Melbourne (Austrália) – A bielorrussa Aryna Sabalenka continua imbatível quando o assunto é o Australian Open. Campeã nos dois últimos anos, ela já garantiu sua vaga nas quartas de final em 2025. A classificação veio neste domingo ao bater a russa Mirra Andreeva em sets diretos, com tranquilos 6/2 e 6/1.
Esta foi a segunda vitória de Sabalenka sobre a jovem russa de apenas 17 anos na temporada, repetindo o feito de semanas atrás em Brisbane. Ao todo, a bielorrussa tem agora quatro triunfos em cinco duelos com Andreeva, tendo perdido apenas nas quartas de final de Roland Garros no ano passado.
Começando a temporada como tudo, a líder do ranking venceu os nove jogos que disputou até então em 2025. Nas quadras do Melbourne Park sua imbecilidade é ainda maior, com 18 vitórias seguidas, igualando a marca da compatriota Victoria Azarenka como a mais longa no Aberto da Austrália nesta década.
Desde 2020, Sabalenka chegou pelo menos às quartas de final em 11 dos 15 Grand Slam em que disputou. Sua próxima adversária no Australian Open será a vencedora do confronto entre Donna Vekic e Anastasia Pavlyuchenkova. Ela tem apenas duas vitórias em oito jogos contra a croata e uma vitória em três duelos com a russa.
A bielorrussa não apenas fez uma apresentação muito firme contra Andreeva, mas também se aproveitou de um dia nada inspirado da rival, que não conseguiu fazer os ajustes necessários no decorrer da partida de foi presa fácil para a número 1 do mundo, que levou a melhor nas bolas vencedoras (15 a 10) e cometeu menos erros não forçados (11 a 18).
O saque foi outro fator importante para o resultado final, com Sabalenka vencendo 70% dos pontos, sem sofrer uma quebra sequer (salvou os três break-points que encarou). Do outro lado, a jovem russa faturou teve somente 46% de aproveitamento com o serviço e amargou quatro quebras.