Merida (México) – Disputando a maior final de sua carreira juvenil, a potiguar Victoria Barros ficou com o vice-campeonato de duplas no ITF J500 de Merida, disputado em quadras de saibro no México. Cabeça de chave número 5 ao lado da sérvia Teodora Kostovic, a brasileira de 14 anos acabou superada pelas tchecas Alena Kovackova e Jana Kovackova, principais favoritas ao título, com o placar de 6/3 e 6/2.
Victoria já havia jogado ao lado de Kostovic no US Open e a parceria fez boa campanha na chave de duplas, chegando às quartas de final. A adolescente brasileira disputou neste domingo sua terceira final de duplas no circuito juvenil, com um título no J100 de Verbier (Suíça) em 2023 e um vice no J300 de Charleroi-Marcinelle (Bélgica) em maio deste ano. Nas simples, ela tem quatro troféus, sendo dois de nível J30, um J60 e outro J100.
Brasileira mais bem colocada no ranking mundial juvenil, Victoria está atualmente na 53ª posição e somará mais 262 pontos com a final no México. O ranking considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações nas duplas.
No início desta semana, ela debutou no ranking profissional da WTA, ocupando o 1.116º lugar com 12 pontos. Em simples, a brasileira caiu na estreia em Merida, superada pela francesa Ksenia Efremova, com quem foi campeã de duplas na Suíça no ano passado.
A Victória Barros vai dar muitas alegrias ao Tênis brasileiro! Tenho certeza!