“É estranho não ver Novak aqui no Finals”, lamenta Zverev

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Turim (Itália) – Pela primeira vez em sete temporadas, e apenas a segunda desde 2006, Novak Djokovic não disputará o ATP Finals. Recordista de títulos no torneio, com sete conquistas, o sérvio abdicou de jogar a edição deste ano, ficando de fora do evento que encerra o calendário masculino. O fato também chamou a atenção dos colegas de circuito, que destacaram a ausência de Nole em Turim.

Um deles foi o alemão Alexander Zverev, bicampeão em 2018 e 2021, que citou certa estranheza ao não cruzar com Djokovic nos corredores da arena Pala Alpitour. “É estranho não ver Novak aqui, por causa de todo o sucesso que ele teve neste torneio e porque ele ainda é um dos melhores do mundo. Ele realmente se classificou para esta edição, apenas optou por não jogar. Jogadores como ele, Rafa e Roger sempre foram as grandes atrações desse evento, todos esperavam que eles vencessem ou fossem longe. A primeira vez que ganhei, em 2018, sabia que tinha que vencer pelo menos dois dos três para ser campeão”, recordou.

Apesar de não ter nenhum Big 3 na competição, algo que não acontecia desde 2001, Sascha acredita que o evento está bem servido com os participantes deste ano, em especial Jannik Sinner e Carlos Alcaraz. “Sim, parece um pouco diferente, embora com Jannik e Carlos talvez tenhamos algo parecido, só que com caras novos. Você sabe que precisa vencê-los para ganhar grandes torneios, simples assim. Eles são os dois melhores do mundo, ganharam os Grand Slam este ano, então é preciso vencê-los para conquistar o título. A mesma coisa acontecerá aqui”, frisou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Bicampeão, Zverev ainda vê trava nos Slam

Aos 27 anos de idade, Alexander Zverev ainda segue em busca do seu primeiro título de Grand Slam. Vice-campeão do US Open de 2020 e de Roland Garros em 2024, o alemão tentou explicar as principais diferenças entre jogar um dos quatro maiores torneios do mundo e o ATP Finals, o qual já ganhou duas vezes.

“Sempre disse que é especial jogar aqui, pois você vai enfrentar os outros sete melhores do mundo desde a primeira partida. Eu sei que há um grande problema para mim nos Grand Slam. No início, jogo partidas de cinco sets muito longas e desnecessárias contra jogadores contra os quais talvez não devesse jogar cinco sets. Isso, no final da semana, pesa sobre mim. Aqui, pelo contrário, sei que se eu não jogar meu melhor tênis desde o primeiro ponto, não tenho chance de vencer. Talvez tenha a ver com a mentalidade, algo que devo transferir para os Slam e até para outros torneios”, explicou o atual número 2 do mundo.

Leia também:

Focado no tênis, Djokovic diz que jogará na primeira semana de 2025

Subscribe
Notificar
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gilvan
Gilvan
4 dias atrás

É bom ir acostumando. Nunca mais veremos Djokovic no top-10.

SANDRO
SANDRO
4 dias atrás
Responder para  Gilvan

Você não deve estar batendo bem da cabeça … DJOKOVIC estava classificado para o FINALS, mesmo só tendo jogado 4 dos 9 Masters Mil possíveis, DJOKOVIC é o atual “SEXTO” colocado do ranking !!! Quem não está nem aí para jogar o FINALS é DJOKOVIC, classificado ele estava… Afinal de contas, na matemática básica da Tia Peteca sexto lugar é TOP 10, ou não é???
O foco de DJOKOVIC são os Grand Slams e alguns Masters Mil, ele não liga para FINALS, caso contrário estaria lá jogando, já que classificado ele estava!!!

Gilvan
Gilvan
4 dias atrás
Responder para  SANDRO

Se o foco dele são os GS, é bom melhorar o ranking. A partir de janeiro ele cairá para 9o do ranking, podendo encarar pedreiras como Sinner e Alcaraz já nas 8as de final de qualquer GS. É o fim das chaves bananada que o sérvio se valeu nos últimos anos para manter seu ranking inflado.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
4 dias atrás
Responder para  Gilvan

O sérvio sempre se deu bem enfrentando Federer nas fases decisivas.

Gilvan
Gilvan
4 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Mas e o Quico?

José Afonso
José Afonso
3 dias atrás
Responder para  SANDRO

Esse Gilvan é um grande piadista, kkkkk.

O sérvio encerra o ano como 6º sem jogar diversos torneios e tendo operado o joelho no momento mais importante do ano!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
4 dias atrás
Responder para  Gilvan

Essa é a sua torcida. Porém, ele ainda está no top 10. Então, é bom você deixar claro a partir de quando o Djokovic sairá do top 10.

Beto_poa
Beto_poa
4 dias atrás

com esse sorriso ta parecendo feliz de nao ver o Novak jogar

SANDRO
SANDRO
4 dias atrás

Os GRAND SLAMS são muito mais difíceis que o FINALS pelo seguinte motivo:
1. O principal deles é que no FINALS você pode perder 1 ou até 2 partidas na fase de grupos e, mesmo assim, ainda se classificar para a SEMIFINAL… Já nos Grand Slams, o caminho até a semifinal é muito longo e desgastante e totalmente eliminatório, ou seja, “PERDEU ESTÁ FORA”, sem chances de recuperação!!!
2. O segundo motivo é ser “MELHOR DE 5 SETS” que exige muito mais do jogador tanto física quanto psicologicamente!!!
Então, ZVEREV pode já até ter ganhado 2 FINALS, porém, ganhar GRAND SLAMS é muito mais difícil!!!

Gilmar
Gilmar
4 dias atrás

o que explica essa brutal queda de desempenho do sérvio desde aquele episódio na copa Davis ?

SANDRO
SANDRO
4 dias atrás
Responder para  Gilmar

DJOKOVIC não teve uma “brutal queda de desempenho” !!! Só para sua informação e atualização, DJOKOVIC somou mais pontos no ranking para estar em TURIM do que RUUD, RUBLEV, DE MENOR, DIMITROV e TSITSIPAS… Todos estes 5 jogadores estão lá em TURIM , mesmo tendo jogado muito mais torneios que DJOKOVIC e somado menos pontos que ele !!! É um fenômeno que DJOKOVIC tenha se classificado em sexto lugar para o FINALS tendo disputado apenas 4 MASTERS MIL de 9 disponíveis e ter ficado na frente de RUUD, RUBLEV, DE MENOR, DIMITROV E TSITSIPAS, todos eles mais jovens e com mais torneios disputados que ele!!! Enfim, não houve “queda brutal de desempenho”, houve sim um calendário mínimo e enxuto e, apesar disso, mesmo assim DJOKOVIC espetacularmente pontuou mais que esses 5 tenistas citados que estão lá em TURIM no lugar dele!!! DJOKOVIC só não está em TURIM porque não quer e não está nem aí para o FINALS !!!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
4 dias atrás
Responder para  SANDRO

É que o pessoal faz uma análise distorcida da situação, comparando o ano de 2024 do Djokovic, com o seu desempenho em 2023 quando ele disputou as quatro finais de Grand Slam, ganhando três delas, além dos títulos dos Master 1000 de Cincinnati e Paris e ATP Finals. Então, para os anti-Djokovic, comparando 2024 com 2023, a queda pode ter sido brutal mas ainda sim os resultados de 2024 foram bons, principalmente a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, ganhando a final do Carlos Alcaraz, que na época parecia imbatível. Os anti-Djokovic, em sua maioria fãs do Federer, fazem vistas grossas para a medalha de ouro que o GOAT conquistou em Paris porque o Federer nunca foi capaz de ganhar esse título, daí o menosprezo dos fãs do suiço ao torneio olímpico de tênis.

Gilvan
Gilvan
4 dias atrás
Responder para  Gilmar

É difícil explicar. Nenhum título no circuito profissional desde aquele episódio da Davis no ano passado. Algo mudou dentro do sérvio.

José Afonso
José Afonso
3 dias atrás
Responder para  Gilvan

Sua fronha agradece, né? kkkkkk

Luis Ynoquio
Luis Ynoquio
4 dias atrás
Responder para  Gilmar

O que aconteceu é que ele viu vc chorando pelo Fedal e lhe deu a oportunidade de comentar alguma coisa para se sentir melhor kkkk

José Afonso
José Afonso
3 dias atrás
Responder para  Gilmar

Quem sabe uma lesão no joelho, que ele evitou a cirurgia até haver o rompimento e então a inexorável cirurgia?

João Silva
João Silva
3 dias atrás
Responder para  Gilmar

A resposta esta debaixo da sua cama.

Jefferson Airplane
Jefferson Airplane
4 dias atrás

esperto demais o alemão, depois de 2018 claro q ele quer ver Djokovic sempre no Finals haha

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
4 dias atrás

nunca será

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.