Málaga (Espanha) – Se no confronto que abriu a Copa Davis, entre espanhóis e holandeses, a definição veio apenas nas duplas, em um jogo de dois tiebreaks, o duelo desta quarta-feira entre Alemanha e Canadá foi decidido em simples. As vitórias de Daniel Altmaier e Jan-Lennard Struff garantiram a equipe germânica nas semifinais do torneio.
No primeiro jogo do dia, Altmaier derrotou o jovem Gabriel Diallo em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/4. Ambos os jogadores pareciam apreensivos durante o set de abertura e o alemão deixou escapar uma vantagem de 5-0 no tiebreak antes de fechar a parcial. No segundo, ele anotou uma quebra no décimo e último game para ficar com a vitória.
“Estou orgulhoso de ajudar o time a conseguir a primeira vitória. Acho que estamos em uma ótima posição agora. O lado mental é crucial. É uma grande motivação para mim. Meu espírito de luta me ajudou a vencer o primeiro set e então eu estava entrando em um ritmo melhor”, disse Altmaier na entrevista dentro de quadra.
Struff tratou de fechar a conta diante dos campeões da Davis de 2022 já na partida seguinte, derrubando Denis Shapovalov em um jogo bem mais disputado, precisando de três sets e 2h10 para triunfar de virada, com parciais de 4/6, 7/5 e 7/6 (7-5).
A vitória alemã definiu a primeira semifinal da competição, que será entre europeus. A Alemanha medirá forças com a Holanda para ver quem disputará a final. O time germânico, campeão em 1988, 1989 e 1993, leva a melhor no retrospecto, com seis vitórias em sete confrontos com os holandeses, que chegam apenas pela segunda vez na semi.