Bucareste (Romênia) – O romeno Ilie Nastase sempre apoiou a inocência da compatriota Simona Halep, que levou primeiro uma suspensão de quatro anos por doping e que depois conseguiu reduzi-la para nove meses. Ele criticou a diferença no tratamento dado a Simona em comparação ao que foi feito com o italiano Jannik Sinner e com a polonesa Iga Swiatek.
“Ela é da Polônia, por isso pegou apenas um mês. Eles não são otários como nós, é por isso. Essa é a diferença”, disparou o ex-número 1 do mundo, em entrevista ao Golazo, comentando a punição branda para Swiatek, que recebeu uma suspensão de um mês depois de ter sido pega no antidoping com o uso de Trimetazidina.
“Somos o terceiro mundo, a Polônia está no mundo bom. Você diria que não foi intencional, certo? Mas ele usou? Isso lhe fez bem. É feio. Halep levaria uma suspensão de dois anos (se fosse pega com a mesma substância), em primeiro lugar. Mas a polonesa foi suspensa por apenas um mês”, criticou Nastase.
O romeno acredita que a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) ficou mais maleável depois do caso de Halep, no qual a ITIA veio com uma suspensão de quatro anos, mas depois que a ex-número 1 do mundo recorre ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), a pena foi diminuída drasticamente para nove meses.
“Talvez o fato de Simona ter devolvido o resultado ao TAS tenha assustado (a ITIA). Mas se o italiano não fosse o número 1 e fosse romeno, por quanto tempo você acha que ele estaria suspenso? Também ficaria 2 ou 3 anos suspenso”, afirmou Nastase.
Eu acho completamente errada a comparação. O que aconteceu com a Halep foi errado, ela foi inocentada mas o mal já tinha sido feito. Assim como outros jogadores. O processo do Sinner e da Swiatek deveriam ser o padrão. Se provarem culpa, devem ser punidos exemplarmente, mas se forem inocentes, o dano para a carreira é minimizado. A solução não é fazer o Sinner ou a Swiatek sofrerem os mesmos erros cometidos com os outros, mas usar esses casos como padrão para todos. Infelizmente sempre vão ter os desonestos tentando burlar o sistema, mas não podemos punir e destruir carreiras “preventivamente” de atletas antes de provar culpa ou responsabilidade.
Concordo contigo ! Os tenistas devem ser unir contra punições absurdas como a da HALEP e não querer que todos passem pela mesma injustiça e covardia que a HALEP passou… Não é porque a HALEP foi torturada por abusos dos inquisidores que outros tenistas devem ser torturados também… Caso contrário, voltaremos às mesmas injustiças da época da Inquisição, na qual pessoas eram acusadas de bruxaria e queimadas na fogueira…
Isso mesmo. Já falei a mesma coisa diversas vezes. Não sei que espécie de raciocínio é esse de alguém que quer que o sistema puna um cidadão, só porque outros foram punidos no passado. Beira ao ridículo, é algo medieval. Cada caso é um caso: há de se analisar cada um individualmente e abordando suas particularidades. Na boa …
Atuando como advogado do diabo….o que o nastase fala faz sentido….pegaram vários argentinos uma época e a pena não era branda ,assim como alguns brasileiros.com a halep o grande problema é que acabaram com a carreira dela…isso que é chato para não falar outra coisa….
Este Nastase não e o melhor exemplo de integridade.
Este Nastase não e o melhor exemplo integridade
Eu compreendo o Nastase,mas infelizmente Halep estava no momento errado,se ela fosse pega hoje aconteceria algo semelhante como o caso da Iga,Sinner teve muita sorte por enquanto graças ao andrea gaudenzi,o sistema se modificou a partir daí.