Alcaraz cede set, mas vence a 15ª seguida em Grand Slam

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) – Atual campeão de Roland Garros e Wimbledon, o espanhol Carlos Alcaraz começou com vitória sua campanha no US Open, marcando o 15º triunfo seguido e o 60º no geral em Grand Slam. Apesar de todo o favoritismo na estreia, o número 3 do mundo não teve vida fácil e deixou uma parcial pelo caminho, precisando de 2h41 para derrotar o qualificado australiano Li Tu por 3 sets 1, parciais de 6/2, 4/6, 6/3 e 6/1.

O triunfo de Carlitos nesta terça-feira o fez manter uma escrita em sua carreira. Disputando seu 15º Slam, ele nunca perdeu na primeira rodada, tendo como piores desempenhos as derrotas na segunda fase do Aberto da Austrália e de Wimbledon em 2021. Em sua quarta participação no US Open, o espanhol tem no torneio norte-americano seu melhor desempenho, com quartas em 2021, semi em 2023 e o título em 2022.

Além disso, caso Alcaraz venha a conquistar o bicampeonato em Flushing Meadows, ele será o terceiro homem na Era Aberta a levantar a taça no saibro de Paris, na grama de Londres e no piso duro de Nova York no mesmo ano, repetindo o feito do australiano Rod Laver em 1969 e do compatriota Rafael Nadal em 2010.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Para isso, no entanto, o número 3 do mundo terá que vencer mais seis jogos na competição e seu próximo desafio será diante do holandês Botic van de Zandschulp, que eliminou mais cedo o canadense Denis Shapovalov por 6/4, 7/5 e 6/4. Os dois já se enfrentaram duas vezes e Alcaraz venceu ambas em sets diretos, na primeira rodada do Australian Open de 2021 e nas oitavas de final do ATP 500 da Basileia no ano seguinte, sobre piso duro e coberto.

“Ele realmente me surpreendeu com a qualidade de seu jogo e imagino que vamos vê-lo mais vezes nos grandes torneios”, elogiou Alcaraz, entrevistado por Nick Kyrgios, que afirmado ter iniciado a carreira junto com seu conterrâneo e lamentou que ele tivesse vivido período de muitas lesões.

Tu vê chegar ao fim apenas sua segunda participação numa chave principal de Grand Slam. O jogador de 28 anos havia sido eliminado na rodada de estreia em Melbourne há três temporadas pelo também espanhol Feliciano López. Atual número 186 do mundo, o australiano está com o melhor ranking da carreira e deverá aumentar ainda mais essa marca, subindo momentaneamente para o 181º posto.

Alcaraz encarou dois sets exigentes

O backhand de uma mão e a opção por estilo agressivo forçou Alcaraz a ficar atento o tempo inteiro com o australiano de origem chinesa. Tu aproveitou toda e qualquer chance de pressionar o espanhol. A tática não deu certo no começo da partida por conta de uma certa ansiedade, mas o segundo set foi mais bem jogado pelo australiano, que por várias vezes fez pontos com belo estilo e pediu aplausos.

A soltura do adversário permaneceu no terceiro set, ainda que o espanhol arrancasse break-points em dois games distintos, que Tu evitou com ousadia. Enfim, veio nova quebra no sétimo game e a partir daí ele desabou de qualidade e no aspecto técnico, chegando a perder 11 games consecutivos antes de salvar dois match-points – na verdade com erros do espanhol – e evitar ao menos o ‘pneu’. Alcaraz avançou com 50 winners, quase o triplo do adversário, e 30 erros.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
16 dias atrás

Na torcida por o terceiro slam no ano,se vier já será grandes recordes

Paulo Almeida
Paulo Almeida
16 dias atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

Torcida terceirizada não conta. Diz pra mim quem tem Golden Slam e Super Slam.

Gustavo
Gustavo
16 dias atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

Do que adianta ter todos os recordes se os federetes supervalorizam legado em vez de números???

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
16 dias atrás

Rumo ao tri slam no ano

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás

Vamos ver onde o Carlitos chega

Paulo A.
Paulo A.
16 dias atrás

Carlitos é sensacional! Mas precisará melhorar se quiser ir longe neste US Open.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.