Montréal (Canadá) – A carreira de Eugenie Bouchard no tênis profissional chegou ao fim nesta quarta-feira, com a queda na segunda rodada do WTA 1000 de Montréal. Vinda de uma vitória na estreia contra a colombiana Emiliana Arango, 82ª do ranking, a canadense foi superada pela suíça Belinda Bencic, número 20 do mundo, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/4 em 2h16 de partida.
Bouchard foi a primeira mulher canadense a disputar uma final de Grand Slam, na grama de Wimbledon em 2014. Anos depois, foi superada por Bianca Andreescu, campeã do US Open em 2019. E anos depois, também viu a canhota Leylah Fernandez chegar à decisão em Nova York na edição de 2021. A jogadora de 31 anos também foi semifinalista do Australian Open e de Roland Garros em 2014, chegou ao top 5 do ranking e fez parte da equipe canadense campeã da Billie Jean King Cup em 2023.
Apesar de ter conquistado apenas um torneio da WTA, no ano de 2014 em Nuremberg, Bouchard esteve em outras sete finais no circuito. A mais recente foi em 2021 em Guadalajara. Já naquela época, sofria com uma lesão no ombro e precisou operar. Desde então, disputou poucos torneios no circuito e chegou a trocar de modalidade, do tênis para o pickleball. Na partida desta quarta-feira, diante de Bencic, atuou com o estádio lotado em Montréal e recebeu muitas homenagens por seu pioneirismo no tênis feminino em seu país.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Jogar minha última partida aqui em Montréal, nessa quadra, é o fechamento de um ciclo. Quando eu era criança, assistia ao torneio daquela arquibancada, sonhando um dia estar em quadra. Eu cresci jogando nas quadras aqui de Montréal e região. Então é muito especial terminar a carreira aqui”, disse Bouchard, na cerimônia em quadra. Tenistas como Jessica Pegula, Félix Auger-Aliassime e a jovem de 18 anos Victoria Mboko gravaram homenagens à canadense e dirigentes do também destacaram sua importância para popularizar o tênis no país.
a full circle moment 🫶@geniebouchard | #OBN25 pic.twitter.com/14gIWXoQGy
— wta (@WTA) July 31, 2025
Recente semifinalista de Wimbledon, Bencic enfrenta na terceira rodada a tcheca Karolina Muchova, 14ª do ranking, que bateu a croata Antonia Ruzic por duplo 7/5. A suíça lidera o histórico de confrontos contra Muchova por 2 a 1.
Bencic iniciou a parida confirmando o favoritismo por estar em plena atividade e vinda de um ótimo resultado. A suíça venceu o primeiro set com duas quebras e enfrentou apenas um break-point na parcial. Com o tempo, Bouchard conseguiu equilibrar um pouco mais as ações para vencer o segundo set. Jogando de forma agressiva, fez o dobro de winners que Bencic na parcial, 14 a 7. A canadense sacou bem, não enfrentou break-points e aproveitou sua chance de quebra no oitavo game.
Bastante apoiada pela torcida, Bouchard largou na frente no terceiro set e conseguiu uma quebra para abrir 3/1 no placar, mas Bencic devolveu a quebra e buscou o empate. Quando a suíça já liderava por 4/3, a canadense voltou a enfrentar um break-point, mas encaixou uma sequência de bons primeiros serviços em quadra, sem que a rival pudesse efetivamente disputar os pontos. Mas quando já vencia por 5/4, Bencic encaixou boas devoluções para conseguir a vitória. Bouchard até fez mais winners na partida, 30 a 20, mas cometeu 26 erros contra 18.
Tem algo de errado….uma tenista de apenas 31 anos perder em 3 sets disputados para a 20 do mundo e encerrar a carreira é algo lamentável e até estranho !!
vc acompanha tênis há bem pouco tempo. se se informasse um pouco saberia por que ela já está largando tarde.
Considerando o ano de 2014, que foi esplêndido para Bouchard, fico sem entender o motivo de ter vencido apenas um torneio em toda a carreira.
Tenis feminino tem disso… há bastante casos de jogadoras que fazem de 1 a 3 temporadas e depois não conseguem mais voltar a esse nivel.
Tem nível para jogar no circuito da WTA.
Deve estar faltando paciência para aguentar muitos críticos querendo que jogue de acordo com sua beleza.
No caso seria top 5, fácil, fácil!!!
O mesmo está acontecendo com a Emma Raducanu, aconteceu com a Anna Kournikova e outras.
se você se informasse um pouco saberia que não tem nada a ver com críticos ou beleza. ela começou bem e descambou sozinha no ranking. ficou ligada em outros tipos de publicidade.
Muitos criticam jogadoras bonitas somente pelo fato de serem belas.
As que não se enquadram nos padrões de beleza atuais, passam despercebidas e não recebem as mesmas críticas. Essa é a mais pura realidade.
Tenho a impressão que a canadense não é muito querida pelas jogadoras.
você notou isso somente agora KKK
Além de belíssima tem um jogo p/ enfrentar qquer tenista, é uma pena deixar de ver essa excelente tenista… … sorte da Bia, de não ter a Bouchard e se manter no atual ranking graças as adversárias … nem assisto mais …
vc também realmente acompanha tênis há bem pouco tempo. se se informasse um pouco mais saberia por que ela está largando.