Buenos Aires (Argentina) – A conquista de João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires chamou atenção de Carlos Alcaraz, que foi um dos primeiros jogadores a parabenizar o brasileiro nas redes sociais, minutos depois da vitória sobre o argentino Francisco Cerúndolo no último domingo.
“Impressionante, João! Meus parabéns!”, escreveu Alcaraz em seu perfil no X, antigo Twitter. O espanhol também respondeu rapidamente aos comentários dos fãs. Perguntado se estava assistindo ao jogo, disse: “Claro!”. E quando o pedido foi para que ele e Fonseca se enfrentassem a resposta foi “Em breve…”
Alcaraz e Fonseca já treinaram juntos no Rio Open de 2023, ano em que o espanhol chegou à final no torneio, enquanto o carioca fazia sua estreia em competições da ATP aos 16 anos. Conforme o jovem jogador brasileiro começou a se destacar, o espanhol tem valorizado sua evolução.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Durante o Australian Open, após a vitória de Fonseca sobre o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo, Alcaraz afirmou: “É alguém com quem preciso me preocupar. Estamos apenas no começo do ano. Foi apenas uma vitória em Grand Slam, mas com certeza ele vai continuar crescendo. Vamos colocar João Fonseca entre os nomes dos melhores jogadores muito em breve”.
Impressive Joao! 🔥🤝🏻 Many congrats!!! 🫶🏻🇧🇷
— Carlos Alcaraz (@carlosalcaraz) February 16, 2025
Quem também está ansioso por um duelo entre Alcaraz e Fonseca é o britânico Andy Murray, ex-líder do ranking. No sábado, após a vitória do brasileiro sobre o sérvio Laslo Djere na semifinal, ele afirmou: “Mal posso esperar pelo primeiro jogo Fonseca vs Alcaraz”
Murray sempre acompanhou os circuitos masculino e feminino com muito afinco, com atenção especial às jovens promessas. Depois de encerrar a carreira como tenista profissional nos Jogos Olímpicos de Paris, o britânico de 37 anos assumiu um cargo de técnico no time de Novak Djokovic. A parceria com o sérvio vai durar até Wimbledon.
Can’t wait for the first Fonseca vs Alcaraz match ❤️🔥
— Andy Murray (@andy_murray) February 16, 2025
Fonseca não vai ter vida facil no Rio Open não. Se passar pela primeira rodada, que é possivel, mas temos que considerar o cansaso e mudanças de condições de quadra, que podem impactar. Bom, se passar, pega provavelmente Echevery na segunda rodada, que com certeza vem com sangue nos olhos, e na terceira o candidato natural seria Cerundulo, que também viria com espirito de revanche. Vai ser interessante. Vamos ver.
pois e…mas e dificil fazer uma avaliacao com o garoto como se fosse outro jogador, pq eu mesmo tinha quase certeza que o cerundolo ia canecar buenos aires devido ao desgaste do garoto…mas ele sempre supreende…do joao eu nao duvido de mais nada, mas o natural seria perder cedo agora.
O problema vai ser o cansaço, vem de uma sequência muito desgastante. É muito comum finalistas de um torneio estrearem com derrotas no torneio da semana seguinte. Aliás, isso acaba de acontecer no feminino, Anisimova e Ostapenko caíram na R1 em Dubai (e a SF Alexandrova também).
Então, não vamos cobrar muito o João neste Rio Open, não.
Ele tá descansando desde ontem. Já está bom. O cara tem só 18, recupera muito rápido. Ou não, pode ser que não seja nada disso. Uma coisa é certa, perdendo ou ganhando, estarei firme na torcida. Jogou demais na Argentina.
Sim, concordo, 18 anos recupera rápido, mas existe um esgotamento mental também, e uma euforia depois de ganhar um torneio, especialmente se é em um ambiente de alta pressão. Muitos tenistas perdem logo nas primeiras rodadas do torneios que segue logo de ganhar um torneio importante anterior. Espero que no caso do Fonseca, isso não ocorra, mas pode passar. Também continuo na torcida, independente.
tornar-se-ão 2º e 3º maiores da história, respectivamente, abaixo apenas de Federer
Fanatismo não faz bem
2º e 3º maiores da história em quê? Em simpatia? Em carisma? Em elegância?
Carlitos siempre amable!