Londres (Inglaterra) – Ainda em busca de um título inédito em Wimbledon, Aryna Sabalenka chega sem perder sets às quartas. A número 1 do mundo venceu neste domingo a belga Elise Mertens, 23ª do ranking, por 6/4 e 7/6 (7-4) em apenas 1h35 de partida.
Esta foi a 11ª vitória de Sabalenka em 13 jogos contra Mertens no circuito, sendo a décima seguida. Na atual temporada, a bielorrussa já derrotou a belga outras duas vezes, nas quadras de saibro de Stuttgart e Roma. A jogadora de 27 anos faz sua sexta participação em Wimbledon e tem duas semifinais, a primeira ainda em 2021 e a segunda em 2023. Ela não disputou a edição passada por lesão no ombro.
A próxima adversária de Sabalenka em Wimbledon será a experiente alemã Laura Siegemund, de 37 anos e 104ª do ranking, que mais cedo venceu a argentina Solana Sierra por 6/3 e 6/2. Siegemund iguala seu melhor resultado em Slam, as quartas de Roland Garros em 2020. A alemã já derrotou uma top 10 no torneio, Madison Keys, campeã do Australian Open.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada por Sabalenka nas quartas, Mertens já foi parceira de duplas da bielorrussa. Juntas, elas foram campeãs do US Open de 2019 e do Australian Open de 2021. Ela também tem um título de duplas em Wimbledon, ao lado da taiwanesa Su-Wei Hsieh há quatro anos. Em simples, vem de uma recente conquista no WTA 250 de ‘s-Hertogenbosch, em quadras de grama, onde salvou 11 match-points na semifinal.
What. A. Match. 😅
World No.1 Aryna Sabalenka comes through an incredible battle with Elise Mertens to win 6-4, 7-6(4) and advance to the quarter-finals 💥
She’s still yet to drop a set at #Wimbledon pic.twitter.com/11vCqhI5cJ
— Wimbledon (@Wimbledon) July 6, 2025
Sabalenka abriu vantagem cedo na partida e saiu vencendo por 4/1. A número 1 do mundo permitiu o empate no oitavo game, mas voltaria a quebrar no último game da parcial, com direito a dois winners com o backhand. O número de bolas vencedoras na parcial foi equilibrado, 13 a 11, mas a bielorrussa cometeu apenas 6 erros contra 12 de Mertens.
A belga começou bem o segundo set, conseguiu uma quebra e abriu 3/1 no placar. Mas Sabalenka reagiu e fez três games seguidos. A bielorrussa ainda teve dois break-points quando liderava por 4/3, mas Mertens se salvou com uma sequência de ótimos saques, incluindo dois aces. Depois disso, a definição ficou para o tiebreak, em que a belga chegou a liderar depois de uma dupla falta de Sabalenka, mas cometeu um erro e tomou um winner de devolução que permitiram a virada à número 1 do mundo. As duas jogadoras tiveram ótimos números no saque, 15 aces para Mertens e 12 para Sabalenka. A bielorrussa liderou a contagem de winners por 36 a 25 e cada jogadora cometeu 18 erros.
Se consistência fosse uma pessoa, seria Aryna Sabalenka.
Jogo excelente. As meninas estão de parabéns. Entregaram o que se esperava.