São Paulo (SP) – A tradicional enquete “Melhores do Ano”, realizada continuamente por TenisBrasil desde o ano 2000, divulgou a terceira e última parte dos resultados, agora exclusivamente voltados ao tênis brasileiro, e apontou que tanto a maioria dos internautas como a dos especialistas convidados considera ascensão do carioca João Fonseca ao top 150 como o grande momento nacional em 2024.
Fonseca recebeu mais apoio entre os especialistas (50%) do que entre o público (38%), que também deu destaque ao título de Bia Haddad Maia no WTA 500 de Seul, o quarto de sua carreira. Na questão sobre o maior feito da canhota paulistana, a retomada do 10º posto do ranking foi a preferida tanto pelo público (41%) como pelos convidados (52%).
Por fim, houve divergência também sobre as decepções nacionais da temporada. Thiago Wild liderou no voto popular, com quase 49%, contra 30% de Luísa Stefani, enquanto os especialistas apontaram Stefani (38%) pouco acima de Laura Pigossi (36%).
Confira os resultados percentuais destas categorias. Votaram 2.432 internautas e 42 especialistas: Adriano Ferreira, Alexandre Cossenza, Aliny Calejon, Andrea Vieira, Carlos Omaki, Chiquinho Leite Moreira, Domingos Venâncio, Eduardo Faria, Eloi Silveira, Eloy de Souza, Emerson Lima, Fabio Silberberg, Fabrizio Gallas, Felipe Priante, Fernando Meligeni, Flávio Saretta, Gustavo Loio, Gustavo Zanette, José Nilton Dalcim, Leo Azevedo, Letícia Sobral, Luiz Fernandes, Luiz Procópio Carvalho, Marcelo Meyer, Mário Sérgio Cruz, Matheus Dalcim, Mauro Menezes, Nelson Aerts, Otávio Maia, Patrícia Medrado, Paulo Cleto, Paulo Wildmann, Renan Justi, Renato Messias, Ricardo Acioly, Sabrina Giusto, Sheila Vieira, Sylvio Bastos, Thomaz Bellucci e Vitor Bara.
Briga boa no ano que vem: João top 10 com Masters 1000 x Bia ganhando Slam (eu acredito, afinal sou torcedor)
Como é bom viver de ilusão.
Não confunda-se, ilusão é crer em algo que não existe. Torcer por algo bom, mesmo que muito difícil, é saudável. O importante é ter preparo emocional pra não se frustrar, caso não ocorra.
João top 10 é a mesma coisa em acreditar em Papai Noel. Mas tudo bem, é só a minha opinião. Vamos ver se pagarei “a língua”.
É louvável vê sua confiança na Bia relativo a um Slam, mas sou uma pessoa mais ponderada, sóbrio e racional, pelo conjunto da obra entregue até o momento pela Bia, se não é impossível, acho muito difícil que ela consiga um conquistar um torneio desse porte. Até porque falta corrigir detalhes no jogo dela que precisaria de tempo para ajustar, e tempo é o que ela não tem, pois a vejo mais próxima da aposentadoria do que ganhar um Grand Slam. Espero está errado e você certa, mas os fatos falam por si só.
Com base nos resultados deste ano, o mais provável é o João no Top 50.
Fiz um levantamento de todos que participaram dos Slams (incluindo os qualis). Outro dia compartilho!
Por mais que eu goste do Fonseca e não ache nenhum absurdo projetar que em circunstâncias normais ele vá ser um top 10, acho absurdo colocar essa expectativa acima da realidade que é a Bia ganhando um WTA 500.