Nauhany Silva conquista seu maior ITF na Bolívia e salta no ranking

Nauhany Silva (Foto: Divulgação/RTB)

Santa Cruz (Bolívia) – Depois de uma longa espera por chuva ao longo de todo o sábado, a juvenil de 14 anos Nauhany Silva conquistou o título do ITF J200 de Santa Cruz, em quadras de saibro na Bolívia. Naná superou nesta noite a peruana de 17 anos Francesca Bunikowska, cabeça 2 do torneio e 79ª do ranking, por 6/2 e 7/5.

Este é o terceiro título de Nauhany Silva no circuito mundial juvenil da ITF. Ano passado, a jovem paulista havia vencido um J30 na Guatemala e um J60 em Itajaí. Ela já está classificada para o Australian Open de 2025, depois de ter sido campeã do Junior Series, disputado no Rio de Janeiro na última semana.

A conquista na Bolívia também garante um salto no ranking para Naná, que começou a semana como 270ª do mundo. Ela recebe 200 pontos e se aproxima do grupo das 150 melhores. O ranking considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as melhores pontuações nas duplas.

Naná também pontua bem por ter sido finalista de duplas, ao lado da gaúcha Pietra Rívoli, o que rendeu 105 pontos. As algozes na última sexta-feira foram as norte-americanas Nancy Lee e Welles Newman por 2/6, 6/0 e 10-1.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O técnico Danilo Ferraz, do Time Rede Tênis Brasil, acompanhou Naná nesta semana e destacou sua postura: “Ela passou por momentos difíceis, foi resiliente e soube buscar soluções nos jogos, se superar mentalmente e terminar a semana com um título. Ela foi premiada pelo esforço e superação nos jogos”.

A jovem paulista também comemorou a conquista. “Foi uma boa semana, tive que superar algumas adversidades, tendo que me adaptar ao vento, chuva, calor, quadra seca, pesada, cada dia uma situação diferente. Consegui lidar bem com essas adversidades e me sair bem no torneio. O apoio do Danilo foi muito importante aqui, principalmente pois ele me fez enxergar algumas coisas para aprender a lidar com essas situações. Estou muito feliz em ter conquistado o meu primeiro ITF neste ano e ainda um J200”.

Gustavo Albieri é vice no masculino

Entre os meninos, o paulista de 16 anos Gustavo Albieri ficou com o vice-campeonato, superado na final pelo argentino Dante Pagani por 6/3 e 6/1. Atual 493º do ranking e vindo do quali na Bolívia, Albieri disputou a terceira final seguida neste mês de outubro. Ele conseguiu um título e um vice em Santo Domingo, na República Dominicana, e buscava o terceiro ITF da carreira.

12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maurício
Maurício
25 dias atrás

Parabéns Naná, grande conquista, parabéns a equipe dela, aos patrocinadores, e ao seu pai grande Paulinho. Fruto de um grande trabalho em equipe

Paulo A.
Paulo A.
25 dias atrás
Responder para  Maurício

Muito promissora a Naná. Está em uma ótima fase: aos 14 anos é a mais jovem no mundo a pontuar no ranking profissional, já vai disputar o seu 2o Grand Slam em janeiro/25 e ganha agora 2 títulos importantes consecutivos. No Rio, sequer perdeu sets. Parabéns!

Maurício
Maurício
25 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Sim, temos que ter um pouco de calma, mais ela tem muito potencial, a partir do momento que ela adquirir mais regularidade em seu jogo ninguém segura. Mais isso ela vai conseguir com o tempo.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
25 dias atrás

Parabéns pra Naná pela conquista. Parece que, apesar da pouca idade, tem boa mentalidade, está bem orientada e no caminho certo pra chegar na carreira profissional. Na torcida pra ela continuar trilhando esse bom caminho.

João Sawao ando
João Sawao ando
25 dias atrás

Valeu jovens brasileiros

Leonel
Leonel
25 dias atrás

Garota prodígio. Vai acumular títulos. Ano que vem vai detonar. Vai ganhar ITFs menores, j500, banana bowl e com certeza vai fazer bonito nos slams. Nauhany e Victória vão caminhar juntas no ranking e. O sucesso..vamos acompanhar.

Ese
Ese
25 dias atrás

Com esse título Nauhany se tornará a nr. 2 do mundo das nascidas em 2010, ficará no top 170. Estará somente atrás de Jana Kovackova, um super fenômeno que venceu só em 2024 mais de 15 títulos somando simples e duplas e deve caminhar para a liderança do ranking já no ano que vem.

O Brasil tem tudo pra estar bem em aguns anos no feminino, algumas tops 100 simultâneas. Não vejo a hora.

Paulo A.
Paulo A.
25 dias atrás
Responder para  Ese

Eu também. Demorou mas parece que vai rolar.

Paulo
Paulo
25 dias atrás
Responder para  Ese

Fui olhar o ranking e além da Jana em #23 tem a Alena Kovackova em #19 (16 anos ex #8). Duas irmãs tchecas. Perigo em dose dupla.

Adalberto
Adalberto
25 dias atrás

Essa Nanah tá dando o que falar!
VQV Nanah!!!

JOSE PEDRO
JOSE PEDRO
24 dias atrás

A Nanájá sacou a 189 km/h, com 14 anos………

Paulo A.
Paulo A.
24 dias atrás
Responder para  JOSE PEDRO

Que maravilha! Imagine-se ela mais forte e mais crescida, será a nossa Serena! SDQ!!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.