Paris (França) – Menos de três semanas depois de ter disputado sua primeira semifinal de Grand Slam na grama de Wimbledon, Donna Vekic conseguiu mais um grande resultado em um torneio importante. A croata avançou à penúltima rodada dos Jogos Olímpicos de Paris depois de vencer nesta quarta-feira a ucraniana Marta Kostyuk por 6/4, 2/6 e 7/6 (10-8) em 2h57 de partida.
A semifinal já é o melhor resultado de uma jogadora croata na chave de simples do torneio olímpico. Ela já supera a marca de Iva Majoli, que chegou às quartas nos Jogos de Atlanta em 1996. Vekic, de 28 anos e 21ª do ranking, enfrenta a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, 67ª colocada, no fim da rodada desta quinta-feira, por volta de 15h30 (de Brasília).
A outra semifinal acontece às 7h entre a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, e a chinesa Qinwen Zheng, sétima colocada. Todos os seis duelos anteriores foram vencidos por Swiatek, três deles no terceiro set. Na atual temporada, a líder do ranking venceu na United Cup e também em Dubai.
Dois sets muito rápidos no início do jogo
Vekic teve um início de partida arrasador, conseguiu duas quebras para abrir 4/0 no placar e escapou dos dois primeiros break-points que enfrentou para fazer 5/1. Embora Kostyuk tenta devolvido uma das quebras, a vantagem construída pela croata foi suficiente para vencer o set.
A ucraniana reagiu no segundo set. Mesmo depois de começar perdendo por 2/0, ela conseguiu vnecer seis games seguidos. O mau desempenho de Vekic no saque, com apenas 50% de primeiros serviços em quadra na parcial, permitiu a Kostyuk ser mais efetiva nas devoluções e conseguir três quebras.
Vitória da croata quase escapou no terceiro
Vekic foi ao vestiário no intervalo entre os sets, enquanto Kostyuk fez de tudo para manter o aquecimento, desde alguns exercícios em quadra e até mesmo dançar e interagir com o público. Mesmo com os quatro aces da ucraniana no último set, a croata conseguiu uma quebra no sétimo game. E logo depois manteve o serviço para fazer 5/3.
Sacando para o jogo, Vekic perdeu um match-point com uma dupla falta. E logo depois, Kostyuk conseguiu a quebra, com ótimo voleio. Mas a croata não se deixou abalar pela chance perdida e quebrou de novo, com winner de devolução na paralela. E com uma nova oportunidade de definir a partida, perdeu outro match-point, jogando um forehand para fora. Durante o tiebreak, foi a vez de Vekic salvar um match-point com winner de devolução, antes de finalmente se classificar para a semi.
Vekic e Schmiedlova brigam pela prata. Quem perder vai ter que ralar contra a chinesa por um bronze.
Acho que Anna schmiedlova ganha prata.vekic bronze
Belo jogo, estava torcendo pela Donna, ainda bem que ganhou pq ela deu umas belas pipocadas com o jogo na mão. E outra coisa é que Iga só perde esse ouro se acontecer uma tragédia em Paris.
Acaba de acontecer uma tragédia em Paris!