Digno número 1

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

O ATP Finals nem definiu todos seus semifinalistas, mas uma coisa é certa: acaba de premiar Carlos Alcaraz como digno número 1 da temporada. O espanhol precisava sair invicto da fase de grupo para se manter no posto e, apesar de alguns momentos mais tensos, atingiu o primeiro grande objetivo em Turim.

Terminar um calendário como líder do ranking é um privilégio que só coube até hoje a 19 jogadores, desde a criação do sistema matemático da ATP, em 1973, ou seja, em mais de meio século. E conseguir fazê-lo por ao menos duas vezes é façanha de 11 homens. Alcaraz repete assim 2022 e se iguala no momento a Bjorn Borg, Stefan Edberg e Lleyton Hewitt.

Não há como contestar a supremacia do espanhol. Ele disputou 15 torneios desde janeiro, tendo feito quartas em 13 e semifinais em 11. Decidiu dez deles e faturou oito, uma galeria composta por Roland Garros e US Open, pelos Masters de Monte Carlo, Roma e Cincinnati e pelos 500 de Roterdã, Queen’s e Tóquio. Ou seja, ganhou em todas as superfícies possíveis, das mais velozes às mais lentas. Nesse período, chegou a fazer nove finais consecutivas.

Não menos notáveis são suas 70 vitórias em 78 possíveis, superando já por boa margem o recorde pessoal de 2023, quando ganhou 65 de 77. Desse volume de triunfos, 16 aconteceram sobre adversários de nível top 10 e nada menos que quatro vieram em cima do italiano Jannik Sinner, ainda que Cincinnati praticamente não tenha visto duelo. A derrota isolada foi na final de Wimbledon, de virada.

E o reencontro entre eles está bem perto de conhecer em Turim. Alcaraz atinge a semi do torneio pela segunda vez em três participações e tentará a inédita presença na final contra quem passar entre Alexander Zverev e Félix Auger-Aliassime, que fazem a partida de maior relevância desta sexta-feira. Alcaraz tem 6 a 6 contra Sascha, certamente um oponente muito mais perigoso, e 4 a 3 sobre o canadense, porém com quatro vitórias seguidas.

Sua campanha até aqui teve momentos e lances memoráveis, mas também oscilações. Precisou de um tiebreak para superar Alex de Minaur numa estreia claramente tensa e correu riscos diante de Taylor Fritz, que jogou bem até perder o saque decisivo no finalzinho do segundo set e então enfim ser dominado. Com a missão de assegurar o número 1, Carlitos fez a exibição mais sólida até agora diante de Lorenzo Musetti, aumentando a freguesia para 8 a 1.

De Minaur ficou em segundo do grupo ao ganhar de Fritz nesta quinta-feira, depois de uma frustrante derrota para Musetti quando teve tudo para ganhar a primeira em um Finals. Os três terminaram só com uma vitória e o australiano levou a melhor no ‘set average’, com fundamental ajuda de Alcaraz. Num piso em que a bola não anda tanto, o australiano vai ter de se reinventar para barrar Sinner no sábado e evitar a 13ª derrota consecutiva para o italiano.

O dono da casa foi um show à parte até agora em Turim, apoiado evidentemente por maciça torcida. Aliassime até conseguiu equilibrar o primeiro set no jogo inicial antes de ser engolido pela solidez do italiano, que passou apertos no confronto diante de Zverev e se saiu incrivelmente bem com o primeiro saque.

Como Zverev e Aliassime ganharam de Shelton – a batalha do canadense na quarta-feira, com três duros sets, foi o grande jogo até agora deste Finals -, os dois irão decidir entre si quem avançará para a semi. O alemão já ganhou o torneio duas vezes, em 2018 e 2021, e leva vantagem de 6 a 3 no histórico, mas é bom lembrar que Aliassime faturou o mais recente, no US Open.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.