Turim (Itália) – Pela quarta vez seguida na temporada, Taylor Fritz superou Alexander Zverev e vai decidir o título do ATP Finals, em Turim. O norte-americano bateu o alemão por 6/3, 3/6 e 7/6 (7-3) em 2h24 de partida neste sábado e repetiu os resultados de Wimbledon, US Open e da Laver Cup. Ele agora lidera o histórico de confrontos por 7 a 5, sendo 4 a 1 nos duelos em 2024.
Número 5 do mundo aos 27 anos, Fritz tem oito títulos no circuito profissional da ATP, dois deles neste ano nas quadras duras de Delray Beach e na grama de Eastbourne. Ele disputará a 16ª final da carreira e a quinta na temporada, além de ultrapassar o russo Daniil Medvedev para chegar à quarta posição no ranking mundial.
Fritz também tenta encerrar um longo jejum de títulos para os norte-americanos na competição. O último campeão foi Pete Sampras em 1999 em Hannover. Já o finalista mais recente havia sido James Blake em 2006. Mesmo se considerados apenas os semifinalistas, o último era Jack Sock em 2017.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Fritz na final deste domingo virá da partida entre o italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, sétimo colocado. O norte-americano tem apenas uma vitória em quatro jogos contra Sinner, perdeu um duelo da fase de grupos e também a decisão do US Open. Diante de Ruud, venceu o duelo mais recente em Nova York, mas o histórico marca 2 a 1 para o rival.
Já Zverev deixa escapar a chance do terceiro título no Finals, depois de ter vencido as edições de 2018, em Londres, e 2021, já em Turim. Ele tentava igualar os três títulos de Boris Becker e John McEnroe. O alemão de 27 anos e número 2 do mundo havia vencido seus três jogos na fase de grupos, superando Carlos Alcaraz, Casper Ruud e Andrey Rublev em sets diretos, sem sofrer quebras e enfrentando apenas dois break-points até a semifinal deste sábado, quando teve o serviço quebrado pela primeira vez no torneio.
Fritz fez um primeiro set muito seguro, não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Além disso, cometeu só três erros não forçados na parcial e liderou a contagem de winners por 12 a 7. Mais agressivo em quadra, ele aproveitou um raro momento de oscilação de Zverev para conseguir a quebra no primeiro set.
Já na segunda parcial, o alemão voltou a sacar bem e disparou cinco aces. Ele quebrou cedo, abriu 4/1 e escapou de um break-point antes de fazer 5/2. Nos winners, teve 11 a 7 na parcial, com apenas 5 erros não forçados.
O terceiro set foi inteiramente sem quebras, mas os dois jogadores tiveram muitas chances de passar à frente. Foram três break-points salvos por Zverev e cinco por Fritz. O norte-americano venceu um ponto na devolução no início do tiebreak e começou em vantagem, sustentando a liderança até o final da partida.
Que jogão! Tanto faz quem vencesse! Seria justo! Estão num nível muito parecido! Estão jogando muito!
Será que Fritz não estava tristonho por perder a FINAL do USOPEN 2024 , caríssimo fanático Venezian ? . Alcaraz está desde Julho sem jogar nada segundo a criança. Isso é Tênis , e Zverev fez mais WINNERS, menos ENFS , e perdeu. Será que não faltou ” sangue nos olhos” ? rs . Somente rindo de comentaristas Live Score rsrs. Abs !
Foi mesmo, aliás, o melhor jogo do finals até aqui e um dos melhores jogos, se não for o melhor, do finals, incluindo masculino e feminino. Acho que se o Sinner chegar à final vai ganhar do Fritz e assim completará 5 vitórias no finals que não acontece há muito tempo.
Agora vai ser assim os torneios sem a presença de um big 3.
Outra bobagem sem tamanho. Zverev levou em 2018 batendo Federer e Djokovic na sequência, e em Sets diretos. Sasha tinha a idade de Alcaraz. Acompanham mesmo um Circuito paralelo.. rs. Abs!
o Federer nao jogou em 2018
Já fiz um comentário desse jeito.
Teremos campeões diferentes nos torneios.
Não vejo ( por enquanto ) um tenista vencendo dois. Tres, torneios no ano.
Ué…mas o Sinner venceu 07 este ano….KKkkkkkk.
Dois ou três torneios ? todo ano tem vários tenistas vencendo dois, três, quatro torneios. Se está falando de Grand Slams, então tivemos Sinner e Alcaraz vencendo dois cada um durante este ano.
2 SLAM para SINNER + 2 SLAM para Alcaraz. Assim foi a Temporada 2024 …rs. Abs !
na era do Big 2, 3 ou 4; foram campeões Nalbandian, Davydenko, Dimitrov , Tsitsipas e Medvedev. Em 2009, 2017, 2019, 2020 e 2021 nenhum dos Bigs esteve na final.
Sei que tudo pode até acontecer, mas acho que o alemão teria muito mais chances de ganhar do Sinner numa eventual final.
Em condições normais o Sinner merecidamente será campeão, é um tenista muito completo e consistente.
Com toda essa questão do doping é bom ele somar o máximo de títulos que puder antes de ser suspenso, algo que deve acontecer em breve.
Claro que o torneio não acabou ainda, mas eu não gostaria de ver Fritz ou Ruud campeões de um Finals, rs.
SINNER é consistente, sem dúvidas. Mas além de MASTERS 1000 , pulou Copa Davis , Ouro Olímpico e LAVER CUP…Procure saber quantos Torneios o jovem Italiano jogou em 2024 , caríssimo Jonas. Abs!
É muita freguesia. Virou a pedra no sapato mesmo.
7 x 5 é freguesia Sr Piloto ? . Me espanta teus comentários. Daí vejo que Tênis não é tua praia mesmo… Somente comentas resultados, pois Zverev jogou muito. Como perdeu esta partida virou freguês…rs. JANNIK SINNER perdeu 3 em sequência para Alcaraz , inclusive nesta temporada em que virou N 1 do Mundo, com toda justiça. Abs !
Fritz e um jogador COMUM!
o zé Zverev seta virando fregues ai lascou kkkkk
KKKKKKKKK.
Falei que o Zverev era pipoqueiro e por isso não ganha Slans.
Tá aí ó…..Fritz já “fritou” a mente dele.
Kkkkkkkkkkk