Riad (Arábia Saudita) – As oito melhores jogadoras da temporada disputam o WTA Finals, a partir deste sábado na Arábia Saudita. E assim como aconteceu no ano passado, no México, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek vão decidir também quem termina a temporada como número 1 do mundo.
Sabalenka vai jogar na abertura da competição ao meio-dia (de Brasília). A atual líder do ranking enfrenta a chinesa Qinwen Zheng, sétima colocada. A bielorrussa venceu os quatro duelos anteriores entre elas, incluindo a final do Australian Open em janeiro e a recente decisão do WTA 1000 de Wuhan, há três semanas.
Logo na sequência, será a vez do confronto entre as números 4 e 5 do mundo, a italiana Jasmine Paolini e a cazaque Elena Rybakina. Elas já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Este ano, Rybakina venceu na campanha para o título de Stuttgart, enquanto a italiana deu o troco semanas depois em Roland Garros. Os dois jogos de sábado valem pelo Grupo Roxo do Finals.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já as primeiras partidas do Grupo Laranja acontecem no domingo, com destaque para a estreia da atual campeã e número 2 do mundo Iga Swiatek. A polonesa entra em quadra ao meio-dia para enfrentar a tcheca Barbora Krejcikova, que é a 13ª do ranking, mas tinha a preferência pela oitava vaga por causa do título de Wimbledon. Será o quinto encontro entre elas, após duas vitórias para cada lado, sendo que Krejcikova venceu as duas últimas.
Na sequência, acontece o duelo entre as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, números 3 e 6 do mundo. O histórico é favorável a Pegula, que lidera por 4 a 1 e também venceu o duelo mais recente e o único da atual temporada, na semifinal de Berlim. Ano passado, elas se enfrentam na semi do WTA Finals, também com vitória de Pegula.
Formato e disputa pelo número 1
Durante a primeira fase do Finals, as oito jogadoras são divididas em dois grupos e as duas melhores de cada chave avançam às semifinais, que serão na sexta-feira que vem, dia 8 de novembro. A final acontece no sábado, dia 9. Cada vitória na fase de grupos vale 200 pontos no ranking, enquanto vitória na semi rende mais 400 pontos e a campeã soma mais 500. Com isso, se uma tenista conquistar o título de forma invicta, como fez Swiatek no ano passado, receberá 1.500 pontos.
Para garantir a permanência como número 1 sem depender de outros resultados, Sabalenka precisa vencer os três jogos na fase de grupos ou chegar à final da competição, mesmo que vença dois ou até mesmo apenas um jogo na primeira fase. Swiatek precisa do título, preferencialmente invicta, e torcer para Sabalenka não chegar à final e também não ter 100% de aproveitamento no grupo. Se a polonesa perder um jogo na primeira fase, bastarão duas vitórias para a bielorrussa confirmar a liderança.
Confira a programação do primeiro dia do WTA Finals neste sábado
Quadra Central – 9h30
[3]Su-Wei Hsieh (TPE)/Elise Mertens (BEL) vs. [6]Nicole Melichar (EUA)/Ellen Perez (AUS)
Não antes de 12h
[1]Aryna Sabalenka vs. [7]Qinwen Zheng (CHN)
[4]Jasmine Paolini (ITA) vs. [5]Elena Rybakina (CAZ)
[1]Lyudmyla Kichenok (UCR)/Jelena Ostapenko (LET) vs. [8]Katerina Siniakova (TCH)/Taylor Townsend (EUA)
Confira a programação de domingo no WTA Finals
Quadra Central – 9h30
[2]Gabriela Dabrowski (CAN)/Erin Routliffe (NZL) vs. [7]Hao-Ching Chan (TPE)/Veronika Kudermetova
Não antes de 12h
[2]Iga Swiatek (POL) vs. [8]Barbora Krejcikova (TCH)
[3]Coco Gauff (EUA) vs. [6]Jessica Pegula (EUA)
Sara Errani (ITA)/Jasmine Paolini (ITA) vs. [5]Caroline Dolehide (EUA)/Desirae Krawczyk (EUA)
Na foto acima estão as guerreiras com cara de anjo.
Bela foto dessas duas fantásticas jogadoras.. no final, com certeza as duas estarão entre as maiores da história.
nessa foto, a pesar de muito baixinha (1,63), a de maior elegância e classe é a Paolini