Alcaraz supera oscilações iniciais, avança e encara Tiafoe

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) – Com mais uma boa apresentação, Carlos Alcaraz já está na terceira rodada de Wimbledon. Depois de oscilar e quase se complicar em um primeiro set que parecia controlado, o espanhol imprimiu um ritmo avassalador a partir da segunda parcial e despachou o australiano Aleksandar Vukic, número 69 do ranking, com um triunfo por 7/6 (7-5), 6/2 e 6/2 em 1h48 de jogo.

Esta foi a primeira vitória de Alcaraz sobre Vukic na carreira, depois de ter perdido para o australiano no quali de Roland Garros em 2020, quando ainda tinha 17 anos e ocupava a 193ª posição do ranking. Em sua quarta participação em Wimbledon, ele chega à terceira fase pelo terceiro ano consecutivo, tendo como pior resultado a segunda rodada de 2021, na sua estreia no All England Club. Campeão no ano passado, ele também fez oitavas há duas temporadas.

Tentando chegar à segunda semana do torneio mais uma vez, ele terá pela frente um reencontro com o norte-americano Frances Tiafoe, que depois do susto da estreia, em que saiu atrás nos dois primeiros sets, ajustou melhor o saque e o jogo de base para barrar o croata Borna Coric, que vinha de vitória em cima de Felipe Meligeni em sets diretos, anotando as parciais de 7/6 (7-5), 6/1 e 6/3.

Alcaraz e Tiafoe estão empatados por 1 a 1 no confronto direto, mas não se enfrentam desde a épica batalha da semifinal do US Open de 2022, vencida pelo espanhol no quinto set. O rival levou a melhor em sets diretos na estreia de Barcelona em 2021. Este será o primeiro duelo entre eles na grama.

Vukic, por sua vez, não manteve o embalo na grama, depois de chegar à decisão do ATP 250 de Eastbourne na última semana vindo do quali, e acaba apenas igualando seu único resultado anterior em Londres, obtido no ano passado ao cair também em sets para o francês Quentin Halys na segunda rodada. O australiano de 28 anos tem agora três vitórias e nove derrotas em Grand Slam e nunca ganhou mais do que um jogo por edição em nove presenças neste nível de competição.

Alcaraz oscila no primeiro set, mas depois deslancha

O jogo começou da melhor maneira para Carlos Alcaraz. Firme nos games de saque, ele foi o primeiro a conseguir uma quebra e chegou a abrir 5/2 no placar. Na hora de fechar, no entanto, o espanhol foi muito mal e acabou perdendo o serviço de zero, permitindo o empate de Vukic na sequência. Para piorar, o atual campeão foi quebrado mais uma vez e correu sério risco de perder a parcial, mas ele reagiu rapidamente e levou a decisão para o tiebreak.

Na série de desempate, mais uma vez Alcaraz abriu larga vantagem e quase se complicou. Depois de ter 5-1, ele viu o australiano diminuir a diferença para 5-4 e ter dois saques em mãos. O espanhol acabou vencendo um desses pontos e depois fez sua parte com o serviço para fazer 1 a 0 no jogo.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Mais solto a partir da segunda parcial, Carlitos elevou o nível principalmente com o saque, saindo dos 62% de aproveitamento do primeiro serviço para 83%. Ele ganhou todos os 15 pontos em que acertou a primeira bola em quadra e perdeu apenas um ponto com o segundo saque. Impecável com o serviço, ele ainda aproveitou dois dos quatro break-points a seu favor para vencer o set de maneira tranquila.

Seguindo a mesma pegada da parcial anterior, Alcaraz começou o terceiro set pressionando o adversário e chegou à primeira quebra ainda no terceiro game, voltando a super o serviço de Vukic no quinto. Com enorme vantagem, ele não teve nenhum trabalho para fechar o jogo, terminando outra parcial com 100% dos pontos vencidos com o primeiro saque em quadra.

13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
3 meses atrás

Grandes possibilidades de defender o título

Renato
Renato
3 meses atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

Com certeza

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
3 meses atrás

Avançando sem desgastes

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Acho que dessa vez o palhaço vai ser o Tiafoe…

Renato
Renato
3 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

É, será que ele tava nervoso quando falou dos palhaços? Declaração bem infeliz aquela.

Mateus Lucas Renan
Mateus Lucas Renan
3 meses atrás

Djokovic já teve ter começado a tremer…

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 meses atrás
Responder para  Mateus Lucas Renan

Assim como tremeu em RG, Cincinnati e Atp Finals em 2023.

Lee
Lee
3 meses atrás
Responder para  Mateus Lucas Renan

Djokovic não tremeu nem para Federer e Nadal mas agora vai tremer para Alcaraz. Sei que ele é 15 anos mais velho que o Alcaraz mas duvido muito que o Djokovic treme para algum adversário.

Thiago
Thiago
3 meses atrás

Eu gostaria que o Djokovic fosse campeão mas o Alcatraz vai defender o título… Ninguém para esse rapaz.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
3 meses atrás
Responder para  Thiago

Tomara q sim

Fernando Venezian
Fernando Venezian
3 meses atrás

Próximo duelo interessantíssimo! Tiafoe tem um estilo ideal pra grama!

Rafael Lucena
Rafael Lucena
3 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

É fraco, acho que vai ser um 3 x 0 tranquilo.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
3 meses atrás
Responder para  Rafael Lucena

Rafael, fraco? Acho que vc não tá acompanhando o circuito

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.