Alcaraz cede set, mas vence a 15ª seguida em Grand Slam

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) – Atual campeão de Roland Garros e Wimbledon, o espanhol Carlos Alcaraz começou com vitória sua campanha no US Open, marcando o 15º triunfo seguido e o 60º no geral em Grand Slam. Apesar de todo o favoritismo na estreia, o número 3 do mundo não teve vida fácil e deixou uma parcial pelo caminho, precisando de 2h41 para derrotar o qualificado australiano Li Tu por 3 sets 1, parciais de 6/2, 4/6, 6/3 e 6/1.

O triunfo de Carlitos nesta terça-feira o fez manter uma escrita em sua carreira. Disputando seu 15º Slam, ele nunca perdeu na primeira rodada, tendo como piores desempenhos as derrotas na segunda fase do Aberto da Austrália e de Wimbledon em 2021. Em sua quarta participação no US Open, o espanhol tem no torneio norte-americano seu melhor desempenho, com quartas em 2021, semi em 2023 e o título em 2022.

Além disso, caso Alcaraz venha a conquistar o bicampeonato em Flushing Meadows, ele será o terceiro homem na Era Aberta a levantar a taça no saibro de Paris, na grama de Londres e no piso duro de Nova York no mesmo ano, repetindo o feito do australiano Rod Laver em 1969 e do compatriota Rafael Nadal em 2010.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Para isso, no entanto, o número 3 do mundo terá que vencer mais seis jogos na competição e seu próximo desafio será diante do holandês Botic van de Zandschulp, que eliminou mais cedo o canadense Denis Shapovalov por 6/4, 7/5 e 6/4. Os dois já se enfrentaram duas vezes e Alcaraz venceu ambas em sets diretos, na primeira rodada do Australian Open de 2021 e nas oitavas de final do ATP 500 da Basileia no ano seguinte, sobre piso duro e coberto.

“Ele realmente me surpreendeu com a qualidade de seu jogo e imagino que vamos vê-lo mais vezes nos grandes torneios”, elogiou Alcaraz, entrevistado por Nick Kyrgios, que afirmado ter iniciado a carreira junto com seu conterrâneo e lamentou que ele tivesse vivido período de muitas lesões.

Tu vê chegar ao fim apenas sua segunda participação numa chave principal de Grand Slam. O jogador de 28 anos havia sido eliminado na rodada de estreia em Melbourne há três temporadas pelo também espanhol Feliciano López. Atual número 186 do mundo, o australiano está com o melhor ranking da carreira e deverá aumentar ainda mais essa marca, subindo momentaneamente para o 181º posto.

Alcaraz encarou dois sets exigentes

O backhand de uma mão e a opção por estilo agressivo forçou Alcaraz a ficar atento o tempo inteiro com o australiano de origem chinesa. Tu aproveitou toda e qualquer chance de pressionar o espanhol. A tática não deu certo no começo da partida por conta de uma certa ansiedade, mas o segundo set foi mais bem jogado pelo australiano, que por várias vezes fez pontos com belo estilo e pediu aplausos.

A soltura do adversário permaneceu no terceiro set, ainda que o espanhol arrancasse break-points em dois games distintos, que Tu evitou com ousadia. Enfim, veio nova quebra no sétimo game e a partir daí ele desabou de qualidade e no aspecto técnico, chegando a perder 11 games consecutivos antes de salvar dois match-points – na verdade com erros do espanhol – e evitar ao menos o ‘pneu’. Alcaraz avançou com 50 winners, quase o triplo do adversário, e 30 erros.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
2 meses atrás

Na torcida por o terceiro slam no ano,se vier já será grandes recordes

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 meses atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

Torcida terceirizada não conta. Diz pra mim quem tem Golden Slam e Super Slam.

Gustavo
Gustavo
2 meses atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

Do que adianta ter todos os recordes se os federetes supervalorizam legado em vez de números???

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
2 meses atrás

Rumo ao tri slam no ano

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Vamos ver onde o Carlitos chega

Paulo A.
Paulo A.
2 meses atrás

Carlitos é sensacional! Mas precisará melhorar se quiser ir longe neste US Open.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.