Viena (Áustria) – A carreira de Dominic Thiem, ex-número 3 do mundo, foi celebrada neste domingo, dentro da programação do ATP 500 de Viena.
O “Super Domingo” especial aconteceu na quadra dura coberta. Depois que Thiem jogou um set de exibição contra o alemão Alexander Zverev — o homem que ele derrotou para ganhar seu único título de Grand Slam, no US Open de 2020, uma série de ícones do tênis e de outros esportes se reuniram para prestar homenagem ao astro que disputa sua última competição nesta semana, em casa.
“Foi uma jornada incrível. Vocês foram os mais importantes, adversários e amigos, e foi sempre um prazer estar com vocês”, disse Thiem após passar por uma guarda de honra que incluía seus rivais no circuito Frances Tiafoe, Matteo Berrettini e Jack Draper, bem como seu ex-técnico Nicolas Massu e os alemães Boris Becker, Tommy Haas e Matthias Bachinger. “Significou muito para mim que vocês estivessem aqui hoje.”
Thiem é uma grande estrela na Áustria desde que se tornou profissional em 2011. Ele levantou 17 troféus de nível de tour antes de sua carreira ser interrompida por uma lesão grave no pulso em 2021. Embora tenha voltado a competir em 2022, ele não conseguiu redescobrir sua melhor forma e anunciou em maio que 2024 seria sua última temporada no Tour.
Thiem, de 31 anos, enfrentará Luciano Darderi na primeira rodada em Viena, onde levantou o título em 2019. “Eu não poderia ter imaginado um último domingo melhor em Viena. Espero ver muitos de vocês novamente na terça-feira”, disse Thiem para sua torcida. “É incrivelmente doloroso que a jornada tenha acabado, mas foi um momento maravilhoso.”
Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic deixaram sua homenagem em vídeo pré-gravado. Thiem é um dos dois únicos jogadores (ao lado de Andy Murray) a ter conquistado pelo menos cinco vitórias contra cada um do “Big 3”.
“Você sempre foi um super cara, também fora da quadra”, disse Federer em alemão. “Sempre justo. Sua amizade foi importante no Tour. Sempre nos demos bem, e foi ótimo para mim. Tudo de bom no futuro, e parabéns pela sua carreira inacreditável, Dominic. Tenho certeza de que nos veremos em breve, mas por enquanto, tenha uma ótima noite.”
Djokovic disse: “Muito obrigado por tudo o que você deu a todos nós, mas principalmente o tênis. Estou feliz que você tenha a oportunidade de se despedir em Viena. Uma última dança. Desejo a você um ótimo torneio, com todos os seus familiares presentes, e comemore, porque você merece, meu amigo. Tudo de bom.”
Zverev também fez sua própria homenagem na quadra. “Primeiramente, estou perdendo um amigo no circuito, mas é claro que também jogamos as melhores partidas juntos”, disse o alemão, expressando o que muitos fãs de Thiem estão pensando: “Espero que ele fique entediado em um ou dois anos e volte ao Tour novamente.”
Também sasha
Espero que dominic volte em 1ano . Está muito cedo para parar de jogar. Sei que é muito difícil para ele ficar no ranking que ele está e perder para tenistas que antigamente ele ganhava.mas no momento merece todas as homenagens