Amarga despedida

Embora os dois representantes masculinos tenham perdido para jogadores de rankings expressivos, o adeus do tênis brasileiro aos combinados 1000 de Indian Wells foi um tanto amargo.

Thiago Wild foi quem se saiu melhor, com algumas chances diante de Stefanos Tsitsipas na noite de sexta-feira. Já no sábado, João Fonseca só conseguiu jogar bem até a reta final do primeiro set, perdendo então nove games consecutivos do canhoto Jack Draper.

O ‘pneu’ sofrido pelo carioca praticamente emendou-se em uma exibição simplesmente tenebrosa de Beatriz Haddad Maia, que conseguiu jogar ainda pior do que vinha fazendo e perdeu de forma melancólica para a 83ª do ranking Sonay Kartal.

A tática de atacar o backhand de Tsitsipas provocou desempenho fraco de Wild no primeiro set. Aí ele calibrou melhor o primeiro saque, buscando mais o corpo do grego, e percebeu que atacar o lado direito dava resultados mais eficientes. Só não entendi por que jamais usou o backhand na paralela. De qualquer forma, fez um segundo set decente e colocou pressão no top 10, que jogou um belo tênis quando era mais necessário e abusou de seu espetacular forehand.

Fonseca sofreu quebra muito precoce, ainda no terceiro game, mas se recuperou imediatamente e conseguiu controlar bem as trocas de bola, tendo uma chance real de ameaçar o britânico no 4/4. Não conseguiu e aí levou a quebra. Sacando para o set, Draper deu chances e o carioca se precipitou em ao menos dois lances. E aí quase não teve mais jogo, praticamente no mesmo ritmo, com destaque para a capacidade defensiva do 14º do mundo e o excesso de falhas do garoto, que exagerou na tentativa dos winners. E olha que Draper nem sacou bem, com 55% de primeiro serviço e um game com três duplas faltas. Placar duro, que deve ensinar Fonseca a se conter mais e ser paciente, principalmente contra esses gigantes do circuito.

Quando se imaginava que Bia não tinha como jogar pior, eis que ela achou um jeito. Saque pouco contundente e um backhand incrivelmente descalibrado permitiram que a lucky-loser Kartal marcasse sua primeira vitória em cima de uma top 20 sem fazer muito mais do que trocar bolas. A canhota brasileira cometeu incríveis 38 erros em apenas 15 games, venceu só 4 dos 11 pontos que usou o segundo serviço e, mesmo acertando 74% do primeiro saque, só obteve sucesso em 48% das vezes.

Ainda viva nas duplas de Indian Wells e com grande chance de permanecer no top 20, é certo que Bia seguirá para Miami e continue a busca por uma forma de recuperação. Sua apatia em quadra, no entanto, não dá otimismo. Talvez, antes de voltar ao saibro europeu, ela enfim pare e sente para repensar a carreira, a equipe, o calendário e acima de tudo a motivação.

O 100º adiado outra vez

O sábado de estreias das principais estrelas também marcou mais um resultado negativo para Novak Djokovic, agora superado pelo gélido holandês Botic van de Zandschulp com direito a esmagador 1/6 na parcial decisiva. O sérvio só mostrou desenvoltura no segundo set, quando chegou bem nas bolas e conseguiu ser agressivo, mas foi um dia em que o forehand deixou muito a desejar e novamente ficou a imagem de um atraso crescente para chegar nas bolas.

É uma encruzilhada: o calendário está econômico e as derrotas precoces não permitem ganhar ritmo. como aconteceu em Doha e agora em Indian Wells. A próxima tentativa do 100º título é no lentíssimo piso duro de Miami, onde ele tem seis troféus porém nenhum depois de 2016.

Subscribe
Notificar
guest
171 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Danilo BR
Danilo BR
16 dias atrás

Mestre! Na sua opinião, Nole se desmotivou depois da aposentadoria do seu maior rival Rafa ou após a conquista do ouro olímpico? Ele tá irreconhecível em 2025…

Walter Alberto
Walter Alberto
16 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Acho que o físico é o maior desafio, principalmente com relação a recuperação de lesões e desgaste. Com a idade, estes processos requerem mais tempo e solidez.

Bruno
Bruno
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Perfeito,Dalcim
Eles querem uma desculpa para o inevitável

Marcelo Reis
Marcelo Reis
16 dias atrás
Responder para  Danilo BR

Uma vez que alcançou seu principais objetivos na carreira e seus grandes rivais, que o motivavam muito, pararam, não tem motivação que se aguente. Claro que ainda pode surpreender, mas a dificuldade só aumente dia a dia.

Penso que deveria planejar sua aposentadoria este ano, ganhando algum big title ou não. Já teve a carreira dos sonhos.

SANDRO
SANDRO
16 dias atrás
Responder para  Danilo BR

Tecnicamente Djokovic é excelente… Só acho que não tem mais saco e paciência para ficar correndo atrás de qualquer bola… Está “econômico”, evitando a fadiga, digamos assim…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
14 dias atrás
Responder para  SANDRO

No tênis de hoje em dia, não há lugar pra esse tipo de “economia”. Se continuar “econômico” assim, haverá economia de vitórias também.

Victório Benatti
Victório Benatti
16 dias atrás

Tenho a impressão que o Djokovik vai repetir em Miami, o que aconteceu em Indian Wells.
Quanto ao nosso João Fonseca, me parece que está acontecendo com ele, aos 18 anos, o mesmo que aconteceu com o big 4 quando tinham os mesmos 18 anos.
É só ter paciência e trabalhar bem, que os resultados positivos certamente vão acontecer.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Onde assino , caro Victorio ? . Abs !

Felipe
Felipe
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

A assinatura é digital, Senhor.

José Roberto
José Roberto
16 dias atrás

“Talvez, antes de voltar ao saibro europeu, ela enfim pare e sente para repensar a carreira, a equipe, o calendário e acima de tudo a motivação”.

Que parágrafo forte! E assino embaixo das palavras do mestre Dalcim. Precisa adicionar a equipe um psicólogo. Se vê claramente que ela não está feliz em quadra. Parece que joga por obrigação (dos patrocinadores?) e não por satisfação.

Wadih
Wadih
16 dias atrás

Caro Dalcin, a Luisa Stefani tambem teve uma queda de desempenho ne? Qual sua opiniao? Perdeu o ritmo apos a cirurgia? Ou pq nao achou uma dupla como era com a Gabriela Dabrowski? Alias se sabe o motivo delas terem rompido tao repentinamente? Pareciam tao amigas e tinham uma sinergia tao grande e agora parece geladas uma com a outra…

Aurelio
Aurelio
16 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Pura especulação, mas imagino que possa ter algo a ver com o diagnóstico de câncer da Dabrowski.
O silencio completo e absoluto sobre o rompimento derivado do fato de que a Gaby não queria que a informação sobre a doença viesse a público.
Imagino que a Luisa não quis correr riscos – não tinha como saber como seria a evolução da doença, tratamento, por quanto tempo parada, etc.
Talvez tenha usado o argumento da sua própria parada forçada (cirurgia do ligamento) – quando a Gaby formou parceria com a Olmos – para sair antes da hora e tentar formar uma parceria mais estável e previsível.
O tiro saiu pela culatra de forma espetacular (o que ela não tinha como prever); imagino que tenha se arrependido amargamente (perdeu titulo de GS, título de Finals, bons prêmios).
Quanto ao relacionamento entre ambas, pelo que se vê nas redes sociais, as duas já fizeram as pazes (não dá pra esperar que o relacionamento volte a ser o que era antes, mas nunca se sabe).

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
16 dias atrás

Zverev, Rublev, Aliassime, Ruud, Djoko…esses sim deixaram a desejar, caindo logo nas primeiras rodadas. Será que o novo piso de IW, somado as bolas mais leves, estaria por trás disso tudo? Ou algo fora das quadras que desestimula esses tops ten? Há, hoje em dia , nos USA uma fortíssima concorrencia do Pickleball pela audiencia na tv e , consequentemente, patrocinadores. Seria otimo os americanos ficarem para as rodadas finais.

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  Ricardo Schwery

Tanto a bola quanto a quadra não são motivos para a eliminação desses TOPs… Pelo menos no caso do RUUD, foi muito mérito do Marcos Giron que jogou uma excelente partida! Vale ressaltar que ausência de Sinner por causa da WADA tirou muito a graça do circuito !!!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  SANDRO

Puxa Sandro, Djokovic deixou de jogar US Open e Australia Open porque que é um negacionista de vacinas e agora o Sinner não está em Indian por causa da Wada?
Não é por que ele testou positivo para o doping?

Ronildo
Ronildo
16 dias atrás

Seria muito bom para João Fonseca ser sorteado para um primeiro jogo contra Djokovic em Miami.

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  Ronildo

Quem acabou de ser eliminado com um 6×0, não pode querer pegar o Djokovic logo na estreia…

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
16 dias atrás

Como ela é ruim de bola, meu Deus…

Schit V. Almir Seis
Schit V. Almir Seis
13 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Nao foi você que dois posts atrás fez um poema para homenagear as mulheres?

E agora nesse post (e no outro, e no outro, e no outro…) tem varios comentários seus depreciando a tenista?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Schit V. Almir Seis

Pois é, se você tivesse um mínino de discernimento, por certo teria percebido que não desci a ripa na mulher Beatriz Haddad, mas sim na tenista Beatriz Haddad…

Schit V. Almir Seis
Schit V. Almir Seis
12 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Se tivesse lido direito o comentário acima que eu escrevi, teria percebido que foi o que eu postei: “depreciando a tenista”, e não precisaria ter confessado.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Schit V. Almir Seis

ENTÃO POR QUE citar meu poema, se não é sobre tenistas? Ou seja, quem deu cabeçada entre mim e você, não foi eu…

Última edição 12 dias atrás by valmir da Silva batista
Henry Vidal
Henry Vidal
10 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Cabeçadas? Por tudo que li, só se foi no céu da sua boca, meu caro.

Eduardo Braga
Eduardo Braga
16 dias atrás

Um jogo como esse da Bia faz lembrar até o corpo mole dos jogadores de futebol quando querem “queimar” um técnico. Arre!

Guilherme
Guilherme
16 dias atrás

Caro Dalcim, será que a Bia está com algum problema pessoal e nao qier falar? Ta triste em quadra…desmotivada

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

OUTRA VEZ ESSA conversinha fiada sobre “pressão”?! Ouço e leio a respeito há cerca de dois anos. “Falta alegria”? Realizou mudanças importantes em seu staff não tem sequer um ano e já está triste? Como assim? Ou seja, o que falta é Beatriz, aos quase vinte e nove anos, jogar bola, isso sim…

evaldo.moreira
evaldo.moreira
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, SEM QUERER, mas já rindo mestre, e seu FOREHAND, espetacular, mandou uma direita mais rápida que a do JF.

Django Kid
Django Kid
13 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Sacou a 200 km/h… e no corpo! Que ace foi esse!!!!

Esse ponto merecia uma narração do Dacio Campos!

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
11 dias atrás
Responder para  Django Kid

Outro que se presta apenas à condição de voyeur…

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Você pode ser o “melhor jogador do mundo tecnicamente” , mas se estiver desmotivado, sem “alegria” para jogar, a vitória não vem… Quem sabe se você pegasse uma raquete e jogasse um pouquinho você teria essa noção… Há dias que por mais que você saiba o que tenha que fazer, a coisa não flui… Até Djokovic passou por isso agora contra o Botic…

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

“desmotivado”( a ) há quase dois anos? “desmotivado”( a ) tendo Beatriz feito mudanças importantes em seu staff há nem um ano? Analisa a questão com ao menos um mínimo de discernimento…

Luiz Otavio
Luiz Otavio
14 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Valmir concordo muito contigo. Todos são pressionados em suas profissões, e quase ninguem ganha 7 digitos ao ano.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
14 dias atrás
Responder para  Luiz Otavio

Luiz Otavio, muito obrigado pela anuência e pela lucidez…

SANDRO
SANDRO
16 dias atrás

Fonseca levar 6×0 foi a pior derrota do torneio… Deprimente!!!

Bruno
Bruno
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

Seu goat tomou 6)1
Fonseca está apenas começando
Sabe nada de tênis

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
14 dias atrás
Responder para  Bruno

Ele é o goat do tênis e não do Sandro.

Victório Benatti
Victório Benatti
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

Djokovik tomar 6×1 no 3o set é mais deprimente do que o 6×0 do João Fonseca.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Isso, matemática inversa.
Djokovic tomou 6×1, mas já faturou 24 GS.
Quem sabe né…

Ramires
Ramires
16 dias atrás

Depois desse jogo da bia 0 vontade de assistir tênis kkkkkkkkkkkkkkk

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
16 dias atrás

A verdade é que o tênis ficou muito chato com o fim do Big 3.

O Djokovic de agora anda tão desmotivado que entra em quadra, chega atrasado nas bolas e perde para caras inexpressivos como esse holandês “sopa de letrinhas” aí.

6/1 no terceiro set não é uma coisa que ele normalizaria em outros tempos. Não há mais desafios para ele.

Não sei porque ele não se aposentou ainda.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Chato ???. Com Alcaraz, Sinner e JF ???. Só podes estar brincando, caro Sr Rodrigo S. Cruz . Quem manda ser adorador de Nick Kyrgios ?… rsrs Abs !

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O Sinner está suspenso por 3 meses, não se faça de sonso… Quem sabe quando Sinner voltar a jogar, Djokovic se motive a voltar a jogar também??? E vc citou JF, se for aquele jogador que toma um 6×0 logo no início do torneio… 6×0 vai motivar quem???
Parabéns a WADA por tirar SINNER de atividade e acabar com a graça de 4 MASTERS MIL em sequência: Indian Wells, Miami, Madrid e Monte-Carlo!!! Essa WADA conseguiu deixar o tênis mais chato ainda tirando a maior estrela atual do tênis de quadra!!! Não vejo a hora do retorno do SINNER!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

Outra vez. O Sr equivocadamente se dirigiu a pessoa errada .

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

É engraçado o Sérgio, né.

Ele vem e me manda essa: “quem manda ser um adorador de Nick Kyrgios”.

Cara, eu juro que não entendo um raciocínio tão débil quanto esse.

A verdade é que eu não adoro o Kyrgios, nem adoro o Federer, nem adoro absolutamente ninguém.

São tenistas que eu admirei e para quem torci. Curto vê-los jogar. Nada mais.

Mas digamos que eu de fato os adorasse. Que problema você tem com isso?

Seria a mesma coisa de eu RIR da tua cara por você “adorar” o Sinner ou o Alcaraz.

Ora, é um direito exclusivamente seu, e ninguém tem coisa nenhuma a ver com isso.

Mas as pessoas que não se adequam ao seu gosto pessoal (algumas vezes até duvidoso) são criticadas por você. Incrível.

Portanto reitero, e em caixa alta, para ver se você toma jeito:

O tênis está muito chato sem o BIG 3. Minha opinião e acabou.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Raciocínio débil é dizer que não gosta do Fenômeno Carlos Alcaraz, pelo fato do cara ser feio. E do outro Fenômeno, Jannik Sinner, por não ter carisma. Como comentarista de Tênis és um ótimo ” barítono” . Não enganas ninguém meu Sr …rsrs. Abs !

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ah é? E de que modo, criatura?

Se você nunca nem me viu comparar o Kyrgios ao Alcaraz, e nem ao Sinner. Óbvio que os resultados desses últimos dois são bem melhores.

Aliás, são dois tenistas superiores ao Nick, no geral, claro.

Porque tênis não é apenas talento. É fisico + talento+ cabeça.

Agora, negar que o Kyrgios joga de modo muito mais vibrante e espetacular, é o mesmo que não ter olhos!

Negar que o Sinner tem um carisma de ameba também não (rs)

E você sabe perfeitamente bem do que estou falando, então não seja sonso.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Bobagem imensa . Carlos Alcaraz é de longe de uma habilidade ímpar , e somente cego pra não ver que é o que mais se aproxima da genialidade de Roger Federer. Abs !

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Eu não sou louco para colocar em dúvida o talento do Alcaraz (embora a fase atual dele não seja a melhor).

Estou falando só de gosto pessoal por certos tenistas. Nada mais.

Acho, por exemplo, que nunca mais verei um outro tenista jogar de forma tão bela e perfeita como fazia o Federer…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

A qualquer um que queira uma boa briga, basta colocar SIM onde numa frase de SR tenha um não, ou colocar NÃO, onde tenha um sim em uma frase do mesmo autor.

balostrófico
balostrófico
15 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Nick é muito mais vibrante e espetacular que Carlitos?

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
15 dias atrás
Responder para  balostrófico

Claro que Nick é mais espetacular. Explico.

O Carlitos também dá muito show. Evidente que sim.

Além de ser um tenista mais completo, até porque se move bem melhor do que o Kyrgios.

Agora, se vc me perguntar: qual deles dois eu curto assitir mais. Aí eu vou te responder sem vacilar: o Kyrgios, sem dúvida!

O cara é um show a parte. Você nunca sabe qual firula ou invenção ele vai tirar da cartola.

Ele é simplesmente insano! (rs)

Uma hora vem com tweener, outra vem com voleios trocando de mão. Do nada ele vem com saque “peteleco”, outra hora já enfia um petardo a 225 km/h.

Uma hora joga trocando bolas, outra hora já enfia uma marretada de forehand que faltaria furar a rede.

Sem falar nas intrigas que arruma com juízes de cadeira e com torcedores gritando atrás de si.

Enfim…

O Kyrgios é garantia ABSOLUTA de anti-tédio em uma partida de tênis. Amo assistir a esse cara!

Assim como o Federer foi único, do próprio jeito, Nick é inegavelmente único também!

Gustavo
Gustavo
14 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Esse é o insuportável Sérgio Ribeiro.
E qdo quem posta é um nolista, ele é assim o tempo todo.
Haja paciência.

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

O Djokovic também está achando muito chato, está muito desmotivado…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Puxa Rodrigo, nada como o tempo para curar umas feridas e ajustar alguns eventos.
Concordo bem com você.

Lucas
Lucas
16 dias atrás

Roger Federer, o maior campeão de SUPER TITLES, Wimbledon e U.S Open!

Paulo F.
Paulo F.
15 dias atrás
Responder para  Lucas

Oi Marquinhos!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
15 dias atrás
Responder para  Lucas

E com 4 slam a menos em relação ao recordista rs.
20 < 24

Lucas
Lucas
15 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Federer é o GOAT, então não precisa ser o recordista.

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  Lucas

Por que o Freguêser não conseguiu ganhar nenhuma final de Wimbledon contra o Djokovic, hein???

Realista
Realista
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

Meu caro Sandro, é pq só jogaram contra fibais lá no auge do Djokovic e co o Fededer já com nível bem mais baixo por conta da idade. E mesmo assim, deu um trabalhão para o Djokovic no auge, por isso o suíço é mais espetacular.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Realista

Sério que você acredita nisso?

Sergio
Sergio
4 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Realista fora da realidade…..

Paulo Almeida
Paulo Almeida
15 dias atrás
Responder para  Lucas

Realidade: 72 > 54 em Big Titles, única denominação oficial da ATP.

Bruno
Bruno
15 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Paulinho
Sai do estacionamento do Miami dolphins
Advinha de quem é a estátua na entrada do complexo do Miami open ?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
15 dias atrás
Responder para  Bruno

Que eu saiba só GOAT Djoko e Agassi são hexacampeões em Miami. Se não for de nenhum dos dois, deve ser uma estátua pra gente dar risada.

Gustavo M.
Gustavo M.
14 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sim, só esses têm 6 títulos, porém quem mais venceu em Miami foi a Serena, com 8 canecos

Django Kid
Django Kid
13 dias atrás
Responder para  Gustavo M.

Oi Gustavo, esse é “o homem que se curtia”, se dando likes…. para aumentar a popularidade e tentar ser nominado ao bbs (Big brother Servio), Note que trata-se de uma religião: jamais vai reconhecer Serena, e aBijlia sérvia que ele anda embaixo do braço só existe na igreja dele!. Em resumo, não adianta discutir! rs

Lucas
Lucas
15 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Super TITLES > Big titles

Paulo Almeida
Paulo Almeida
15 dias atrás
Responder para  Lucas

Não conheço em nenhuma fonte oficial, logo isso não existe.

Lucas
Lucas
15 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Super TITLES > big titles

Luiz Fernando
Luiz Fernando
15 dias atrás
Responder para  Lucas

Triste, pra quem vomitava q o terceirão tinha isso e aquilo, agora precisa apelar p o subjetivo, abstrato…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Quem seria o ” Terceirão” caríssimo diversão garantida???kkkkkkkkkkkk. Abs !

Ronildo
Ronildo
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

É outra dimensão Luiz Fernando. Roger Federer é o único com este status etéreo!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Ronildo

Status etéreo sim, concordo.

Ronildo
Ronildo
13 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Etéreo relacionado a sublime, viu.

Paulo A.
Paulo A.
16 dias atrás

Dalcim, será que se repetirá com a Bia o que se passou com a Teliana que,após 2 títulos de WTA e o seu melhor ranking, “desaprendeu” a jogar e nunca mais teve um desempenho digno e acabou se aposentando??!!!
Cruz credo, Deus nos livre dessa maldição!

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

SE “BIA JOGA EM NÍVEL muito mais alto do que a Teliana fez”, este é, de fato, o verdadeiro lugar de Beatriz, ou seja, tendo como régua Teliana Pereira e nunca gente graúda como Aryna, Iga ou Gauff, aliás, nem gente um pouco mais abaixo como Zheng, Paolini ou Jabeur, para ficar apenas em seis amostras de nomes muito superiores a ela. Juntando os cacos do que Beatriz não tem jogado há muito tempo, tenho lá minhas dúvidas se, jogando bola, Teliana era tão inferior assim a ela…

Tom França
Tom França
15 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Teliana chegou onde chegou, jogando torneios fortes, e não ganhando em sua maioria, torneios “mequetrefes”. Quando quase nos enganou vencendo a Iga, então número 1, parece que isso subiu a cabeça a ponto de não conseguir Maia nenhuma vitória contra tops 10. Perdeu agora uma chance otima de se reafirmar, encontrando a Sabalenka pela primeira vez. Mas talvez tenha sido até melhor, pois a vergonha poderia ser ainda pior.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  Tom França

POIS É, TOM FRANÇA, o senso de patriotice da maioria é tão arraigado, que se enxerga que um brasileiro não está jogando nada, mas finge-se que não é verdade…

Paulo A.
Paulo A.
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Tomara, ela é uma apaixonada por tênis e merece bem mais do que vem fazendo nas quadras, em simples. Talvez uma parada forçada seja uma boa ideia.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  Paulo A.

“apaixonada”? Então o amor acabou há muito tempo…

Rockton
Rockton
15 dias atrás

Em relação á Bia, acho que alguns a colocaram em um patamar no qual ela nunca esteve. Bia é uma boa jogadora, e ser uma boa jogadora a fez ser a segunda melhor brasileira da história. Mas daí a considerá-la uma super top em nível mundial é outra coisa.
A falta de boas jogadorAs fez o povo e a imprensa colocarem a Bia em um altar muito elevado, em um nível de tênis muito alto. E o pior talvez tenha sido a própria Bia acreditar que tinha esse nível todo de tenis, aí quando veio a realidade a cabeça dela explodiu.
Bia ESTÁ top20, mas nunca teve tênis e mental de top20. Circunstâncias do circuito fizerem com que EM DETERMINADOS torneios a Bia conseguice ir mais longe ou até ganhar (dois 250 esvaziados na grama e um 500 também bem esvaziado).
Mas é óbvio que esse ranking elevado não vai se sustentar muito tempo pois FALTA Tênis na Bia para isso.
É ficar tranquilo galera, ela já conseguiu muito.
Para ela, é por na cabeça que já “foi missão cumprida” , agora é tentar se divertir.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  Rockton

CREIO QUE EM CERCA de três anos de beatrizmania sem razão de ser, ROCKTON, a sua é a avaliação mais séria e menos delirante que li. Quanto ao resto, não passa de patriotice travestida de analogia. Parabéns, meu querido…

José Yoh
José Yoh
14 dias atrás
Responder para  Rockton

“Bia ESTÁ top20, mas nunca teve tênis e mental de top20” – acho que se está há tanto tempo, é porque tem tenis e mental para isso.

“Em relação á Bia, acho que alguns a colocaram em um patamar no qual ela nunca esteve.” –
Nao lembro do pessoal aqui ter expectativas dela ser uma “super top”. No máximo a expectativa de ganhar alguns torneios. De minha parte sempre achei que o tenis dela era de uma top 20, o que já acho muito bom conhecendo as dificuldades e diferenças que temos com relaçao aos gringos.

Agora o pensamento de “missao cumprida” é o mais perigoso para um tenista. Pensar dessa forma é a certeza do fracasso.
Abs

Antonio
Antonio
15 dias atrás

Dalcim, não parece para você que o João Fonseca precisa de uma orientação técnica e tática, no sentido de que não é necessário acelerar todas as bolas, dosando a agressividade, ficando um pouco mais nos pontos. Eu sei que não é fácil porque a coragem é a essência e qualidade do João, mas como ontem, com um adversário que responde bem, achei que faltou um pouco de paciência ao nosso prodígio.

Cícero Edson Vieira
Cícero Edson Vieira
15 dias atrás

Quem disse que a bia,é tenista?meu Deus, até eu jogo melhor que ela.tem de aprender a jogar usando mais uma mão só.

Janiario Loureiro
Janiario Loureiro
14 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Atualmemte temos muita gente melhor que cr7 e Messi (jogando FIFA em seus respectivos video games).

Então porque também não teríamos melhores “tenistas de sofá”?

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  Cícero Edson Vieira

Quero ver vc ganhar um GAME da Bia, tá bom? Basta só um GAME, valeu? Grave o vídeo para provar…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

Pois eu acho que não faz nem 15-0.

André Borges
André Borges
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

Não faz nem ponto quanto menos game kkkkkk

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  SANDRO

DE QUE ADIANTARIA Beatriz “ganhar um GAME” do colaborador CÍCERO EDSON VIEIRA, mas levar uma surra da octogésima terceira do ranking?

Paulo A.
Paulo A.
15 dias atrás
Responder para  Cícero Edson Vieira

É tanta gente tosca, misógina e medíocre na Internet…Umberto Eco tinha razão.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
15 dias atrás
Responder para  Cícero Edson Vieira

Melhor ler isto do que ser cego. Misericórdia…

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  Cícero Edson Vieira

CÍCERO EDSON VIEIRA, sua lucidez me encanta. Esta confraria está precisando de gente séria como você. Parabéns…

Realista
Realista
15 dias atrás

Acredito que a Bia precisa dar uma parada. É um bom momento para a maternidade e de repente calonstituir família com o técnico, que muitos desconfiam ser namorado.
Ela voltaria bem mais leve para jogar mais alguns anos.
Em todo caso, imagino que ela não deve parar agora pois tem os pontos de 3 torneios no segundo semestre a segurando. Mas se cair muito é mais do que a hora de ir pra maternidade.
Uma tecla que eu sempre bati foi de que ela deveria focar em simples ou em duplas. Obviamente ela não vai conseguir extrair o melhor de nenhum dos circuitos se continuar nos dois.
E Dkovic está um vexame desde o fim de 2023.

Luiz Otavio
Luiz Otavio
14 dias atrás
Responder para  Realista

hahahaha…. Se ela parar agora nunca mais volta para o top50 anote. Uma coisa é pegar qualify, top120… outra é ja na primeira partida pegar uma top 10.

Sergio
Sergio
4 dias atrás
Responder para  Realista

Era melhor um tal de realista cair na real de que não entende nada de tênis e deixar suas opiniões para os que entendem de automóveis, por exemplo.

Ari
Ari
15 dias atrás

A realidade e que tivemos a sorte de ver o big 3 + Murray + Wawrinka + del Porto por quase 20 anos. Sem querer ser saudosista, porém será quase impossível ver a mesma qualidade novamente. O Fonseca tem 6 meses para aprender a jogar contra top 20… força só não adianta… acho também que tem que melhorar muito na rede quando o adversário o traz. Com relação a Bia, tem que mudar as coisas já para ter alguma chance no verão europeu.

André Aguiar
André Aguiar
15 dias atrás

O moleque ganha quatro torneios em sete meses, sendo que em dois deles faz história ao entrar para a seleta galeria dos campeões recordistas em precocidade. Daí, perde no seu segundo M1000 para o n° 14 do mundo, cinco anos mais experiente e vindo de final em Doha. O que acontece então? Chovem críticos e conselheiros de todos os tipos. Uns, como de praxe, já pedindo a cabeça do técnico. Outros rotulando o tenista carioca como um mero e impaciente espancador de bola, como se fosse possível ganhar quatro torneios assim, sobretudo no lentíssimo saibro portenho. Outros tantos condenando-o por suposta soberba ou suposto autodeslumbramento. Há ainda os que condenam o hype exagerado, como se ele não tivesse dado motivos para isso, conforme assinalado no início desse meu comentário. Reclamam de ufanismo, ignorando o assombro também demonstrado por renomados tenistas, ex-tenistas, técnicos, jornalistas e apreciadores de tênis espalhados mundo afora. Alguns bem-intencionados aconselham sua equipe a blindá-lo do mundo exterior. Imagino que queiram trancafiá-lo em quartos de hotel sem acesso à TV, celular, computador, amigos e familiares. Chega a ser cômico esse vão afã de transformá-lo o mais cedo possível numa máquina mortífera de jogar tênis e de conquistar títulos.
É curioso observar que aqueles que rotulam-no de impaciente em quadra são os mais impacientes com as derrotas do nosso jovem prodígio, ainda dando os primeiros passos de sua promissora carreira.
Dito isso, foi um jogo parelho no 1° set, em que nos dois games derradeiros, o brasileiro deu azar em 3 ou 4 bolas que saíram por centímetros. Inegavelmente teve um baixo índice de acerto do primeiro saque ao longo da partida, o que é fatal contra adversários mais qualificados. Viu o inglês crescer em confiança no 2° set, ao mesmo tempo em que a sua diminuía, a ponto de parecer resignado com a derrota após ter o saque quebrado pela segunda vez.
Para terminar; destaco um fato curioso. Nos dois M1000 de que participou, o João perdeu na segunda rodada para um canhoto inglês. E por um placar semelhante, embora em ordem invertida: 1/6 4/6 em Madri e 4/6 0/6 em Indian Wells.

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Aham… 6×0… Tá ótimo!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Irretocável o seu comentário, caro André Aguiar. Ps: Jack Draper já é TOP 12 do Mundo,e está jogando o seu melhor agora aos 23 anos. Abs!

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
15 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Também gostei André. Alguém sensato num mar de desatinados.

Gustavo Luis
Gustavo Luis
15 dias atrás

Ultimamente parece que Djokovic só joga motivado em grandslam e sobretudo quando enfrenta Alcaraz rsrsrs

Sandra
Sandra
15 dias atrás

Dalcim qual tempo de recuperação dos tenistas em média para recuperação de fratura no ombro sei que cada caso é um caso principalmente se quebrar em 4 lugares?

Sandra
Sandra
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Não brinca comigo não !!!! Ainda por cima ver Djoko, Fonseca , Bia perderem , rsss

Refaelov
Refaelov
15 dias atrás

Tudo bem, no frigir dos ovos os 3 foram derrotados no R2 de um M1000 mas, acho problemático igualar as derrotas dos rapazes à da BHM..

Fonseca e Wild, bem ou mal, conseguiram as vitórias no R1 onde tinham confrontos mais nivelados e caíram no R2 contra um top 20 e um top 10 respectivamente.. em q pese o pneu tomado no 2° pelo Fonseca e o Wild jamais ter voltado a encontrar uma devolução mínima ao serviço do grego após o 1° game do jogo, foram derrotas dentro do script e resultados “satisfatórios” dentro da posição atual de ambos no ranking.. veremos o desempenho de ambos nos superchallengers da próxima semana(sobretudo do Wild, q precisa de pontos pra se manter no top 100 e n vem mostrando a mesma entrega em quadra nesse nivel de torneios)..

A Bia simplesmente foi triturada em quadra dentro de um sorteio hiperfavoravel de R2, seria difícil encontrar uma adversária mais acessível de chave nesse ponto e, como o Dalcin bem descreveu, n apenas perdeu, atuou pateticamente e n esboçou nenhuma reação em nenhum momento do jogo..como já falo há vários meses aqui: certamente a Bia é muito muito frágil psicologicamente mas, será q corrigir os óbvios buracos do jogo dela n a deixaria mais segura e confiante em quadra e, com isso, melhoraria esse aspecto mental?

Saudações a todos!

Oswaldo Euclydes Aranha
Oswaldo Euclydes Aranha
15 dias atrás

Pois é, este fim de semana foi muito amargo para mim, engolir todas as derrotas: Wild, Fonseca, Bia e Djokovic e para completar a derrota do Vasco: não sei como não perdi a cabeça.

Tom França
Tom França
15 dias atrás

Dalcim, você não acha que jogar duplas tá atrapalhando os jogos de simples de Beatriz Maia? A impressão que dá, é que ela fica sentindo falta da companheira, pois quando joga com alguém do lado, ainda tá rendendo razoalmente bem!

Tom França
Tom França
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Respeito a tua opinião, mas uma coisa deveria ajudar a outra. Além do mais, quando se reclama tanto de cansaço, acaba que se torna meio uma forçação de barra. A não ser que seja “pelo bolso”. Ai, ela estaria sendo injusta, com a imensa torcida brasileira, que paga caro, seja indo ver o jogo ao vivo, seja alugando um streaming. Penso que pela sua performance atual, jogos de simples é caminho sem volta, mesmo ainda estando em uma posição confortável. Deveria priorizar de vez as duplas, pra não nos decepcionar mais.

Realista
Realista
15 dias atrás
Responder para  Tom França

Sou um crítico dela não focar em uma modalidade, mas no momento duplas ajuda, pq ela pode jogar mais leve, não tem a dependência do técnico. E divide a responsabilidade com a parceira.
Mas pensando nela jogando bem simples, fazendo partidas seguidas, lutando por títulos, coisa que ela não tem feito, então duplas seria um problema.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás
Responder para  Tom França

É VERDADE, A CULPA É DA LAURA…

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
15 dias atrás

Todos os tenistas de alto nível…mesmo em baixa dão o seu jeito…ela não…se vitimiza e entra n quadra por entrar..muito estranho e feio.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
15 dias atrás

É ISSO, JOÃO JOSÉ…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
15 dias atrás

Faço coro com o q foi postado acima pelo Rodrigo Cruz: o tênis não é o mesmo sem o Big 3 em quadra. Está enfadonho na maior parte das vezes, sem graça.
E essa visão não tem nada a ver com o fato de termos dois tenistas espetaculares em quadra nesse momento: Sinner, em primeiro plano, e Alcaraz, pouco abaixo em nível de jogo. E creio q ninguém seria insano de dizer q ambos não carismáticos, ambos são, e muito.
O detalhe é que esta afirmação feita no parágrafo inicial é uma mera opinião pessoal, uma visão pessoal que eu, o RC e qualquer outra pessoa pode ter, e justamente por ser pessoal é legítima, mas sujeita a contestações, claro! O detalhe é q determinadas criaturas que parasitam o blog vivem num mundo a parte, no qual existem dois pontos de vista: o delas e o errado. São pessoas sem o menor bom senso, sem o menor respeito pela opinião alheia. Mas essa atitude é comum em pessoas infantis, temos q torcer pra q cresçam e amadureçam, quem sabe a ficha não cai…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Deixa de papo furado. Estamos num fórum de debates . Opinião cada um tem a sua . O Rei de ridicularizar Atletas,com o ridículo ” diversão garantida” , vem tirar uma de bom moço ???. Somente rindo. Não assistes nada , e vem com Papinho furado de Circuito enfadonho ??? . Os dois Fenômenos , mais o surgimento de JF , sem falar na maior competitividade na WTA , são garantia de grandes espetáculos. Existe muita vida sim após o Big 3 , ao menos a meu ver . Abs!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vou te explicar de uma forma mais simplória o q postei: se alguém, por exemplo, postar q gosta de uma roupa azul, respeite, aceite, mesmo q vc goste de outra cor, entendeu? Caiu a ficha?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

A chumbada foi bocada uma hora depois de cair na água.
Até que demorou.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
14 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Jura ??? . Chama o que L F 1 postou de ” chumbada ” ? . Discordar das coisas que ambos postam , é não respeitar???. O que ambos estão fazendo neste espaço de debates???. Muito ” confuso” não é mesmo criatura?…rs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Quando se trata destes dois comentários sempre picotados. Lamentável!!!.

Luciano
Luciano
15 dias atrás

Djokovic ainda fatura dois Slams este ano, um tenho quase certeza! Ele é igual jacaré do Pantanal, parece que está morto mas não está!

Maurício Luís *
Maurício Luís *
14 dias atrás
Responder para  Luciano

Ah, sei… Morto realmente não está, mas está fingindo muito bem!

Luciano
Luciano
12 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Kkkk Aguarde Maurício. Esse cara virá com tudo ainda e fará mais história!

Fernando
Fernando
15 dias atrás

Fonseca, reitero, tem de investir no preparo físico, na capacidade de correr nas bolas. As curtinhas fazem efeito devastador sobre ele. Tem atacado bem, mas está se defendendo mal. Outra coisa: quanto mais a mídia o exalta, mais pressão ele sente para corresponder às expectativas. Tem de ter calma. A mídia precisa parar de endeusá-lo. Tem dois títulos relevantes: o NexGen e Buenos Aires. Ótimo para 18 anos, mas vamos com calma.

José Yoh
José Yoh
14 dias atrás
Responder para  Fernando

Penso que chegar nas curtas nao é tao dependente da velocidade e do preparo físico; seria mais sobre ler o movimento do adversário cedo e ter o reflexo de sair antes também.

Nesse ponto acho que a experiencia vai melhorar muito o Fonseca.
Abs

Fernando
Fernando
14 dias atrás
Responder para  José Yoh

Mesmo não lendo tão bem os movimentos do adversário, a capacidade de arrancar e velocidade para chegar bem são fundamentais para se defender, executar bem os golpes. Parado, Fonseca bate muito bem; na corrida, já é mais difícil. Jogadores como Federer, Nadal, Djokovic e, mais recentemente, Sinner e Alcaraz, são extremamente rápidos. São os vencedores de grand slam. Os movimentos do João estão mais para o Zverev atual. Com 18 anos, Fonseca tinha de estar voando. Repito que ele precisa investir no físico. Não basta bater forte na bola. Concordo que a experiência pode ajudar, mas tenho receio de que perca a confiança e se transforme num Thiago Wild da vida, que tem potencial, mas não tem físico nem mental para enfrentar os melhores.

José Yoh
José Yoh
14 dias atrás
Responder para  Fernando

Sim, com certeza para a parte defensiva e para chegar bem nas bolas é preciso ser muito rápido e ter físico, que (ainda) falta a ele. Eu me referia apenas às curtas.

Também ainda insisto que ele precisa trabalhar melhor os ângulos, mais do que simplesmente bater forte.
Abs

Daniel Cruz
Daniel Cruz
15 dias atrás

Boa noite,
Gostaria desaber a opinião de vocês, acho que a derrota para o francês na rodada inicial do Rio Open, foi um divisor de águas para Fonseca! Não foi tratado como deveria, creio que o staff técnico dele têm que ser acrescentado de outros profissionais para acompanhar a nova realidade de João.

Thadeu
Thadeu
14 dias atrás
Responder para  Daniel Cruz

Também tenho essa opinião Daniel, principalmente no aspecto do trabalho psico mental, apesar da entrevista recente do próprio João dizendo não muito satisfeito com esse aspecto em que fez algumas sessões, porém sabemos o quanto é estar bem não só na parte técnica e fisica, mas como tambem naquilo que ajuda e muito que é desenvolver sua parte mental, nesse esporte que é tão competetivo a calma interior para saber tomar as melhores decisões e fundamental para não haver precipitações, sim a essência do seu jogo tem que continar agressivo, entretanto saber reconhecer a hora exra de trocar bolas e atacar é primordial, é simples assim.

Vítor Barsotti
Vítor Barsotti
14 dias atrás
Responder para  Thadeu

“É simples assim.”
Claro, do outro lado da quadra tem um paredão e não outro tenista tentando fazer o mesmo. É cada uma…

Spolier aos afoitos: Fonseca ainda vai perder muito antes de (se tudo correr como esperamos) se tornar um grande campeão.

Thadeu
Thadeu
13 dias atrás
Responder para  Vítor Barsotti

Meu caro acho que você viajou na sua resposta para comigo, afinal não fiz critica alguma ao jogo dele e tão pouco desqualifiquei algum atitude ou comportamento indevido na quadra, então porque toda essa animosidade e falta de no mínimo um bom senso para dialogar civilizadamente, a minha única colocação por achar que ele por falar sempte em “Nervossismo” nas entrevistas quando de uma derrota, o que é totalmente normal na idade e começo de carreira, porém também seria interessante e eu teho todo meu direto de propor e tocar no assunto em forma de ajuda para crescer seu jogo, que ele desenvolva mais o aspecto mental e emocional na quadra, contudo ele teu todo o seu direto de não queirer ou aceitar de faze-lo é uma escolha pessoal e devemos respeitar.

Afimal até o maior de todos os tempos na minha modesra opinião Roger Federer, se submeteu e foi outro tenista após a escolha que fez, sendo que seu jogo e performance se sobresairam ainda mais a partir desse momento em quadra, isso tudo no inicio de sua carreira,.

Encerrando seria melhor que você antes de criticar por criticar, tenha um pouco mais conhecimento no minimo que seja em relação a historia do tênis e seus contornos, inclusive por fatos que podem levar um jogador a ser uma grande estela ou ficar a ver o navio passar e não ter mais volta, é simples assim valeu.

Vítor Barsotti
Vítor Barsotti
12 dias atrás
Responder para  Thadeu

Tranquilo, Thadeu. Cada um pode ter a opinião que quiser, mas partir do momento que vc a expõe aqui está sujeito a ser contra argumentado. Minha resposta foi no sentido de mostrar que teu comentário, refletindo o de tantos outros aqui, é precipitado (justamente o que atribuem ao jogo do João, como o André Aguiar brilhantemente discorreu abaixo). Nada é simples no tênis ou na vida. Fonseca caiu na estreia no Rio para um dos finalistas e, agora em IW, para Draper, tenista rodado e em grande fase. Foram derrotas duras mas resultados absolutamente normais. O que importa é como ele vai lidar com elas e melhorar seu jogo na sequência. O todo do seu trabalho tem sido consistente e ele me parece muito bem assessorado. Então vamos dar tempo ao tempo e curtir a sua trajetória sem querer achar um problema a cada derrota, que, na grande maioria das vezes, tem sido por competência do adversário.

Thadeu
Thadeu
12 dias atrás
Responder para  Vítor Barsotti

Mas expo-lo definitivamente eu não o fiz, sua interpretação e entendimento nessa questão sobre mim foi infelizmente bem errônea, talvez no intuito de protege-ló por algo que entendeu equivocado o seu sentido, apenas falei algo que possa vir a ser bom e que o auxile o garoto no sentido de crescer e fluir ainda mais seu jogo, ao contrario de criticas muitas das vezes infundadas que costumeramente vemos, ai sim expondo um rapaz de 18 anos com grande talento e que tem muito a aprender e evoluir no mundo do Tênis.

A questão colocada é meramente um.poder maior de auto controle em.momentos decisivos para melhores escolhas, justamente para evitar precipitações e narvosismo que possa atrapalhar o seu desenvolvimento tanto como atlela como pessoa, porém isso tudo tem que ter a anuência dele e do seu Staff, enfim cada um sabe o que é melhor para si né mesmo.

Quanto a achar um.problema a cada derrota e demais comentario em relação ao seu jogo concordo com você, apenas ressaltando que a minha colocação foi por aquilo que elle mesmo resaltou em duas entrevistas, a parte do “Nervosismo” totalmente compreensivo pela sua pouca experiência e idade, porém quando ele toca rno assunto repetindo a expressão, achei melhor enveredar por esse meu ponto de vista, isso no inruito de uma palavra amiga e de ajuda ao seu enorme talento, é simples assim. Abs

Sergio
Sergio
2 dias atrás
Responder para  Vítor Barsotti

Concordo plenamente com seus comentários. Ninguém é obrigado, aos 18 anos a ganhar tudo. Maturidade se adquire com o tempo. Mas ainda assim, nosso Fonseca está brilhante. Grande futuro. Aliás, já é o presente o nosso Fonseca. Acabou de passar para a terceira rodada do Master 1000 de Miami.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
15 dias atrás

Dalcim,

Jogo da Iga vs Dayana, placar dilatado, tranquilo, mas parece que a juíza de cadeira vacilou em uma jogada em que a bola toca na raquete da Iga (quase bate pronto), toca na quadra e passa pela rede, com a ucraniana matando o ponto. Ponto deveria ser paralisado quando tocou na quadra da Iga. A adversária reclamou com razão e ficou por isso mesmo.
Se fosse um jogo mais pegado, teríamos mais uma polêmica para discutir.

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
15 dias atrás

O nole precisa entender que as vitórias não acontecerão por acaso. E preciso pegar ritmo de jogo participando de vários campeonatos, incluindo nível 250. Quanto aos nossos meninos, estão e estarão enfrentando jogadores que estão firmes no top 20, 30, 40 e 50 e neste nível, os jogadores estão com tudo ajustado, físico, mental, ritmo de jogo nível 500 e 1000. Penso que o mais difícil será furar esta barreira dos 50, 30 melhores do mundo. Segue o mesmo princípio do Servio, e preciso se manter nestes torneios altos para pegar ritmo de jogo alto.

Yuri
Yuri
15 dias atrás

Não entendo os comentários negativos referentes ao pneu q JF tomou. Todos os tops tb já tomaram. Nao lembro quantos anos Del Potro tinha mas ele tomou um 6-3 6-0 6-0 do RF no AUS Open de 2009.

Felipe
Felipe
14 dias atrás
Responder para  Yuri

Mas qdo tomaram pneu tb receberam comentários negativos ou provocação de torcida (e são até hj)

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
14 dias atrás
Responder para  Felipe

Prove Sr Felipe. JF entrou como azarão e perdeu para o já TOP 12, que está no seu melhor 5 anos mais velho que o Brasileiro. Abs !

Felipe
Felipe
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ué, é só ler os comentários

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Yuri

No mesmo ano que ele foi campeão do US Open?
Doce vingança!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
14 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Teu problema é sempre o mesmo caríssimo LF 2 . O nome Roger Federer realmente te deixa ” vingativo” kkkkkk. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O nome Roger Federer me causa muita alegria, Mr. Know it all!

Sergio
Sergio
2 dias atrás
Responder para  Yuri

Exatamente.

Artur
Artur
14 dias atrás

João é muito novo, mas não creio que essa mentalidade “atacar todas as bolas” seja pertinente mesmo para um garoto de 18 anos. Arriscou demais em momentos importantes. Com um pouco mais de calma, teria vencido o primeiro set contra o Draper.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
14 dias atrás

O Neymar é o Nick Kyrgios do futebol. Não estava bem pra jogar… incômodo na coxa… poupado pra seleção… mas e pra pular carnaval? Não se poupou e nem sentiu incômodo nenhum.
O incômodo ficou por conta dos cartolas do Santos pra explicar o inexplicável.

Paulo A.
Paulo A.
14 dias atrás

Caro Dalcim, o qualifying de RG é disputado no próprio Estádio de Roland Garros?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
14 dias atrás

Mesmo um Alacarz errático foi capaz e vencer o sempre mimado Shapovalov, um rapaz q vive de uma vitória conquistada em 2017 sobre Rafa. Mal as pessoas comentavam q ele agora vive grande momento e foi um festival de duplas faltas, quase levou pneu, enfim, quando partir pra outra carreira ninguém sentira falta…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
13 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

O rapaz venceu o ATP 500 de Dallas mês passado, e no momento é TOP 9 na Race to Turin 2025 . Alcaraz soube atacar seu Back Simples e sacou acima da média. As duplas faltas aconteceram na tentativa de fugir das devoluções do Espanhol. Mesmo vencendo por 6 x 2 o primeiro Set , Carlitos obteve apenas 6 pontos mais que Shapovalov. Uma quadra lenta que não agradou nenhum dos dois . De ” mimado” neste jogo , absolutamente nada . Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
14 dias atrás

E o tal de Di Menor, mete Pneu pra cima de Hurcakz … A quadra Número 1 está mesmo como disseram Djokovic e Medvedev. Absurdamente lenta , a ponto do baixíssimo número de WINNERS com Alcaraz e Shapovalov metendo a mão na bolinha…Abs !

Luigi
Luigi
14 dias atrás

R1
João Fonseca x Pavel Kotov (102º)

Todo challenger é transmitido de forma gratuita pela própria ATP.

Gustavo
Gustavo
13 dias atrás

Toda vez que filmam o complexo de Indian Wells nos intervalos dos jogos eu penso no quão bonito e enorme deve ser pessoalmente

Porkuat
Porkuat
13 dias atrás

Eu entendo que o circuito é um negócio dificil, 10 meses por ano fora de casa, se a Bia não quiser mais jogar ou dar um tempo é um direito dela, ela não precisa provar mais na nada pra ninguem, o nome dela já esta na história do tenis brasileiro. Espero que ela não siga por esse caminho, mas se seguir ninguem pode falar nada.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
13 dias atrás

Derrotada na última fase do qualy de Indian Wells, mas alçada à condição de disputante do mesmo torneio, em razão da desistência da americana Sloane Stephens, Sonay Kartal, apenas octoagésima terceira do ranking, declarou que “se inspirou em Gauff para derrotar Bia”, o que me fez refletir que, doravante, muitos nesta confraria dirão que a britânica superou Beatriz, por ter baixado nela o espírito da terceira colocada da listinha. Minha avaliação é que Aryna terá que exorcizar tal espírito, se não quiser ter maiores problemas, já que Kartal será sua próxima adversária em Indian Wells…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
13 dias atrás

Essa torcida dos “abelhudos” que fez o Alcaraz sorrir está mais me lembrando um monte de mandruvás.

Felipe
Felipe
13 dias atrás

A chave do challenger de Phoenix tá mas difícil q o atp 500 do rio ehehe

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 dias atrás

E o Di Menor… brilhando como nunca e perdendo como sempre…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 dias atrás

Esse Alcaraz do set 1 é aquele q pode encarar o Sinner, aliás daí pra mais, ou seja, precisa jogar em um nível muito alto. Qualidades ele tem, potência e habilidade também, mas precisa por na prática com regularidade, como faz o italiano…

Felipe
Felipe
12 dias atrás

Terminou o jogo, Alcaraz tira a camiseta e o público grita kkkkk

Gustavo
Gustavo
12 dias atrás

Bonita demais a bolsa da Lacoste do Dimitrov

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.