Turim (Itália) – O primeiro objetivo de Carlos Alcaraz no ATP Finals foi cumprido com sucesso. Líder do ranking mundial, o espanhol iniciou o torneio sabendo que poderia manter o número 1 até o fim do ano se passasse invicto pela fase de grupos e conseguiu sua terceira vitória seguida em Turim. Alcaraz superou nesta quinta-feira o italiano Lorenzo Musetti, nono do ranking, por 6/4 e 6/1 em 1h23 de partida.
Alcaraz também confirma a primeira posição do Grupo Jimmy Connors em Turim. Ele enfrentará na semifinal do próximo sábado o vencedor da partida entre o alemão Alexander Zverev e o canadense Félix Auger-Aliassime, que se enfrentam às 16h30 (de Brasília) desta sexta. Ainda em busca de um título inédito no Finals, o espanhol de 22 anos marcou sua 70ª vitória na temporada.
A vitória de Alcaraz também garante o australiano Alex de Minaur na segunda posição do grupo. Ele desafia o atual campeão Jannik Sinner, já classificado e em primeiro lugar no Grupo Bjorn Borg. O italiano venceu todos os 12 jogos que fez contra De Minaur no circuito da ATP.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Eliminado na fase de grupos, com uma vitória e duas derrotas, Musetti poderia se classificar e até tomar a primeira posição da chave de Alcaraz se tivesse vencido nesta quinta-feira, o que forçaria um confronto entre os dois primeiros do ranking já na semifinal. O italiano de 23 anos disputou o Finals pela primeira vez e tem apenas uma vitória em oito jogos na ATP contra o espanhol.
The moment @carlosalcaraz defeated Musetti 6–4 6–1 to finish the group undefeated and secure the year-end No. 1 ranking 👆#NittoATPFinals pic.twitter.com/6Y87nm6Fd4
— Tennis TV (@TennisTV) November 13, 2025
Ainda que o primeiro set tenha sido bastante equilibrado, com 45 minutos de duração, Alcaraz conseguiu manter a liderança com ótimo desempenho no saque. O espanhol não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. A quebra aconteceria no último game da parcial. Mais agressivo em quadra, o número 1 do mundo fez 14 a 5 nos winners e cometeu 14 erros contra 11.
Já na segunda parcial, Alcaraz foi ainda mais dominante. Mesmo enfrentando alguns games mais longos, o espanhol escapou de um 15-40 e conseguiu duas quebras, chegando a vencer cinco games seguidos para definir a partida em sets diretos. Alcaraz fez quase o triplo de winners, 26 a 8, e cometeu 21 erros contra 18. O espanhol conseguiu três quebras e só enfrentou dois break-points.












Jogo treino tranquilo para Alcaraz. Musetti fez o que pode em conformidade com seu padrão de jogo. Agora é acompanhar os massacres de Alcasinner nas semifinais e preparar a pizza ou a paella para o domingo.
Não tinha jeito para o Musetti, pois fisicamente o Alcaraz sobra perante o Musetti ou quase todos,exceto Sinner que é equilíbrio.
Verdade. Primeira divisão alcasinner, segunda divisão djokovic e demais nas divisões de acesso.
Fisicamente? Alcaraz em uma cadeira de rodas ganha do glorioso Musetti. O nível do italiano hoje é o mesmo do sérvio, do Tabilo e por aí vai. Alcaraz e Sinner são muito , mas muito superiores ao resto do circuito e não é só na parte física.
Year end garantido! E contando…
E pensar que um certo sérvio suou sangue para ganhar desse mesmo Musetti faz poucos dias.
Alcaraz fez ele de gato e sapato.
Sérvio com 38 anos e o mesmo Alcaraz perdeu para o magistral Norrie com 22 anos rs.
É, um Serto cérvio já fez do mesmo Alcaraz gato e sapato também.
A memória seletiva é um ótimo recurso para a produção de pérolas, assim, como a concha, machucada pela areia do mar, também faz.
Sim, é porque o Musetti veio ao final desgastado, enquanto Alcaraz estava descansando e teve tanque cheio para este torneio.
E o campeão de 101 ATP’s seguirá te atormentando com seus voleios mágicos até o fim do ano pelo menos.
Imagina Alcaraz pegando o sérvio hoje em dia. Um é o legítimo número 1 do mundo e o outro é nível 250 pra baixo. Ia dar até pena…
Number one, baby!
Alcaraz é o GOAT do tênis
Alcaraz alcança sua 2º semifinal de Finals em 3 participações. E o Sinner também não pode reclamar da sorte. Semifinal contra o super freguês De Minaur. De Minaur é para o Sinner como o Monfils para o Djokovic ou como o Gasquet para o Nadal.
Federer 17 x 0 em David Ferrer ( Ex-N3 ) , meu caro. Abs !
Tão novo e ja tem 0x12, vai bater o recorde do Monfils
Ferrer para o Federer
Tenista extraordinário Carlos Alcaraz, fez de tudo hoje, sacando muito bem, agressivo (sempre), muitos voleios, direita devastadora.
Fez de tudo na quadra, Musetti enquanto sacou bem, resistiu (enquanto tinha bambu, tinha flecha), quando caiu o saque, foi atropelado.
Número um do ano, merecido, fez jogos inesquecíveis e conquistou torneios de forma espetacular.
Ganhou no saibro, grama, dura indoor, dura aberta ou seja, ganhou em todos os pisos, ,70 vitórias (contando).
Ganhou do Sinner (4×1), Zverev (1×0), Fritz (3×1), Djokovic (1×1), Shelton (1×0), Draper (2×1), Musetti (4×0) De Minaur (3×0).
Alcaraz faz bem para o tênis…
Levou RG , USOPEN, Masters 1000 de Madri e Cincinnati, pra cima de Jannik Sinner , aumentando retrospecto para 10 x 5 , caro JClaudio. Ficou de fora de 3 Masters ( Madri , Canadá, Shangai ) e Jannik de 4 ( suspensão) . O ” Inconsistente” e maior N 1 ” Fake ” , foi o Tenista que mais cedo atingiu 275 Vitórias, precisou de 338 partidas . Incrível aproveitamento de 81, 3 % , com apenas 22 aninhos. Abs !
E ainda foi no grupo “Jimmy Connors”, que adora ele.. rsrs