra casa !!!

Ramiro Cora
Ramiro Cora
23 horas atrás

pois é… a “Joana Fonseca” da Russia (ainda mais jovem … e já melhor consolidada -12º-rank.)
Aliás, a Russia está de parabens: duas jovens próximas do topo
Mirra (17 anos -12º rank.)
Shnaider (20 anos -14º rank.)
Além da Kasatkina (27 anos -11° rank.)
E com 13 tenistas no top-100
Isso sim que é um pais ter excelente tenis. Realmente (e não simplesmente a aparição fortuita de uma estrela solitária)

Última edição 23 horas atrás by Ramiro Cora
José Andrade
José Andrade
22 horas atrás

A Iga neste início de ano tá um verdadeiro cavalo paraguaio. Começa atropelando e depois capota. Boa, Andreva!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
22 horas atrás

A Mirra Andreeva está na primeira fase da carreira que é mostrar as suas qualidades e alcançar um lugar no topo. Tem tudo pra conseguir esse objetivo. Depois, quando estiver no topo e começar a defender os pontos de temporadas anteriores, aí a pressão vai aumentar e veremos como ela vai se comportar. Muito bom estar chegando mais uma jogadora de alto nível para se juntar às outras que estão no topo.

Ramiro Cora
Ramiro Cora
21 horas atrás

Olha ai a atualidade do tênis russo:
-Mirra Andreeva (17 anos -12º Rank.) em face incipiente de consolidação (mas já pulou de “promissora” para “realidade”)
além de:
-Shnaider (20 anos -14º Rank.)
-Kasatkina (11º Rank.)
No total: 13 no top-100
Isso sem contar a Rybákina e a Putintseva, que são moscovitas de nascensa… (em fim, eles tem até para exportar” rsrs)

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.