Londres (Inglaterra) – A rodada desta quinta-feira no torneio juvenil de Wimbledon foi marcado pelas eliminações das duas principais cabeças de chave, a australiana Emerson Jones e a britânica Hannah Klugman.
Líder do ranking mundial juvenil, Jones foi eliminada pela eslovaca Mia Pohankova por duplo 6/2. Pohankova já havia sido algoz da jovem paulista Nauhany Silva nas oitavas. A atual 30ª do ranking enfrenta na semifinal a tcheca Vendula Valdmannova, que derrotou a sérvia Teodora Kostovic por 6/2, 4/6 e 7/5.
Do outro lado da chave, Klugman perdeu por 6/4 e 6/2 para a norte-americana Julieta Pareja. Cabeça 6 do torneio, ela enfrenta mais uma britânica, Mingge Xu, que bateu a austríaca campeã de Roland Garros Lilli Tagger por 7/6 (7-4) e 6/1.
Búgaros se destacam na chave masculina
Na disputa masculina, destaque para dois búlgaros, Ivan Ivanov e Alexander Vasilev. Nesta quinta-feira, Vasilev venceu o holandês Thijs Boogaard por 6/4, 5/7 e 6/3. Seu próximo rival é o norte-americano Ronit Karki, que derrotou o polonês Alan Wazny por 3/6, 6/3 e 6/4. Do outro lado da chave, Ivanov superou o esloveno Ziga Sesko por 6/3 e 7/6 (7-4). Ele enfrenta o alemão Max Schoenhaus, que bateu o norte-americano Benjamin Willwerth por 7/6 (7-2) e 6/3.
Brasileiros iniciam a disputa de 14 anos
Dois nomes do tênis brasileiro jogaram nesta quinta-feira na abertura da categoria 14 anos: Flávia Cherobim foi superada pela norte-americana Caroline Shao por 6/4 e 6/2. Já Miguel Ferraz perdeu dois jogos na rodada, o primeiro para o holandês Laurens Drijver por 6/3 e 6/1 e o segundo para o austríaco Moritz Freitag por 6/1 e 6/2. Flávia ainda tem mais dois jogos na sexta-feira, contra a japonesa Sakino Miyazawa e a britânica April Sackflame. Já Miguel Ferraz enfrenta o anfitrião Haqim Kamal.
Em minha leitura, o nível da Naná está bem próximo das melhores juvenis do mundo. Vejamos que ela fez um jogo muito equilibrado com a Pohankhova, onde teria tido mais chances se estivesse menos nervosa e mais acostumada na grama, e a eslovaca massacrou a líder do ranking em fáceis 2 e 2.
É uma questão de tempo para ela conseguir estar entre as melhores. Isso se continuar evoluindo e trabalhar o nervosismo e a ansiedade em quadra.