PLACAR

Andreeva chega às quartas aos 17 anos e será top 30

Mirra Andreeva (Foto: Nicolas Gouhier/FFT)

Paris (França) – Mais uma vez,  Mirra Andreeva deu sinais de seu promissor início de carreira e já chega às quartas de final de um Grand Slam aos 17 anos. A jovem jogadora russa avançou em Roland Garros depois de superar a francesa Varvara Gracheva, 88ª do ranking, por 7/5 e 6/2 em 1h31 de partida nesta segunda-feira.

Andreeva já havia alcançado as oitavas em outros dois Grand Slam, Wimbledon no ano passado e o Australian Open em janeiro. E este é apenas o quinto torneio deste nível que ela está disputando na carreira. Atual 38ª do ranking, a russa entrará no top 30 pela primeira vez após a competição.

A adversária de Andreeva nas quartas será a número 2 do mundo Aryna Sabalenka, bicampeã do Australian Open a semifinalista de Paris no ano passado. A bielorrussa venceu os dois duelos anteriores, ambos realizados no saibro de Madri.

Andreeva e Gracheva já foram parceiras de treino

Desde o início da temporada de saibro, Andreeva passou a treinar com a espanhola Conchita Martínez, ex-técnica de Garbiñe Muguruza e Karolina Pliskova. E creditou à Conchita uma mudança de postura, para ficar mais calma em quadra. “Tenho que agradecer à minha treinadora por isso. É também o trabalho dela. Estamos trabalhado juntas nos últimos meses e sinto que estou melhorando. É muito bom ver que eu posso manter a calma nos momentos difíceis. Tenho trabalhado muito nisso e valeu a pena”, disse Andreeva, na entrevista em quadra.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Com o resultado, a França também perde sua última representante em simples e o país segue sem uma campeã desde Mary Pierce em 2000. Gracheva é nascida na Rússia, mas recebeu passaporte francês no ano passado após treinar no país por cinco temporadas. Ela e Andreeva treinavam juntas na academia de Jean-René Lisnard, um dos mentores de Daniil Medvedev, e tiveram até o mesmo técnico por um tempo, Bruce Gorregues, que depois treinou o brasileiro Gabriel Décamps. “É sempre difícil jogar contra uma amiga”, disse a russa de 17 anos após o jogo.

Após primeiro set equilibrado, russa passou a dominar

O primeiro set do confronto das oitavas foi o mais equilibrado. Andreeva conseguiu uma quebra para liderar por 4/3, mas permitiu o empate no oitavo game e ainda salvou dois set-points no saque dois games mais tarde. A russa ganhou confiança e venceu oito dos últimos dez pontos da parcial.

Em vantagem no placar, Andreeva tentou ser agressiva nas devoluções durante o segundo set, especialmente quando a francesa não colocava o primeiro saque na quadra. E com isso, a pressão sobre os games de saque de Gracheva foi constante. A russa criou break-points em quatro games diferentes e conseguiu três quebras para consolidar a vitória em sets diretos.

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Será uma nova fenomenal no tênis?

Paulo Mala
Paulo Mala
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Otima jogadora, mas só o tempo dirá. Mas se vc olhar a chave dela, foi extremamente acessível. Agora pega a Sabalenka que costuma dar aula para ela. Será que agora ela apronta?

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Mala

Não é qualquer que chega a quartas de slam aos 17 anos. De qualquer forma, você tem razão, pois só o tempo dirá.

Leonardo
Leonardo
1 mês atrás
Responder para  Paulo Mala

Costuma dar aula é um pouco exagerado. Jogaram 2 vezes, é certo com vitoria relativamente facil de Sabalenka, mas foi em Madrid que pela altura se comporta como uma quadra rapida, que é a praia da Sabalenka que ganhou 2023 e chegou na final em 2024. Obvio que Sabalenka é favorita, mas acho que em RG o placar tende a ser mais apertado, e com alguma chance para a novata. Finalmente, só o tempo vai dizer, mas veja bem, que o tempo já está dizendo algo, ela tem uma trajetoria similar a de Coco Gauf. é para vicar de olho nesse jovem talento.

Roberto
Roberto
1 mês atrás

Vamos torcer por ela , não é um caminho fácil vejam Leylah e Emma

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Vou torcer pela mirra…

Camila
Camila
1 mês atrás

Que tênis lindo essa garota tem com 17 anos !!!! Parabéns !!! Tocer por ela !!!

Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 mês atrás

Andreeva pode ser o refresco pra essa WTA atual, onde a pancadaria impera! Ela tem um estilo completamente diferente! Apesar da Aryna ser favoritaça novamente, será mais um aprendizado pra russa prodígio

Laurindo Kogi Miyamoto
Laurindo Kogi Miyamoto
1 mês atrás

A minha bronca é c/ os comentaristas de tênis, ficar falando durante a partida… jogo de tênis e jogo de elite, respeito… a tenista já batendo a amarelinha p/ SACAR… poxa, cala o bico… não se fala, qdo as jogadoras estão trocando se gradriando… principalmente o Meligeni “ bola na rede”, “paralela”, poxa q/ gosta de tênis entendem e enxerga.. não precisa ficar de lero – lero…

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Fils vence a grande batalha de Hamburgo em cima de Zverev

Veja como Zheng chegou ao bicampeonato em Palermo

PUBLICIDADE