Turim (Itália) – No primeiro jogo de simples deste ATP Finals, o espanhol Carlos Alcaraz sofreu no começo e teve trabalho para vencer o primeiro set contra o australiano Alex de Minaur, mas depois deslanchou e fechou o jogo com parciais de 7/6 (7-5) e 6/2.
Líder na corrida da temporada, Alcaraz soma 200 importantes pontos na busca pelo número 1 no fim de temporada. Ele garante a ponta se vencer mais dois jogos na fase de grupos. O espanhol enfrenta na segunda rodada o vencedor do duelo entre Tylor Fritz e Lorenzo Musetti e na terceira o perdedor desta partida.
Eliminado na fase de grupos no ano passado, o tenista de Múrcia busca seu primeiro título do Finals. Em sua terceira participação no evento, a melhor campanha veio em 2023, na estreia, quando foi até as semifinais e perdeu para o sérvio Novak Djokovic.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Tenista com mais vitórias em nível ATP no ano (68) e títulos (8), Alcaraz tenta se tornar o primeiro desde 2016 a levantar nove taças em uma mesma temporada. O último a conseguir este feito foi o britânico Andy Murray.
Jogo começa bastante disputado
O primeiro set foi equilibradíssimo e definido nos detalhes. Mais agressivo, Alcaraz levou a melhor nos pontos mais curtos, ao passo que De Minaur apostava nas trocas de bola e nos erros do adversário, que terminou a parcial com o triplo de erros não forçados (9 a 3).
A primeira quebra da partida veio no terceiro game com o espanhol abrindo 4/1 logo em seguida. Ele teve chance de ampliar ainda mais a vantagem, mas perdeu três break-points seguidos no sexto game, no qual De Minaur saiu de 0-40 para confirmar o serviço.
Depois disso, o australiano se soltou um pouco mais em quadra e logo em seguida conseguiu devolver o break. A igualdade permaneceu até o tiebreak, em que De Minaur chegou a marcar 5-3, mas então perdeu quatro pontos seguidos e assim perdeu o set.
Espanhol deslancha com a vantagem
Alcaraz tomou as rédeas da partida após largar na frente. A segunda parcial foi bem mais tranquila para o espanhol, que anotou três quebras seguidas no começo e só não teve vantagem maior porque perdeu o saque no segundo game.
O australiano ainda tentou reagir e devolver uma das duas quebras de desvantagem no sexto game, mas perdeu o break-point que teve e viu Alcaraz marcar 5/1. Dois games depois, o espanhol voltou a confirmar o serviço e selou sua vitória.
A maior agressividade de Alcaraz fiou nítida nos números finais, com ele anotado 32 winners e cometendo 28 erros não forçados. Do outro lado, De Minaur teve 20 bolas vencedoras a menos (12), mas compensou com 11 erros não forçados a menos (17).











Alcaraz não jogou bem, principalmente com o saque, o espanhol tem a capacidade de mesmo não jogando seu melhor, consegue vencer seus adversários.
Minaur fez um primeiro set muito bom, sacou bem, poucos erros, no segundo set não conseguiu manter.
Com belas esquerdas do espanhol, algumas boas trocas de bola, o jogo foi muito agradável…como sempre.
Os Italianos mantiveram as condições, ou seja , não mexeram na velocidade ( é a quinta mais rápida ) . Alcaraz pegou ritmo que precisava neste jogo com De Minaur. Basta não vacilar, e vencer as 3 necessárias. A meu ver , Sinner vence também as 3 , e o favoritismo é todo dele para o Bi do ATP Finals, caro J Claudio. ” goat” não embarcaria nessa de jeito algum…rs. Abs!
Carlitos jugó de verde y amarillo en homenaje a Brasil. Jeje
We love you , Carlitos.
Torcendo para o espanhol não deixar Sinner chegar ao bicampeonato do Atp Finals.
Adoro ver os confrontos entre o Carlos e o Ratinho, porque os rallies são intensos, cheios de trocas longas e não existe bola perdida kkkk. No segundo set então, um ponto mais lindo que o outro!
Típico primeiro jogo de Alcaraz. Pilhado, muito agressivo, mas com altos e baixos que deixaram o jogo perigoso. Ainda assim, um bom jogo com ótimos pontos. A tendência é que melhores. Mais do que os erros não forcados, acho que o ponto fraco esteve nos pontos vencidos com primeiro saque. Esteve no entanto naquela pilha toda de ser agressivo e determinado. Então, ainda que perdesse o primeiro set, o mais provável é que vencesse. Próximo adversário deve ser Fritz, que é bem favorito em
Uma quadra dessa contra o Musetti, que ainda chega na correria.
De Menor não deu nem pro cheiro… Quero ver Alcaraz x Musetti que deve ser o melhor confronto desta chave!!! Fritz também deve ir pelo mesmo caminho do De Menor…