Londres (Inglaterra) – Em um torneio de Wimbledon marcado pelas zebras, tanto no masculino quanto no feminino, a russa Mirra Andreeva, 7ª cabeça de chave, e a norte-americana Emma Navarro, 10ª, passaram ilesas e, portanto, farão o único duelo entre tenistas top 10 das oitavas de final da chave das mulheres no All England Club.
E em todo o torneio sobraram apenas mais duas: Aryna Sabalenka, tanto número 1 do mundo quanto principal cabeça de chave, e Iga Swiatek, quarta do ranking e oitava favorita em Wimbledon. A situação é parecida no masculino. Jannik Sinner (1º), Carlos Alcaraz (2º), Taylor Fritz (5º), Novak Djokovic (6º) e Ben Shelton (10º) são os únicos jogadores do top 10 do ranking da ATP que continuam firmes e fortes em busca do título.
“Eu sinto que obviamente não é muito legal ver tantos jogadores top perdendo nas primeiras e segundas rodadas. Mas é o tênis. Às vezes pode acontecer. Não há nada que possamos fazer sobre isso”, disse Andreeva, que tentará chegar às quartas de final de Wimbledon pela primeira vez. “Eu tento apenas focar em mim mesma. Não pensei que talvez fosse uma maldição ou algo assim que poderia vir atrás de mim”.
Andreeva garantiu seu lugar nas oitavas com uma vitória sobre a norte-americana Hailey Baptiste, 55ª, por 6/1 e 6/3 e reforçou que não estava pensando que a queda de algumas favoritas lhe oferecia uma oportunidade de chegar longe.
“Honestamente, não pensei nisso. Eu estava focada em apenas vencer as partidas porque, ano passado, eu perdi na primeira rodada em simples e duplas. Eu coloquei todo meu foco em tentar ganhar mais e mais jogos. Quando venci a primeira rodada, meu objetivo era vencer a segunda, melhorar meu jogo, melhorar o resultado do ano passado. É nisso que estou colocando meu foco. É isso que tentarei fazer em seguida”, disse.
A russa elogiou Navarro e contou que ambas treinam juntas de vez em quando, inclusive na grama de Bad Homburg em preparação para Wimbledon. “Como ela disse, nós treinamos juntas na Alemanha”, disse a norte-americana. “Acho que ela é uma jogadora divertida de enfrentar e assistir. Ela tem potência, mas também pode ser aguerrida. Ela devolverá várias bolas. Ela é forte na corrida, nos cantos. Estou ansiosa”.
Navarro teve que passar pela tcheca Barbora Krejčíková, 17ª cabeça de chave e atual campeã da Wimbledon. “Eu estava pensando nisso um pouco, mas tentei fazer com que não tivesse tanto peso na minha cabeça. Joguei apenas contra a adversária que estava no outro lado da quadra, sem me importar com o que ela fez no passado. No fim do dia, estou muita animada de onde estou no torneio. São os dias e momentos que você aproveita. Não será assim para sempre”, afirmou.
Andreeva e Navarro se enfrentaram uma vez, nas quadras duras de Cincinnati, em agosto de 2024. A russa venceu por duplo 6/2.
Eu acho legal as surpresas,mostra que os nomes que não estão entre os favoritos podem surpreender