Fonseca está pronto para os grandes desafios

Fonseca com Nadal e técnico Guilherme Teixeira (Foto: ATP Tour)

Mais jovem e jogador de mais baixo ranking entre os oito tenistas classificados para o Next Gen Finals deste ano, João Fonseca mostrou todo seu enorme potencial e concluiu uma semana brilhante sobre o piso sintético de Jeddah. Aos 18 anos e quatro meses, conquistou o título de forma invicta e dando show. Superou um top 20 e um top 50 na fase de grupos. Em três de seus cinco jogos, perdeu o primeiro set, incluindo a final deste domingo, e mostrou sempre frieza, confiança e grandes atributos técnicos.

Fonseca está mais do que pronto para o circuito de primeira linha, ainda que seu atual ranking talvez o obrigue a disputar qualificatórios de ATPs no primeiro trimestre. A caminhada parece muito bem construída. Nascido sobre o saibro, seu time propôs desafios e experiências ao longo desta primeira temporada entre os profissionais e o colocou para treinar duro e se testar sobre a grama britânica e o sintético norte-americano e europeu. Saiu da zona de conforto e mostrou notável adaptação a essas diferentes situações. As circunstâncias ainda o transformaram no número 2 da Copa Davis e outra vez ele superou expectativas no piso duro coberto. Raramente se portou como um novato.

A final deste domingo contra o bom canhoto Learner Tien, 23 postos à sua frente no ranking da ATP, foi mais uma prova de toda a capacidade. O norte-americano, que só havia tirado seis games de Fonseca na quinta-feira, entrou em quadra com outra postura e forçou os golpes para encurtar pontos. Nesses sets de poucos games, uma quebra geralmente é fatal. O segundo set se mostraria decisivo. O brasileiro passou a devolver melhor e entrou nos pontos. Ainda assim, foram ao tiebreak e Tien teve set-point, em que não pôde fazer nada diante do primeiro saque preciso de Fonseca. Quando Tien titubeou, João tomou conta da partida e não tirou mais o pé do acelerador. Não perdeu pontos com o serviço no terceiro set e só permitiu um no quarto. Foi absoluto.

No papo com jornalistas brasileiros, Fonseca se mostrou surpreso com sua evolução mental e física, partes fundamentais do arsenal de um tenista de ponta. Ele admite que tanta exposição irá gerar pressão, mas acredita que isso será um fator positivo. Evita comparações e diz compreender a euforia do torcedor brasileiro, porém quer manter os pés no chão. A boa notícia: ele pensa grande, como tem que ser. Sonha em vencer Grand Slam e ser número 1 do mundo, porém sabe que é preciso dar passos lentos e bem sedimentados e portanto coloca como objetivo para 2025 chegar ao top 100 e assim entrar direto nos Grand Slam europeus e no US Open.

A trajetória dos Next Gen: tempo ao tempo

Criado em 2017 para dar maior visibilidade à nova geração, o Next Gen da ATP sempre serviu para alavancar carreiras. E não foi apenas para aqueles que levantaram títulos ou chegaram às finais. Vejamos um resumo rápido da trajetória dos principais nomes que já disputaram a competição, tabela em que fica claro que em média são necessárias três temporadas para o salto mais alto:

Número 1
Três atingiram a liderança do ranking, entre eles os vencedores Jannik Sinner (2019 e líder em 2024) e Carlos Alcaraz (2021 e ponteiro em 2022). O outro foi Daniil Medvedev (que disputou 2017 e liderou em 2022).

Top 5
Outros seis já figuraram no top 5 do ranking: Casper Ruud e Alexander Zverev como 2, o campeão de 2018 Stefanos Tsitsipas foi 3, Holger Rune já atingiu o 4 e Andrey Rublev e Taylor Fritz, o 5.

Top 10
Mais seis nomes apareceram em algum momento no top 10, casos de Félix Aliassime, Alex de Minaur e Hubert Hurkacz (6), Karen Khachanov (8) e Denis Shapovalov e Frances Tiafoe (10).

Grand Slam
Alcaraz foi o que mais rapidamente levantou um Slam entre a presença no Next Gen (2021) e o US Open (2022). Medvedev demorou três temporadas (2017 e 2021) e Sinner, pouco mais de quatro (2019 e 2024).

Além deles, Zverev (2017 e 2018) fez duas finais (a primeira em 2020), Tsitsipas (2018 e 2019) também foi a duas (a primeira em 2021) e Ruud (2019) disputou três (a primeira em 2022).

Ranking generoso

Existem igualmente casos em que os melhores do Next Gen não tiveram (ainda) carreiras excepcionais, porém tiveram classificação destacada e todos aparecem no mínimo entre os 35 mais bem colocados.

O coreano Hyen Chung não reagiu após infinitas contusões, mas ainda assim chegou a 19 do ranking na temporada seguinte do seu título de 2017. O norte-americano Brandon Nakashima, vencedor em 2022, também teve problemas físicos e nesta temporada chegou à sua mais alta classificação (35).

Entre os finalistas do Next Gen, aparecem os top 10 Rublev e Alex de Minaur, os top 20 Sebastian Korda e Arthur Fils e o tcheco Jiri Lehecka, que em 2024 chegou a 23º.

252 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Oscar Riote
Oscar Riote
17 dias atrás

Apesar de nao ser uma foto atual, poderia ser uma foto com o Federer, inspiração dele e da maioria de quem gosta de tenis!

Victório Benatti
Victório Benatti
17 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

O Federer não deve gostar muito do João Fonseca. Nem foi na final… Nem fez comentários…
Já o Nadal é outro nível. Foi assistir à final, conversou com ele e ainda tirou esta linda foto.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Nadal é embaixador dos Árabes a nível mundial. João Fonseca é simplesmente contratado da ON. Procure saber quem é um dos donos desta Empresa. E Ben Shelton, também contratado, tem por contrato treinar junto com Fonseca nos Torneios , ou seja , um baita Canhoto treinando ao lado de um excepcional destro. A turma do Site continua ” afiada ” …rs. Abs

Victório Benatti
Victório Benatti
16 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O Federer, um dos donos da ON, depois que pendurou as raquetes, só quer saber da grana… Deve ser por isso que não fez nenhum comentário sobre o João Fonseca.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Que tal perguntar ao Fonseca, se Federer precisa reportar a Victorio Benatti, o que diz a seu funcionário que acreditou desde os 16 anos …Abs!

Victório Benatti
Victório Benatti
16 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O João Fonseca é patrocinado pela ON. E por conta disso é óbvio que tem contrato. Do jeito que escreveu dá a impressão que a ON contratou ele para jogar tênis. Como deve estar escrito no contrato, quando o Ben e o João não estão no mesmo torneio, nem na mesma cidade, e portanto não tem como treinar juntos?
Eita turminha boa deste Site…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Não existe esta hipótese absurda, Sr Victorio. Foi contratado assim como Ben e IGA , para usar roupa e calçados ( IGA já desenvolveu modelo próprio ) . Obviamente que somente treinam juntos quando no mesmo Torneio. Tem sido raro pois Shelton aos 23 , ( atingiu TOP 15 ) , está num outro momento da carreira. O Sr me parece um tanto desligado…rs. Abs!

José Afonso
José Afonso
16 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro Sérgio Ribeiro, discordamos em muita coisa, mas acho que em uma concordamos: esse Sr. Victório Benatti não é muito bom.

O pessoal lembrou recentemente que ele foi o autor da pérola de que Carlos Alcaraz teria sido subornado para entregar a final olímpica, hehehe.

Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  José Afonso

Vamos combinar que esta nem com um caminhão de dinheiro. Jogar pela Armada , devido ao Legado de Manolo Santana, é tudo para os Espanhóis. Basta ver o que fez Rafa Nadal e a maneira como Alcaraz recebeu a derrota. Este ano Carlitos repetiu o que fez nas Olimpíadas. Jogou simples e duplas também na Copa Davis…Abs!

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Só temos entendidos….nao e mole nao….

Beto_poa
Beto_poa
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

o Federer é acionista da On e possui somente 3% das ações da empresa.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Beto_poa

Procure saber quanto vale estes 3% , depois que o Suíço entrou . E Federer é quem desenvolveu o de Corrida para o Público AA. Veja a posição atual da ON no mercado Norte-Americano e Mundial, depois volte pra conversar…Abs!

Luigi
Luigi
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vale 3%.

Luigi
Luigi
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E posição no mercado não muda o % de q ele é acionista

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
14 dias atrás
Responder para  Luigi

Se estivesse por dentro das Funções do Suíço dentro da Empresa , saberia que em $ o valor quase triplicou em dois anos . Desenvolveu a Linha RF de corrida para um público de maior poder aquisitivo . Sucesso de vendas em N Países inclusive no USA . Não vamos nem discutir se e’ ouvido na hora de patrocinar um Tenista . Sei que e’ difícil para um sujeito que raciona que 3 % = 3 % e ponto final …rs. Abs !

Oscar Riote
Oscar Riote
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

O Nadal não está lá para acompanhar tenis e sim, por patrocínio. Ele sempre gostou do dinheiro do mundo árabe.
O Federer gosta tanto do João que escolheu o agenciar mesmo quando ele não era ninguém e não estava certo de continuar no circuito ou ir para o universitário americano.

Felipe
Felipe
16 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

O Federer viu o pot$encial do João, não é gostar dele

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Nada a ver. Você não sabe se nessa época natalina ele tinha alguns compromissos familiares,além disso ele patrocina o Joao Fonseca com camisa e shorts.nao sei se meia ou tenis

Carlos Mateus
Carlos Mateus
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Possivel que Nadal tenha sido bem pago para mostrar o rosto por lá.

E bem pago (em Peteodolares$$$).

Roger
Roger
15 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Nadal é idolo (e nada o desabona), mas o fato é que ele é (e ganha para ser) embaixador da Arábia Saudita para o tênis.
O Federer mais do que gostar, aposta no Fonseca que é um dos 3 (somente) que são patrocinados pela On

Eduardo lambiasi
Eduardo lambiasi
16 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

Não nos esquecendo que o assunto é João Fonseca

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
16 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

Que papo mais chato esse de dizer que quem gosta de tênis se inspira em Roger Federer.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

O fanatismo é tão grande que ele acha que o patrocínio da empresa de Federer é por pura bondade e não porque o suíço enxergou uma possível nova estrela e potencial de lucros enormes para serem incorporados a sua ja imensa fortuna pessoal.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
15 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

*já

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Finalmente concordamos Sr Paulinho. Quando Federer entrou a ação da ON valia 17 euros. Agora 54 euros é o valor de mercado . Abs !

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Esse dia chegou rs. ABS!!!

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

TRATA-SE MESMO de uma escrotice sem pé nem cabeça, até porque, historicamente houve, ou há, tantos tenistas bons quanto Roger, que era um monstro jogando bola…

Gustavo
Gustavo
15 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

Parabéns por ser o mais chato do blog. Ps : sou MUITO fã do federr. Mas você é chato demais

Felipe
Felipe
13 dias atrás
Responder para  Gustavo

O mais chato é o Ribeiro kkkkk

Andre Borges
Andre Borges
17 dias atrás

Dalcim vc falou de Copa Davis e se estiver saudável o João com certeza estará na França. Acho que não temos nenhuma dúvida que em simples os titulares são João e mais alguém, certo? Ou você ainda preservaria ele?

Wilbert Ferraz
Wilbert Ferraz
17 dias atrás

Que o João vai fazer sua carreira nos torneios ATP, isso nunca foi dúvida. Provavelmente vencerá ATPs e, claro, torço pra que vença torneios grandes. Mas to vendo a galera falar de passar o Guga porque ganhou o next gen. Meu Deus galera, passar o Guga é uma tarefa HOMÉRICA. O cara foi numero 1 e ganhou 3 Slams! Nem Stan e Delpo conseguiram isso! Calma lá, tomara que passe mesmo, mas a galera se empolga demais.

Victório Benatti
Victório Benatti
17 dias atrás
Responder para  Wilbert Ferraz

Qualquer um pode prever o futuro como quiser. Afinal, está tudo por acontecer.
Particularmente, se o físico permitir, acho que o João Fonseca vai ultrapassar o Guga…

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Também acho ,além do mais o Joao está dentro do peso, coisa que acho que o Guga sempre foi muito magro ,não era peso de um atleta como é o peso do Fonseca.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Rapaz, essa foi ótima!
Se Guga fosse 100 g mais pesado, quantas semanas mais ele teria como #1 do mundo?
E quantas Fonseca terá, já que está no peso ideal?

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

O que dizer do Djokovic então, hein?! O sérvio sempre foi um biotipo longilíneo, um falso magro, assim como o Guga.
E você criticando “pérolas” de outros colegas frequentadores do site e do blog? Puxa vida!

Jose Donizete
Jose Donizete
10 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Você o avaliou para chegar a tal conclusão??? De alguém sem conhecimento tal cometário até passaria incólume.

Caso o comentário tivesse vindo de alguém sem formaçâo como o Valmir, agente até perdoaria pois todos ja sabem que além de não ter formaçao alguma. Mas quando ecentualmente o comentario vem de alguem com formacao na area, agente aténse assusta.

José Afonso
José Afonso
16 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Kkkkkkkk

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Ô conversinha fiada, não?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Wilbert Ferraz

Stan tem 3 GS também e mais versáteis (AOpen, RG e US Open), só não chegou ao topo do ranking.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

E ganhou de Nadal e de Djoko em finais de majors.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
13 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Infelizmente, duas do sérvio.
Rsss.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

ISSO MESMO, LUIZ FABRICIANO, ensina história do tênis à patriotada de plantão, que nunca enxerga além da geografia caseira…

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Wilbert Ferraz

Wilbert Ferraz, até que enfim alguém nesta confraria abordou bem o garoto bom de bola João Fonseca. Em 2018, quando Thiago Wild conquistou o US Open na categoria juvenil, lembro que a precipitação foi a mesma, e, mais de seis anos depois, cadê ? Nesse meio tempo, ele fez de tudo, até frequentar as páginas do noticiário policial, ele andou frequentando, mas tênis que é bom mesmo, nada. Você tem minha anuência, Wilbert, parabéns pela lucidez…

Fernando
Fernando
17 dias atrás

Melhorando um pouquinho mais o físico e a movimentação, se não houver contusões sérias, tem tudo para ser top 5 e até número um do mundo. Coloco muita fé nesse carioca!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
17 dias atrás

Boa João. Ter no curto prazo (2005) o objetivo de atingir o TOP 100 e entrar direto nos SLAM, é tudo de bom . SInner em 2020 venceu seu primeiro ATP 250 e fez uma campanha até o TOP 37 . É óbvio que tens talento para superar o Jovem Italiano ( Alcaraz o fez ) , mas os dois já são considerados dois fenômenos do Esporte. Uma coisa é certa , o Céu é o limite para um jogador de tamanho talento, e com uma maturidade e carisma , muito acima de um garoto de 18 anos. Terás uma torcida vibrante e apaixonada neste teu caminho. Podes crer . Abs!

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
16 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Boa!

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
17 dias atrás

Pequena correção Dalcim, Tien está 23 posições a frente do Fonseca no ranking, ao invés das 33 mencionadas no texto. No mais, novamente um texto de alto nível. A melhor coluna de tênis da mídia brasileira. E como comentei em outro post durante as semanas, as comparações dos feitos e rankings do Fonseca até agora mostram uma grande probabilidade de ele ser um tenista TOP. E o seu jogo, a consistência da sua evolução e base fora da quadra indicam que este deverá mesmo ser o caminho. Cabe a nós torcedores aproveitar e ter paciência com as oscilações, que virão, como qualquer tenista em formação. Mas a esperança é gigantesca.

Última edição 17 dias atrás by Guilherme E.S. Ribeiro
Julio Marinho
Julio Marinho
17 dias atrás

Se dá para criticar uma coisa nesse já jogador tão espetacular, tanto em carreira, quanto cabeca e staff é esse objetivo de top100 para 2025. Imagino que faça parte da ideia de não pressionar o garoto, mas imagino que o plano tem que ser top 70 em termos conservadores, mas para valer mesmo o top50. Tenho que considerar, frente a um talento excepcional dele que, a menos de uma contusão seria que prejudique o ano, terminar em #100 terá sido um ano ruim em seu crescimento. Ele tem um talento excepcional e espaço e vontade de melhorar bastante, com a cabeça madura que tem.

Victório Benatti
Victório Benatti
17 dias atrás
Responder para  Julio Marinho

Objetivos nada mais são do que tentativas de previsão do futuro. Cada um faz a previsão que quiser. Sendo boa, tá valendo! Vamos lá João Fonseca. Força garoto!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Julio Marinho

Também achei tímida e conservadora demais. Três rodadas num M100 já dá esse salto e por que não?
São 9 ao ano.

Julio Marinho
Julio Marinho
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Pois é. Até porque, nesse next gen, ainda que eu vejo espaço e necessidade de melhora, sobretudo na devolução de saque, o nível jogado foi de top 40. Uma semana não é o ano todo, o formato é diferente. Por outro lado, só podemos pensar que ele só vai melhorar e já tem todos os fundamentos bem constituídos (não vi ele muito em deixada e lob). Então, acho top 50 uma meta tanto ousada e espetacular quanto possível. Sendo que top 70 não seria nada de ficar chateado, porque algumas derrotas precoces e bobas devem aparecer. Mas top 100 realmente está bem próximo e por demais dentro do espectro de talento dele. Parece mais coisa de blindar, não parecer arrogante, o que não deixa de ser uma boa estratégia.

Última edição 15 dias atrás by Julio Marinho
Marcelo Reis
Marcelo Reis
17 dias atrás

A rigor, ao menos até agora, somente Hyen Chung não está tendo uma ótima carreira – muito devido às lesões, claro.
Os últimos 2 vencedores são top 40 e quase top 100, respectivamente, e ainda muito jovens. Se Fonseca tirar “a média”, terá uma carreira com alguns bons títulos da ATP. Vamos torcer que seja um aluno destaque! :D

Carlos Pereira
Carlos Pereira
17 dias atrás

Que ND, RF ou RN nada, aqui nesse canal agora todos somos JF!

Silvio
Silvio
17 dias atrás

Dalcim, se o Fonseca não furar o quali do AO o pessoal (torcida) ja vai baixar um pouco a bola e parar com comparações um tanto quanto absurdas. Na sua opinião, sem contusões, qual será o ranking do Fonseca ao final de 2025? Eu apostaria entre 40 e 70 do mundo…

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Eu acho top80

Jocivan
Jocivan
16 dias atrás
Responder para  Silvio

Eu acredito em top 25

Andre Borges
Andre Borges
16 dias atrás
Responder para  Silvio

Minha aposta é que fecha o ano top50.

Ivan
Ivan
16 dias atrás
Responder para  Silvio

Considerando que jogadores de 19 anos como Mensik e Shang chegaram no top 50, eu aposto num top 40. Já agora no início do ano ele irá dar uma boa escalada no ranking após jogar o Rio Open.

Evandro
Evandro
17 dias atrás

O ano de 2025 já começou para o Fonseca. Ele mesmo já disse isso.
E o que vemos? Conquista un título logo no primeiro torneio.
Então, não é nem um pouco absurdo imaginar títulos ao longo do ano.
A caminhada até um top 40 é possível já neste ano, sem nenhum exagero.
Fonseca, porém, vai assombrar no outro ano, porque neste terá de aprender a jogar em melhor de 5 sets (longos).
Aliás, creio que disputará as chaves principais de todos os 4 Slam.
Dalcim, se um cenário assim se concretizar, acha que valeria à pena o João ir para o Next Gen em dezembro? Afinal, seria o momento de recarregar as energias, né …

Maurício
Maurício
17 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim a ATP faz pressão, tudo bem mais depois do título o Alcaraz não foi, e se não me engano o Sinner tmb não, pra mim não faz nenhum sentido ele disputar esse torneio ano que vem. Pq se ele jogar praticamente ele teria a obrigação de ganhar

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Exatamente

Evandro
Evandro
17 dias atrás

Será que algum desses tenistas campeões do Next Gen entraram o ano com ranking superior ao do Fonseca (#730)? Parece inédito.

Última edição 17 dias atrás by Evandro
Helena
Helena
17 dias atrás

Excelente resultado do João, que vai trazer grandes expectativas não só para nós, mas para os amantes de tênis do mundo. Considero que, junto com o Mensik, o Fonseca é o maior talento da sua geração, mas o foco no brasileiro tem sido muito maior, o que deve trazer maior pressão/cobrança.

Nunca dá para saber até onde vai um jogador com base numa amostragem tão pequena, mas, se o físico evoluir bem, o João tem tudo para deslanchar. Acho que quem tem um saque e direita de alto nível, como ele tem, já é 70/80% de uma estrutura de jogo definida. O outro fator que poderia pesar, como deslumbre ou sucumbir à pressão, não parecem perigosos, pois o assessoramento do garoto até agora parece exemplar.

Por fim, achei um grande acerto da ATP baixar a idade do torneio para 20 anos, privilegiando aqueles que podem mesmo ser o futuro do tênis.

Fiz de brincadeida uma simulação de quais teriam sido os jogadores classificados no ano de 2005 e teria sido uma turma bem interessante:

Nadal
Gasquet
Berdych
Wawrinka
Monfils
Baghdatis
Almagro
Djokovic

Como alternates entrariam Jimmy Wang e Andy Murray.

Carlos Mateus
Carlos Mateus
17 dias atrás
Responder para  Helena

Olha que lista legal. Interessante ver uma lista destas 20 anos depois. Alguns deles foram chamados de “Big” por quem entendem de tênis aqui no Blog enquanto outros desta lista foram chamados de “entresafra” por alguns aqui do Blog que não entendem e nunca entendetão nada de tênis.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Boa caro Mateus. E TODOS da ” entressafra” atingiram o TOP 10 . Com Murray no lugar de Nadal em 2005 , SEIS SLAM foram conquistados a partir desta lista … Abs !

Helena
Helena
16 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Olá, Carlos.

Sem entrar nessa questão ou não de entressafra, mas essa geração de 85-88 é espetacular. Djokovic, Nadal, Murray, Wawrinka, Del Potro, Cilic, Berdych, Tsonga etc. Mais de uma década aproveitando esses jogadores junto com o Federer e temos a época de ouro do tênis.

Carlos Mateus
Carlos Mateus
16 dias atrás
Responder para  Helena

E que época!!! Que previlégio foi assistir coadjuvantes do nível de Tsonga e Berdich! Sem falar de Ferrer, Nalbandian! e Davidenko….

Para mim, Wawrinka tinha tênis para alcançar o número 1 e Delpo tinha postura de número 1 do ranking. Mas nenhum dos dois chegou lá por conta dos BIGs.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Exatamente isso, tirando os Big’s, acredito que sobrariam top1 para esses sim.
Serena disse que se não tivesse enfrentado Venus no início de suas carreiras, teria 30 GS.
Talvez tivesse sim, pois Venus sempre ganhava no começo e depois, passou a ver somente a poeira.

levI sIlvA
levI sIlvA
15 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Tênis pra chegar a dominar o ranking, talvez ambos tivessem…o problema ou dificuldade nessa questão, tem a ver com certas displicência no aspecto treinamento e condicionamento físico. Ouvi algumas vezes que, tanto o suíço quanto o argentino, não levavam tão a sério a parte física…daí a gente percebe o motivo de ter rendido menos do que poderiam.
Mas, creio que ambos são grandes tenistas, apesar dos resultados aquém e foram o foram por seu empenho pessoal…!

Jose Donizete
Jose Donizete
10 dias atrás
Responder para  Helena

Helena: como ficariase o exercicio fosse feito na geracao do Zverev?

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Kkkkkkkk

Jocivan
Jocivan
16 dias atrás
Responder para  Helena

discordo do nadal nessa lista, pois pelo rank estaria disputando o evento principal dos 8 melhores do ano entao o nadal sairia

Gasquet
Berdych
Monfils
Wawrinka
Baghdatis
Murray
Djokovic
Wang

Essa seria a lista correta

Carlos Mateus
Carlos Mateus
16 dias atrás
Responder para  Jocivan

Nadal provavelmente ja tivesse lugar nela aos 12 anos de idade…

Mas a maior “promessa” dessa geraçâ9 antes do Nadal fazer sucesso foi o Gasquet.

Gasquet foi o juvenil mais badalado dentre eles e quem era cotado a ter a carreira mais promissora, até decidir por cheirar a carreira…..

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Mas ele o gasquet teve uma carreira boa

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Gasquet teve uma carreira boa se comparado a todos os franceses da história, mas, pela projeção feita, foi pífia!

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Queria ter a carreira do Richard como já disse aqui antes

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Gasquet deteve o record de mais jovem a vencer jogo em M1000 por muito tempo.
Realmente, suas fichas estavam em alta.

Helena
Helena
16 dias atrás
Responder para  Jocivan

Sim, Jocivan

Nadal estaria classificado para o Next Gen, mas provavelmente não teria ido porque também já estava classificado para o Finals

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Helena

Interessante Helena. Que o único que não teve grandes resultados foi o wang

Helena
Helena
16 dias atrás
Responder para  Helena

Fiz mais duas listas para pegar outras gerações de jogadores importantes:

1999
Safin
Hewitt
Ferrero
Di Pasquale
Federer
Ljubicic
Massu
Vinciguerra

Alternates: Srichaphan e Tabara

1989
Chang*
Agassi*
Mancini
Courier
Bruguera
Perez Roldan
Ivanisevic
Rosset

Alternates: Wheaton e Davin

*Também classificados para o Finals

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Helena

Grande pesquisa helena

Carlos Mateus
Carlos Mateus
16 dias atrás
Responder para  Helena

Nossa Helena, só tem pedreira e carne de pescoço nestas listas!

En não gostaria de enfrentar nenhum deles se fosse profissional. Apenas uma pequena minoria não teve sucesso ou nao se tornou conhecida e provavelmente se buscarmos pelas razões vamos encontrar “contusão” no topo da lista como a mais provavel causa.

Parabéns! Genial! E ratifica’se – a partir da lista – que podemos esperar grandes feitos das Next Gens.

Ratifica-se também que esses que ficam chamando grandes tenistas de entresafra não entendem nada. Pois quem viu sabe que “entresafra” foi o Big 4: algo fora da curva na história da era aberta (e que torcemos que se repita sempre).

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Pois é Carlos nunca houve entresafra

levI sIlvA
levI sIlvA
17 dias atrás

Blog do Tênis, Primeiro Set e Tênis.comChiquinho…os três, ao mesmo tempo, falando do jovem João Fonseca. Mais um pouco, e teríamos uma quadra com Patrícia Medrado…só isso aí, já mostra o tamanho da proeza do brasileiro de 18 anos, no mundo do Tênis…!!!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
16 dias atrás
Responder para  levI sIlvA

O título já é histórico, Levi. A propósito, foi ao show histórico dos 40 anos do DT?

levI sIlvA
levI sIlvA
15 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Fui não, Paulo. Na real, acabei me distanciando do DT, já tem uns anos, sabe? O último deles que comprei e tenho, foi o Octavaruim…depois,mais nada…!
Mas, foi algo surreal imagino, ainda mais com o retorno de Portnoy nas baquetas, certo?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
15 dias atrás
Responder para  levI sIlvA

Certo! Valeu cada centavo da facada, rs.

Foi um show de pouco mais de 3 horas focado nos clássicos da banda e com o homem de volta depois de quase 15 anos. Aliás, tocaram a épica Octavarium (aproximadamente 25 minutos ao vivo) e talvez pela última vez.

Também andei meio afastado dos trabalhos recentes com o Mangini, mas espero que tenham um fim de carreira decente. Quem sabe mais uns 5-6 aninhos.

Abs!

Maurício Luís *
Maurício Luís *
17 dias atrás

Brasileiros estão invadindo rede social do Australian Open pedindo convite pro João. Se vai adiantar, não sei. Mas que merece, merece.
Entrou com tudo no NGFinals e passou o rodo.

Arthur
Arthur
17 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Não vai adiantar de nada

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
16 dias atrás
Responder para  Arthur

Dão preferência para os locais ou tenistas indicados pelos outros Grand Slans.
Forasteiros não tem vez.

Victório Benatti
Victório Benatti
17 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Taí uma medida que o AO deveria tomar. Funcionaria como um reconhecimento à conquista de ontem do João Fonseca.

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
16 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Acho que isso atrapalha mais do que ajuda. O AO talvez até estivesse considerando dar um convite ao Fonseca, mas agora, se fizer isso, vai abrir um precedente. Imagina, todo ano, um monte de fãs exigindo convite para o seu tenista prodígio…

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Rafael Azevedo

Exato. Além do mais já foram dado todos os wc.

Evandro
Evandro
16 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Um deles o compara a Cruz Hewitt, sorrindo tipo…. não dá para comparar rsrs

Felipe
Felipe
16 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Ora ora ora, agora vc é a favor do tribunal da internet …

Maurício Luís *
Maurício Luís *
16 dias atrás
Responder para  Felipe

Sim, este tipo, fazer pressão a favor, acho que não tem nada de errado. Mas tribunal da internet pra condenar com antecedência sem se informar direito sobre os detalhes do processo, aí sou contra e mantenho minha posição.

Felipe
Felipe
16 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Entendi. E quem define o limite, vc?

se hoje você aplaude, porque acha q é boa a pressão a favor em verdade você aplaude sim o tribunal da internet. Mas, amanhã, se o q estiver sofrendo essa pressão das redes sociais não for algo com q vc concorde, ou seja, se o vento virar, daí o tribunal da internet deve ser ignorado. Ou seja, o precedente será invocado contra você. Duvida? A pergunta é retórica.

Enfim, tribunal da internet é tribunal da internet. Tanto para o q vc acha q vale como para o q vc não achar.

Percebe q não dá para abrir precedente do abuso q pode ser esse tribunal? Pq quem vai estipular o limite entre ser a favor ou contra?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
15 dias atrás
Responder para  Felipe

Há uma diferença sim. Fazer pressão a favor é com base nos resultados concretos e incontestáveis do João Fonseca. E condenar não é com base em nada, só no achômetro dos palpiteiros da Web, porque só as entidades que conduzem o processo tem acesso ao processo por inteiro. Então é errado condenar sem se inteirar de tudo, Mas como estamos numa democracia, não temos como impedir os “juízes” do tribunal da internet. Vida que segue.

Thiago
Thiago
15 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Esquece. WCs distribuídos. Inclusive, um deles para o Basavareddy, na cota americana.

Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
17 dias atrás

Parabéns ao João, maravilha de tenista!!!!
Tenho uma curiosidade Dalcim?
Porque não temos Next Gen feminino?
Acompanho o Nest Gem bastante tempo…..acho sensacional!!!!!
Seria, eu acho, um impulso enorme para o tênis feminino!!!!!
Não acha?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
16 dias atrás

Puxa, essa é uma ótima ideia!

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
16 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Se tivesse neste ano, as irmãs Andreeva (Erika e Mirra) estariam classificadas.
Magnífico!!!

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Verdade . Quais seriam as outras 6 dalcim? Eu não vou fazer essa pesquisa ,não trnho paciência….rs

Fernando S P
Fernando S P
16 dias atrás

A maturidade física feminina ocorre mais cedo. Um Next Gen feminino (para ser equivalente ao masculino) teria que ser para meninas mais jovens.

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Nao. Abaixo dos 20 anos .o mesmo conceito do masculino.

André Aguiar
André Aguiar
16 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

A Gauff obviamente não iria, uma vez que disputaria o WTA Finals, como aliás disputou e ganhou.
A Polina Kudermetova não estaria habilitada porque fez 21 anos esse ano.
Logo abririam duas vagas, as quais seriam ocupadas pela estadunidense Robin Montgomery (n° 117) e pela romena Anca Todoni (n° 118).
Com essas oito disputando o torneio, o título provavelmente ficaria com a Shnaider (n° 13) ou Mirra Andreeva (n° 16) ou Noskova (n° 26).

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Provavelmente a mirra ganharia

Ivan
Ivan
16 dias atrás

Pois é, essa resposta quem deve ter é a WTA, que tá moscando há muito tempo, sem dúvida.

Paulo A.
Paulo A.
17 dias atrás

Torço (muito) para que o João seja uma MEB de calças e consiga títulos em todos os Grand Slam. Sonhar não custa nada mas que ele tem um potencial absurdo, isso não se pode negar!

Yuri
Yuri
17 dias atrás

Zverev nunca jogou o Nextgen Finals pq nos anos em q se classificou, também se classificou para o ATP Finals!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  Yuri

Exato caro Yuri. Quando o Torneio foi criado em 2017 , Sasha aos 20 anos, já era N 4 do Mundo. ABS !

Marco Aurelio
Marco Aurelio
16 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E o Sacha não ganhou nenhum dos 32 GS que aconteceram nestes últimos 8 anos, acho….

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
16 dias atrás
Responder para  Marco Aurelio

Exato. Mas fez duas FINAIS, levou 2 ATP FINALS, 6 MASTERS 1000 e OURO OLÍMPICO. De quebra é o N 2 de 2024 . Abs !

Felipe
Felipe
16 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Números importam então, ora, ora, ora…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Felipe

Sempre importaram.
Rssss

Felipe
Felipe
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Rsssss
Sim!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Felipe

Ora, ora, pra . Até parece que o Sr e LF 2 conheciam o excelente currículo de Alexandre Zverev… Sei …rs. Abs!

Felipe
Felipe
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ninguém conhece, só vc.
Ninguém assiste aos jogos, só vc

Rafael
Rafael
17 dias atrás

Aproveito para desejar um ótimo final de ano ao Dacim e a todos e um 2025 com muita saúde.

Obrigado por mais esse ano, Dalcim.

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
17 dias atrás

A ATP está repleta de jogadores extremamente talentosos e com preparo físico excepcional. Mas, na minha opinião, o que diferencia um campeão é o mental. E o João mostrou que tem esse quesito na final de ontem. Todos os holofotes estavam sobre ele e uma das maiores estrelas do esporte, Rafa, assistindo a partida. Com tudo isso, um menino de 18 anos apenas, obviamente, entrou nervoso. Começou a partida errando muito mas soube encontrar um caminho e foi trabalhando os pontos até entrar de vez no jogo, esbanjando o seu potencial e saiu vitorioso. Esse fator é o que me deixa mais otimista em relação ao seu futuro.

Victório Benatti
Victório Benatti
17 dias atrás
Responder para  Ricardo Ortegal

O João Fonseca conseguiu de forma exemplar controlar as emoções e pensar só no seu jogo e nas estratégias de neutralizar os oponentes, neste torneio. Não é fácil um garoto de 18 anos agir assim.

Paulo H
Paulo H
17 dias atrás

Parabéns ao João Fonseca e seu time! A propósito, Dalcim, quem é o treinador do João, seu próprio pai?

Cassio
Cassio
17 dias atrás

Que alegria, Dalcim e todos companheiro do blog e site. Um presente de natal para nós brasileiros.
Uma pergunta, Dalcim. Aumentaram o holofotes para o querido Joao. Nesse sentido é possivel pensar em convites de peso para o começo da temporada? Um AO ou Brisbane na chave principal? O Carlos e o Sinner receberam convites depois do titulo NextGen?

Daniel
Daniel
16 dias atrás

Ele pode ganhar mais convites para entrar direto na chaves com o título do Next Gen?

Kario
Kario
16 dias atrás

O Next Gen já não dá pontos no ranking, acho q os diretores do AO poderiam esperar a conclusão dele pra oferecer o WC ao campeão. Deve ter prazo pra eles distribuírem os convites. Mas poderiam….

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
16 dias atrás

Será que está pronto mesmo !? João Finseca melhorou na parte física e técnica, quiçá precisa melhorar um pouco mais a leitura dos jogos .

Não falo desse torneio desse semana em que participou, mas de outros torneios , pensou grande , como number one, e Grand Slam, todo direito , mas vamos por partes e um passo de cada vez.

Já falam que vai passar o Guga, que foi number one e 3 grand slam, aí um aí falou que nem Stan e Delpo conseguiram , opa vou te corrigir: Stan tem 3 títulos, porém não tem o 1 , e a Torre de Tandil, tem apenas 1 e no máximo foi 3 do mundo .

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Também penso o mesmo ,ainda tem um longo caminho a percorrer acho que até o final de 2025 vai chegar ao top 80 se tudo correr bem,em 2026 por volta desse meio do ano top 30/40,e aí quem sabe até o final de 2026 top 20.

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
16 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Pois é João, concordo plenamente, sé ele for muuuito fora da curva, e chegar ao fim do ano nos mero 40 do mundo, ai é pedir demais do garoto rsrsrsrs

Ivan
Ivan
16 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Em 2025 ele irá bem mais longe no ranking. Veja que aos 19 o Mensik atingiu o top 50, e o Shang o 80.

Ivan
Ivan
16 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Aliás, o Shang chegou no top 50.

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
16 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Bom, você não o corrigiu. Nem o Stan é nem o Delpo conquistaram o que Guga conquistou. Você provou isso.

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
16 dias atrás
Responder para  Rafael Azevedo

Cara,
Leia direito, vc só caça confusão, acaso estou mencionando a carreira do Guga, em relação aos dois????

è da Kombi mesmo, kkkkkkkkkkkkkk, vou esclarecer mais uma vez: se foi vc que disse que o Fonseca vai superar o Guga??? Pasmén, só pode estar sonhando….e se foi vc que disse que nem Stan e nem DElpo cehgaram a serem n° 01 e nem tem 03 grand slam, ai vc foi de uma imprecisão sem par, agora sim, vc releia o que eu disse acima, prezado Rafael.

Felipe
Felipe
16 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

O Ribeiro tb só caça confusão e vc ri
Em vez de tb comentar a má interpretação q ele dá para tudo

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Felipe

Exato.
Tudo que Djokovic faz é motivo para chicotadas.
Até seus torcedores são os únicos que promovem polêmicas nas discussões por aqui.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Exato pra esta figura ???. És mesmo um caso perdido L.F .2 . Também sumistes com o sucesso de João Fonseca. Típico de fanático….Ps: Semana que vem o ” goat ” já entra em quadra num ATP 250 antes do AOPEN. Nada como um dia após o outro…rs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Felipe

Se liga , cara . Estou aqui desde 2009 . Tu vives de perambular pelos Sites , apenas com prenomes ( sabes porque ) , e ainda vem julgar terceiros sem acrescentar coisa alguma. Nunca é tarde pra rever teus conceitos. Abs!

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Temos tanto tempo assim Sérgio. 15 anos .eu nem me lembro quando entrei aqui mas acho que entramos juntos no blog do dalcim.

Felipe
Felipe
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vc quer q eu reveja meus conceitos… logo vc que não revê os próprios conceitos. Não teve nem uma vírgula.

——-
E vc tb vai rever os teus??
Daí eu topo rever os meus

Felipe
Felipe
15 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vc quer q eu reveja meus conceitos… logo vc que não revê os próprios conceitos. Não revê nem uma vírgula.

——-
E vc tb vai rever os teus??
Daí eu topo rever os meus

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

A regra do Blog permite que quem está desde 2009 seja chato desse jeito?
Abro mão dos meus direitos então.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
13 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

É difícil existir alguma chatice maior que o teu fanatismo exacerbado… rsrs. Abs !

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
15 dias atrás
Responder para  Felipe

Opa Felipe, ledo engano, rir do que ele posta??? Ai tenho que rir mesmo, fato.

Agora foi um dos primeiros, senão dos últimos a chamar a a atenção dele, em relação ás dificuldades de se interpretar algo, que eu digo e/ou, outros colegas dizem….parece que nesse quesito, ele apanha bastante e o pior, não assume que está errado, kkkkk.

Mas Felipe, deixemos essa confusão de lado, é tempo de celebrar em familia e comn os amigos juntos, Feliz Natal cara. pra ti e toda familia.

Felipe
Felipe
14 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Feliz natal, Evaldo

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
15 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Oi, Evaldo. Eu não disse nada sobre Fonseca, Guga, Delpo ou Stan.

Mas, como vc falou na sua mensagem. Alguém, na outra pasta, disse que os feitos de Guga nem Delpo e nem Stan conseguiram.

Então, na sua mensagem, você disse que iria corrigir o cara. Mas, você não corrigiu, pelo contrário, você atestou o que ele disse, quando citou os números de Stan e de Delpo. Pois Stan conseguiu 3 Slams, mas não foi n°1. E o Delpo, só teve 1 Slam.

Vc entendeu agora?

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
16 dias atrás
Responder para  Rafael Azevedo

Corrigindo á última frase ai do contexto: “e se foi vc que disse que nem Stan e nem DElpo cehgaram a serem n° 01 e aliás , um tem 03 grand slam (Stan) e Delpo apenas 01.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Não se pode esquecer que o Manezinho da Ilha venceu 5 MASTERS 1000 e 1 ATP FINALS. Contra 1 MASTERS de STANIMAL e Delpo. Ambos ZERO FINALS , caro Evaldo . ABS !

Renato Toniol
Renato Toniol
16 dias atrás

Acho justo esse torneio não dar pontos no ranking, pois tem limite de idade e regras diferentes do circuito como um todo, mas acho que o campeão merecia um benefício, como ter garantido um convite para a chave principal de cada Grand Slam do ano seguinte.
O que acha, Dalcim?

Kario
Kario
16 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Mas a organização do AO, por exemplo, não é livre pra distribuir os WC pra quem ela quiser? Ela tem uma data limite pra informar quem ela escolheu pra receber os WC?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
16 dias atrás
Responder para  Kario

Data limite eu não sei. Mas sei que todos os convites foram já distribuídos antes do Next Gen Finals… o que eu acho errado. Deviam esperar o término do torneio.

Kario
Kario
16 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

É exatamente o q eu acho.

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás

Bom dalcim. Entrando na semana natalina .desejo a você é a familia dalcim ,um feliz Natal e um grande 2025

Paulo A.
Paulo A.
16 dias atrás

Dalcim, prossegue a informação, lida ontem na FSP, de que o João só começou a jogar tênis aos 11 anos? Se for verdade, ele é ainda mais fora de série…

Paulo A.
Paulo A.
15 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Acho que foi chute da folha. Até porque ele mora ao lado do Country Club, que ele deve ter frequentado desde bebê.

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Pelo que eu sei foi 8 anos

Sandra
Sandra
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Agora tem outro Bernardo Carvalho , d country clube tambem

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  Sandra

Nao entendi Sandra. Outra revelação?

Sandra
Sandra
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Ele treina também no country clube , tem 15 anos , ao que me parece tem uma escolinha dentro do clube bancada por um empresário, só não sei se tem que ser sócio do clube para entrar na escolinha . O country clube se vc e do Rio e muito elitizado,, li isso em um outro site de tênis

João Sawao ando
João Sawao ando
14 dias atrás
Responder para  Sandra

Sim . Tem bola branca e bola preta para entrar jogada pelos conselheiros. Até o Mariano Marcondes Ferraz a primeira vez não conseguiu entrar é olha que ele faz parte da socialite do Rio de Janeiro. Só na segunda tentativa que ele entrou acho que devido a atuação da sua mãe que eu esqueci o nome.mas antigamente você podia entrar como sócio atleta,caso tivesse um bom currículo no tênis.eu tive um colega médico que entrou como sócio atleta pois ele foi campeão paraguaio acho que nós anos 60,70

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Sandra

Sandra, por um momento, achei que você tinha se referido ao escritor, tradutor e jornalista carioca Bernardo Carvalho…

Ivan
Ivan
15 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Deve ser fake, tendo em vista aquela foto que viralizou dele aos 4 anos de idade, com o Nadal e a mãe.

Ronildo
Ronildo
16 dias atrás

Pra começar, Fonseca está habilitado para disputar o título de melhor direita aberta em todos os tempos no tênis, honraria esta que pertence à Tomas Berdych, conforme auto-proclamação do próprio.

Jackson
Jackson
16 dias atrás

Estão colocando ele em um patamar que ele ainda não está…Ganhou torneio ok…Já está milionário ok…Mas ele ainda não é isso que todo mundo tá querendo…Convenhamos torneio de final de ano….Contra jogadores mediano pra baixo…Esse torneio é tipo aquele torneio de futebol do campeonato paulista…O chamado Torneio do interior sem os times grandes…Esse torneio ai é a mesma coisa torneio sem os grandes…Então pessoal menos…Porque ele ainda não é tudo isso…No futuro pode ser…Mas hoje ainda não

João Sawao ando
João Sawao ando
16 dias atrás
Responder para  Jackson

Torneio que tem um top 20,top 50 ,top 128 .e um torneio mediano você está brincando né?logico que para chegar ao top 20 vai ter uns 3 anos pela frente mas tem tudo para chegar

Sandra
Sandra
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Eu acho que ele vai chegar bem antes a top 20 , há não ser se ele se machucar , ele tem estrela !!

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  Sandra

Estou sendo pessimista. Achho que ele chega a top20 no final de 2026

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Sandra

Sandra, o que significa ter estrela?

Ivan
Ivan
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Na verdade, 1 top 20 e 3 top 50 (Michelsen, Mensik e Shang), ou seja, nível de ATP 250 forte.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Jackson

Para um torneio que só pode participar quem tem até 20 anos, o torneio é forte sim.

Nelson Zeni Junior
Nelson Zeni Junior
16 dias atrás

Todo mundo entusiasmado com o Fonseca, inclusive eu. O mental dele é muito bom. Balançou um pouco no começo da final, mas se recompôs. Dalcim, apesar dele ser um jogador com muitos recursos, mas ainda com muita condição de evoluir, me pareceu que a devolução deveria ser prioridade. O que achas?

Carlos Mateus
Carlos Mateus
16 dias atrás

1) Dalcim (e aberto tambem a quem queira responder):

Se vc tivesse 18 anos e ganhasse no seu primeiro ano como profissional 5 milhoes de reais, tendo plano de ser número 1 d9 mundo, como vocé investiria esse dinheiro:
1) Centro de trinamento proprio
2) Camara hiperbárica
3) Melhor estrutura de técncios e preparadores
4) Morar fora em um local como a Europa, onde as viagens se tornassem menos desgastantes e pudesse aprender um inglêes melhor (considerando que comunicacao é fator diferenciador na exposicao da imagem e agrefaria melhores condicoes contratuais com os pateocinadores). Vide Nadalne adjoko que possuem ingles macarronic9 at÷ hoje
5) Outros? Quais?

6) Nada disso: compraria um carro esportivo caro e iria curtir no estilo “Thiago SeyBorn to be Wild”. Afinal de.contss, só vamos ter 18 anos uma vez na vida rsss

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Bom .como você abriu para responder. Eu planejaria na minha carreira. Manteria o mesmo técnico que me acompanha desde os 12 anos Guilherme Teixeira ,manteria minha família do meu lado já que eles que deram o suporte para chegar nesse patamar. E faria um calendário planejado junto com meu técnico que é meu braço direito ,contrataria um hit partner do meu nível para me aquecer para os jogos dos torneios. E um preparador físico e um psicólogo voltado para o esporte.acho que é isso….mas o Joao não ganhou 5 milhões de reais e sim um milhão e meio de reais.

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Corrigindo 3milhoes e meio de reais

Carlos Mateus
Carlos Mateus
13 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

3.5 mijones na temporada toda? Considerando o titulo de Challenger e todos os resultados do ano?

Desculpe pelo meu erro com os valores.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
13 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Eu iria na opção 5- “outros” Trocaria tudo em moedas de 1 real, construiria uma “caixa-forte” à la Tio Patinhas e sairia nadando no $$$.
Um banho de erário só pra ostentar.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Como dói…

Renner
Renner
16 dias atrás

Olá Dalcim, o Fritz chegou ao numero 4 do ranking. Abs

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
16 dias atrás

Reparei que no site da ATP a partida do João contra o Van Assche não consta nas estatísticas do João, apenas nas do Van Assche. Dalcim, isso é um erro no site da ATP ou é alguma regra diferenciada para esse torneio?

Sandra
Sandra
15 dias atrás

Dalcim , estava lendo que além do João Fonseca há outro jovem promissor de 15 anos Bernardo Carvalho , isso tudo dentro do country clube no Rio , um empresario que banca a escolinha de tênis dentro do clube , mas é um clube tão elitizado que fiquei sem saber entender como funciona , será que tem que ser sócio ?

João Sawao ando
João Sawao ando
15 dias atrás
Responder para  Sandra

Tinha uma época lá pelos meados dos anos 70,80 você podia ser sócio atleta mas tinha que mostrar um certo currículo. Eu conheço um colega oftalmologista que foi meu professor de oftalmo e quando criança de tênis, que foi o primeiro professor do paraguaio Victor pecci, o Dr Roque meilicke encina.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
15 dias atrás

Tai a ATP corroborando com o Dalcim. Melhor jogo do ano , FINAL do ATP 500 de Pequim 2024 . Alcaraz perdia o Tiebreak do Terceiro Set por 3 x 0 e virou para 7 x 3 para cima de JANNIK SINNER. Detalhe : Jogo em Outubro. Venceu todos os jogos da Copa Davis inclusive em duplas em Novembro. Ferrero também não acha que Carlitos foi tão inconsistente assim em 2024 . Mas pode melhorar muito segundo o próprio…rs. Fonte: TênisBrasil. Abs !

Neri Malheiros
Neri Malheiros
15 dias atrás

Creio que após Carlos Alcaraz, João Fonseca é o primeiro jogador a causar um maravilhamento tamanho em todos os segmentos envolvidos com o circuito masculino de tênis no mundo. Arrisco dizer que na última década somente Nick Kirgios também provocou frisson semelhante. Não lembro de nem mesmo Jannick Sinner experimentar algo parecido tão cedo, embora logo tenha se revelado outro fenômeno.

Toda essa exposição e expectativa geradas principalmente pela forma como venceu o Next Gen Finals aumentará o assédio e trará mais um sem número de propostas de patrocínio e de gerenciamento da carreira profissional recém começada. Resta-nos torcer para que ele, sua equipe e família encontrem o equilíbrio necessário para administrar tudo isso sem prejuízos para os próximos passos em um esporte extremamente competitivo, que paga prêmios milionários, mas, como se sabe, cobra preços muito altos nos aspectos físico e mental.

Um exemplo recente que justifica a cautela e acende o sinal de alerta vem do circuito feminino. Embora fosse inexpressiva em 2021, época em que ganhou o US Open vinda da fase qualificatória quando tinha meros 18 anos, Emma Raducanu também deslumbrou o mundo, principalmente o dos negócios, assinou múltiplos contratos milionários e no meio de tantos paparicos acabou ela própria deslumbrada a ponto de trocar várias vezes de técnico e deixar de lado os treinamentos, como confessou há pouco, algo que talvez explique o fato de jamais vencer outro torneio da WTA.

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
14 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Em relação ao oba oba, a equipe do Fonseca o blinda bastante. Durante os torneios ele é inclusive proibido de acessar as redes sociais. E ele próprio já tem um estilo mais reservado. Veja no youtube, no canal da ATP, o vídeo do midia day do next gen finals. É possível reparar que de todos os jogodores o Fonseca é o mais tranquilo.

Neri Malheiros
Neri Malheiros
13 dias atrás
Responder para  Ricardo Ortegal

Concordo sobre a blindagem, Ricardo. Depois que escrevi o texto, percebi que deveria ter destacado que isso é algo que já vem sendo feito e que a torcida é para que ele, equipe e família continuem fazendo as melhores escolhas para a carreira do atleta. O fato do pai ser um empresário de sucesso também deve contribuir para uma boa administração dos aspectos financeiros e para lidar positivamente com todas as consequências dessa projeção repentina.

André Aguiar
André Aguiar
13 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Raducanu é mesmo um caso a ser estudado. Não sei o que foi mais surpreendente: ter ganhado o US Open da forma que ganhou, ou, mesmo não ganhando um título sequer há três anos, ter arrecadado em patrocínios nesse ano quase o dobro do que a n° 1 Sabalenka.

Neri Malheiros
Neri Malheiros
13 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Para mim, André, o mais surpreendente foi mesmo o título. Raducanu reúne uma série de atributos fundamentais para os profissionais de marketing e publicidade das grandes marcas sempre à caça de novos rostinhos que simbolizem juventude, renovação, precocidade, talento, atitude, determinação, garra e outras qualidades que possam ser associadas aos patrocinadores. Além do mais, ela representa um padrão de beleza raro originado da mistura étnica.

Posso estar errado, mas acredito que poucas dessas empresas que devem ter assinado contratos milionários e mais duradouros -talvez daí seu faturamento extra quadra superior ao de Sabalenka – estejam satisfeitas com a maneira como ela tem administrado sua carreira e correspondido aos vultosos investimentos. Para se ter uma ideia, logo após vencer o US Open, a mocinha fechou com a Nike, Porsche, Wilson, Dior, Evian, Vodafone, HSBC, Tiffany, British Airways, Aston Martin e, possivelmente, a lista deve ser ainda maior.

Sandra
Sandra
15 dias atrás

Dalcim Feliz Natal para você e a todos os participantes!!!!

Oswaldo Euclydes Aranha
Oswaldo Euclydes Aranha
15 dias atrás

Quero desejar ao Dalcim e a todos os colegas do blog um Feliz Natal e Boas Festas e que em 2025 continuemos com concordâncias e discordâncias, pois a vida é assim

Neri Malheiros
Neri Malheiros
14 dias atrás

Ao Dalcim, equipe e comentaristas expresso meus votos de boas festas e de um novo ano cheio das melhores fatias da vida. Abraços!

Paulo A.
Paulo A.
14 dias atrás

Dalcim, você acha que essa súbita ascensão do JF aos holofotes mundiais do tênis, pode acabar sendo benéfica para a Bia que, assim, deixará de ser a estrela solitária do Brasil no circuito e poderá vir a sentir menos pressão?
Penso até que, dependendo dos resultados do João, ela até mesmo poderia ser menos badalada pela mídia ja que a sensação do momento seria ele. Faz algum sentido?

Última edição 14 dias atrás by Paulo A.
Sandra
Sandra
13 dias atrás

Dalcim , será que o Kyrgios já foi pego no dopping e ninguém soube ? Não que eu concorde com a facilitação que foi dada ao Sinner ! Mas é que ele está remoendo muito !!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
12 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim, metendo a colher, caso a hipótese levantada graças à sagacidade da Sandra e admitida por você como plausível tenha realmente ocorrido, isso significaria que Nick Kirgios, em tempo de invasão de privacidade e de vazamento de informações confidenciais como jamais se viu, teria sido suspenso, porém, teria contado com um privilégio que outros, inclusive Sinner, a quem ele frequentemente acusa de tratamento diferenciado, puderam contar, que é o segredo em torno da ação ilícita.

Você acha possível que se o polêmico australiano foi pego com a mão na cumbuca teria conseguido um acordo com as autoridades que julgam as suspeições de doping para manter seu caso no mais completo sigilo?

Neri Malheiros
Neri Malheiros
12 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigado pela explicação, Dalcim. Não sabia da existência de um procedimento diferente para a positivação com drogas sociais e sobre esse sigilo em torno do assunto. E isso tudo veio à baila graças à perspicácia da Sandra, que aqui frequentemente tem sido motivo de chacota por suas perguntas.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
12 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Mas não seria o contrário?
Ele não deveria estar pianinho em seu canto, se já tivesse sido positivo em algum momento?

João Sawao ando
João Sawao ando
11 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Sabemos que pelo menos aqui no Brasil tivemos vários tenistas tops que faziam uso de drogas sociais e o dalcim sabe de quem estou falando….so não sei porque nunca foram pegos nos antidopings

Luiz Fernando
Luiz Fernando
13 dias atrás

https://tenisbrasil.uol.com.br/ex-top-10-diz-que-alcaraz-nao-tem-plano-b-e-joga-terrivelmente-quando-esta-mal.html: não achei absurda esta colocação. No momento meu tenista favorito, o cara pra quem eu torço para q os mais confusos entendam, é o Alcaraz, e creio que ele de fato as vezes se embola.
Com certeza é um item q ele precisa tentar evoluir, ou sejam corrigir, procurar alternativas quando as coisas não fluem pro seu lado. Mas ele ainda é muito jovem, tende a evoluir, seu staff com certeza já deve ter percebido isso há tempos, e é óbvio que nada ocorre do dia para a noite…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
13 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Quem nunca teve plano algum foi exatamente a Alemã. Carlos Alcaraz jogou 4 FINAIS de SLAM e levou TODAS . Exatamente por ter plano A, B ,C … Quantas foram de virada e no Quinto Set ? . A última em RG contra Zverev é a prova da besteria colocada por Petkovic. O Alemão citado por ela como tendo , perdeu as 2 que atingiu. No USOPEN contra Thiem, foi uma vergonha. Agora , o próprio Ferrero admite que seu pupilo necessita de melhorias em seu jogo , até Carlitos reconhece. Mesmo assim bateu o N1 nos últimos 3 encontros . É o único que consegue tirar a bolinha da linha de cintura do jovem Italiano. Abs!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Hummm, vc a distancia, um tenista amador, sabe mais do que ela que conviveu com os caras e ouve isso e aquilo dos conhecidos que estão no meio há anos? Boa kkk!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Tu e a mania de que tudo que Ex – Tenista diz é lei . Os fatos desmentem a Alemã a torto e a direito. Reconheço que é difícil para o comentarista Live Score, perceber que quando ela compara os planos B de Zverev com os de Alcaraz, demonstra porque não tem noção da besteira que disse . Reveja a FINAL de RG 2024 entre ambos . Embora saiba que és preguiçoso demais para tanto …Boa kkk !!! . Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Tá arriscado Carlitos afirmar que a Alemã tem razão. E os minutos de fama de Petkovic , podem servir de UP para Tourinho Assassino, ir com tudo pra cima de Djokovic, SINNER e Zverev no AOPEN 2025 .. Afinal ele é apenas o N 3 do Mundo, aos 21 aninhos…rs. Abs !
.

João Donizete
João Donizete
13 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Ou talvez os torcedores indecisos e confusos é que precisam perceber, evoluir e parar de embolar!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
13 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Sumiu o comentário, tentando de novo . Quem vence 4 FINAIS de SLAM em 4 jogadas , sendo duas pra cima de Djokovic, dá a dimensão da bobagem que Alemã ( além da tradicional dancinha , ZERO de plano na carreira) mandou . Aos 21 anos fez o melhor jogo da Temporada contra o N 1 , levando de virada o Tiebreak do Terceiro. Três vitórias em 3 jogos em 2024 , contra o N 1 , por ser um dos poucos que consegue tirar a bolinha da linha de cintura do Italiano. Ferrero e o próprio afirmam que tem muito a melhorar. Veremos como Carlos Alcaraz estará aos 23 anos , idade de JANNIK SINNER.Ps : Petkovic disse que Zverev tem plano B . Vimos na virada que tomou de Carlitos em RG 2024 . Abs!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
12 dias atrás

Ouvi ontem à noite o Podcast TenisBrasil que tem João Fonseca como tema. Para falar a respeito do jovem tenista que é o assunto do momento, Dalcim convidou Paulo Cleto, Domingos Venâncio, Dácio Campos e Sylvio Brito. Nas análises dos quatro, que totalizaram cerca de trinta minutos, Cleto foi o que se aprofundou bem mais e, praticamente, virou João do avesso, só faltando dar o CPF e o endereço do atleta. Super recomendo para quem gosta de tênis e quer saber mais coisas interessantes sobre esse cara surpreendente que venceu o Next Gen Finals em sua primeira aparição e que, como bem destacou Dalcim, já tem seu nome nas bolsas de apostas de três grand slam.

Neri Malheiros
Neri Malheiros
12 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Desculpem o erro: Sylvio Bastos e não Sylvio Brito foi um dos quatro convidados.

Ronildo
Ronildo
12 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Por falar em Silvio Brito, não era ele o número 1 do ranking do programa Qual é a Música?, uma das principais atrações do domingo apresentado por Silvio Santos no século passado?

Neri Malheiros
Neri Malheiros
11 dias atrás
Responder para  Ronildo

Você está corretíssimo, Romildo. Além de compositor, cantor, multiinstrumentista, arranjador e apresentador, Silvio Brito tinha um ouvido e memória musicais incríveis e por muito tempo foi a maior estrela do quadro. Enquanto ele esbanjava e punha à prova seus conhecimentos, eu me confundo todo e escorrego nas minhas memórias musicais. Um abraço!

Neri Malheiros
Neri Malheiros
11 dias atrás
Responder para  Neri Malheiros

Perdão, Ronildo, pela grafia incorreta também do teu nome. Um abraço!

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás

A SORTE DELA na United Cup é que sua adversária não foi Qinwen Zheng, contra quem ela atuaria, se a chinesa, quinta colocada do ranking, não tivesse declinado de sua participação no torneio. Caso contrário, Beatriz teria tomado uma bela duma surra, já que cometeu a façanha de perder para Xinyu Gao( quem? ), que é apenas a número 175 da WTA. A mim não surpreendeu…

Ronildo
Ronildo
12 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Valmir, e se Xinyu Gao assumir a ponta do ranking no próximo ano? Isto mudaria sua opinião sobre a derrota da Bia?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
12 dias atrás
Responder para  Ronildo

Amado Ronildo, sim, claro que mudaria, eu diria que Beatriz tirou a sorte grande, ao perder apenas por dois sets a um…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
12 dias atrás

Mas se bem me lembro, você mesmo vive dizendo que ranking não é um bom parâmetro.
Muitas vezes o que vale é o momento. No caso, problemas físicos das duas.
De qualquer forma, Monteiro e a dupla mista trataram de fechar a nada espetacular participação tupiniquim com chave de plástico da liquidação da loja de 1,99, perdendo o rumo de casa. Um fim de festa… ou fim da picada, como preferir.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
11 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Postei a resposta ao prezado Valmir S. Batista no lugar errado… erro de pontaria.

Sandra
Sandra
12 dias atrás

Dalcim , foi falta de preparo físico as câimbras da Bia Hadaad ? Ou foi a duração do jogo ?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
11 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

UMA TENISTA JÁ EXPERIENTE, com seus 28 anos e meio de idade, disputando um torneio meia-boca, diante de uma adversária “inferior” e cuja inferioridade no ranking é abismal, mas ainda assim, se sucederem as mesmas desculpas esfarrapadas pelos vexames da tenista “superior”, é o mesmo que reiterar mais do mesmo. Falar em “nervosismo”, mesmo que como “possibilidade”, não combina com o que descrevi acima, e o que é pior, citar as “câimbras da Bia”, sem verificar que também a número 175 do mundo estava capengando em quadra, é, no mínimo, falta de respeito para com a dor alheia, ou falta de sensibilidade proveniente de uma patriotice cega e surda. Juntando os cacos de ambos os pareceres, chego à conclusão que o que foi dito guarda profunda semelhança com a ideia de que a China não é a principal parceira comercial do Brasil. Triste, não?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

se sucedem*

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Sandra

Acho que foi tudo isso sandra

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

João Sawao Ando, a chinesa estava com algum problema físico, ou apenas brasileira?

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Quando o técnico chinês coloca a 175 do mundo para jogar e porque ele confia nela ou seja o ranking não corresponde à realidade. Agora a Bia ter câimbra no início da temporada e por falta de condição física e nervosismo. A chinesa teve problema no joelho e teve mais garra para ganhar o jogo. Esses tipos de jogos a Bia não pode perder .pode até endurecer mas jamais perder uma e 17 do mundo a outra 175…..

Sandra
Sandra
10 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Concordo

Ronildo
Ronildo
10 dias atrás
Responder para  Sandra

Eu continuo com o pensamento de que estes torneios entre países sobregarrem os tenistas e as tenistas de ponta. Com tudo isso é impossível entrar sempre focado em todos estes jogos.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  Ronildo

Inclusive “sobregarrem”[ sic ] em princípio de temporada? Meu pai do céu, até tu, Brutus?

Paulo A.
Paulo A.
11 dias atrás

Dalcim, a Paolini é a namorada da Sara Errani ou são apenas “amigas”?

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Paulo acho que são so parceiras de duplas

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  Paulo A.

COLEGAS COLABORADORES desta confraria, em que sequência da oração está o sentimento de homofobia?

Paulo A.
Paulo A.
10 dias atrás

Deixo aqui a pergunta no ar: quem vai ganhar primeiro um Slam, a Paolini ou a nossa Haddad Maia? Ou N.R.A.?

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Pelo ranking a jasmine .acho que a Bia não ganha gs infelizmente.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  Paulo A.

COMO ENCHE linguiça com propriedade, meu Deus…

Ronildo
Ronildo
10 dias atrás

Alguém se lembra de um treinador que treinou algum multi-campeão por muitos anos e que teve sucesso com outro tenista?
Tony Nadal não teve sucesso com Aliassime. Porém o caso mais emblemático para mim foi Larry Passos treinando Tomas Bellucci. Era nítido o descontentamento com o pupilo que Larry transmitia através dos gestos durante os jogos. Só de lembrar das imagens eu fico rindo sozinho. Nada contra o Bellucci. Ele continua como o segundo ou terceiro maior tenista masculino do Brasil.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  Ronildo

AMADO RONILDO, sua temática cuja moral da história apenas guarda profunda semelhança com encher linguiça, incorre num erro pra lá de grosseiro, em se tratando de um grande entendido como você. Claro, a ideia até que é boa, mas o exemplo concernente à magnitude da mesma, é no mínimo bisonho, já Gustavo nunca foi “multi-campeão” nem aqui nem na China, no caso, Larry Passos, junto com seus pupilos catarinense e paulistano, jamais deram esse passo verificado na sua ideia a priori excelente e a posteriori sem sentido, ou seja, o ideal teria sido você perceber a inteireza de seu próprio intento, ao citar Tony/Nadal/Aliassime, e ainda assim, RO, com ressalva, pois além do canadense ser muito jovem, há a incerteza sobre até quando tio Nadal e ele manterão vínculo contratual. Juntando os cacos dessa exceção da regra ronildense, declaro que você está perdoado por tal cabeçada, justamente pelo fato da mesma ser exceção da regra…

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Ronildo

Mas não mesmo ….ele deve ser o quarto ou quinto maior tenista brasileiro

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.